OMODA 5 e 7 híbridos são apresentados oficialmente no Brasil e parte de R$ 159.990



 O Top Motors esteve presente no evento da Omoda para conhecer de perto os SUVs que prometem redefinir o conceito de design e tecnologia no segmento, os Omoda 5 e 7 Híbridos — e que ainda contou com a presença especial da nova embaixadora da marca, a atriz Bruna Marquezine.

Após o sucesso da OMODA & JAECOO no mercado brasileiro, a fabricante inicia um novo capítulo com a chegada das versões híbridas de seus modelos. Inspirados na filosofia global “Art in Motion”, os veículos traduzem um conceito que une estética futurista, proporções dinâmicas e um forte impacto visual.

Design ousado e filosofia “Art in Motion”

O Omoda 5 impressiona pelas linhas esportivas e modernas. Sua grade frontal integrada, acompanhada pela assinatura luminosa em LED em formato de lâminas, reforça a identidade tecnológica e ousada do SUV. O perfil coupê e o spoiler em dupla camada transmitem esportividade e movimento, mesmo quando o veículo está parado.
Foto: Gustavo Lopes/Omoda 7


Já o Omoda 7 leva a filosofia da marca a outro nível, com grade dianteira sem bordas, faróis full LED de assinatura inteligente e lanternas ultrafinas com efeito relâmpago. A lateral exibe maçanetas semiescondidas e proporções fluidas que reforçam a aerodinâmica. No interior, o destaque é o painel suspenso com iluminação ambiente em 256 cores, que entrega um ambiente tecnológico e sofisticado.

Interior de vanguarda e experiência digital

Os novos Omoda são verdadeiras vitrines de inovação. O Omoda 5 híbrido traz uma tela dupla curva de 24,6 polegadas, integrando painel digital e multimídia. O sistema, impulsionado pelo chip Qualcomm 8155, oferece resposta rápida, gráficos em alta definição e comandos de voz multifuncionais.

O Omoda 7 híbrido, por sua vez, é um show à parte. Equipado com tela deslizante de 15,6 polegadas em resolução 2.5K, tecnologia inédita no Brasil, o SUV também conta com head-up display (HUD), sistema de som premium com 12 alto-falantes, fragrância inteligente e assentos esportivos com ventilação, aquecimento e massagem — um pacote que o coloca em patamar de modelos de luxo.

Em segurança, ambos trazem um conjunto completo de sistemas ADAS, com até 19 funções de assistência à condução, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e o inovador chassi transparente com visão 540°, que permite visualizar obstáculos ao redor e sob o veículo.

Híbridos eficientes e potentes

Além do design marcante, os novos Omoda 5 e 7 chegam ao país com mecânica híbrida inteligente, que combina desempenho e eficiência energética. O Omoda 5 oferece uma condução suave e silenciosa, mesclando o conforto do modo elétrico com a potência de um motor turboalimentado, alcançando autonomia superior a 1.000 km.

Foto: Gustavo Lopes / Omoda 5


“O Omoda 5 é um SUV moderno que combina dois mundos: o rodar suave de um elétrico com a força de um híbrido turbo. Já o Omoda 7 representa a vanguarda da sofisticação e da tecnologia — um símbolo do padrão de qualidade que imprimimos globalmente”, destacou Leandro Teixeira, Head de Produto da OMODA & JAECOO no Brasil.


Propulsores potentes e eficiente

O Omoda 5 conta com motor 1.5 TGDI de 224 cv combinado com motor elétrico. Separadamente esse números ficam 135 cv com motor a combustão e 204 no elétrico, com 30,1 kgfm. Segundo o inmetro, o Omoda 5 faz 15,1 km/l na cidade e 13,2 na estrada. 
Já o Omoda 7, ele também conta com o motor 1.5 TGDI de 135 cv com motor a combustão e 204 no elétrico. Combinado ele sai com 279 cv de potência e 37,2 kgfm.  Seu consumo fica em 14 km/l na cidade segundo o Inmetro.


Bruna Marquezine, a nova embaixadora da OMODA

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação oficial de Bruna Marquezine como nova embaixadora da OMODA no Brasil. A atriz, reconhecida por sua trajetória de sucesso e por representar autenticidade e inovação, simboliza perfeitamente o espírito da marca.
“Bruna representa a fusão entre arte, movimento e estilo — os mesmos valores que guiam o design e a filosofia da OMODA. É uma parceria que reforça nosso compromisso com o público brasileiro”, destacou a montadora durante a cerimônia.


Expansão e consolidação da marca

A OMODA & JAECOO já ultrapassou 600 mil unidades vendidas em todo o mundo e segue ampliando sua atuação no Brasil. Atualmente, a rede conta com mais de 50 concessionárias em 17 estados, e a expectativa é chegar a 80 pontos até o final do ano, consolidando-se entre as marcas que mais crescem no país.

Segundo Mário Paziani, diretor comercial da OMODA & JAECOO Brasil, o foco é oferecer uma experiência completa: “Queremos garantir excelência desde a compra até o pós-venda. Nosso objetivo é estar entre as dez marcas mais vendidas do Brasil até 2026.”




