Para conhecer mais da novidade, fomos até a concessionária Vitoriawagen na Serra e da lá saímos com uma unidade com apenas 55 km rodados na qual passamos um final de semana com o SUV esportivo.
Motor consagrado e desempenho de hatch esportivo
Debaixo do capô, o Nivus GTS traz o conhecido motor 1.4 TSI da família EA211, o mesmo usado no Polo GTS e em outros modelos da marca. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, entregues de forma linear e vigorosa graças à injeção direta e ao turbo. O câmbio é automático de 6 marchas com trocas rápidas, e a tração é dianteira.
O resultado? Aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8,5 segundos e velocidade máxima acima dos 200 km/h. Tudo isso com um consumo eficiente, digno de um carro urbano: segundo estimativas, o modelo pode chegar a até 14 km/l na estrada com gasolina.
Visual esportivo e exclusivo
O design segue a receita GTS já conhecida nos modelos Polo e Golf: detalhes em preto brilhante, rodas exclusivas (de 17” ou 18”), friso vermelho na grade e emblemas GTS bem destacados. A traseira também ganhou um spoiler mais pronunciado, e o conjunto ótico traz faróis e lanternas em LED, conectados por uma elegante faixa iluminada.
Completam o visual as saias laterais, para-choques redesenhados e pintura bicolor, com teto preto contrastando com o corpo do carro — o famoso “pretão nervoso” que agrada aos fãs da estética esportiva.
Cabine com pegada esportiva e alta tecnologia
Por dentro, o Nivus GTS entrega uma cabine moderna com acabamento escurecido, costuras vermelhas, bancos esportivos com encosto de cabeça integrado, volante multifuncional com base reta e paddle shifts.
O painel digital de 10,25” e a central multimídia VW Play de 10,1” fazem parte do pacote, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, internet embarcada, comando de voz e carregador por indução. A sensação é de estar em um cockpit moderno, com tudo à mão.
Segurança e assistência de série
Não é só na performance que o GTS impressiona. Ele traz um pacote completo de assistências: controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros recursos. O modelo também conta com seis airbags e estrutura reforçada de segurança.
Preço e posicionamento
O Nivus GTS chega às lojas com preço entre R$ 174 mil e R$ 178 mil, dependendo do pacote e da pintura escolhida. Ele será o topo da linha Nivus, posicionando-se como uma opção esportiva abaixo de SUVs maiores e mais caros, mas com pegada muito próxima ao Fastback Abarth, seu rival direto.
Conclusão
Com o Nivus GTS, a Volkswagen aposta em um segmento em expansão: o de SUVs com alma esportiva. É uma proposta que mira no público jovem, urbano e exigente, que busca estilo, desempenho e tecnologia em um único pacote. E, ao que tudo indica, a VW acertou na receita.