Mercedes-Benz Atego 3330 é o primeiro caminhão betoneira 10x4 do Brasil





 Em mais uma iniciativa pioneira, a Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu, em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, um protótipo do caminhão Atego 3330 10x4 betoneira com capacidade para 10 metros cúbicos de concreto. Trata-se da primeira betoneira 10x4 do mercado nacional, versão inédita que recebe um 5º eixo rodado duplo esterçável, o único no País.


Esse protótipo do Atego 3330 10x4 estará exposto no estande da Liebherr no Concrete Show 2025, o maior evento da cadeia construtiva do concreto da América Latina, que será realizado, de 19 a 21 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. Após ser apresentado no evento, esta betoneira será utilizada em testes operacionais pela Engemix.

“O pioneirismo corre nas veias da Mercedes-Benz. É um orgulho imenso apresentar esse protótipo inédito no Brasil. Ter o cliente no centro das nossas atenções e ouvir suas necessidades são valores enraizados na nossa história que, dia após dia, nos encorajam a idealizar novos projetos ambiciosos como este. Afinal, temos um compromisso claro com a inovação e soluções focadas na operação dos nossos clientes”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Mais uma vez, saímos na frente ao desenvolver uma solução inédita, com a parceria da Hiero e da Liebherr – grandes empresas que acreditam no poder da Mercedes-Benz em oferecer, há quase 70 anos no País, o que há de mais sofisticado ao mercado”.

“O Atego 3330 betoneira 10x4 oferece muitos benefícios para os clientes. A capacidade de 10 metros cúbicos de concreto, por exemplo, resulta em mais produtividade, e consequentemente maior rentabilidade”, diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, como todo membro da família Atego, esse caminhão se destaca pela robustez, força e resistência nas operações severas da construção, caracterizadas por pisos irregulares. A parceria com a Hiero permitiu construir um caminhão com alta capacidade de carga, mas também com ótima manobrabilidade e dirigibilidade.”

Solução inédita evidencia o trabalho de parceria

Os engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveram a solução 10x4 a partir do Atego 3330 8x4, modelo de série no portfólio da marca. O 5º eixo rodado duplo esterçável, único do País, foi produzido pela Hiero, fabricante de implementos rodoviários. Cerca de 90% das peças deste 5º eixo são da Mercedes-Benz e o restante da Hiero. Já o balão da betoneira foi fornecido pela Liebherr, uma das maiores fabricantes de máquinas de construção do mundo.

“Nessa iniciativa de pioneirismo e inovação é muito importante exaltar todos os profissionais da Engenharia da Mercedes-Benz e da Hiero envolvidos no projeto, assim como os parceiros da Liebherr que atuaram no fornecimento da betoneira”, diz Jefferson Ferrarez. “Esse belo trabalho de equipe é um case de sucesso na busca por soluções que atendam cada demanda dos nossos clientes com qualidade, eficiência e confiabilidade”.






Imprensa Mercedes 

Urban 150 EFI: a modernidade presente em uma scooter



 Com um projeto que une agilidade, acabamento premium e alto nível de conectividade, a Urban 150 se posiciona como uma das opções mais completas e competitivas do mercado. Pensada para quem busca versatilidade no dia a dia sem renunciar o desempenho, a Urban 150 entrega uma pilotagem leve, econômica e confortável, ideal para o ritmo das grandes cidades.

 

Seu motor de 150cc com injeção eletrônica proporciona respostas rápidas, torque consistente e excelente economia de combustível, equilibrando potência e eficiência de forma notável. A velocidade máxima de até 110 km/h e o torque de 13N.m a 5.000rpm tornam a experiência ao guidão ainda mais dinâmica. Um dos grandes diferenciais da Urban em relação às suas concorrentes está no seu tanque de 13,5 litros, proporcionando de 3 a 5 litros a mais que o de outras scooters da mesma categoria, permitindo maior autonomia com menor frequência de abastecimento, o que é um ganho significativo para quem depende da moto no cotidiano.