Na pista 

A marca levou os jornalistas até o Haras Tuiuti para testar a perfomance dos modelos. Iniciei o teste com o Omoda 7, o SUV maior marca bastante presença, sua linhas são mais fluídas, deixando ele mais elegante. Na pista deu pra sentir que o foco dele é o conforto, ele trás a suspensão mais macia, típico de SUV de seu porte. Apesar de ser híbrido, ele trás mais isolamento acústico, é imperceptível o ruído do motor, até mesmo na condução do veículo.

Já o Omoda 5, ele trás o mesmo design do modelo elétrico, tem mais cortes em seu desenho, deixando ele mais moderno. Na condução, sentir ele mais na mão em comparação ao 7. Isso por conta do seu tamanho, trata-se de um SUV “compacto”. No caso do 5, sentir mais as vibrações do motor, o que te deixa com vontade de acelerar e ver os 224 cv atuarem. 

A marca acertou com esses novos modelos, acredito que terá uma boa saída, até então porque chegou bem agressivo com seus preços, confira: 

Omoda 5 híbrido chega para em duas versões, a Luxury que parte de R$ 159.990 e a Prestige por R$ 184.990. 
O Omoda 7 híbrido chega com as mesmas verões que variam de R$ 254.990 a R$ 279.990.


Novo Porsche 911 GT3 estreia no mercado brasileiro

 

Foto: Divulgação

A Porsche está realizando as primeiras entregas do novo GT3 neste mês. A versão esportiva radicalmente apropriada para uso em pista faz sua estreia no mercado brasileiro por R$ 1.620.000, depois de ter sido anunciada em pré-vendas desde janeiro deste ano.


Desde sua introdução em 1999, o 911 GT3 tem oferecido a combinação definitiva de genes de corrida e praticidade para o dia a dia. Para comemorar seu 25º aniversário, o novo modelo está sendo simultaneamente em duas versões pela primeira vez: como um carro esportivo voltado para a pista com uma asa traseira e como uma versão mais discreta com o pacote Touring.

O coração de ambos os modelos é o motor boxer aspirado de 4,0 litros com 375 kW (510 cv) e 450 Nm. Entre as novidades está o pacote Weissach, disponível pela primeira vez no 911 GT3, oferecendo ainda mais desempenho para o uso em pista. Além disso, o carro esportivo traz mais equipamentos de série e outras opções que aumentam ainda mais sua esportividade e possibilidades de personalização.

911 GT3 com design moderno
Os novos modelos 911 GT3 apresentam um design aprimorado na parte dianteira e traseira, bem como aerodinâmica adaptada. Em ambas as versões, o difusor frontal retrabalhado, a forma refinada do lábio do spoiler e as aletas modificadas no assoalho aumentam a pressão aerodinâmica e otimizam o fluxo de ar. Os faróis de LED Matrix redesenhados, disponíveis no 911 GT3 com um anel de destaque branco opcional, combinam todas as funções de iluminação do 911 e eliminam a necessidade de luzes adicionais no para-choque dianteiro. Isso permite uma área de entrada de ar ampliada e um visual claramente estruturado. Na parte traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram redesenhados. A asa traseira do 911 GT3 tem novas lâminas laterais anguladas.

A suspensão traz soluções empregadas pela primeira vez no Porsche 911 GT3 RS (992). O 911 GT3 também oferece agora braços de suspensão aerodinamicamente desenvolvidos com perfil de gota d’água no eixo dianteiro de duplo braço. Eles aumentam a pressão aerodinâmica no arco da roda em altas velocidades e melhoram o resfriamento dos freios. Para garantir que o equilíbrio da força descendente entre os eixos dianteiro e traseiro seja mantido, mesmo ao frear em altas velocidades, os engenheiros reduziram o movimento de inclinação da carroceria (antidive). No novo 911 GT3, o pivô esférico do braço de arrasto inferior foi posicionado mais baixo no eixo dianteiro para facilitar isso.

O 911 GT3 vem de série com pneus esportivos 255/35 ZR 20 (dianteiro) e 315/30 ZR 21 (traseiro), com melhor aderência em piso molhado; opcionalmente, estão disponíveis pneus de pista aprovados para uso em vias públicas.

Pacote Touring disponível desde o lançamento e ainda mais personalizável
Com a mudança de modelo, a Porsche está definindo as variantes do 911 GT3 de forma ainda mais clara. Pela primeira vez, o popular pacote Touring estará disponível logo no lançamento. A designação "Pacote Touring" remonta a uma variante de equipamento do 911 Carrera RS 2.7 de 1973. Ele faz parte do programa GT3 desde 2017. É ainda mais distinto no novo 911 GT3, como refletido no logotipo “911 GT3 Touring” na grade da tampa traseira. O 911 GT3 com pacote Touring dispensa a asa fixa, preservando assim a linha elegante e atemporal do 911. Um spoiler traseiro retrátil com uma borda de corte, a famosa aba Gurney, e novos apêndices proporcionam equilíbrio aerodinâmico.

O interior oferece um acabamento em couro de alta qualidade e um ambiente esportivo clássico. Pela primeira vez, a opção de banco traseiro está disponível como opção para o 911 GT3 com pacote Touring, aumentando sua usabilidade.

