![]() |
Foto: Divulgação |
A Fiat Titano tem o preço inicial de R$ 219.990,00, enquanto a versão top de linha, a Ranch, custa R$ 259.990,00. Esse valor, em comparação com suas concorrentes, é bastante atrativo. Se comprada por Pessoa Jurídica (PJ), o preço pode ser ainda menor, o que a torna ainda mais interessante.
Apesar do preço competitivo, a Titano ainda tem pontos a melhorar, mas não deixa de ser uma boa opção. Nossa equipe passou 14 dias com a picape na versão Ranch, o que nos deu a oportunidade de conhecê-la melhor.
A picape Fiat é fruto da união entre a Peugeot e a Fiat, que hoje pertencem ao grupo Stellantis, formado pela fusão da FCA e PSA desde 2021. Essa parceria permite às marcas compartilhar plataformas, e é assim que nasce a Fiat Titano, que, na verdade, é uma versão da Peugeot Landtrek. A picape é importada do Uruguai e conta com alguns elementos da Fiat, mas a influência da Peugeot é mais forte no design.
A dianteira transmite robustez, com faróis de projetor em LED e DRL, enquanto o farol alto é halógeno. A frente também possui elementos em preto brilhante e cromados.
Na lateral, destacam-se as maçanetas cromadas, as capas dos retrovisores e os frisos das janelas. A versão Ranch ainda vem equipada com Santo Antônio, estribos laterais e rack de teto. As rodas de aro 18 são bonitas e possuem pneus de uso misto.
A Titano mede 5,33 metros de comprimento e 2,22 metros de largura, com entre-eixos de 3,18 metros, o que favorece o espaço interno.
A traseira não traz grandes novidades para o segmento, com lanternas em LED e alguns detalhes cromados, além do nome da marca centralizado na tampa.
Interior
O interior da Titano agrada, com acabamento que mistura plásticos e materiais rústicos, mas com um design bonito. Isso se deve ao fato de ter características da Peugeot, o que torna o ambiente mais refinado. O painel conta com uma central multimídia posicionada no topo, enquanto os controles físicos do ar-condicionado são semelhantes aos do Peugeot 208. O volante de dois raios oferece boa pegada e o quadro de instrumentos é analógico, com uma tela TFT no centro.
Motorização
A versão Ranch da Titano vem equipada com motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, o mesmo utilizado na Ducato, com 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio automático de seis marchas garante bom desempenho em diferentes situações, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.
Segurança
A picape conta com seis airbags, alerta de saída de faixa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de câmera de 360°. No entanto, vale destacar que ela não oferece sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
![]() |
Foto: Gustavo Paixão |
Ao volante
Como mencionado no título da matéria, a Titano vale a pena principalmente pelo seu preço competitivo. Quando comparada com as demais picapes, a versão top de linha é mais acessível, especialmente considerando que muitos modelos superam os R$ 300 mil.
No entanto, há pontos que precisam ser melhorados. A Titano é uma boa picape, robusta e com boa capacidade off-road, o que é evidente pelos pneus de uso misto. O motor, embora confiável e já utilizado em vans como a Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumpy, não parece ser suficiente para essa picape. A sensação é que o motor “fica preso” em algumas situações, especialmente nas arrancadas. Depois que a picape desenvolve, o desempenho melhora, mas ainda assim falta potência em algumas circunstâncias. A transmissão de seis marchas não parece estar totalmente ajustada ao motor, o que pode prejudicar o desempenho. A picape também tem o problema de “pular” bastante, principalmente por conta dos pneus, o que a torna desconfortável em vias urbanas.
O consumo foi de cerca de 9 km/l na cidade, o que é razoável. A autonomia com tanque cheio ultrapassa os 800 km, o que é um bom ponto positivo.
Conclusão
Resumindo, a Fiat Titano é uma boa picape, especialmente pelo preço. Recentemente, a Ford lançou a Ranger Black por R$ 219 mil, mas ela é 4x2 e tem motor 2.0 diesel. Se você conseguir adquirir a versão Ranch com CNPJ, ela sai mais barata do que a Ranger Black. Por exemplo, a versão Ranch é vendida por R$ 205.392,10 em uma concessionária Fiat no Espírito Santo.
Em conversa com nossa equipe, o gerente de vendas da Fiat Podium da Serra, Ramon Guimarães, informou que a versão de entrada Endurance, que custa R$ 219.990,00, sai por R$ 184.791,60. A versão Volcano turbo diesel 2024/2025, de R$ 239.990,00, é oferecida por R$ 191.992,00. Já a Ranch 2024/2025, de R$ 259.990,00, tem um preço de R$ 205.392,10.
Por Gustavo Paixão