Breaking News

Boreal, Koleos, Kardian e o concept car Niagara apresentam a Nova Renault no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

 

Foto: Divulgação 

Os visitantes do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo irão conhecer a Nova Renault no estande da marca. A grande estrela da Renault é o Boreal, o novo SUV high-tech e com design imponente, que tem seu lançamento durante o evento, com início das entregas aos clientes nas concessionárias de todo o país. Complementando a gama desenvolvida a partir da nova identidade de marca, estão o Kardian, renovado esse ano, o Koleos full hybrid E-Tech e o concept car Niagara.


O estande da Renault também tem um espaço reservado para The Originals, loja que comercializará produtos da marca, além da Borda Viva Collection, inspirada no Boreal. Os produtos foram concebidos pela equipe de Design Renault e produzidos pelas mulheres da Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault.


Os visitantes poderão realizar test-drive com o Renault Boreal. Para isso, basta retirar a pulseira de acesso no estande da Renault e, posteriormente agendar a experiência na área Drive Experience, espaço do evento dedicado aos test-drives das marcas.


No ritmo brasileiro, a campanha “Viva a Nova Renault” apresenta momento atual da montadora no Brasil. A campanha de marca, que será exibida no estande, convida brasileiros a conhecer o novo line-up ao som do clássico brasileiro “O Que É, o Que É”.

“Para nós é motivo de grande orgulho mostrar a Nova Renault ao consumidor brasileiro. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, além de poder ver de perto o recém-lançado Boreal, o público poderá conhecer o SUV Koleos e o concept car Niagara. Estes veículos representam a nossa nova identidade de marca e tudo o que estamos preparando para nossos clientes, produtos que se destacam pelo design, tecnologia, segurança e prazer ao dirigir”, destaca Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil.


“A nossa ofensiva de produtos continua com o lançamento do quarto veículo do International Game Plan 2027. O Boreal é um verdadeiro símbolo global das nossas ambições de qualidade e inovação. O Boreal é a prova viva de que estamos executando a nossa estratégia, baseada em quatro pilares fundamentais: localização, eletrificação, para apoiar a transição energética fora da Europa, entrada em novos segmentos de mercado e aumento da receita por unidade, impulsionando um crescimento rentável.”, afirma Fabrice Cambolive, Chief Growth Officer do Renault Group e CEO Renault brand.


 


Lançamento do Boreal e início das entregas aos clientes


Destaque no estande da Renault no Salão de São Paulo, o Boreal é o SUV high-tech com design imponente chega para competir no segmento C. O veículo é o quarto lançamento no mundo do International Game Plan 2027 e o segundo no Brasil, apresentado em outubro de 2023, no Rio de Janeiro, pelo CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive.


Apresentado mundialmente pela primeira vez em julho, em São Paulo, o Renault Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologia. O Brasil é o primeiro país a comercializar o Boreal no mundo.


O Boreal já começa a colecionar prêmios. Foi eleito o Melhor SUV Médio entre os lançamentos do ano Prêmio Trend Car 2025 Terra Guia do Carro. O imponente e high-tech veículo fabricado no Paraná teve 19 votos, que equivalem a 82,6% do total. O Boreal também venceu a categoria SUV Grande do tradicional prêmio L’Auto Preferita e a categoria SUV acima de R$ 201.000 do prêmio TOP CAR TV.


Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.


À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida logo de cara graças aos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo. As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo.


Com seu design interno inédito, o cockpit do Renault Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal openR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas.


Uma das principais vantagens da Renault Group Modular Platform é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro a trazer de série no Brasil.


O Boreal oferece um sistema Harman Kardon premium, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre. Este sistema exclusivo integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.


Graças à arquitetura elétrica e eletrônica da plataforma, o Renault Boreal integra até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista, a proposta mais completa no segmento C-SUV a combustão.