O ajuste da sua pensão difere-se do 911 GT3, privilegiando o uso em vias públicas. Isso permite que o carro esportivo proporcione máximo prazer de condução em estradas sinuosas. “Particularmente em estradas sinuosas, você pode sentir claramente que a direção está ainda melhor ajustada do que a do seu antecessor”, diz Walter Röhrl, embaixador da marca Porsche. “Ela transmite ainda mais confiança no carro porque responde de forma mais calma a partir da posição central, sem perder sua característica direta”.

Leveza por toda parte
Seu baixo peso total contribui para o manuseio ágil e direto do 911 GT3. O novo 911 GT3 aposta inteiramente no design leve. Uma nova roda leve de alumínio prateada reduz as massas não suspensas em mais de 1,5 kg em comparação com o modelo anterior. Opcionalmente, rodas de magnésio estão disponíveis com o pacote Weissach ou o pacote leve. Elas economizam nove quilos. Uma nova bateria leve de íon-lítio de 40 Ah reduzem o peso em mais cerca de quatro quilos. Na configuração mais leve, o novo 911 GT3 pesa apenas 1.420 quilos.

Foto: Divulgação




Relação de marchas 8% mais curta
O motor aspirado de 4,0 litros do novo 911 GT3 foi projetado para atender às normas de emissões atuais, significativamente mais rigorosas, e equipado com dois filtros de partículas e quatro catalisadores. Mesmo com esse sistema de controle de emissões, o esportivo continua entregando um som cativante. A potência do motor boxer de seis cilindros foi mantida por meio de uma série de medidas de otimização. As cabeças dos cilindros foram revisadas, e os eixos de comando mais afiados do 911 GT3 RS proporcionam um desempenho ainda mais dinâmico na faixa superior de rotação do motor. Além disso, válvulas de aceleração individuais otimizadas e resfriadores de óleo otimizados são usados.

O motor boxer continua a entregar 375 kW (510 cv). Isso significa que cada quilowatt do motor naturalmente aspirado só precisa mover 3,8 quilos (2,8 kg/cv) na configuração de veículo mais leve. Além disso, tanto a transmissão de dupla embreagem de 7 marchas (PDK) quanto a transmissão manual GT de 6 marchas possuem uma relação final de transmissão 8% mais curta em comparação com o modelo anterior. Ambas as opções de câmbio estão disponíveis para o 911 GT3 e para o 911 GT3 com pacote Touring. O novo 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos com PDK e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h (câmbio manual: 3,9 s; 313 km/h).

“Na pista, o novo 911 GT3 está ainda mais preciso, pois permanece mais estável e lida melhor com solavancos e ao passar por zebras graças à otimização do amortecimento”, diz Jörg Bergmeister, embaixador da marca. “O sistema anti-dive reduz perceptivelmente o movimento de inclinação ao frear. Como resultado, o equilíbrio do carro permanece significativamente mais consistente em todas as condições.”

Assento esportivo tipo concha leve e inovador
Para o novo 911 GT3, um novo assento esportivo leve com encosto rebatível e concha do assento feita de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) está disponível como opção. O assento é equipado com um airbag de tórax integrado, ajuste elétrico de altura e ajuste longitudinal manual; um aquecedor de assento de três estágios está disponível como opção. Parte do acolchoamento do encosto de cabeça pode ser removida, o que melhora a ergonomia para a maioria dos motoristas ao usar um capacete em circuitos. A função de rebatimento do encosto, que é ativada por meio de uma alça, permite o acesso ao sistema de banco traseiro opcional oferecido pela primeira vez no 911 GT3 com pacote Touring. Como alternativa, é possível encomendar os assentos esportivos adaptativos Plus com ajuste elétrico em 18 direções.

O cockpit padrão preto de dois lugares no novo 911 GT3 é baseado no design dos modelos 911 atuais. Ao contrário dos modelos Carrera, no entanto, o 911 GT3 não é ligado por um botão, mas ainda possui um interruptor de ignição rotativo. Uma gaiola de proteção contra capotamento opcional demonstra a proximidade com o automobilismo. O painel de instrumentos digital no centro apoia o motorista com um display e conceito de controle claramente estruturados. Graças ao esquema de cores contrastantes, o conta-giros e o cronômetro podem ser lidos rapidamente. O modo de exibição "Track Screen" reduz as exibições digitais à esquerda e à direita do tacômetro para dados-chave sobre pneus, óleo, água e combustível e indica o momento ideal para troca de marchas ao motorista por meio de uma luz de troca. Se desejado, o display do tacômetro pode ser rotacionado para que a rotação de corte de 9.000 rpm fique na marca de 12 horas.


Pacotes individuais para o 911 GT3 e 911 GT3 Touring
A Porsche oferece vários pacotes de equipamentos para o novo 911 GT3. Com o pacote Weissach disponível pela primeira vez, o 911 GT3 torna-se ainda mais preparado para uso em circuitos. A barra estabilizadora, os braços de acoplamento e o painel de cisalhamento no eixo traseiro são feitos de CFRP, assim como o teto, as placas laterais da asa traseira, a concha superior do espelho exterior, o triângulo do espelho e as lâminas de ar na área frontal. Estofamentos adicionais de couro e Race-Tex aprimoram o visual do interior. Pela primeira vez, a parte superior do painel do 911 GT3 é coberta com o material antirreflexo Race-Tex. As alças das portas de CFRP e redes de armazenamento otimizam os painéis das portas para um design leve. Uma gaiola de fibra de carbono e rodas leves forjadas de magnésio estão disponíveis como opções.

