Em época de tantos SUVs em nosso mercado, tem sempre um que passa despercebido, não que seja esquecido, mas sim não é a primeira opção. Um desses veículos é o Peugeot 2008. O modelo da marca francesa é um ótimo carro, tem um excelente conjunto mecânico, mas está há muito tempo no mercado sem uma atualização. Enquanto em outros mercados já temos a nova geração, aqui no Brasil temos o mesmo modelo, já que a nova geração está apenas na versão elétrica. Mas mesmo assim ele mostra ser uma boa opção e é isso que vamos ver agora.
2008 Griffe
Desde 2015 no nosso mercado, o 2008 sempre chamou a atenção pelas suas silhuetas e o seu bom espaço. Mas agora, em 2023, o modelo passou por pouquíssimas mudanças.
Na dianteira, o 2008 ganhou novas grades em black piano e cromados em forma de diamantes, ela ficou um pouco mais estreita. Já os faróis mudaram e adotaram máscara negra na versão testada. Infelizmente, os faróis são halógenos, mas com projetor.
Todas as versões do Peugeot 2008 2023 já estão saindo de fábrica com teto preto contrastante, algo que ainda é cobrado à parte em alguns rivais. Na traseira, à exceção da versão Allure, as lanternas receberam lâmpadas de LED e há ainda um novo elemento preto na tampa do porta-malas, acima da placa. Com a nova linguagem visual da marca, o leão da Peugeot fica só na grade e a traseira traz o nome por extenso. As versões THP ainda receberam um novo emblema alusivo ao motor.
Por dentro
No interior não houve mudança, o painel continua com bons acabamentos, mesmo que de plástico. O painel de instrumentos é mais elevado, padrão da marca com volante menor. No 2008 Griffe 2023, já são de série ar-condicionado automático de duas zonas, controle de cruzeiro, central multimídia com tela de 7 polegadas, conectividade via Android Auto e Apple CarPlay com fios, teto panorâmico e 6 airbags. As versões THP, como a testada, trazem controle de estabilidade e o Grip Control (que atua no controle de tração).
Motor
1.6 THP na versão Griffe, mais veterano que o próprio carro. Na configuração atual, entrega até 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Com ele, a transmissão é automática de 6 velocidades.

Medidas
São 4,16 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,58 m de altura. O porta-malas é de 355 litros.
Ao volante
O 2008 é um carro que sempre gostei, desde a primeira vez que o dirigi em 2017 ele me cativou. Tem boa motorização, boas retomadas e bons números de consumo. Durante o teste consegui uma média de 10.1 km/l no uso misto. Não achei ruim para um motor 1.6 turbo. O projeto do 2008 é um pouco antigo, então em alguns casos se percebe a idade. Um exemplo são as trocas de marchas que em alguns momentos dava para sentir os solavancos. Mas no geral, o carro em si é muito confortável. Mesmo sem ter a nova geração, poderia receber um trato melhor. Itens que fazem falta são um apoio de braço com porta-objetos e faróis em LED. Essas coisas no final fazem bastante diferença. Então, para resumir, na escolha de SUV compacto, vale a pena o 2008. Agora, caso esteja em dúvida com outros modelos, o 2008 não é uma boa escolha no momento.