Lexus lança RZ 500e, o primeiro elétrico da marca no Brasil, já disponível em Pré-Venda por R$ 499.990
![]() |
| Foto: Divulgação |
A Lexus anuncia o lançamento do novo RZ 500e, o primeiro veículo totalmente elétrico do portfólio no Brasil. Pioneira em eletrificação no segmento de luxo, a marca reforça seu compromisso com a inovação e a experiência do cliente – bem como diferenciais exclusivos na categoria. Além disso, o modelo oferece a possibilidade de personalização e já está disponível para pré-venda por R$ 499.990.
Além de a prioridade no recebimento do veículo, a partir do segundo trimestre de 2026, os primeiros compradores terão condições exclusivas, como o financiamento pelo Lexus Privilege com taxa de juros a partir de 0% e recompra garantida com pelo menos 80% do valor da FIPE – um benefício pensado principalmente para investidores e clientes com altos rendimentos – ou supervalorização de seminovos da Lexus para a troca no novo RZ 500e.
Todo o desenvolvimento deste produto se concentrou em intensificar o prazer fundamental de dirigir e proporcionar novas experiências de condução. “Não é apenas mais um lançamento, já que o RZ 500e simboliza mais um avanço da marca no Brasil e o compromisso de disseminar todas as tecnologias eletrificadas. Esse modelo foi projetado para atender às necessidades dos clientes, desde aqueles que priorizam a conveniência e a praticidade no dia a dia até quem deseja uma experiência de direção mais envolvente e dinâmica”, explica Nancy Serapião, Head da Lexus no Brasil.
Todos os produtos da Lexus são criados, desde o primeiro esboço, para respeitar o Lexus Driving Signature, uma experiência unificada na qual o motorista desfruta conforto, confiança ao volante e controle a todo momento. Para isso, o RZ 500e passou por um extenso processo de desenvolvimento no Centro Técnico da Lexus em Shimoyama, no Japão, sob os cuidados do time de engenheiros da marca, além de pilotos profissionais para ajustes finos.
Construído sobre uma plataforma exclusiva para veículos elétricos, batizada e-TNGA, o modelo se favorece da posição da bateria, instalada entre os eixos e sob o assoalho, e pelo uso do próprio conjunto como parte da estrutura. Técnicas avançadas de construção, incluindo laser peening e soldagem a laser, também contribuem para aumentar a robustez da carroceria, junto ao uso extensivo de adesivos de alta resistência e espuma de alta rigidez.
“Queremos mostrar que, se tratando de um veículo elétrico, não é apenas sobre vender novos carros, mas também de oferecer diferentes experiências por meio da tecnologia e eletrificação”, explica Shinya Ito, engenheiro-chefe do projeto. “Não estamos fazendo um veículo elétrico; nós estamos fazendo um Lexus. Esse é o ponto de partida”, completa o executivo.
Powertrain eficiente e divertido
No novo RZ 500e, todo o conjunto mecânico foi projetado para oferecer qualidade, praticidade e prazer ao dirigir. Exemplo disso são os novos eAxle, como são chamados os motores em cada eixo, que estão mais eficientes para reduzir as perdas de energia e, também, mais potentes, com até 167 kW cada. Além disso, há uma nova bateria de íons de lítio com sistema de refrigeração líquida e capacidade de 77 kWh, o que favorece a entrega de desempenho.
Em ambos os motores, o sistema de lubrificação foi reprojetado para eliminar a necessidade de bombas mecânicas, enquanto o inversor passou utilizar semicondutores de carbeto de silício, que contribuem para melhor eficiência. Além disso, houve uma redução de peso e de tamanho do rotor, enquanto uma nova disposição dos imãs permite alcançar regimes mais altos de rotação e as bobinas do estator redesenhadas reduzem o consumo de energia.
Como resultado, o modelo entrega 381 cv de potência e 26,9 kgfm de torque instantâneo em cada eixo, o que permite cumprir de zero a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Na prática, o motorista tem à disposição acelerações mais fortes e respostas mais rápidas em uso cotidiano, com autonomia urbana de 600 km no ciclo europeu WLTP. Por sua vez, a recarga tem capacidade de até 150 kW em carregadores rápidos (DC) e chega a 80% de bateria em 30 minutos.
Tração integral DIRECT4
Para garantir uma experiência ainda mais prazerosa ao volante, o novo RZ 500e é equipado com o sistema de tração integral DIRECT4, que controla automaticamente a distribuição de potência entre os eAxles dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de condução e com as ações do motorista, aprimorando ainda mais a capacidade de tração e a estabilidade.
Nas arrancadas e em acelerações em linha reta, a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro varia de 60:40 a 0:100, o que reduz as movimentações longitudinais da carroceria e proporciona uma sensação de aceleração mais direta. Já no modo de condução Range, focado na eficiência, o equilíbrio de força entre os eixos é mantido sempre em 50:50.
Em curvas, a proporção é otimizada entre 80:20 e 0:100, conforme a velocidade e o ângulo de esterçamento. Desta forma, mais potência é direcionada ao eixo dianteiro para garantir um giro suave. Na saída, por sua vez, a distribuição de torque segue a carga aplicada a cada roda, mantendo o equilíbrio do veículo e permitindo uma aceleração contínua. Como resultado, o RZ 500e permite uma condução mais envolvente e maior precisão na trajetória.
Design com exclusividade
O desenho do Lexus RZ 500e reforça a sensação do centro de gravidade mais baixo e favorece a aerodinâmica sem afetar as formas elegantes da carroceria. Como uma evolução da tradicional grade Spindle Grille, o modelo adota o conceito Spindle Body, com linhas em formato de ampulheta que se integram capô e paralamas para garantir a identidade da marca. Já os faróis exibem uma nova assinatura, com destaque para os indicadores de direção.
Nas laterais, os vincos se estendem até a traseira, onde o teto de caimento suave – ao estilo SUV cupê – destaca a grande lanterna horizontal com emblema integrado da Lexus. Também chamam a atenção as rodas de liga leve de 20 polegadas, que, para o mercado brasileiro, terão acabamento diamantado, o que adiciona ainda mais refinamento e exclusividade.
Disponível em dez diferentes opções de cores externas, a novidade é oferecida nos tons Branco Pérola, Cinza Cromo, Prata Iridium, Preto Grafite, Azul Eter, Bronze, além de permitir, pela primeira vez no portfólio da marca para o País, a escolha do teto contrastante em preto em quatro combinações, elevando o nível de personalização disponível ao cliente. Para o interior, há três cores de revestimento: Azul, Caramelo e Chumbo.
Omotenashi a bordo
Por natureza, um veículo silencioso, mas a Lexus foi além para garantir que a cabine do RZ 500e seja o mais bem isolada possível de ruídos e vibrações, possibilidade um ambiente calmo, confortável e acolhedor – em linha com a filosofia Omotenashi, de hospitalidade genuína. Para isso, foram adotadas melhorias específicas, inclusive no compartimento de malas.
Entre as soluções, o modelo recebeu isolamento acústico no piso, atrás dos bancos traseiros, e um novo adesivo de alta dissipação no assoalho, capaz de reduzir vibrações. Há também uma nova capa de resina sob o acabamento frontal e materiais de isolamento acústico de alto desempenho nos revestimentos internos, guarnições e na porta traseira. Mesmo a cobertura do porta-malas recebeu uma camada adicional de feltro para a redução de ruídos.
Essas melhorias se somam a medidas mais profundas para combater ruído e vibração, como o fechamento completo no capô, inclusão de espuma de absorção de vibrações nas colunas dianteiras e centrais, além de vidro acústico nas portas dianteiras e traseiras. Já a vibração proveniente dos motores foi reduzida com um novo coxim de alta dissipação.
Cabine requintada
Assim como os demais modelos da Lexus, o RZ 500e foi projetado de dentro para fora, priorizando ergonomia, conforto e tecnologia intuitiva. Todos os comandos estão posicionados de forma estratégica para facilitar a experiência do motorista e preservam os botões físicos para as principais funcionalidades. Seguindo o conceito Tazuna – que prevê o projeto em torno das necessidades do ser-humano –, o painel é levemente inclinado para o motorista.