Para o 911 GT3 com pacote Touring, a Porsche oferece o pacote leve. Aqui, o teto pintado na cor exterior, assim como a barra estabilizadora, os braços de acoplamento e o painel de cisalhamento no eixo traseiro, são feitos de CFRP. As rodas leves forjadas de magnésio e os painéis das portas leves também fazem parte do pacote. Em conjunto com a caixa de câmbio esportiva GT de 6 marchas padrão, é utilizada a alavanca de câmbio encurtada do 911 S/T. Na frente da alavanca de câmbio, uma placa com a inscrição "Leichtbau" indica a presença do pacote.

Para o 911 GT3 com asa traseira, o pacote Clubsport para uso em pista está disponível sem custo adicional. Ele inclui uma gaiola de aço aparafusada na parte traseira, um cinto de 6 pontos para o motorista e um extintor de incêndio de acionamento manual. Os assentos esportivos leves opcionais são um pré-requisito para a inclusão do pacote leve.

“O novo 911 GT3 se tornou ainda mais emocionante e individual. Nós nos aprofundamos em uma riqueza de detalhes e demos a ele muitos recursos que nossos clientes queriam. Isso permite que o GT3 seja adaptado ainda mais especificamente ao propósito ou às preferências do motorista”, diz Andreas Preuninger, chefe da linha GT.














Fonte: Imprensa Porsche

OnStar lança serviço de emergência para pets

Foto: Divulgação


 O Brasil é hoje o terceiro maior mercado pet do mundo, com cerca de 160 milhões de animais de estimação, o equivalente a 1,6 pet por residência, segundo dados de entidades de classe.


Animais de estimação deixaram o quintal e passaram a ocupar o centro da vida familiar, acompanhando seus tutores em passeios, viagens e deslocamentos diários. Atenta a essa transformação, a Chevrolet apresenta o Serviço OnStar de Emergência para Pets, um recurso inédito entre as montadoras no país.


Pioneira em conectividade veicular, a marca amplia o conceito de segurança do OnStar ao oferecer atendimento especializado e coordenação de socorro veterinário em situações de risco envolvendo cães e gatos a bordo.

 

O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para assinantes dos planos Protect & Connect em veículos Chevrolet equipados com módulo compatível. Em caso de emergência, o motorista pode acionar o botão vermelho de SOS no interior do veículo ou utilizar o aplicativo myChevrolet.


Nessas situações, a central OnStar, que conta com atendentes especializados e infraestrutura de resposta em tempo real, coordena o acionamento de socorro veterinário, orienta o usuário e permanece em contato até que o atendimento adequado seja garantido.

 

O aplicativo myChevrolet também permite controlar o ar-condicionado remotamente, localizar o veículo em tempo real e travar ou destravar portas à distância, oferecendo mais tranquilidade ao tutor em situações rápidas e imprevistas.


Em ocasiões específicas, como quando o motorista precisa se ausentar por alguns minutos em um local que não permite a entrada de animais, o sistema pode ajudar a manter o veículo climatizado e trancado, garantindo conforto térmico e segurança ao pet, sempre sob supervisão constante do dono.


A função também pode ser usada para pré-resfriar o interior do carro antes do embarque, especialmente útil para animais sensíveis ao calor ou em dias de temperatura elevada. O serviço já é contemplado em outros mercados estratégicos para a Chevrolet.


Um dos casos mais emblemáticos é o do cão Snickers, que foi atacado por um animal selvagem enquanto brincava em uma zona rural dos Estados Unidos. Ao encontrá-lo ferido, inclusive no pescoço, o dono recorreu ao OnStar para localizar um veterinário de plantão o mais rápido possível e receber orientações de primeiros socorros durante o trajeto.


De acordo com o tutor, a intermediação da central foi crucial naquele momento para garantir atendimento imediato e aumentar as chances de recuperação do animal.
 

Segurança e conectividade em expansão

O lançamento do serviço de emergência para pets no Brasil reforça o papel do OnStar como o maior sistema de conectividade veicular da América do Sul, com mais de 1 milhão de veículos conectados na região.


Em dez anos de operação, a tecnologia já realizou mais de 21 milhões de operações remotas, superou 90% de taxa de recuperação veicular em casos de roubo e contribuiu para salvar pelo menos uma vida por dia por meio dos protocolos automáticos de emergência.

 

“O OnStar é muito valorizado por famílias que reconhecem na conectividade avançada uma forma de trazer mais tranquilidade ao dia a dia. Essa nova funcionalidade nasce exatamente dessa percepção, de que os pets também são membros da família e merecem o mesmo cuidado e proteção oferecidos aos demais ocupantes do veículo”, afirma Jaime Gil Toledo, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

 

O carinho da Chevrolet com os animais de estimação vai além da conectividade. A marca oferece uma linha completa de acessórios originais para pets, com itens como cadeirinha, guia retráteis de passeio, extensor do cinto de segurança e caixas de transporte certificadas, desenvolvidos para proporcionar máximo conforto e segurança durante as viagens.


