Moto Morini inaugura nova concessionária em Vitória e acelera expansão no mercado premium de motocicletas

 

Foto: Divulgação 

Após inaugurações no Sul, em São Paulo e na recente entrada no Nordeste brasileiro, Vitória torna-se o próximo marco da estratégia da Moto Morini no Brasil. Com 88 anos de história, a tradicional fabricante italiana de motocicletas premium segue ampliando sua presença no país e inaugura, no dia 9 de dezembro, sua primeira concessionária no Espírito Santo.


A nova unidade, localizada na Avenida Cézar Hilal - 900, Loja 03, Bento Ferreira, em Vitória consolida mais um passo do plano de expansão que vem fortalecendo a marca no mercado nacional e prevê 16 concessionárias até o final de 2026, alinhada ao investimento superior a R$ 250 milhões realizado pela operação brasileira.


Segundo Fabricio Morini, presidente da Moto Morini Brasil, a chegada ao Espírito Santo representa a força de uma marca que tem propósito e visão de longo prazo. “Vitória recebe a Moto Morini em um momento especial da nossa jornada. Cada nova concessionária é um encontro entre a nossa história italiana e a paixão do motociclista brasileiro. A expansão para o Espírito Santo reafirma nossa confiança no país e a certeza de que estamos construindo uma comunidade movida por emoção, autenticidade e o verdadeiro espírito do motociclismo premium.”


O dealer responsável pela nova unidade é Eduardo Spadetto Ramlow, da Du Motors, representante da Kawasaki, SBM e Shineray em Vitória. “Estou há 36 anos no mercado de motociclismo, sou descendente de italianos e a marca Moto Morini tem um conceito que, desde que coloquei minha carta de intenção em ser um investidor na marca, só tive certeza da importância do negócio no Brasil”, destacou Spadetto. Sua entrada na rede Moto Morini reforça a aposta da empresa em parceiros experientes, capazes de acelerar a consolidação da marca no segmento premium capixaba.


Com showroom dedicado, a concessionária de Vitória reforça o movimento nacional que vem destacando o Brasil como um dos pilares estratégicos da operação global da Moto Morini.

Lexus lança RZ 500e, o primeiro elétrico da marca no Brasil, já disponível em Pré-Venda por R$ 499.990

Foto: Divulgação 


 A Lexus anuncia o lançamento do novo RZ 500e, o primeiro veículo totalmente elétrico do portfólio no Brasil. Pioneira em eletrificação no segmento de luxo, a marca reforça seu compromisso com a inovação e a experiência do cliente – bem como diferenciais exclusivos na categoria. Além disso, o modelo oferece a possibilidade de personalização e já está disponível para pré-venda por R$ 499.990.



Além de a prioridade no recebimento do veículo, a partir do segundo trimestre de 2026, os primeiros compradores terão condições exclusivas, como o financiamento pelo Lexus Privilege com taxa de juros a partir de 0% e recompra garantida com pelo menos 80% do valor da FIPE – um benefício pensado principalmente para investidores e clientes com altos rendimentos – ou supervalorização de seminovos da Lexus para a troca no novo RZ 500e.



Todo o desenvolvimento deste produto se concentrou em intensificar o prazer fundamental de dirigir e proporcionar novas experiências de condução. “Não é apenas mais um lançamento, já que o RZ 500e simboliza mais um avanço da marca no Brasil e o compromisso de disseminar todas as tecnologias eletrificadas. Esse modelo foi projetado para atender às necessidades dos clientes, desde aqueles que priorizam a conveniência e a praticidade no dia a dia até quem deseja uma experiência de direção mais envolvente e dinâmica”, explica Nancy Serapião, Head da Lexus no Brasil.



Lexus Driving Signature



Todos os produtos da Lexus são criados, desde o primeiro esboço, para respeitar o Lexus Driving Signature, uma experiência unificada na qual o motorista desfruta conforto, confiança ao volante e controle a todo momento. Para isso, o RZ 500e passou por um extenso processo de desenvolvimento no Centro Técnico da Lexus em Shimoyama, no Japão, sob os cuidados do time de engenheiros da marca, além de pilotos profissionais para ajustes finos.



Construído sobre uma plataforma exclusiva para veículos elétricos, batizada e-TNGA, o modelo se favorece da posição da bateria, instalada entre os eixos e sob o assoalho, e pelo uso do próprio conjunto como parte da estrutura. Técnicas avançadas de construção, incluindo laser peening e soldagem a laser, também contribuem para aumentar a robustez da carroceria, junto ao uso extensivo de adesivos de alta resistência e espuma de alta rigidez.