 

Em tecnologia, a Urban 150 se sobressai. É a única da sua categoria a oferecer painel digital LCD completo com emparelhamento e espelhamento de celular, recurso inédito entre as concorrentes. Conta ainda com iluminação full LED, partida elétrica, controle de tração, suspensão a ar (duplo amortecedor) e sistema de freios ABS de dois canais, reforçando o compromisso com segurança e inovação. Esses elementos não só proporcionam uma pilotagem mais segura e confortável, como posicionam a Urban 150 como uma scooter de padrão superior, com recursos geralmente encontrados em modelos de categorias acima.

 

No design, a Urban 150 exibe um visual moderno, acabamento refinado e opções de cores vibrantes como roxa, preta, vermelha e azul sky - detalhes que chamam atenção e reforçam sua personalidade urbana. O assento anatômico, aliado ao amplo espaço para os pés, garante ergonomia mesmo em trajetos longos, tornando a jornada mais agradável em qualquer situação. O público-alvo da Urban 150 é tanto do sexo masculino quanto feminino, entre 20 e 50 anos, das classes B e C, que buscam uma mobilidade urbana eficiente e um design elegante.

 

Outro grande atrativo é o custo-benefício. Comercializada atualmente por R$ 21.490,00 (valor de preço público sugerido - PPS - que já contempla frete e seguro, uma condição especial que visa facilitar ainda mais o acesso dos clientes ao modelo da marca), a Urban 150 é uma das scooters mais acessíveis da categoria, oferecendo um pacote completo de desempenho, estilo e tecnologia a um preço acessível.

 

Segundo Wendel Lazko, Gerente Geral de Negócios da Shineray do Brasil, “A Urban 150 é um verdadeiro exemplo de qualidade e eficiência. Foi pensada para quem busca mobilidade prática, sem renunciar ao desempenho e segurança. O acabamento é de qualidade, os componentes são robustos e o motor entrega força com suavidade, refletindo o compromisso da Shineray com inovação, estilo e confiabilidade. Quem  escolhe a Urban 150, escolhe confiança, economia e uma pilotagem confortável em todos os sentidos”.

 

A Urban 150 é a solução inteligente para quem busca liberdade com economia, segurança com estilo, e inovação com preço justo. Moderna, robusta e acessível, ela simboliza a nova era da mobilidade urbana no Brasil, feita para quem vive a cidade em movimento.

 

FICHA TÉCNICA

Preço PPS: R$ 20.990,00

Motor: Monocilíndrico, 4T, 2 válvulas, OHC

Cilindrada: 150cc

Câmbio: Automático

Potência: 12,9cv / 8500 RPM

Torque: 13N.m / 5.000 RPM

Tanque: 13,5L

Freio: dianteiro: disco 240mm, com acionamento hidráulico; Traseiro: disco 220mm, com acionamento hidráulico

Pneus: dianteiro: 100/80 – 14’’; Traseiro: 130/70 – 13’’

Peso: 145kg

Altura: 1180mm

Combustível: Gasolina.






PressFC

472,41 km/h: Yangwang U9 Track Edition estabelece novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos

 


A BYD vem quebrando recordes com frequência, seja em números de vendas globais ou no volume de produção de carros eletrificados. E em agosto de 2025 não foi diferente: o título de veículo elétrico mais rápido do mundo foi dado ao Yangwang U9 Track Edition, por alcançar 472,41 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, estabelecendo um novo recorde global de velocidade para veículos elétricos.

Esse recorde foi estabelecido pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, que também esteve ao volante no último recorde global de velocidade para veículos elétricos em 2024. Ao concluir o teste de alta velocidade para a Yangwang, ele declarou: “No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”.

Pertencente à marca superesportiva premium Yangwang, o U9 Track Edition foi desenvolvido sobre a plataforma e4 e arquitetura DiSus-X do U9, porém essa versão traz a plataforma veicular de 1200V, a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial, além de um sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.

Potência contínua e estabilidade em altas velocidades, duas combinações necessárias para quebrar O sistema de vetorização de torque independente com quatro motores da plataforma e4 monitora continuamente a superfície da pista e ajusta o torque de cada roda em uma frequência ultraelevada, superando 100 interações por segundo. Isso significa que, mesmo em altas velocidades, o sistema garante controle absoluto da dirigibilidade do veículo, o que evita qualquer deslizamento ou perda de tração.

