CAOA APRESENTA AO BRASIL SEU MAIS NOVO GRANDE SUCESSO: A MARCA CAOA CHANGAN
| Foto: Divulgação |
O setor automotivo brasileiro entra hoje em uma de suas fases mais transformadoras desde a chegada das primeiras montadoras globais ao país. A CAOA, maior conglomerado automotivo brasileiro e único grupo 100% nacional com capacidade comprovada de industrialização em larga escala, anuncia uma aliança estratégica histórica com a Changan Corporation, uma das gigantes mundiais da mobilidade inteligente. É o nascimento da CAOA Changan, uma força industrial, tecnológica e comercial que inaugura no Brasil um novo patamar de inovação, eletrificação e experiência automotiva.
A CAOA Changan chega com um projeto estruturado, de longo prazo, sustentado por investimento significativo, visão industrial sólida e uma convergência única entre o know-how brasileiro da CAOA, a liderança global chinesa da Changan e uma estratégia compartilhada para o futuro da mobilidade. Essa união nasce com objetivos claros e complementares, que começam pela liderança de um novo ciclo de reindustrialização no país, apoiado por tecnologia de ponta.
A CAOA utiliza ainda de seu ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões, anunciado ao final do ano de 2023, para manter seu constante processo de modernização e crescimento estruturado no polo industrial de Anápolis (GO). A planta será preparada para operar nos padrões mais avançados da indústria global: manufatura 4.0, linhas flexíveis, células produtivas inteligentes, rastreabilidade digital e processos de baixa emissão de carbono. O plano prevê ainda a criação de linhas dedicadas de veículos, a produção local de componentes estratégicos e o fortalecimento da cadeia de fornecedores brasileiros, pilares essenciais para a competitividade na era da nova mobilidade, lembrando que a Changan possui um portifólio aberto a todas as matrizes energéticas, permitindo a otimizar a escolha de tecnologias para o mercado brasileiro.
Essa base industrial robusta permitirá a chegada ao Brasil de produtos de última geração, de maneira inédita nos últimos 5 anos, estrutura que nenhuma das montadoras recém-lançadas no mercado nacional obteve. A CAOA Changan atuará com um portfólio amplo, que vai de SUVs e crossovers eletrificados de alta eficiência à linha AVATR, marca premium desenvolvida por Changan e Huawei, referência internacional em luxo elétrico, inteligência artificial e experiência digital, que será a primeira a desembarcar no País. É com esse conjunto de tecnologias e plataformas que a empresa pretende redefinir o segmento superpremium, oferecendo ao consumidor brasileiro veículos verdadeiramente globais, criados para disputar espaço com os principais players do mundo.
Mas o projeto vai além da produção e da oferta de veículos. A CAOA Changan nasce com a ambição de construir um ecossistema completo de mobilidade sustentável no Brasil. Isso inclui programas de economia circular, utilização intensiva de energias renováveis e um plano consistente de redução da pegada de carbono na cadeia produtiva. O escopo também contempla a integração entre veículos, nuvem, robótica e sistemas urbanos inteligentes, abrindo caminho para plataformas conectadas e soluções de mobilidade totalmente novas no país.
Essa ambição encontra sustentação nas sinergias culturais e tecnológicas que dão origem à nova empresa sino-brasileira. A CAOA Changan não é um simples acordo de distribuição ou uma operação comercial tradicional. Ela surge como uma aliança estratégica profunda, construída sobre complementaridades reais e uma visão comum para o futuro da mobilidade. É a união de duas forças industriais que, embora distantes geograficamente, compartilham valores e competências que se reforçam mutuamente.
![]() |
| Foto: Divulgação |
De um lado, a CAOA aporta um DNA que se tornou referência no setor: execução rápida, compreensão refinada do consumidor brasileiro, domínio industrial e uma cultura empresarial marcada por protagonismo, ousadia e capacidade incomum de transformar projetos em realidade. Com quase cinco décadas de história, o grupo construiu, introduziu e expandiu marcas de sucesso no país, sempre com ritmo acelerado e um senso de oportunidade singular.
Do outro lado está a Changan, um dos grupos mais avançados da China em tecnologia automotiva. Com desenvolvimento proprietário de tecnologias-chave, domínio de arquiteturas eletrificadas premium, liderança em aplicações automotivas de IA e uma impressionante estrutura global de P&D, a Changan não apenas acompanha as tendências globais, ela as define. Sua escala, sua capacidade de investimento e sua velocidade de engenharia criam uma base altamente competitiva para qualquer mercado em que atua.
A convergência desses dois DNAs, o pragmatismo industrial brasileiro e a engenharia de ponta chinesa, forma uma combinação rara. É uma parceria em que tecnologia, velocidade, criatividade e escala se encontram para desenvolver produtos e experiências capazes de competir, e superar, os maiores players da nova mobilidade global. Mais do que complementar, essa união é transformadora. Ela cria um ambiente inédito no Brasil, um ecossistema de inovação real, integrado e preparado para liderar a nova era da eletrificação, da conectividade e da inteligência veicular.