Essa atenção também está presente no projeto dos veículos Chevrolet, que consideram o transporte de pets desde a fase de concepção, com sistemas de climatização eficientes e saídas de ar-condicionado traseiras que tornam a temperatura mais uniforme em cabines mais amplas.

 

Transporte responsável

Para reforçar a conscientização sobre o transporte seguro de animais, a Chevrolet relembra algumas boas práticas:

  • Nunca transporte o pet no colo ou solto no interior do veículo, pois a infração é passível de multa e pontos na CNH.
  • Utilize caixas de transporte, cadeirinhas ou cintos específicos para pets.
  • Prefira o banco traseiro; caso precise transportar o pet no banco dianteiro, certifique-se de que o airbag do passageiro esteja desativado.
  • Faça paradas frequentes em viagens longas para hidratação e descanso.
  • Evite deixar o pet sozinho no carro por longos períodos, especialmente em dias quentes ou se o animal apresentar ansiedade, medo ou problemas respiratórios. Mesmo com o ar-condicionado ligado, o tutor deve permanecer por perto e acompanhar as condições pelo aplicativo, priorizando sempre o bem-estar do animal.

De acordo com especialistas em comportamento animal, acostumar o pet gradualmente ao ambiente do carro ajuda a reduzir o estresse e contribui para uma experiência mais segura e tranquila durante o transporte.


A recomendação é fazer viagens curtas de adaptação, usar reforços positivos e garantir que o animal se sinta confortável com o equipamento de transporte adequado. Essas práticas favorecem o bem-estar e facilitam eventuais deslocamentos mais longos com o tutor.

 

Presente em modelos como Onix, Tracker, S10, Montana, Equinox e Blazer EV, o OnStar segue expandindo seu portfólio com serviços de Wi-Fi nativo, atualizações via nuvem (OTA), comandos remotos, recuperação veicular, Acompanhamento Seguro e agora o Serviço de Emergência para Pets, unindo inteligência humana e tecnológica para proteger o que realmente importa.














Imprensa Chevrolet

Testamos o Novo Renault Kardian Iconic 2026: o SUV compacto que combina estilo, eficiência e tecnologia

 


A Renault segue firme em sua estratégia de renovação no Brasil, e o novo Kardian Iconic 2026 é prova disso. Testamos a versão topo de linha do SUV compacto, que chega para disputar um dos segmentos mais acirrados do mercado com design marcante, motor moderno e um pacote tecnológico de respeito.

Visual moderno e identidade global

O Kardian Iconic 2026 traz a nova assinatura visual da Renault, com linhas ousadas e uma dianteira que exibe o novo logotipo da marca em destaque. Os faróis full LED e as rodas diamantadas de 17 polegadas conferem imponência, enquanto o acabamento cromado nas molduras e retrovisores com detalhes em preto brilhante reforçam o visual sofisticado.

Na traseira, o design é limpo e equilibrado, com lanternas em formato tridimensional e um para-choque robusto que dá um toque esportivo ao conjunto.

Interior refinado e bem conectado

Por dentro, o Kardian Iconic surpreende pelo nível de acabamento e pela ergonomia. O painel digital de 10 polegadas e a central multimídia de 10 polegadas — com Android Auto e Apple CarPlay sem fio — garantem conectividade e fácil usabilidade.

Os bancos em tecido e couro sintético, com costuras contrastantes, passam uma sensação de qualidade, e o ambiente interno é bem isolado acusticamente. O espaço interno acomoda bem quatro adultos e o porta-malas de 410 litros é um dos maiores da categoria.



Motor turbo e desempenho equilibrado

O SUV é equipado com o motor 1.0 turbo TCe de 125 cv e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de dupla embreagem (EDC) de seis marchas. O conjunto garante boa agilidade no trânsito urbano e desempenho satisfatório nas estradas, com trocas de marcha suaves e respostas rápidas.

Durante o teste, o Kardian mostrou uma condução estável e confortável, mesmo em pisos irregulares. A direção elétrica tem peso na medida certa e a suspensão, com calibração específica para o Brasil, equilibra conforto e firmeza.

Consumo e segurança

Em nossos testes, o consumo médio ficou próximo de 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, números competitivos frente aos principais rivais. O pacote de segurança é completo, incluindo seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, alerta de colisão com frenagem automática e assistente de permanência em faixa.

Veredito

O Renault Kardian Iconic 2026 é um SUV compacto que entrega mais do que promete: traz tecnologia, conforto e eficiência em um conjunto harmonioso. Com design moderno, motor competente e bom nível de equipamentos, ele chega pronto para encarar concorrentes como Fiat Pulse Impetus, VW Nivus e Tera.

A Renault encontrou o equilíbrio entre estilo, desempenho e conectividade, e o Kardian Iconic 2026 é um dos melhores exemplos dessa nova fase da marca no Brasil.


Serviço 


A Orvel RENAULT esta oferecendo o Kardian 2026 com bônus de até 15 mil e taxa de 1,29%



Novo Jetta GLI chega em Novembro no Espírito Santo

 O Novo Jetta GLI chega às concessionárias Vitóriawagen no dia 8 de novembro, com preço de R$ 269.990 num pacote completo, sem opcionais. O modelo traz visual renovado, teto solar panorâmico como item de série e segue a receita da sigla “Gran Luxury Injection”, combinando esportividade, tecnologia e versatilidade em um sedã pronto para qualquer ocasião.