Já o Sistema Inteligente de Controle de Carroceria DiSus-X realiza rápidos ajustes independentes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas ou em superfícies irregulares. Isso não apenas reduz movimentos de mergulho e rolagem, mas aumenta o conforto e a confiança do condutor, como também otimiza a área de contato dos pneus com o solo, o que melhora a aderência. Em sinergia com a Plataforma e4, o sistema DiSus-X expande a garantia de estabilidade veicular e segurança na condução.

Diferente de supercarros tradicionais, o Yangwang U9 combina a exclusiva arquitetura do sistema DiSus-X com a plataforma e4 e introduz o conceito de controle da carroceria em diversas condições de pista para explorar os limites de segurança e desempenho em ambientes competitivos. Já a versão Yangwang U9 Track Edition preserva o design aerodinâmico do Yangwang U9 e oferece um difusor dianteiro em fibra de carbono, opcional e aprimorado, já disponível em produção em larga escala, o que comprova a concepção científica e a confiabilidade técnica do Yangwang U9 em condições extremas de condução.

Para aprimorar o desempenho e durabilidade dos pneus em condições extremas de condução, a Yangwang, com base em dados obtidos durante diversos testes realizados na Alemanha em 2024, estabelece uma parceria com a Giti Tire para desenvolver um pneu semi-slick voltado para a pista.

Esse pneu de alto desempenho conta com compostos otimizados e um desenho de banda de rodagem exclusivo, que possui um tratamento inovador de texturização na interface entre roda e pneu. A tecnologia utilizada no desenvolvimento deste pneu garante uma redução do deslizamento relativo entre pneu e roda durante aceleração e/ou frenagens intensas e essa otimização reduz a perda de torque e o desgaste, melhorando a previsibilidade e a estabilidade do veículo durante as manobras.

Ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos, a Yangwang redefine o conceito de supercarro sustentável. Aliada ao compromisso da BYD com a inovação e a sustentabilidade, a Yangwang emprega tecnologias de ponta para oferecer desempenho incomparável, segurança e uma experiência de condução única.





Imprensa BYD

Golf GTI aterriza no Brasil e vence até de avião



 A lenda esportiva de Volkswagen está de volta ao Brasil! O Novo Golf GTI chega ao País em sua primeira aparição oficial no Aeroporto de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo. Numa inédita e ousada aparição, o mais emblemático dos esportivos protagonizou uma drag race com um avião Beechcraft Bonanza G36.

O charmoso aeroporto da cidade de São Joaquim da Barra assistiu, em primeira mão, a aparição oficial do Novo Golf GTI, de uma maneira divertida, ousada e, claro, com muita velocidade. Lado a lado, percorreram os 1.320 metros da pista de decolagem.

Com o Launch Control acionado, o Golf GTI com os 245 cv produzidos pelo motor EA888 de quatro cilindros, 2.0l turbo, larga próximo do Bonzana G36 com seu motor seis cilindros aspirado gerando 300 cv. Após 6,1 segundos, o GTI rompe a barreira dos 100 km/h e abre distância do Beechcraft. Um pouco antes da linha de chegada, seu “rival” surge no retrovisor, prestes a decolar. Vitória do Golf GTI!

No comando dos “aviões”, Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil conduziu o Golf GTI, enquanto o empresário Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo pilotou seu Bonanza.

O Golf GTI ganhou a corrida em solo, enquanto o Beechcraft G36, logo atrás do carro, começa a decolar, contorna a pista novamente e se aproxima do aeroporto para um rasante incrível sobrevoando o cenário da disputa. 

“Uma disputa dessas não vemos todo dia, né? O Golf GTI é uma lenda no Brasil e tê-lo oficialmente por aqui é uma conquista para todos nós da Volkswagen. E fazer uma arrancada ao lado de um avião é mais uma história com um Volkswagen que nunca vou me esquecer”, completa Ciro Possobom.

