A montadora brasileira Lecar está se firmando como
uma das principais promessas da nova geração da indústria automotiva nacional.
Com o lançamento dos modelos híbridos 459 e Campo, e a construção
de sua primeira fábrica própria no aqui no Espírito Santo, a empresa dá um passo
estratégico em direção à independência industrial e à inovação tecnológica no
país.
Híbridos com DNA brasileiro
O Lecar 459, primeiro modelo da marca, é um sedã híbrido com tecnologia range extender, que combina motor elétrico e gerador a combustão, movido a etanol para oferecer até 1.000 quilômetros de autonomia. O modelo foi desenvolvido para atender tanto ao apelo ambiental quanto às necessidades do consumidor brasileiro, com um conjunto eficiente, de baixa manutenção e custo competitivo.
Com visual moderno e interior tecnológico, o 459 incorpora
sistemas de assistência ao motorista (ADAS), conectividade com atualizações via
internet e recursos semiautônomos de direção, o que o posiciona como um dos
veículos mais avançados fabricados no Brasil.
A grande novidade, no entanto, é a picape Campo, que
deve ser apresentada oficialmente nos próximos meses. Utilizando a mesma base
mecânica do 459, a Campo será uma picape híbrida voltada ao público urbano e
rural, com proposta de eficiência energética aliada à versatilidade. Segundo
fontes internas da empresa, o projeto mira o segmento de compactas médias, hoje
dominado por marcas tradicionais.
Espírito Santo no radar industrial
Para viabilizar a produção em escala, a Lecar escolheu a
cidade de Sooretama, no norte do Espírito Santo, para construir sua primeira
fábrica nacional. O complexo industrial, que deve começar a operar em agosto
de 2026, representa um investimento estimado de R$ 850 milhões, com
apoio de incentivos federais, estaduais e municipais. Os veículos também devem
ser entregues no mesmo mês de 2026.
Com capacidade inicial de produção para 120 mil veículos
por ano, a planta também será um polo de inovação, com laboratório de
pesquisa em baterias, engenharia elétrica e novos materiais. A expectativa é
gerar cerca de 1.500 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos,
fortalecendo a economia local e consolidando o estado como novo polo automotivo
do Brasil.
“Estamos construindo muito mais do que carros. Estamos
construindo uma indústria brasileira com tecnologia de ponta, pensada para o
nosso clima, nosso combustível e nosso jeito de dirigir”, afirmou Flávio
Assis, CEO da Lecar, em recente entrevista coletiva.
Um novo capítulo para a mobilidade nacional
A Lecar surge num momento em que o setor automotivo
brasileiro busca se adaptar às exigências globais de sustentabilidade e
descarbonização. Com motores adaptados ao etanol, baterias de lítio-fosfato de
ferro (LiFePO4) e um modelo de produção enxuta e descentralizada, a empresa
propõe uma alternativa realista à eletrificação total, especialmente em regiões
onde a infraestrutura de recarga ainda é escassa.
Além disso, a Lecar aposta em parcerias nacionais, como com
a WEG, no desenvolvimento do gerador elétrico, e fornecedores de
software e conectividade localizados no Sudeste e Sul do país.
O sucesso da Lecar ainda depende de variáveis como aceitação
de mercado, estabilidade regulatória e capacidade de entrega. Mas se conseguir
cumprir o que promete, a jovem montadora poderá se tornar um símbolo da
reinvenção automotiva brasileira com autonomia, tecnologia e um forte sotaque
verde-amarelo.
Concessionarias
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Foto: Divulgação/ Concessionária Lopes blindados |
A marca inaugurou sua primeira concessionaria em São Caetano
do Sul, São Paulo onde oferecera seus veículos blindado já de fábrica. A
segunda unidade deve ser inaugurada ainda no mês de agosto em Brasília/DF. A previsão é que a Lecar tenha 20 concessionárias ainda em 2025.
Lecar 459
O 459
chegará ao mercado agora como híbrido flex. A Lecar repensou a parte
mecânica do projeto e decidiu apostar em um sistema que combina motores térmico
e elétrico. Dessa forma, o conjunto terá o conhecido propulsor 1.0
turbo flex da Horse (o mesmo usado por Kardian e Kicks) associado a um
motor elétrico.
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Foto: Divulgação |
A unidade a combustão funcionará apenas como
geradora de energia e não tracionará diretamente as rodas. Este papel
será desempenhado pelo motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm,
fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro.
A marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9
segundos e garante que o 459 rodará até 1.000 km gastando apenas 30
litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.
O modelo terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura
e 1,52 m de altura, distância entre-eixos de 2,70 m e porta-malas com
capacidade para 530 litros. Entre os equipamentos, a Lecar promete o pacote
Adas com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo,
assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.
Lecar Campo
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Foto:Divulgação |
A caminhonete promete brigar diretamente com
a Fiat Strada, atual líder da categoria. São 4,50 metros de
comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura, além de 2,70 m de
entre-eixos. A caçamba tem 1,30 m de comprimento e espaço para 900 litros.
O motor é o mesmo do 459. A marca promete aceleração de 0 a
100 km/h em 10,9 segundos e garante que a Campo rodará até 1.000 km gastando
apenas 30 litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.
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Foto: Divulgação |
A marca planeja três modelos inicialmente, além dos 459 e Campo que já são anunciados para venda, a marca ainda terá o Lecar Tático, SUV no estilo jipinho. O terceiro modelo ainda não tem previsão definido de seu lançamento.