 

A assinatura de iluminação 100% em LED é destaque no exterior, com faróis e lanternas conectadas, nova grade em colmeia com friso vermelho e badge GLI centralizado na traseira. As rodas diamantadas de 18 polegadas revelam as pinças de freio vermelhas, enquanto o novo emblema sob os retrovisores reforça o DNA esportivo.

 

Sob o capô, o consagrado motor EA888 2.0l turbo entrega 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, já adaptado ao Proconve L8. A transmissão DSG de 7 marchas com Launch Control garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,6 segundos, com tração dianteira e diferencial eLSD para melhor desempenho em curvas e situações de baixa aderência.

 

O interior combina sofisticação e tecnologia: bancos em couro perfurado com costuras vermelhas, painel digital de 10,25” com grafismo exclusivo, VW Play Connect de 10 polegadas flutuante, ar-condicionado Climatronic Touch de duas zonas com aquecimento e resfriamento dos bancos, carregador por indução e iluminação ambiente configurável em mais de 10 cores. Na segurança, o Jetta GLI traz seis airbags e pacote completo de assistentes de condução (ADAS), incluindo Lane Assist, ACC com Stop&Go, Travel Assist, detecção de pedestres e monitoramento de ponto cego.

 

O modelo estará disponível em seis cores: Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings, Cinza Platinum, Azul Pacífico e Cinza Glacial.
 


 

Esportivo e conectado

 

Em termos de conectividade, o Novo Jetta GLI conta com as 15 funções do app Meu VW, juntamente atreladas ao VW Play Connect. E quem comprar o modelo, ainda terá direito a condições exclusivas, com um ano grátis das funcionalidades ou assinatura do Volks Club, com benefícios como Sem Parar e Livelo.

 

No dia 8 de novembro, todas as lojas da rede de concessionárias da Volkswagen vão receber seus clientes num Open Doors exclusivo para o Novo Jetta GLI e todos os membros do VW Legends.

 

O sedã mais versátil do Brasil está em sua melhor forma, ainda mais completo, tecnológico e esportivo!

Nissan: 25 anos de operação oficial e o início de uma nova fase no Brasil



 Hoje a Nissan completa 25 anos de atividades oficiais no Brasil. O aniversário acontece exatamente no momento em que a marca japonesa está iniciando uma nova fase no país como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões realizado localmente.

Esse novo investimento marca a realização de uma revolução tecnológica no já moderno Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Sul Fluminense, para a produção de dois novos utilitários esportivos (SUVs) e de um motor turbo. Um deles, o novo Nissan Kicks, foi lançado em julho desse ano, equipado com o novo propulsor. Já o outro SUV será apresentado no futuro.

Entre as ações da marca para celebrar o aniversário está exatamente a adição de uma unidade do novo Nissan Kicks ao espaço "Memória Nissan", uma área de preservação da história da marca, que fica na fábrica de motores que integra o Complexo Industrial. É um carro especial porque teve a sua carroceria assinada por funcionários da empresa de todas suas localidades no país.

E são muitas assinaturas, já que a empresa conta com mais de 3,2 mil funcionários no Brasil, sendo que cerca de 2,6 mil trabalham no Complexo Industrial de Resende. Esse total já inclui os 400 novos profissionais contratados pela Nissan nos últimos meses também como parte da nova fase no mercado nacional.

"O Brasil é um mercado importante para a operação da Nissan nas Américas e no mundo e seguimos com consistência para oferecer produtos e serviços que têm como foco proporcionar a melhor experiência de nossos clientes brasileiros. Parabéns à Nissan do Brasil e a todos os nossos funcionários, que são os responsáveis pelo sucesso de nossa marca no país", celebra Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil. 

História da Nissan no Brasil

Após ter sido representada por empresas importadoras locais em diferentes épocas no Brasil – os primeiros registros datam do início dos anos 1950, quando até mesmo alguns veículos chegaram a ser montados em São Paulo – a Nissan se instalou oficialmente com uma filial no país no ano 2000. Inicialmente, a marca comercializou veículos importados de outros países. O primeiro deles foi a Nissan Pathfinder, um dos SUVs ícones da marca japonesa em todo o mundo.

Pouco tempo depois, no dia 20 de dezembro de 2001, era inaugurada a fábrica de veículos comerciais para produzir modelos da Renault e da Nissan em São José dos Pinhais, no Paraná, dentro do Complexo Industrial da Renault. Esta planta passou a produzir em 2002 a picape Nissan Frontier e o utilitário Nissan Xterra e, a partir de 2009, outros modelos da marca como o Nissan Livina, Livina X-Gear e Grand Livina.

Com uma linha composta por veículos importados e por modelos nacionais produzidos na unidade de veículos comerciais, a Nissan foi crescendo e conquistando os brasileiros. Em 2011, a Nissan deu um passo importante em sua estratégia de crescimento e consolidação no país, anunciando um investimento de R$ 2,6 bilhões para construir o Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, 100% dedicado a produção de automóveis Nissan. Até hoje um dos maiores investimentos já feitos no Brasil dedicados a um complexo fabril no setor automotivo.

