![]() |
Divulgação Lecar |
Com previsão para 2026, a marca vai ganhando corpo e seu projeto segue em andamento. Desde que o empresário Flávio Figueiredo de Assis anunciou a chegada da Lecar ao mercado brasileiro, vários entusiastas ficaram animados com a ideia de uma montadora nacional. No entanto, desde então, a marca passou por mudanças e ajustes. Quando o projeto foi divulgado, a ideia inicial era de um veículo elétrico. Imagens do modelo, com design até controverso, foram divulgadas, mas o projeto ainda apresentava uma proposta moderna e futurista. Logo, a marca e seu fundador ficaram conhecidos no Brasil e no exterior como o “Elon Musk brasileiro”.
Trata-se de um projeto ousado e desafiador para o nosso país, mas que vem ganhando forma. Recentemente, o protótipo do Lecar 459 foi apresentado, confirmando que o modelo realmente sairá do papel. Em seguida, a marca anunciou a construção de sua fábrica, que será localizada no Espírito Santo, onde também já está estabelecida outra empresa do empresário, a Lecard.
Agora, já é possível configurar o modelo no site oficial da Lecar e realizar a reserva. No configurador, é possível visualizar as primeiras imagens do veículo, tanto do exterior quanto do interior. Embora em 3D, as imagens já permitem observar os detalhes que o modelo terá. Além disso, é possível ver as opções de cores, informações sobre a motorização e outras personalizações disponíveis.
Design
![]() |
Divulgação Lecar |
O design do Lecar 459 foi bem trabalhado, apresentando um carro harmonioso e futurista, com linhas bem definidas. Os faróis são afilados, com assinatura em LED no meio. O para-choque possui entradas de ar nas extremidades.
Na lateral, o caimento tipo “coupé” da carroceria é bem visível. As rodas terão aro 18, com pneus 225/50, e os freios serão a disco tanto na dianteira quanto na traseira.
Na traseira, destaca-se o design das lanternas em LED, que se conectam de um lado ao outro do veículo.
Motorização
Após mudanças na motorização, que inicialmente seria totalmente elétrica, a marca anunciou que o Lecar 459 será híbrido. O modelo contará com um motor já conhecido no mercado brasileiro: o HR10, um motor 1.0 turbo tricilíndrico, desenvolvido pela Horse, e similar ao utilizado pela Renault no modelo Kwid. Este motor oferece 125 cv e 22,4 kgfm de torque.
No Lecar 459, o motor a combustão não será utilizado para propulsão direta. Em vez disso, ele atuará como gerador de energia para a bateria, acionando-se apenas quando estiver em sua faixa de maior eficiência. Esse sistema tem como objetivo controlar as emissões de gases poluentes.
A marca promete uma bateria de alta eficiência, com autonomia de até 1.000 km.
Sistema ADAS
O Lecar 459 virá equipado com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System), que inclui:
- Permanência em faixa
- Controle de velocidade adaptativo
- Assistência de frenagem de emergência
- Alerta de ponto cego
- Direção semiautônoma
Medidas
O Lecar 459 terá as seguintes dimensões:
- Comprimento: 4.350 mm
- Largura: 1.820 mm
- Entre-eixos: 2.700 mm
Interior
Pelas projeções divulgadas, o interior do Lecar 459 terá um design clean e simplificado, tendência que tem se tornado cada vez mais comum. É possível notar uma tela vertical e estreita para o painel de instrumentos, além de uma tela central grande, que provavelmente concentrará os principais comandos do veículo. O console central será mais alto e simples, com seletor de marchas, carregador por indução e um pequeno compartimento fechado para objetos.
Os bancos terão design tipo concha e haverá saídas de ar condicionado para os passageiros traseiros.
![]() |
Divulgação Lecar |
O configurador oferece três opções de acabamento para o interior: preto, claro e uma tonalidade caramelo. Já as opções de cores externas são preto, branco, vermelho, prata, verde e azul.
Preço e Garantia
O preço do Lecar 459 é de R$ 147.900,00, com 3 anos de garantia e 10 anos de garantia para a bateria.
Por Gustavo Paixão