Lecar deve inaugurar fábrica no Espírito Santo em agosto de 2026 e terá seus primeiros veículos entregues no mesmo mês

 


A montadora brasileira Lecar está se firmando como uma das principais promessas da nova geração da indústria automotiva nacional. Com o lançamento dos modelos híbridos 459 e Campo, e a construção de sua primeira fábrica própria no aqui no  Espírito Santo, a empresa dá um passo estratégico em direção à independência industrial e à inovação tecnológica no país.


Híbridos com DNA brasileiro


O Lecar 459, primeiro modelo da marca, é um sedã híbrido com tecnologia range extender, que combina motor elétrico e gerador a combustão, movido a etanol para oferecer até 1.000 quilômetros de autonomia. O modelo foi desenvolvido para atender tanto ao apelo ambiental quanto às necessidades do consumidor brasileiro, com um conjunto eficiente, de baixa manutenção e custo competitivo.

Com visual moderno e interior tecnológico, o 459 incorpora sistemas de assistência ao motorista (ADAS), conectividade com atualizações via internet e recursos semiautônomos de direção, o que o posiciona como um dos veículos mais avançados fabricados no Brasil.

A grande novidade, no entanto, é a picape Campo, que deve ser apresentada oficialmente nos próximos meses. Utilizando a mesma base mecânica do 459, a Campo será uma picape híbrida voltada ao público urbano e rural, com proposta de eficiência energética aliada à versatilidade. Segundo fontes internas da empresa, o projeto mira o segmento de compactas médias, hoje dominado por marcas tradicionais.


Espírito Santo no radar industrial


Para viabilizar a produção em escala, a Lecar escolheu a cidade de Sooretama, no norte do Espírito Santo, para construir sua primeira fábrica nacional. O complexo industrial, que deve começar a operar em agosto de 2026, representa um investimento estimado de R$ 850 milhões, com apoio de incentivos federais, estaduais e municipais. Os veículos também devem ser entregues no mesmo mês de 2026.

 

Foto: Divulgação 

Com capacidade inicial de produção para 120 mil veículos por ano, a planta também será um polo de inovação, com laboratório de pesquisa em baterias, engenharia elétrica e novos materiais. A expectativa é gerar cerca de 1.500 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos, fortalecendo a economia local e consolidando o estado como novo polo automotivo do Brasil.

“Estamos construindo muito mais do que carros. Estamos construindo uma indústria brasileira com tecnologia de ponta, pensada para o nosso clima, nosso combustível e nosso jeito de dirigir”, afirmou Flávio Assis, CEO da Lecar, em recente entrevista coletiva.


Um novo capítulo para a mobilidade nacional

A Lecar surge num momento em que o setor automotivo brasileiro busca se adaptar às exigências globais de sustentabilidade e descarbonização. Com motores adaptados ao etanol, baterias de lítio-fosfato de ferro (LiFePO4) e um modelo de produção enxuta e descentralizada, a empresa propõe uma alternativa realista à eletrificação total, especialmente em regiões onde a infraestrutura de recarga ainda é escassa.

Além disso, a Lecar aposta em parcerias nacionais, como com a WEG, no desenvolvimento do gerador elétrico, e fornecedores de software e conectividade localizados no Sudeste e Sul do país.

O sucesso da Lecar ainda depende de variáveis como aceitação de mercado, estabilidade regulatória e capacidade de entrega. Mas se conseguir cumprir o que promete, a jovem montadora poderá se tornar um símbolo da reinvenção automotiva brasileira com autonomia, tecnologia e um forte sotaque verde-amarelo.

 

Concessionarias

Foto: Divulgação/ Concessionária Lopes blindados


A marca inaugurou sua primeira concessionaria em São Caetano do Sul, São Paulo onde oferecera seus veículos blindado já de fábrica. A segunda unidade deve ser inaugurada ainda no mês de agosto em Brasília/DF. A previsão é que a Lecar tenha 20 concessionárias ainda em 2025.

 

Lecar 459

 O  459 chegará ao mercado agora como híbrido flex. A Lecar repensou a parte mecânica do projeto e decidiu apostar em um sistema que combina motores térmico e elétrico. Dessa forma, o conjunto terá o conhecido propulsor 1.0 turbo flex da Horse (o mesmo usado por Kardian e Kicks) associado a um motor elétrico.

Foto: Divulgação


unidade a combustão funcionará apenas como geradora de energia e não tracionará diretamente as rodas. Este papel será desempenhado pelo motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm, fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro.

marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e garante que o 459 rodará até 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.

O modelo terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, distância entre-eixos de 2,70 m e porta-malas com capacidade para 530 litros. Entre os equipamentos, a Lecar promete o pacote Adas com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.

 

Lecar Campo

 

Foto:Divulgação

A caminhonete promete brigar diretamente com a Fiat Strada, atual líder da categoria. São 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura, além de 2,70 m de entre-eixos. A caçamba tem 1,30 m de comprimento e espaço para 900 litros.

O motor é o mesmo do 459. A marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e garante que a Campo rodará até 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.

Foto: Divulgação 


A marca planeja três modelos inicialmente, além dos 459 e Campo que já são anunciados para venda, a marca ainda terá o Lecar Tático, SUV no estilo jipinho. O terceiro modelo ainda não tem previsão definido de seu lançamento. 

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