A primeira vista pode até achar que a Gladiator pode ser uma simples picape, mas está muito enganado quem acha isso. A picape da Jeep entrega muito luxo e muita potência.
Quando eu falo que ela vai muito além de uma picape, porque ouvi alguns comentários referente ao seu design, de Rural picape a Toyota Bandeirantes. Mas brincadeiras a parte, ela tem o design que remete a um carro mais antigo pois ela se trata de uma picape baseada no Wrangler, Jeep super conceituado no mundo por sua capacidade off-road.
Muitas pessoas podem achar que a Gladiator é a primeira picape da marca, mas não, esse projeto foi usado há anos atrás na época que a marca pertencia a Dailer-Chrysler. A Picape da Jeep surgiu em 1962 e tinha a missão de substituir a Willys Truck, picape da Willys. O tempo passou e assim que até então FCA assumiu a Jeep ouve rumores de que a marca iria reviver os veículos da marca. Uma delas a Gladiator que hoje é baseada na Wrangler.
Em parceria com a concessionária Vitória Motors Jeep o Top Motors testou a picape com a maior capacidade off-road do Brasil.
Custando quase R$ 500 mil, a picape da Jeep está longe de ser apenas um Jeep Wrangler de caçamba. A Gladiator usa sim plataforma do SUV, mas da porta traseira para trás é tudo exclusivo dela mesmo.
O design é o Wrangler, isso é fato. Tem o grande capô com entradas de ar, a grade bem grande com as 7 fendas tradicionais da marca. Os faróis são redondos em full led, que por sinal são bem bonitos. O pára-lama bem pronunciado para fora, marca registrado do Jeep. Nele fica a luz de posição e luz de seta. O pára-choque bem retro, tem ganchos para ser rebocado e rebocar. Além dos faróis de neblina.
A lateral é bem sólida, não tem linhas marcantes. É notável os cortes das portas e maçanetas em preto.
Na traseira, as lanternas são quadradas, mas modernas e em led. A tampa da caçamba é bem leve, tem caimento suave. Na tampa fica o nome Jeep em alto relevo. O pára-choque assim como na frente, na traseira também conta com ganchos de reboque. Ainda conta com luz de neblina traseira e sensor de estacionamento.

A caçamba tem capacidade de 1000 litros e até 654 kg de carga. Isso é bem pouco para nós brasileiros que acostumamos com picape com grande capacidade de carga. Olhando dessa forma, podemos ver que a Fiat Strada tem mais capacidade. Mas a Gladiator assim como outras picapes norte-americanas são focadas em capacidade de reboque. A picape da Jeep tem capacidade de puxar mais de três toneladas.
Motorização
Ela é movida pelo motor 3.6 V6 Pentastar, que entrega 284 cv e 35,4 kgfm de torque máximo. Isso aliado ao câmbio automático de 8 velocidades.
Equipamentos e Segurança
A lista de equipamentos inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, sensor de pontos cegos, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, sistema de câmeras com visão em 360 graus e faróis full LED.
A central multimídia é de 8,4 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay com fio. Além disso conta com som assinado da Alpine com nove alto-falantes. Existe até uma caixa de som removível atrás dos bancos traseiros, que pode ser pareada com qualquer dispositivo via Bluetooth.
Ao Volante
A picape tem tudo para ser uma esportiva, mas a proposta aqui é outra, é muita potência para ser usada na trilha. A Gladiator tem pneus de uso para fora da estrada. Isso acaba interferindo na condução, na estrada, faz vibrar bastante. Outro ponto é o consumo que acaba sendo prejudicado. Mas isso é mais pela aerodinâmica que não favorece. Com isso faz com que ela seja ideal para o fora de estrada.
A Gladiator chama muita atenção por onde anda, todo mundo olha para ver. Isso por conta da mistura do rústico e moderno. Além claro do seu tamanho. São 5,59 metros de comprimento e 3,49 de entre-eixos. Além disso são 43 graus de ataque e 26 graus de saída. O que torna ela um tanque de guerra.
No fora de estrada ela mostra para que chegou. Entrada muito, perde a timidez ao ver uma trilha. São 27 centímetros do solo, o que faz ela não temer nenhum tipo de obstáculo. No volante fica todos os comandos do carro. Além disso no console fica a alavanca de tração do carro e o acionamento da barra estabilizadora dianteira, que pode ser desconectada para aumentar o curso da suspensão frontal em até 30%. A Gladiator ainda oferece bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro e sistema de tração nas quatro rodas com cinco modos.

Antes de fechar, vale lembrar que pode ser toda desmontada e virar conversível ou até mesmo um tipo de bugre. Isso porque pode retirar, teto, portas e baixar o pára-brisa.
Por conta dessa modalidade que o carro tem, alguns acionamentos que seriam nas portas foram transferidas para o painel ou console central.
Para fechar, vamos falar de consumo. Durante o nosso teste, fiz uma média de 6,5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada. Lembrando que sempre na gasolina.
A Jeep Gladiator que testamos está disponível para você conhecer nas concessionárias Vitória Motors Jeep. Em Vitória conta com duas lojas, uma na Av. Vitória, 2415 – Consolação. A outra loja está na Av. Leitão da Silva, 1520 – Santa Lúcia. (Antiga Ford Contauto) ambos em Vitória. Para saber de outras cidades, basta acessar o site: http://www.vitoriamotorsjeep.com.br