AVALIAÇÃO: RENAULT MASTER FURGÃO OFERECE CONFORTO E BOA CAPACIDADE DE CARGA

 




Líder de vendas no segmento de furgões, a RENAULT MASTER nada praticamente sozinha no mercado de furgões, pois só em setembro emplacou o dobro do segundo colocado. Mas o que faz a van da RENAULT liderar? É isso que destrinchamos durante um final de semana, com o veículo cedido pela concessionária Orvel RENAULT. Testamos o Furgão em várias ocasiões e pesos.

A RENAULT Master ganhou o visual mais atualizado que já era comercializado no mercado europeu, por aqui essa nova identidade visual chegou um pouco atrasada, mas chegou agradando os donos de furgões.

Nessa nova identidade, a Master ficou com a dianteira mais quadrada, perdendo aquele visual mais arredondado. Com isso, ela ganhou novos faróis, grade e pára-choque.

Na dianteira, os faróis deixam de ser aqueles grandões na vertical e passam a ser quadrados com máscara negra e assinatura de led em todas as versões. O pára-choque ficou mais liso com um design mais minimalista. Tem faróis de neblina e apoio para acessar o cofre do motor. A grade mescla as linhas horizontais e comenta no fundo. Além dos frisos cromados na versão que testamos.

Na lateral, ela segue o mesmo design sobre com uma faixa de borracha de proteção e luzes de posição ao longo da van. Os retrovisores são sempre de plástico na cor preta e com repetidor de seta. As rodas são de aço aro 16″. Na traseira, as lanternas seguem as mesmas bem divididas, com bom tamanho e terceira luz de freio.

No interior, a Master é mais simples que as concorrentes, mas ela faz valer que o essencial basta. O painel, logicamente, é todo em plástico, com saídas de ar-condicionado redondas para uma maior facilidade de posicionamento do ar. O painel de instrumentos tem boa visualização com boa iluminação. Ele conta com conta-giros, ao meio, computador de bordo com as principais informações e, ao lado direito, o velocímetro. Seguindo ao meio do painel, tem mais duas saídas de ar e uma central multimídia de 7″ polegadas que é opcional. Os controles do ar-condicionado são bem grandes e ao alcance do motorista ao lado do câmbio da marcha.

A cabine em si tem muitos porta-objetos, desde o painel, portas e teto. Os bancos são bem simples e finos, porém bastante confortáveis.

Espaço e capacidade de carga

A versão que testamos foi a L3H2, a maior da linha Master. São 13 metros cúbicos de capacidade. São 1.375 kg de capacidade de carga útil. Isso tudo resulta em 3,75 de comprimento só do vão de carga e 2,07 metros de largura.

A van em si tem 6,19 metros de comprimento total e 4,33 metros de comprimento no entre-eixos.

Motorização

A RENAULT Master utiliza o motor 2.3 turbo Dci com 136 cavalos de potência.

Ao volante

Como havia falado no início da matéria, a Master foi líder de emplacamento em setembro com 873 veículos; em agosto foram 1.127 veículos. São 7.712 veículos no acumulado. Isso mostra que a Master segue muito bem no mercado de utilitários. Apesar da simplicidade, diferente da Transit que oferece muitos itens de equipamentos, tecnologia e conforto. A van da Ford ficou em terceiro lugar com apenas 129 unidades em setembro. Isso mostra que a RENAULT tem seu espaço na liderança. Mas por que disso? Acho que a receita é fácil, baixo valor de manutenção e baixa queda no valor de revenda. Isso tudo faz com que os clientes vão para a marca francesa ao invés de ir para a Sprinter, que querendo ou não é uma Mercedes e a manutenção é de Mercedes. Já a Transit ainda está caminhando, já que a geração anterior, apesar de ter vendido bastante, não agradou a todos. Então o modelo da Ford ainda está ganhando seu mercado.

Apesar da simplicidade da Master, bem prazeroso de dirigir, bem confortável, tem bom campo de visão, pois o espaço envidraçado é bem amplo. O veículo vazio bate bastante, mas não balança muito, pois ela é mais assentada no solo, olhando, até acha que é rebaixada. Isso faz o condutor tê-la mais na mão. Também testamos ela carregada, cerca de 500 kg. Aí podemos ver que a van mantém o conforto e no caso reduziu bastante os ruídos da área de carga.

Resumindo, acho que a Master vale muito a pena o investimento, pois terá um veículo de trabalho que oferece muito conforto e boa revenda por conta da confiabilidade da RENAULT.

Aqui no Espírito Santo, você pode encontrar a RENAULT Master nas concessionárias Orvel RENAULT que tem lojas em todo o estado. Você pode procurar a loja mais próxima no site http://www.orvelrenault.com.br.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem