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Recentemente testamos o novo Duster Iconic 2025, o modelo apresenta uma evolução clara em motorização, consumo, segurança e refinamento, consolidando-se como uma das opções mais interessantes entre os utilitários esportivos compactos disponíveis no mercado nacional.
Motorização e desempenho
O Duster 2025 Iconic Plus mantém o conhecido motor 1.6 SCe flex, que entrega até 120 cv com etanol e 118 cv com gasolina, aliado ao câmbio CVT X-Tronic, que simula até oito marchas e proporciona trocas suaves e progressivas. A versão mais potente, equipada com o moderno motor 1.3 TCe turbo flex (em parceria com a Mercedes-Benz), atinge até 162 cv e 27,5 kgfm de torque, conferindo desempenho mais vigoroso, especialmente em acelerações e retomadas. Com esse conjunto, o modelo atinge os 100 km/h em cerca de 9 segundos, com respostas rápidas e lineares.
Eficiência e consumo
Houve avanços na eficiência energética, tanto pela calibração do motor quanto pela atuação da transmissão CVT. De acordo com dados de fábrica e testes práticos, a versão 1.6 registra médias de 10,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina, enquanto com etanol os números são 7,2 km/l e 8,1 km/l, respectivamente.
Na configuração 1.3 turbo, os números se mantêm competitivos: 8,4 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina, considerando o uso misto. Frente aos concorrentes diretos, o Duster oferece consumo compatível, com a vantagem de contar com desempenho superior nas versões turbinadas.
Segurança: pacote ampliado e tecnológico
Um dos destaques da linha 2025 é a ampliação do pacote de segurança. Agora, o Duster Iconic Plus vem equipado de série com seis airbags, controle de estabilidade e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HSA), freios ABS com EBD, além de alerta de ponto cego, câmera 360°, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, entre outros itens que elevam o padrão de proteção ativa e passiva.
Outros recursos agregam valor à condução: o modelo passa a oferecer faróis full LED com regulagem elétrica de altura, carregador de celular por indução, entradas USB-C, sistema multimídia Easy Link com tela de 8 polegadas e integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O conforto interno também foi aprimorado, com novos acabamentos e ergonomia mais refinada.
Robustez e comparação com concorrentes
O Duster segue com uma das estruturas mais robustas do segmento, um de seus maiores trunfos desde o lançamento. A suspensão elevada com calibração para pisos irregulares e a boa altura em relação ao solo mantêm o modelo apto ao uso em terrenos variados — algo em que muitos concorrentes urbanos ainda ficam devendo.
Comparado a modelos como Fiat Pulse, VW T‑Cross, e mesmo o recém-lançado Citroën C3 Aircross, o Duster entrega mais espaço interno, porta-malas generoso com 475 litros, e uma construção voltada à durabilidade e resistência, ideal para o público que busca um SUV funcional e versátil, inclusive fora do asfalto.
Conclusão
O Renault Duster 2025 Iconic Plus, cedido pela Orvel RENAULT para este teste, mostra que apesar de o modelo ainda utilizar a mesma plataforma do Sandero, o SUV da RENAULT mostra ser bem valente e atual, recebendo toques de design mais jovial. Porém a falta de alguns itens, como ADAS, entrega sua idade. Mas o DUSTER é aquele típico carro pra quem busca durabilidade e não ter medo de colocar o veículo a prova ou em qualquer situação