“A CAOA Changan marca o início de um novo capítulo para o setor automotivo brasileiro. Um capítulo em que inovação, escala e competitividade se unem, abrindo espaço para uma era em que o país não apenas acompanha o futuro — mas participa da sua construção “, explica o presidente da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho.
A Changan produz anualmente mais de 2,3 milhões de veículos, possui centros de pesquisa na China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos e conta com mais de 20.000 engenheiros dedicados exclusivamente à inovação.
É também uma das pioneiras no desenvolvimento de plataformas elétricas premium, combinando desempenho, segurança e tecnologia em níveis globais.
A CAOA, o maior conglomerado automotivos brasileiro, com cerca de 12.000 colaboradores e mais de 3 milhões de veículos vendidos, e a Changan, uma das maiores e mais tradicionais montadoras da China, anunciam o lançamento de uma aliança estratégica para trazer ao mercado brasileiro uma nova marca: CAOA Changan.
Um Breve Histórico da CAOA e da Changan
A história da CAOA no Brasil começou em 1979, quando o cirurgião Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA) adquiriu uma revenda Ford em Campina Grande, Paraíba. Desde então, a empresa expandiu sua atuação, tornando-se representante de marcas internacionais como Renault, Subaru e Hyundai. Em 2007, inaugurou sua fábrica em Anápolis (GO) e, em 2017, consolidou sua posição também como grande fabricante com a assinatura do acordo tecnológico formando a CAOA Chery.
Importante lembrar que a CAOA desenvolveu forças importantes para o Brasil que se tornaram um grande diferencial para a marca. Alinhada com as grandes tendências mundiais de inovação tecnológica, a CAOA iniciou em 2015 as atividades no Centro de Pesquisa e Eficiência Energética (CPEE), o mais completo laboratório de Eficiência Energética da América Latina, em Anápolis (GO).
As instalações do CPEE contam com equipamentos de ponta para testes de conformidade de produção (Emissões e Eficiência Energética), análise de qualidade dos produtos químicos e petroquímicos utilizados no processo produtivo da fábrica de Anápolis. Nos modernos laboratórios do CPEE são realizadas pesquisas com novos veículos e motores, pesquisas e desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes, além de serviços de certificação e homologação.
Além do CPEE, a CAOA possui um especializado time de Engenharia que facilita a adaptação de novas marcas ao Brasil, transferindo conhecimentos específicos para o desenvolvimento de tecnologias como, por exemplo, o ADAS e tecnologias de suspensão automotiva.
A Changan é uma das três maiores montadoras chinesas, e a mais antiga, com história iniciada em 1862. Seu primeiro veículo de produção em massa, o Changjiang Type 46, foi lançado em 1959. Atualmente, é reconhecida pela forte presença no mercado doméstico e internacional, com foco em inovação e veículos de nova energia (NEVs), como BEVs e híbridos plug-in (PHEVs). Em 2024, a Changan foi a terceira maior fabricante da China, com planos de alcançar 5 milhões de unidades vendidas anualmente até 2030.
Expansão e Estrutura Global
A Changan está em um processo de expansão global agressiva, com o objetivo de se tornar uma das 5 maiores montadoras do mundo. A empresa já exporta para mais de 100 países e tem planos de construir 20 fábricas no exterior.
Sua vasta rede industrial inclui 12 bases de produção e 22 fábricas globalmente, a maioria na China. Além disso, a empresa investe pesado em pesquisa e desenvolvimento, com centros em seis países e dez cidades, incluindo Turim (Itália) e Detroit (EUA). A Changan já tem fábricas em países como Paquistão, Malásia, Vietnã e, mais recentemente, Tailândia, onde inaugurou sua primeira fábrica completa de NEVs fora da China.
Vendas e Crescimento
A Changan apresenta um crescimento notável. Em 2024, registrou vendas de 2,683 milhões de unidades, marcando o quinto ano consecutivo de crescimento. O segmento de NEVs é um dos principais motores desse sucesso, com as vendas de veículos elétricos e híbridos crescendo 52,4% no último ano. A empresa, que conta com 55.119 funcionários globalmente, tem como meta a venda de 3 milhões de veículos em 2025 e quer atingir 1,5 milhão de unidades vendidas no exterior até 2030, solidificando sua posição como um player global.
Com essa parceria, a CAOA Changan traz ao Brasil a experiência consolidada do maior grupo automotivo nacional, somada à inovação e tecnologia de ponta da Changan, fortalecendo o compromisso de redefinir a mobilidade no País.
Imprensa Caoa

Nenhum comentário