No quesito segurança, o Renault Boreal integra inúmeros dispositivos de assistência ao motorista. Entre eles estão:


· Alerta de permanência em faixa (LDW): O sistema avisa o motorista se o veículo sai de sua faixa de rodagem por meio de um alerta sonoro ou vibração do volante.


· Assistente de permanência em faixa (LKA): O sistema detecta se o veículo sai de sua faixa de rodagem e aplica uma correção no volante para ajudar o motorista a se manter na faixa.


· Assistente de permanência em faixa em tráfego contrário e com intervenção para ponto cego (e-LKA): Atua em situações críticas, como no caso de risco de sair da estrada, presença de um veículo vindo em sentido contrário ou detecção de ultrapassagem perigosa. O sistema alerta o motorista e corrige a direção mantendo o veículo na faixa para reduzir um eventual risco de colisão que tenha sido detectado.


· Alerta de ponto cego (BSW): O sistema detecta a presença de veículos (carros, caminhões, veículos de duas rodas, etc.) atrás e ao lado do veículo e determina se existe um possível risco de colisão. Neste caso, um sinal luminoso no retrovisor externo do lado do risco de colisão serve de alerta para o motorista.


· Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE): Este sistema utiliza os dois radares laterais traseiros para identificar veículos vindo de trás no momento, alertando de forma visual e sonora aos ocupantes antes de desembarcarem do veículo.


· Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA): Permite sair com toda segurança de um espaço em marcha a ré, graças aos radares laterais traseiros que detectam e alertam sobre a aproximação de obstáculos nos cantos do veículo.


· Assistente de parada de emergência (ESA): Este sistema alerta o motorista de forma visual e sonora e pode desacelerar o veículo e até parar na mesma faixa de rolagem caso haja inatividade do motorista.


· Frenagem automática de emergência (AEBS): Este sistema alerta quando há risco de colisão, podendo acionar a frenagem se o motorista não reagir.


Outros dispositivos de assistência ao motorista completam a gama de equipamentos, como o reconhecimento de placas de velocidade (TSR) e sensor de fadiga (DDAW), etc.


Para ainda mais conforto, o Renault Boreal integra uma assistência de condução semi-autônoma de nível 2. Este sistema combina um controle de velocidade adaptativo com Stop&Go (ACC) à centralização de faixa (active driver assist - LC), permitindo que o veículo se mantenha centralizado na faixa a uma distância segurança, de maneira fluida e contínua. 


 


Renault Koleos full hybrid E-Tech, SUV é confirmado para o primeiro semestre de 2026


Terceiro veículo do International Game Plan no Brasil, o SUV Koleos, sucesso nos mercados onde já foi lançado, é confirmado para o mercado brasileiro para o primeiro semestre de 2026.


O SUV do segmento D se destaca pelo design moderno, tecnologias intuitivas a bordo, conforto, segurança e motorização full hybrid E-Tech e que chegará ao mercado com a exclusiva versão esprit Alpine.


 


Kardian, o SUV mais premiado de 2025


Sucesso de crítica desde o seu lançamento, o Kardian está presente no Salão do Automóvel com a linha 2026, que se destaca pelas tecnologias de Digital Life e segurança humanizada, cores externas renovadas e novos acabamentos internos, além de conectividade com o novo ecossistema My Renault.


O Kardian foi o primeiro veículo produzido no país inaugurando uma nova fase da marca, conquistando dez premiações da imprensa especializada em 2025.


Desde o lançamento, o Kardian superou as 80 mil unidades produzidas em seu primeiro ano de mercado, dos quais mais de 30 mil foram exportados para 13 países da América Latina.


O Kardian traz o motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e câmbio automático de dupla embreagem úmida. A versão evolution também é oferecida com transmissão manual de seis velocidades. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico.


O Kardian traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.


Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).