O Complexo Industrial de Resende foi inaugurado em 15 de abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores. A unidade de veículos apresenta um ciclo completo de produção, incluindo área de estamparia e unidades de injeção e pintura de peças plásticas, e já nasceu como uma das mais modernas e sustentáveis da Nissan no mundo. A produção começou com os modelos Nissan March e Nissan Versa.

A empresa sempre demonstrou atrevimento em seus investimentos e compromisso com o Brasil. Tanto que apesar de ainda jovem no país, foi patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e o Kicks foi o carro comando do revezamento da tocha, passando por mais de 300 cidades de diferentes regiões do país, em um percurso que durou 90 dias. O revezamento marcou o lançamento mundial do Kicks e o início de seu sucesso. Em 2017, o modelo passou a ser produzido em Resende (antes era importado do México).

Nos anos seguintes, a empresa seguiu evoluindo no mercado nacional, reforçando seus serviços de pós-vendas e investindo em nova tecnologias para tornar cada vez mais digital, ágil e preciso o atendimento aos clientes. Em dezembro de 2023, a Nissan deu mais um passo no país: anunciou um novo plano de investimentos de R$ 2,8 bilhões, que está se materializando agora, em 2025, marcando a nova fase da empresa no Brasil.

Principais marcos

Apesar de jovem no Brasil, a Nissan já tem muita história para contar. A seguir, alguns momentos importantes desses 25 anos.

  • Outubro de 2000: Criação da Nissan do Brasil
  • 2002: Início da fabricação da picape Frontier na fábrica da Aliança no Paraná
  • 2003: Início da fabricação do utilitário esportivo Xterra
  • 2009: Começo da produção do Nissan Livina
  • 2014: Inauguração do Complexo Industrial de Resende (RJ) e início da fabricação do compacto March
  • 2015: Início da fabricação do sedã compacto Versa em Resende
  • 2016: Nissan é a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e dos revezamentos da tocha, Rio 2016
  • 2016: Lançamento mundial do Nissan Kicks realizado no Brasil
  • 2017: Em julho, Resende começa a fabricar o Nissan Kicks
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GWM lança o Wey 07, SUV híbrido plug-in de luxo com seis lugares



 A GWM anuncia a chegada do Wey 07 ao Brasil, um SUV híbrido plug-in de luxo com seis lugares que combina performance, sofisticação e alta tecnologia embarcada. Desenvolvido sobre a arquitetura inteligente Hi4, o modelo representa o ápice da engenharia, entregando potência, eficiência e uma experiência única de condução aos motoristas.


O Wey 07 estreia no Brasil em versão única, com um conjunto de equipamentos completo e acabamento premium, focado no segmento de luxo eletrificado. As vendas começam em 23 de outubro, com preço de R$ 429 mil.

O novo SUV chega com potência combinada de 517 cv e torque de 820 Nm, aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e tração integral inteligente (AWD) que se adapta automaticamente às condições do terreno.

“O Wey 07 representa o próximo passo da GWM no Brasil, ampliando nossa presença no segmento de luxo eletrificado. É um produto que reúne desempenho, conforto e tecnologia de forma única, reafirmando nosso compromisso em oferecer experiências premium aos nossos clientes”, destaca Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Motor e transmissão

O Wey 07 é equipado com a arquitetura híbrida inteligente Hi4, que combina um motor a gasolina 1.5 turbo com dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro, ambos independentes), proporcionando tração integral com distribuição de torque variável entre os eixos. O conjunto entrega 517 cv de potência total e 820 Nm de torque, garantindo aceleração instantânea e retomadas robustas.

A Transmissão Dedicada Híbrida (DHT de 4 marchas) foi desenvolvida pela própria GWM para maximizar a eficiência energética e o conforto de rodagem. O sistema opera em múltiplos modos automáticos, sempre em conjunto com os dois motores elétricos: EV, HEV, Esporte, Eco, AWD, Neve, Areia, Lama e Normal, adaptando-se a diferentes estilos de condução e tipos de terrenos.

Esse powertrain trabalha em sintonia com uma bateria de lítio de alta tensão com capacidade de 42,5 kWh, permitindo que o SUV tenha uma autonomia elétrica de 128 km, segundo o Inmetro. Como virou tradição entre os híbrida da GWM, o Wey 07 possui a opção de recarga rápida e lenta. No modo DC (corrente contínua), a potência é de até 60 kW, permitindo que a bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 26 min, enquanto que no modo AC (corrente alternada), a bateria vá de 15% a 100% em cerca de 6h30min graças à potência admitida de até 6,6 kW.   

Dimensões

Com 5,15 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,80 metro de altura e entre eixos de 3,05 metros, o Wey 07 oferece proporções imponentes e excelente aproveitamento de espaço interno.

A capacidade do porta-malas é de 239 litros com todas as fileiras em uso, chegando a 1.040 litros com a terceira rebatida. O modelo conta com capacidade de reboque de até 750 kg e altura livre do solo de 180 mm, com inclinação máxima de rampa de impressionantes 60% (31°), alinhando robustez, estabilidade e conforto em todos os cenários de uso.

