Avaliação: Citroen C3 tem bons equipamentos e pode ser uma boa opção entre os compactos




 Com preços a partir de 62 mil o Citröen C3 tem bons equipamentos e bom acabamento. As versões vão de motores 1.0 a 1.6 com câmbio automático. Mas, e aí? Vale a pena levar o C3 automático?

Testei o C3 na versão First Edition, uma versão limitada de lançamento que traz câmbio automático, na cor verde, teto branco e detalhes exclusivos. Essa versão não é mais vendida, porém você encontra a versão Feel Pack que trás o mesmo pacote de tecnologia e motor 1.6 automático. A grande diferença da versão de lançamento é a plaquinha do lançamento, os apliques de plásticos nas portas como o C4 Cactus e rodas aro 15” diamantadas. De resto segue igual a Feel Pack.

Com o apoio da Orvel Citröen, testamos o modelo e vou falar um pouco mais desse pequeno SUV.

O C3

O C3 deixou as silhuetas arredondadas e dá lugar ao desenho quadrado, porém com linhas bem marcantes. O interior segue linhas minimalistas, mas com bons equipamentos.
A dianteira segue o design inaugurado pelo Cactus, onde trás a divisão dos faróis. A parte superior segue a luz de posição em led. Abaixo ficam os faróis alógenos e a grade com duplo chevrons. Seguindo na lateral, é visível o porte de robustez que ele apresenta. Isso por conta do rack de teto e os apliques de plástico nas portas. As rodas são diamantadas aro 15”.
Na traseira o visual é mais simples, mas bem limpo. Sem muito emblema que acabam poluindo alguns carros. A tampa da mala é bem grande, pega até a extensão do pára-choque. As lanternas tem a peça bem grande em vermelho, ali bem discreto ficam as luzes de seta e luz de ré. Ainda na tampa, fica a câmera de ré. O pára-choque é dividido em duas partes, uma na cor da carroceria e a parte inferior em preto.

Interior

No interior como havia falado ele segue bem minimalista. Tem bastante plástico com várias texturas diferentes, além de cores e formatos. O painel lembra bastante ao do Cactus, o que é bom. Tem bons acabamentos na saída do ar com detalhes em preto brilhante. Já os controles são em contornos cromados. A central multimídia é bem grande, são 10” e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Destaque para os controles dos vidros elétricos. Os comandos dos vidros dianteiros ficam nas portas. Já os comandos ficam no console central. Aí todos os ocupantes utilizam esse botão.

Motorização

São 120 cv abastecido no etanol e 113 cv na da gasolina. São 15,7 kgfm. Isso aliado ao câmbio automático de 6 marchas. As versões mais em conta usam a transmissão manual.

Segurança

O C3 First Edition conta com alarme, sensor de detector de pressão dos pneus, câmera de ré, airbags frontais, assistente de saída em rampa, ESS – EMERGENCY STOP SIGNAL.

Ao volante

O C3 mudou para conquistar um novo público. Isso porque trás um estilo mais aventureiro, aquele que busca um carro para “qualquer” terreno. O hatch francês trás ângulos de saída e entrada bem interessantes. São 23 graus de ataque e 39 graus de saída. O que faz ele enfrentar os mais variados tipos de terrenos. Além disso são 18 centímetros de altura do solo.

Para testar o C3 em diferentes terrenos, fui até a região de Domingo Martins, região serrana do Espírito Santo. Peguei bastante trechos de estrada em asfalto e outros trechos de estrada de terra.

O carro é bem valente, não tive nenhum problema em relação a motorização, ele enfrentou a estrada sem dar motivo de reclamar.
O que me deixou atento foi a estabilidade. O modelo é alto, isso faz com que ele seja mais molengo, ou seja, mais instável em situações um pouco mais extrema.
Gostei muito do acerto de suspensão, o C3 é muito confortável, os bancos tem ótima espuma. O espaço me surpreendeu, eu tenho 1,75 e alguns quilos e me sentir bem confortável no banco de trás. Consegui até viajar com as pernas cruzadas.

A altura do teto é bom, tem bom espaço. O banco do motorista tem vários níveis de regulagem.

Agora vou falar o que me decepcionou. O C3 foi criado para ser um carro de baixo custo, isso faz com o que a montadora faça alguns cortes custos. Esses cortes são notáveis como os comandos dos vidros elétricos que para quem vai atrás comanda ele no console central e é o mesmo para todos os ocupantes. A chave é muito simples, estilo as antigas chaves da Nissan e Toyota. O C3 tem o painel digital mas decepciona pela simplicidade e tamanho.

O Citröen C3 mesmo com essa motorização 1.6 tem bons números de consumo. Aqui na Cidade o consumo foi de 13,5 km/l na gasolina. Já o consumo rodoviário foi de 17km/ l também na gasolina. Esse consumo foi possível por conta do botão eco que prende um pouco mais o carro ajudando no consumo.

Agora, vale a pena o C3? A resposta é depende. Depende do seu estilo e para qual finalidade. Isso tudo pode decidir a sua escolha. Se o seu tipo for aquele que sempre está pegando estrada, tem uma vida mais ativa, curte fazer vários tipos de esportes, natureza e coisas do tipo, vai no C3. Pois é um carro ágil, bom espaço, boa altura do solo e com bons equipamentos. Então sim, vale a pena incluir o C3 como uma opção de compra.

Bom, faça você mesmo seu test drive e conheça o C3 e tira suas próprias conclusões.

O C3 está a partir de R$ 62 mil com taxa 0% e 24 vezes sem juros na Orvel Citröen.

A Orvel Citröen está localizada na Av. Carlos Lindemberg, 4505 – Ataíde, Vila Velha. (27)3320-5510

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem