Nova Ram Dakota é revelada oficialmente na Argentina
A Ram apresenta a nova Ram Dakota em evento que oficializa o início da produção do modelo no Polo Industrial de Córdoba (Argentina). A produção da primeira picape média da marca após sua independência, em 2009, irá abastecer o mercado argentino e seu lançamento no Brasil está previsto para início de 2026.
A Ram Dakota, que havia sido antecipada em agosto com o conceito Nightfall, carrega o nome e o legado de um modelo que fez sucesso no Brasil no final dos anos 1990, conquistando uma legião de fãs.
“A Ram Dakota, mais um produto desenvolvido e fabricado em nossa região, mostra a capacidade de nossa engenharia e manufatura e é motivo de muito orgulho para nós. Estamos entrando em um segmento até então inédito para a marca e vamos levar a novos públicos o poder inigualável de uma Ram”, afirma Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul.
A nova Ram Dakota se une à Rampage e se torna a segunda picape da marca produzida e desenvolvida fora da América do Norte, reforçando o compromisso da fabricante com a América do Sul. A unidade revelada em Córdoba promove a estreia completa da nova caminhonete na versão Warlock. Esse nível de acabamento estreia na América do Sul juntamente com o novo modelo e possui vocação mais off-road, com grafismo que a identifica posicionado na lateral da caçamba.
Seu visual único é repleto de elementos que atestam o DNA robusto e inovador característicos da Ram por qualquer ângulo que se olhe. Isso começa pelos faróis afilados com tecnologia totalmente de LED, atributo presente também nas lanternas e nos faróis de neblina. Ainda na dianteira, a grade larga recebe o logo RAM na altura dos faróis e o capô musculoso um badge com a escrita RAM TURBO, uma referência ao motor que equipa a picape.
O design externo ainda conta com rodas de liga-leve de 17 polegadas negras com bordas diamantadas e pneus de uso misto, estribos laterais para maior conforto, além de, claro, a marcante Rambar na caçamba que soma estilo e versatilidade para a fixação de cargas e acessórios no dia a dia.
Internamente, a Ram Dakota Warlock exibe a tecnologia e luxo característicos de uma Ram, com destaque para o interior exclusivo composto por materiais nobres e macios ao toque que revestem os painéis de instrumentos e de porta, além dos bancos dianteiros elétricos. Duas telas dispostas lado a lado funcionam como quadro de instrumentos e central multimídia sendo esta segunda de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegação embarcada. Outro destaque do moderno interior da nova Ram Dakota é o console central elevado, com carregador por indução para celular, entradas USB incluindo do tipo C, de carregamento rápido, e porta- objetos na parte inferior e no apoia-braço. No quesito segurança, a Ram Dakota é equipada com seis airbags e ampla suíte de equipamentos para condução semiautônoma.
A nova picape média da Ram será impulsionada pelo excelente motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque, que passará a ser fabricado na Argentina em 2027. O propulsor é acompanhado por um câmbio automático de oito marchas. Para garantir aderência nas mais variadas condições de piso, a tração é 4x4 automática, com reduzida e modo 4x2 acionados por um comando eletrônico rotatório no console central. Há também bloqueio do diferencial traseiro com acionamento eletrônico por um botão próximo ao freio de estacionamento eletrônico.
Um dos pilares fundamentais de uma Ram é a capacidade, e a nova Dakota chega apresentando números robustos, podendo levar mais de uma tonelada de carga na caçamba revestida e com iluminação de LED e possui mais de 1.200 litros de volume. Quando o assunto é reboque, a nova picape da marca do carneiro montanhês é capaz de puxar até 3,5 toneladas.
Nenhum comentário