“Nada melhor do que comemorar a chegada de um dos maiores ícones esportivos ao lado de outro grande modelo da aviação, o Beechcraft Bonanza G36. Como amante de carros e aviões, foi um momento incrível. E, ainda posso garantir que a vista de dentro do cockpit do avião vendo o Golf GTI passando em tão pouco tempo foi a mais emocionante”, ressalta Luiz Gustavo, piloto do avião.

RENAULT MASTER CONQUISTA PELA NONA VEZ O PRÊMIO CAMPEÃO DE REVENDA DA FROTA&CIA

 


O Renault Master conquistou, pela nona vez, o Prêmio Campeão de Revenda, de Frota&Cia. Neste ano, o modelo conquistou a premiação em duas categorias: Furgão e Minibus. O Master Furgão, dentre os dez competidores, sagrou-se o modelo com a menor desvalorização, com apenas 4,65%, em um período de dois anos. O Master Minibus, por sua vez, apresentou uma depreciação de 7,63%, o menor dentre seus cinco concorrentes no mesmo período, segundo a Tabela Fipe, referência para a análise da premiação.

“Esse reconhecimento reforça todo o trabalho e a energia dos times da Renault no produto Master, para oferecer uma solução completa para nossos clientes”, explica Regis Rodrigues, brand manager de veículos utilitários da Renault do Brasil.

Sobre o Master

Líder de segmento de furgões grandes (FU3) no Brasil há onze anos consecutivos, o Renault Master reúne atributos como potência, robustez e conforto ao dirigir similar ao de um veículo de passeio. O veículo se destaca também pelo design marcante e conta com corrente de distribuição que dura por toda a sua vida útil, sem necessidade de troca. Versátil, a linha oferece furgões com capacidade de carga de até 1.593Kg.

O Renault Master conta com quatro versões de carroceria e mais de 100 possibilidades de transformação para atender a qualquer tipo de necessidade.

Nacional, a linha Master conta com custos de revisões e de cesta básica de peças - tanto de desgaste quanto de colisão - muito competitivos ao cliente.

Além disso, a Renault possui concessionárias que levam a bandeira Renault Pro+, especializadas no atendimento ao frotista. Nessas lojas, o cliente profissional pode encontrar sempre uma oferta completa para o seu negócio, como planos de manutenção e financiamento especial. Além de receber um atendimento especializado no momento da compra e possuir prioridade nas oficinas, o que é fundamental para quem utiliza o veículo para trabalho.

Fiat Strada lidera vendas de veículos no Espírito Santo; eletrificação ganha espaço

 

Foto:Divulgação


O mercado automotivo capixaba segue em expansão e diversificação em abril de 2025. A Fiat Strada manteve a liderança geral nas vendas de veículos zero quilômetro, enquanto o Toyota Corolla Crossassumiu o topo entre os carros de passeio. Ao mesmo tempo, cresce a presença de veículos eletrificados e comerciais leves, renovando o perfil do consumidor local.

Ranking geral de vendas (abril/2025)

Segundo levantamento do blog “Falando Sobre Carros”, com base em dados regionais, o ranking geral no Espírito Santo ficou assim:

  • 1º — Fiat Strada (líder geral)

  • 2º — Toyota Hilux (picapes médias)

  • 3º — Fiat Toro (SUP – Sport Utility Pick-up)

  • Outros modelos como Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Saveiro, Ram Rampage, Fiat Titano, Renault Master e Chevrolet Montana também marcaram presença entre os mais vendidos. Entre os 11º e 20º lugares, destacam-se ainda o Fiat Fiorino (líder em furgões leves), Ram 3500 (picapes grandes), Mitsubishi L200, Renault Oroch, entre outros.

Carros de passeio e SUVs

No segmento de carros de passeio (automóveis e SUVs), os líderes foram:

  • Toyota Corolla Cross – primeiro lugar

  • Hyundai Creta – primeiro entre SUVs compactos

  • Volkswagen Polo – líder entre hatches compactos

  • Volkswagen T‑CrossHonda HR‑VToyota CorollaFiat ArgoJeep Compass e Fiat Fastback completam o ranking .

