O mercado de carros elétricos no Brasil ainda engatinha, principalmente por causa dos altos preços. Nesse cenário, o JAC E-JS1 surge como uma alternativa acessível para quem deseja ingressar no mundo da mobilidade elétrica sem comprometer demais o orçamento. Com preço na faixa de R$ 120 mil, ele é atualmente um dos veículos elétricos mais baratos disponíveis no país e isso, por si só, já atrai olhares curiosos.
Custo-benefício que chama atenção
Produzido na China em parceria com a Volkswagen, o JAC E-JS1 oferece uma proposta urbana, compacta e funcional. Seu grande atrativo é o custo-benefício: mesmo com um preço inferior ao da maioria dos concorrentes, o modelo entrega o essencial para o uso diário nas cidades.
Equipado com um motor elétrico de 62 cv e torque instantâneo de 15,3 kgfm, o E-JS1 oferece acelerações ágeis em baixa velocidade, ideal para o trânsito urbano. A autonomia anunciada é de até 300 km (ciclo NEDC), mas na prática, esse número gira em torno de 180 a 200 km em condições reais — o que ainda é suficiente para a rotina diária da maioria dos motoristas.
Outro ponto positivo está nos custos de manutenção, tradicionalmente mais baixos em veículos elétricos, e na economia com combustível, já que a recarga completa custa uma fração do valor de um tanque cheio de gasolina.
O que pesa contra o E-JS1?
Apesar do bom custo-benefício, o JAC E-JS1 tem limitações que precisam ser consideradas. O acabamento interno é simples, com plásticos duros e uma sensação geral de economia extrema de materiais. Isso não surpreende em um carro dessa faixa de preço, mas ainda assim pode decepcionar quem espera algo parecido com o Dolphin por exemplo. Mas ainda sim, vale a pena.
O espaço interno também é restrito: o modelo acomoda quatro ocupantes confortavelmente, e o porta-malas de 121 litros é bastante limitado, sendo insuficiente para viagens mais longas ou transporte de cargas maiores.
Outro ponto que merece atenção é a infraestrutura de recarga no Brasil, que ainda é precária em muitas regiões. Embora o E-JS1 possa ser carregado em tomadas convencionais, o tempo para uma recarga completa pode ultrapassar 8 horas, o que exige planejamento.
Por fim, a desvalorização e a imagem da marca JAC no Brasil ainda são uma preocupação para muitos consumidores, já que a marca não tem grande presença no mercado e apresenta baixa liquidez no mercado de usados. Mas a marca vem atuando forte para mudar essa imagem, a SHC agora atua forte com suas oficinas credenciadas, assim fortificando sua estrutura, já que não conta com tantas rede de concessionárias.
Vale a pena?
O JAC E-JS1 não é um carro para todos. Mas, se você busca um veículo elétrico exclusivamente para uso urbano, com baixo custo de operação e um investimento inicial mais acessível, ele pode sim ser uma escolha interessante. Ainda que tenha suas limitações, entrega uma proposta honesta — e, dentro de suas possibilidades, cumpre bem o papel de porta de entrada ao mundo elétrico. Então vale sim, principalmente se conseguir uma boa condição no modelo.