“Queremos mostrar que, se tratando de um veículo elétrico, não é apenas sobre vender novos carros, mas também de oferecer diferentes experiências por meio da tecnologia e eletrificação”, explica Shinya Ito, engenheiro-chefe do projeto. “Não estamos fazendo um veículo elétrico; nós estamos fazendo um Lexus. Esse é o ponto de partida”, completa o executivo.




Powertrain eficiente e divertido

 


No novo RZ 500e, todo o conjunto mecânico foi projetado para oferecer qualidade, praticidade e prazer ao dirigir. Exemplo disso são os novos eAxle, como são chamados os motores em cada eixo, que estão mais eficientes para reduzir as perdas de energia e, também, mais potentes, com até 167 kW cada. Além disso, há uma nova bateria de íons de lítio com sistema de refrigeração líquida e capacidade de 77 kWh, o que favorece a entrega de desempenho.



Em ambos os motores, o sistema de lubrificação foi reprojetado para eliminar a necessidade de bombas mecânicas, enquanto o inversor passou utilizar semicondutores de carbeto de silício, que contribuem para melhor eficiência. Além disso, houve uma redução de peso e de tamanho do rotor, enquanto uma nova disposição dos imãs permite alcançar regimes mais altos de rotação e as bobinas do estator redesenhadas reduzem o consumo de energia.



Como resultado, o modelo entrega 381 cv de potência e 26,9 kgfm de torque instantâneo em cada eixo, o que permite cumprir de zero a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Na prática, o motorista tem à disposição acelerações mais fortes e respostas mais rápidas em uso cotidiano, com autonomia urbana de 600 km no ciclo europeu WLTP. Por sua vez, a recarga tem capacidade de até 150 kW em carregadores rápidos (DC) e chega a 80% de bateria em 30 minutos.



Tração integral DIRECT4

 


Para garantir uma experiência ainda mais prazerosa ao volante, o novo RZ 500e é equipado com o sistema de tração integral DIRECT4, que controla automaticamente a distribuição de potência entre os eAxles dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de condução e com as ações do motorista, aprimorando ainda mais a capacidade de tração e a estabilidade.



Nas arrancadas e em acelerações em linha reta, a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro varia de 60:40 a 0:100, o que reduz as movimentações longitudinais da carroceria e proporciona uma sensação de aceleração mais direta. Já no modo de condução Range, focado na eficiência, o equilíbrio de força entre os eixos é mantido sempre em 50:50.



Em curvas, a proporção é otimizada entre 80:20 e 0:100, conforme a velocidade e o ângulo de esterçamento. Desta forma, mais potência é direcionada ao eixo dianteiro para garantir um giro suave. Na saída, por sua vez, a distribuição de torque segue a carga aplicada a cada roda, mantendo o equilíbrio do veículo e permitindo uma aceleração contínua. Como resultado, o RZ 500e permite uma condução mais envolvente e maior precisão na trajetória.



Design com exclusividade



O desenho do Lexus RZ 500e reforça a sensação do centro de gravidade mais baixo e favorece a aerodinâmica sem afetar as formas elegantes da carroceria. Como uma evolução da tradicional grade Spindle Grille, o modelo adota o conceito Spindle Body, com linhas em formato de ampulheta que se integram capô e paralamas para garantir a identidade da marca. Já os faróis exibem uma nova assinatura, com destaque para os indicadores de direção.



Nas laterais, os vincos se estendem até a traseira, onde o teto de caimento suave – ao estilo SUV cupê – destaca a grande lanterna horizontal com emblema integrado da Lexus. Também chamam a atenção as rodas de liga leve de 20 polegadas, que, para o mercado brasileiro, terão acabamento diamantado, o que adiciona ainda mais refinamento e exclusividade.



Disponível em dez diferentes opções de cores externas, a novidade é oferecida nos tons Branco Pérola, Cinza Cromo, Prata Iridium, Preto Grafite, Azul Eter, Bronze, além de permitir, pela primeira vez no portfólio da marca para o País, a escolha do teto contrastante em preto em quatro combinações, elevando o nível de personalização disponível ao cliente. Para o interior, há três cores de revestimento: Azul, Caramelo e Chumbo.




Omotenashi a bordo



Por natureza, um veículo silencioso, mas a Lexus foi além para garantir que a cabine do RZ 500e seja o mais bem isolada possível de ruídos e vibrações, possibilidade um ambiente calmo, confortável e acolhedor – em linha com a filosofia Omotenashi, de hospitalidade genuína. Para isso, foram adotadas melhorias específicas, inclusive no compartimento de malas.



Entre as soluções, o modelo recebeu isolamento acústico no piso, atrás dos bancos traseiros, e um novo adesivo de alta dissipação no assoalho, capaz de reduzir vibrações. Há também uma nova capa de resina sob o acabamento frontal e materiais de isolamento acústico de alto desempenho nos revestimentos internos, guarnições e na porta traseira. Mesmo a cobertura do porta-malas recebeu uma camada adicional de feltro para a redução de ruídos.



Essas melhorias se somam a medidas mais profundas para combater ruído e vibração, como o fechamento completo no capô, inclusão de espuma de absorção de vibrações nas colunas dianteiras e centrais, além de vidro acústico nas portas dianteiras e traseiras. Já a vibração proveniente dos motores foi reduzida com um novo coxim de alta dissipação.



Cabine requintada



Assim como os demais modelos da Lexus, o RZ 500e foi projetado de dentro para fora, priorizando ergonomia, conforto e tecnologia intuitiva. Todos os comandos estão posicionados de forma estratégica para facilitar a experiência do motorista e preservam os botões físicos para as principais funcionalidades. Seguindo o conceito Tazuna – que prevê o projeto em torno das necessidades do ser-humano –, o painel é levemente inclinado para o motorista.



Refletindo o propósito sustentável da motorização elétrica, o revestimento em Ultra Suede é produzido com 30% de material de base vegetal e estreia a aplicação de texturas gráficas feitas a laser, uma técnica que aumenta a sensação de luxo na cabine. Também há iluminação indireta com 64 cores personalizáveis e LEDs posicionados para criar camadas sobrepostas de luz e sombra, garantindo um efeito dinâmico com padrões projetados sobre as portas.



Para uma experiência mais cômoda e imersiva, a central multimídia com ampla tela de 14” pode ser controlada pela voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, oferece conectividade para os sistemas Android Auto® e Apple CarPlay®, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson® com 14 alto-falantes. Completam a hospitalidade a bordo as maçanetas eletrônicas e-Latch e o exclusivo teto panorâmico com controle eletrônico de transparência e proteção UV.



Lexus Safety System+ 3.0



No quesito segurança passiva, o novo RZ 500e tem oito airbags: dois para joelhos do motorista e passageiro dianteiro, dois frontais, dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, além de dois de cortina. E o modelo também oferece o sistema Lexus Safety System+ 3.0, bem como uma série de tecnologias de segurança ativa para auxiliar o condutor:



• Sistema de Saída de Faixa (LTA): o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.



• Sistema de Mudança de Faixa (LDA): o sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.



• Sistema de Colisão Frontal (PCS): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).



• Farol Alto Adaptativo (AHS): acende e apaga parcialmente os LEDs do farol do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.



• Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (DRCC): utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.



• Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.



• Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e caso necessário age com frenagem automática enquanto possui velocidade de até 20km/h.



• Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximam por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro é emitido, junto com um alerta visual que se acende no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.



Também há controle de tração e estabilidade com assistência de partida em subida, além de sistema de iluminação lateral (cornering lamp), assistente automático de estacionamento (Intelligent Parking Assist - IPA), Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), sistema Isofix e câmera de visão 360° que completam o pacote de comodidades.



LexusCare e até 10 anos de garantia



A Lexus oferece garantia de até 10 anos ou 200 mil quilômetros para todos os veículos fabricados a partir de 2020 – incluindo seminovos –, uma ação inédita para o segmento premium no Brasil. Sem nenhum custo adicional para os clientes, esse benefício integra o programa LexusCare e reforça o compromisso da marca com qualidade, segurança e confiabilidade.



Para usufruir da extensão de garantia, o proprietário de um veículo Lexus modelo 2020/2020, com menos de 200.000 km (para pessoas físicas) ou 100.000 km (para pessoas jurídicas), deve adequar o veículo ao Plano de Manutenção Periódica em uma concessionária autorizada, logo após o término da garantia básica de 5 anos. Não há nenhuma taxa de adesão, mas é importante que o veículo esteja em conformidade com as condições originais de fábrica.



O programa LexusCare proporciona uma experiência excepcional e exclusiva no segmento premium, com serviços e benefícios padronizados inéditos no Brasil, incluindo pacotes de revisão com os valores mais competitivos do mercado. Dessa forma, a Lexus garante que seus clientes tenham acesso à manutenção de alta qualidade a preços fixos.



A Lexus oferece a assistência 24 horas mais abrangente do mercado de luxo e conta com aproximadamente 90% das peças de reposição disponíveis para pronta-entrega, especialmente as mais solicitadas em casos de colisão, e as demais solicitações são resolvidas em até 25 dias, o prazo mais curto entre as marcas premium.



Atualmente há 14 concessionárias estrategicamente localizadas em algumas das principais cidades do Brasil. São três unidades em São Paulo (SP), além de Alphaville (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES) – e, ainda em 2025, a marca reafirma a presença no mercado brasileiro com a inauguração de uma nova concessionária em Florianópolis (SC).



Preço de Pré-Venda


Lexus RZ 500e - R$ 499.990

Baixo consumo, robustez e conforto se destacam em operações dos caminhões DAF no Norte e Nordeste do país

 

Foto: Divulgação 


O crescimento econômico das regiões Norte e Nordeste do país nos últimos anos impulsionou a expansão da marca DAF em seus estados, hoje com 25 pontos de atendimento. Os caminhões da marca, especialmente a linha XF, vêm apresentando alta performance nas operações nortistas e nordestinas, com destaque para o baixo consumo, robustez e conforto, segundo a opinião da Transportadora Frilem, Guerra Transportes, Flor Agropecuária, Hiperhaus e AlfaTrans.

 


“Ao longo dos últimos anos expandimos a nossa presença no Norte e Nordeste do Brasil, mirando o crescimento do mercado de transporte rodoviário de cargas nos estados e as excelentes transportadoras que atendem às regiões. São operações muitas vezes severas, que exigem muito dos caminhões, nas quais nossos produtos apresentam ótimo desempenho. Essa confiança das empresas no DAF XF impulsionou nossa participação de mercado local, que atualmente representa 17% das vendas da marca”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

 


Transportadora Frilem

 


No setor alimentício, o modelo demonstra eficiência tanto no transporte de gado quanto no de carnes refrigeradas e congeladas. Na Transportadora Frilem, localizada na Bahia, o consumo tem sido o grande destaque no dia a dia. “Nosso volume de entregas tem aumentado e o DAF XF nos atendeu muito bem nesse momento de expansão. Com este veículo, conseguimos uma boa média de consumo. Quando está atrelado a câmaras frias em trechos asfaltados, a média é excelente, chega a passar de 2,6 km/l”, afirma Márcia Tamara, Gerente de Logística da Frilem.

 


Guerra Transportes

 


Já a Guerra Transportes, que circula entre os estados do Maranhão, Tocantins e Pará, ressalta as questões tecnológicas do DAF XF. Em percursos que combinam estradas de terra e rodovias, a simplicidade tecnológica do veículo contribui para a manutenção e confiabilidade, garantindo disponibilidade mesmo em condições severas. A frota da companhia percorre rotas bastante desafiadoras, o que demandou um modelo robusto para suportar todas essas operações. Henrique Mamédio, proprietário da transportadora, destaca a facilidade de operação do XF que, apesar das tecnologias embarcadas, conta com sensores que tornam o dia a dia mais simples e a manutenção mais eficiente. O empresário reforça ainda que, em épocas de chuvas, as operações ficam mais delicadas, mas o DAF XF consegue atender plenamente às expectativas.

 


Flor Agropecuária

 


Para operações que envolvem gado vivo, insumos agrícolas e materiais como calcário e brita, o modelo oferece custo-benefício competitivo, manutenção acessível e desempenho adaptado a longas distâncias. De acordo com Jovelina Moura, proprietária da Flor Agropecuária, “o DAF XF se destaca justamente por aliar economia operacional e facilidade de serviços, atendendo de forma eficiente às demandas do setor em que a empresa atua”.

 


Hiperhaus Indústria e Transporte

 


Transportando cargas de até 49 toneladas, o DAF XF comprova resistência e eficiência em rotas que conectam Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas aos portos do Arco Norte, viabilizando o escoamento da produção agrícola nacional. A Hiperhaus Indústria e Transporte destaca que a robustez do modelo é essencial para a precisão do trabalho. Segundo Luiz Müller, Diretor Executivo da empresa, a operação exige caminhões fortes, econômicos para percorrer grandes distâncias e robustos para enfrentar estradas de má qualidade, pontos nos quais o DAF apresenta um bom equilíbrio.