Suspensão e conforto dinâmico

O Wey 07 traz suspensões independentes na dianteira (McPherson) e traseira (multi-link de 5 braços), ambas com barras estabilizadoras e buchas hidráulicas, além de braço oscilante dianteiro e chassi auxiliar traseiro, que favorece a absorção e aumenta o isolamento das vibrações, mantendo o equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Interior

Projetado para oferecer o mesmo conforto da primeira classe de um avião, o interior do Wey 07 combina design minimalista e materiais nobres. Os bancos dianteiros contam com 12 ajustes elétricos, 8 modos de massagem (com três níveis de intensidade), aquecimento, ventilação e memória de posição.

O assento do passageiro da primeira fileira oferece ainda o exclusivo recurso Gravidade Zero, que automaticamente reclina o banco até a posição de 110°, o chamado Ângulo Dourado, que alivia a pressão na coluna de tal modo que cria a sensação de estar flutuando. Por isso, o cinto de segurança é totalmente integrado ao assento para garantir não apenas o máximo conforto de ajuste ao corpo, mas principalmente toda a segurança necessária.

A segunda fileira traz bancos com 10 ajustes elétricos, apoios de pernas e lombar, dois modos de massagem com dois níveis de intensidade, ventilação e aquecimento independentes, persianas retráteis para privacidade e uma mesinha retrátil (posicionada atrás do encosto do banco do motorista).

A terceira fileira é projetada com um “layout de teatro”, com altura mais elevada em relação a segunda fileira, para permitir uma visão ampla do veículo e criando a sensação de amplitude para os usuários. Além disso, possui saídas de ar dedicadas, assegurando conforto real para todos os ocupantes.

A exclusividade do interior é complementada por iluminação ambiente inteligente, teto solar elétrico panorâmico elétrico e acabamento premium em legítimo couro Nappa – marca exclusiva com reputação mundial que utiliza apenas a camada mais macia do couro – nas opções Marfim ou Preto.

Painel inteligente e conectividade

O Wey 07 é equipado com a nova plataforma digital Coffee OS 3, sistema operacional inteligente desenvolvido pela GWM. O cockpit digital combina um painel de instrumentos Full HD de 12,3”, central multimídia de 14,6” e um head-up display de 25”, que projeta informações a até 4,5 metros de distância.

Compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, esse sistema permite personalização da interface, comandos de voz em português e exibe um modelo 3D interativo do veículo na tela da central multimídia com acesso rápido a funções como teto solar, ar-condicionado e portas.

O modelo ainda oferece Wi-Fi que permite conectar até 8 dispositivos, atualizações remotas (OTA) e controle completo via aplicativo My GWM, que permite verificar status da bateria, travamento das portas, climatização e localização do veículo e ainda ativar recursos do Wey 07 à distância, como abrir a tampa elétrica do porta-malas, acionar o ar-condicionado de fora do veículo, fechar as janela e teto solar, entre outros.

Segurança e assistência à condução

O Wey 07 incorpora o pacote de segurança mais avançado da GWM, com 22 sensores (5 radares, 12 ultrassônicos e 5 câmeras), entregando um sistema de condução semiautônoma de nível 2+. O sistema inclui controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC), assistente de faixa, frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático e visão panorâmica 540° com chassi transparente.

A carroceria de alta resistência e o conjunto de 6 airbags com cortinas estendidas asseguram máxima proteção. O Controle Integrado de Frenagem (IBC) proporciona respostas rápidas e suaves, enquanto o sistema de reconhecimento de fadiga e distração do motorista reforça a segurança proporcionada ao motorista.

Conforto acústico e refinamento

O isolamento sonoro do Wey 07 foi projetado com atenção a cada detalhe. O modelo conta com vidros duplos acústicos nas duas primeiras fileiras, para-brisa laminado de alta densidade, manta acústica em 96% do assoalho e pneus com camada interna de redução de ruído, mantendo o ambiente silencioso mesmo a 120 km/h.

Exterior

Com linhas elegantes e proporções imponentes, o design do Wey 07 expressa o padrão de alto luxo que a GWM oferece no veículo. A dianteira minimalista abriga faróis Full LED matriciais com regulagem automática e Indicador de Direção Sequencial. As lanternas traseiras também possuem iluminação Full LED, Indicador de Direção Sequencial e luz de neblina traseira.

O conjunto inclui rodas de 21 polegadas, maçanetas retráteis, rack de teto aerodinâmico, porta-malas com abertura elétrica por sensor e porta de recarga iluminada.

O modelo estará disponível em seis cores exclusivas: Azul Cianita, Branco Pérola, Solar Gold, Preto Khalifa, Verde Esmeralda e Verde Turmalina, com interiores em Marfim ou Preto, variando de acordo com a combinação definida para cada versão.

Entretenimento e experiência a bordo

O sistema de som Hi-Fi de 1.670 W RMS com 16 alto-falantes proporciona uma experiência imersiva, com palco sonoro central, tweeters de alta frequência e subwoofer dedicado.

O SUV também traz Thermal Box inteligente, com função de aquecimento e refrigeração entre -6°C e 50°C, além de carregador sem fio de 50W, múltiplas entradas USB-A e USB-C e ar-condicionado digital de três zonas com controle sensível ao toque.

Versatilidade e inovação

O Wey 07 também oferece função Vehicle-to-Load (V2L), que permite utilizar a bateria de alta tensão para alimentar equipamentos elétricos externos de até 3.300 W, como cafeteiras, laptops ou grelhas, tornando o modelo ideal para lazer e viagens.