 

Foto: Divulgação 


Concept car Niagara está, pela primeira vez, à disposição do público


Em outubro de 2023, durante o lançamento do International Game Plan 2027, no Rio de Janeiro, foi apresentado pela primeira vez aos jornalistas o concept car Niagara. E agora, este carro-conceito recebeu uma evolução especialmente preparada para o Salão do Automóvel de São Paulo, que poderá ser visitada pelo público.


“Projetado e construído aqui no Brasil pelo nosso Renault Design Center Latam, em estreita colaboração com o Centro de Design Central em Paris, o Niagara é mais do que um conceito: é uma declaração estratégica, que combina visão global e relevância local”, afirma Laurens van den Acker, Chief Design Officer do Renault Group.


Niagara é uma picape multifuncional, inovadora e uma declaração de design. Ela é chamativa e exuberante, com uma personalidade muito forte, mas também sofisticada e rica em tecnologia. Moderna e robusta, a grade dianteira foi projetada como uma grande forma mineral esculpida, criando um efeito 3D único.


O design surpreendente é realçado pela inscrição da marca Renault, letra por letra, com acabamento em pixel art, fortemente inspirado na cultura pop, e iluminado em conjunto com todo o conjunto de luzes, criando um elemento único e tecnológico.


A parte inferior da dianteira explora todo o potencial de um veículo para todas as condições de estrada, com elevada altura ao solo e ângulos de ataque, uma característica do DNA das picapes.


Na vista lateral, encontramos uma silhueta robusta, porém dinâmica, reforçada por uma dianteira imponente com capô horizontal, circundada por ombros largos e protetores ao redor das quatro rodas.


 


O concept car Niagara foi projetado para todos os tipos de estrada graças às suas espetaculares rodas de 18 polegadas com pneus off-road e à enorme altura ao solo.


Na traseira, a queda do teto e a inclinação da coluna A conferem à silhueta um visual dinâmico e esportivo. A linha de cintura da caçamba é bastante alta, dando uma impressão de grande porte que amplia sua presença.


O carro-conceito está coberto por uma camuflagem inspirada nas linhas e padrões do icônico logotipo Renault.


O concept car Niagara é a inspiração para a nova picape da Renault, que será produzida na Argentina e lançada no mercado brasileiro no segundo semestre do próximo ano.


Viva Renault, a nova campanha da marca em ritmo brasileiro


A Renault dá início a um novo momento no Brasil, com novos modelos no line-up e uma nova relação com o consumidor brasileiro. Esse reposicionamento é fruto do plano estratégico International Game Plan 2027.


Kardian foi o primeiro lançamento dessa nova fase, em 2024. Em 2025, chega ao mercado brasileiro Boreal, e em 2026, são esperados Koleos e a picape inspirada no carro-conceito Niágara.


Para celebrar a concretização dessa virada da marca no Brasil, a agência DPZ criou a campanha “Viva a Nova Renault”, que será lançada durante o Salão do Automóvel de São Paulo, e traduz, em tom emocional e próximo aos brasileiros, a filosofia da Renault de "voitures à vivre", ou "carros para viver".


“Trabalhamos sempre da mesma forma e com a mesma abordagem criativa em todo o mundo. A Renault é uma marca global forte. Mas o que realmente nos define é a nossa capacidade de estarmos próximos das pessoas que servimos. No Brasil, não vendemos apenas carros – compartilhamos histórias, sonhos e experiências. Este filme é uma celebração da nova Renault – novo design, novo produto e novas tecnologias”, afirma Arnaud Belloni, Global Chief Marketing Officer e Renault Chief Branding Officer, Renault Group.


A campanha traz o conceito “Temos uma longa estrada no Brasil, mas com a emoção de quem acabou de chegar”, e é um convite para o público descobrir a Nova Renault — uma marca mais moderna, conectada e próxima das pessoas. O filme tem como trilha o clássico brasileiro “O Que É, o Que É”, de Gonzaguinha, mas com um ritmo especial, que incorpora o DNA francês da marca.


A campanha tem presença em TV, redes sociais e canais digitais.

Nenhum comentário