 


AlfaTrans

 


O desempenho em operações interestaduais, com foco em algodão, grãos, fertilizantes e cargas industriais, reforça a confiabilidade do modelo. A AlfaTrans, sediada na Bahia, avalia o conforto do DAF XF, com destaque para o amplo espaço interno, a ergonomia dos comandos do painel, a boa postura de condução, os baixos níveis de ruído e a geladeira de 42 litros, que garante praticidade nas longas viagens. Além disso, o pós-vendas da marca tem sido um diferencial para a transportadora. "Já utilizamos o suporte da Rede DAF e tivemos uma experiência muito positiva. O atendimento foi ágil, eficiente e tecnicamente qualificado, contribuindo para a rápida retomada da operação e reforçando nossa confiança na marca”, explica Lucas Cruz, Diretor de Operações da AlfaTrans.

 


O PIB de ambas as regiões tem previsão de crescimento acima da média do país em 2026, quando a DAF deve expandir ainda mais sua presença, com a abertura de mais uma concessionária no Pará

Nissan revela mundialmente no Brasil o seu SUV Nissan Kait

Foto: Divulgação 


Pronto para ocupar um lugar de destaque na linha Nissan e na

preferência dos clientes que buscam um SUV que alia modernidade com atributos já reconhecidos e confiáveis da

linha de modelos fabricados no país, o Nissan Kait, foi revelado mundialmente hoje. O carro, que já começou a ser

produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Brasil, surge com design expressivo, excelente espaço

interno, muita tecnologia e um conjunto mecânico com eficiência e reputação comprovadas.

A primeira aparição pública do Nissan Kait foi realizada em um evento para cerca de 400 convidados na cidade de

São Paulo, no Brasil. Nele, a Nissan confirmou que o novo modelo dá sequência à chegada ao mercado da nova

geração de SUVs da marca, iniciada com o lançamento do novo Nissan Kicks. Como parte dessa estratégia, a empresa

também anunciou que, no fim de 2026, iniciará no país as vendas do emblemáVco uVlitário esporVvo Nissan X-Trail,

equipado com a inovadora tecnologia e-POWER, já reconhecida por clientes de vários países da América LaVna e que

garante a tração 100% elétrica do carro com a flexibilidade de abastecimento em postos de combus`veis tradicionais.

O Nissan Kait chega esse mês em todas as concessionárias da marca no Brasil e, em seguida, passa a ser

comercializado em vários outros países da América LaVna. Com isso, os clientes da região serão os primeiros a

conhecerem o modelo, que tem dimensões que o fazem se posicionar como uma opção diferenciada para quem

busca espaço interno, qualidade e bom nível de equipamentos no segmento de SUVs compactos. São 4,30 m de

comprimento, 1,76 m de largura, 2,62 m de entre-eixos e um porta-malas com capacidade para 432 litros de carga.

Assim, o Nissan Kait se soma ao novo Nissan Kicks e complementa a renovada oferta de produtos da marca no

segmento de SUVs no mercado, garanVndo diferentes opções de escolha para os clientes no país.

“O projeto do Nissan Kait se vale da experVse mundial da Nissan no desenvolvimento de SUVs para integrar soluções

que atendem aos consumidores da América LaVna, reforçando nossa parVcipação nesse compeVVvo e crescente

segmento. É um carro que temos a honra de produzir e comercializar primeiro no Brasil e na América LaVna e tenho

certeza de que vai conquistar os clientes de toda a nossa região. Herdando de nossa plataforma campeã de vendas

os principais elementos de robustez, reparabilidade e qualidade”, afirmou durante o evento de apresentação mundial

do veículo, Guy Rodríguez, presidente da Nissan América LaVna.

O Nissan Kait é o segundo SUV anunciado como parte do invesVmento de R$ 2,8 bilhões para o Brasil – o primeiro

foi o novo Nissan Kicks. Um montante que permiVu a transformação do já moderno Complexo Industrial de Resende,

que recebeu novos equipamentos, novos postos de trabalho e robôs, além de adotar vários novos e inovadores

processos de manufatura. O lançamento do novo carro representa, ainda, a consolidação da unidade industrial como

hub de exportação, já que a previsão é de que o Nissan Kait seja enviado para mais de 20 países.






Imprensa Nissan