Refletindo o propósito sustentável da motorização elétrica, o revestimento em Ultra Suede é produzido com 30% de material de base vegetal e estreia a aplicação de texturas gráficas feitas a laser, uma técnica que aumenta a sensação de luxo na cabine. Também há iluminação indireta com 64 cores personalizáveis e LEDs posicionados para criar camadas sobrepostas de luz e sombra, garantindo um efeito dinâmico com padrões projetados sobre as portas.
Para uma experiência mais cômoda e imersiva, a central multimídia com ampla tela de 14” pode ser controlada pela voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, oferece conectividade para os sistemas Android Auto® e Apple CarPlay®, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson® com 14 alto-falantes. Completam a hospitalidade a bordo as maçanetas eletrônicas e-Latch e o exclusivo teto panorâmico com controle eletrônico de transparência e proteção UV.
No quesito segurança passiva, o novo RZ 500e tem oito airbags: dois para joelhos do motorista e passageiro dianteiro, dois frontais, dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, além de dois de cortina. E o modelo também oferece o sistema Lexus Safety System+ 3.0, bem como uma série de tecnologias de segurança ativa para auxiliar o condutor:
• Sistema de Saída de Faixa (LTA): o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
• Sistema de Mudança de Faixa (LDA): o sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.
• Sistema de Colisão Frontal (PCS): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
• Farol Alto Adaptativo (AHS): acende e apaga parcialmente os LEDs do farol do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.
• Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (DRCC): utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.
• Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
• Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e caso necessário age com frenagem automática enquanto possui velocidade de até 20km/h.
• Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximam por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro é emitido, junto com um alerta visual que se acende no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.
Também há controle de tração e estabilidade com assistência de partida em subida, além de sistema de iluminação lateral (cornering lamp), assistente automático de estacionamento (Intelligent Parking Assist - IPA), Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), sistema Isofix e câmera de visão 360° que completam o pacote de comodidades.
LexusCare e até 10 anos de garantia
A Lexus oferece garantia de até 10 anos ou 200 mil quilômetros para todos os veículos fabricados a partir de 2020 – incluindo seminovos –, uma ação inédita para o segmento premium no Brasil. Sem nenhum custo adicional para os clientes, esse benefício integra o programa LexusCare e reforça o compromisso da marca com qualidade, segurança e confiabilidade.
Para usufruir da extensão de garantia, o proprietário de um veículo Lexus modelo 2020/2020, com menos de 200.000 km (para pessoas físicas) ou 100.000 km (para pessoas jurídicas), deve adequar o veículo ao Plano de Manutenção Periódica em uma concessionária autorizada, logo após o término da garantia básica de 5 anos. Não há nenhuma taxa de adesão, mas é importante que o veículo esteja em conformidade com as condições originais de fábrica.
O programa LexusCare proporciona uma experiência excepcional e exclusiva no segmento premium, com serviços e benefícios padronizados inéditos no Brasil, incluindo pacotes de revisão com os valores mais competitivos do mercado. Dessa forma, a Lexus garante que seus clientes tenham acesso à manutenção de alta qualidade a preços fixos.
A Lexus oferece a assistência 24 horas mais abrangente do mercado de luxo e conta com aproximadamente 90% das peças de reposição disponíveis para pronta-entrega, especialmente as mais solicitadas em casos de colisão, e as demais solicitações são resolvidas em até 25 dias, o prazo mais curto entre as marcas premium.
Atualmente há 14 concessionárias estrategicamente localizadas em algumas das principais cidades do Brasil. São três unidades em São Paulo (SP), além de Alphaville (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES) – e, ainda em 2025, a marca reafirma a presença no mercado brasileiro com a inauguração de uma nova concessionária em Florianópolis (SC).
Preço de Pré-Venda
Lexus RZ 500e - R$ 499.990



Nenhum comentário