Quando o primeiro Ford Territory chegou ao Brasil, lá em 2020, muita gente torceu o nariz. Apesar do visual imponente e do bom pacote de equipamentos, o SUV era um projeto chinês e não tinha aquele “DNA Ford” que o público brasileiro esperava — especialmente depois da virada de chave da marca no país, que passou a focar só em SUVs e picapes.
Agora, com a nova geração, a Ford parece ter acertado a mão. O Territory 2025 chega com visual renovado, interior mais caprichado, melhorias mecânicas e, finalmente, uma pegada mais refinada — e sim, agora ele tem mais cara (e comportamento) de Ford.
Mais robusto
As mudanças no design são evidentes. Os faróis ficaram mais finos e agora são full LED divididos em dois blocos, a grade frontal cresceu e recebeu acabamento em black piano — lembra até o Fusion, o que não é nada ruim. E o carro cresceu: agora são 4,63 metros de comprimento, 2,73 m de entre-eixos e um porta-malas que foi de modestos 348 para bons 448 litros (chega a 1.422 litros com os bancos rebatidos).
O interior também evoluiu. O painel digital de 12,3 polegadas se integra com a central multimídia, que também tem 12,3”. O sistema aceita Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tem entradas USB tipo A e C, carregador por indução, teto solar panorâmico e bancos de couro bicolores com costuras azuladas. Os assentos dianteiros são elétricos, ventilados e bem confortáveis.
Bem equipado
No quesito segurança, o Territory manda bem. São seis airbags, câmera 360°, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego com tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência com aviso de colisão frontal. Um pacote respeitável para quem busca segurança em todas as situações.
Motor novo
O motor também evoluiu. Sai o antigo 1.5 turbo com ciclo Miller e entra uma versão atualizada, que agora opera no ciclo Otto. Resultado? A potência subiu de 150 cv para 169 cv, e o torque passou a ser de 25,4 kgfm. A nova transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas entra no lugar da CVT e melhora bastante a resposta ao acelerador.
Na prática: como é dirigir o novo Territory
Passei um fim de semana com o novo Ford Territory e posso dizer que as mudanças fizeram toda a diferença. Visualmente, ele está mais moderno e bem resolvido — e, felizmente, deixou de parecer uma cópia chinesa do Range Rover Evoque.
Na cidade, o SUV se mostrou ágil, confortável e surpreendentemente eficiente. O modo “ECO” ajuda no consumo, mas não deixa o carro molenga, como costuma acontecer em outros modelos. Rodando em ciclo urbano, fizemos cerca de 8 km/l.
Na estrada, o comportamento também agradou. Com quatro adultos a bordo, o Territory foi tranquilo e manteve bom desempenho nos 120 km de ida e volta. O consumo na rodovia ficou em torno de 8,5 km/l, o que está dentro do esperado para um SUV desse porte com motor turbo a gasolina.
Vale a pena?
O novo Ford Territory finalmente parece ter encontrado seu lugar no mercado brasileiro. Agora, ele tem estilo, conforto, tecnologia, segurança e desempenho para brigar com nomes de peso no segmento. Ainda pode não ter o mesmo apelo de um Jeep Compass ou de um Toyota Corolla Cross, mas está muito mais próximo de ser um concorrente à altura, basta dar uma chance para comprovar.
O Ford Territory está disponível para test drive na ViaFor em Jardim Camburi, na av. Norte Sul. Seu preço é de R$215,000.00.