Foco nos veículos eletrificados

O Espírito Santo está acelerando sua transição para veículos eletrificados. Entre janeiro e junho de 2025, foram emplacados 2.610 veículos eletrificados (elétricos e híbridos), um aumento de 161% em comparação com o mesmo período de 2023; os 100% elétricos cresceram 345% no mesmo intervalo.

No primeiro semestre de 2025, os eletrificados seguem em alta no Brasil: 54,6 mil unidades vendidas entre janeiro e abril, um aumento de 180% em relação ao mesmo período de 2023.

Além disso, o Espírito Santo se consolida como principal porta de entrada de veículos elétricos e híbridos no país. Em 2024, cerca de 95 mil dos 135 mil veículos eletrificados importados pela BYD desembarcaram no ES, refletindo a relevância logística do estado. Outra fonte destacada registrou o desembarque de 9.432 automóveis elétricos somente em 2024 pelos portos capixabas.

Veículos utilitários e comerciais

O ranking geral revela forte presença de utilitários e comerciais leves entre os mais vendidos — como a Fiat Strada, Hilux, Toro, Saveiro e furgões — o que demonstra a demanda por veículos versáteis para uso profissional e urbano.

Resumo em tabela

CategoriaDestaque em abril de 2025
Geral (todos os veículos)Fiat Strada
Carros de passeio/SUVToyota Corolla Cross
SUV compactoHyundai Creta
Hatch compactoVolkswagen Polo
Eletrificados (jan–jun 2025)                     +161% (eletrificados), +345% (100% elétricos)
Importação (2024)95 mil pela BYD via ES; 9.432 elétricos total.


O setor automotivo no Espírito Santo evolui rapidamente: a liderança da Fiat Strada e Corolla Cross espelha o equilíbrio entre o campo e a ambição urbana. Simultaneamente, a adesão aos veículos eletrificados expressa rapidez de transição, com dados fortes em emplacamentos e logística, graças à estrutura portuária e acordos com importadoras como a BYD.

Shineray registra crescimento expressivo de 86% nas vendas de motos no primeiro semestre de 2025


Foto: Divulgação


 A Shineray do Brasil celebra mais um marco importante em sua trajetória no mercado nacional. Até julho de 2025, a marca registrou um crescimento significativo nas vendas de motocicletas em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento foi de 86.84% em relação ao mesmo período de 2024, refletindo a consolidação da marca junto ao público brasileiro e a eficácia da sua estratégia baseada em preço acessível, qualidade e capilaridade. Em 2025 foram emplacadas 70.538, enquanto em 2024 foram 37.754.

 

Até o momento, o destaque da Shineray, em 2025, é a Shineray JET 125SS, que surpreendeu ao ultrapassar nas vendas, com 25.973 unidades vendidas, um dos modelos mais populares da concorrência: a Yamaha Fazer ABS - 24.786 unidades vendidas. Com um design moderno, baixo consumo de combustível e excelente custo-benefício, a JET 125SS tem conquistado tanto quem procura uma primeira moto quanto trabalhadores que dependem do veículo no dia a dia.

 

Entre os principais produtos vendidos pela marca neste primeiro semestre, em ordem de aquisição pelos clientes, destacam-se a JET 125SS, SHI 175 e JET 50S, sendo o número de vendas 25.973, 18.968 e 12.275, respectivamente, com um total de 57.216.

 

Esse desempenho reforça o posicionamento da Shineray como uma das principais opções no segmento de motos utilitárias e reforça sua competitividade frente a marcas já consolidadas no mercado brasileiro. O crescimento contínuo é resultado do investimento constante em estrutura, com inaugurações de novas revendas pelo país, oficinas especializadas e um eficiente departamento de peças.

 

Para Wendel Lazko, Gerente Geral de Negócios da Shineray do Brasil, o resultado alcançado até julho de 2025 comprova que a marca está no caminho certo ao unir qualidade, preço acessível e uma rede de atendimento cada vez mais próxima dos clientes "O crescimento expressivo das vendas da Shineray reflete não apenas a força dos nossos produtos, mas também os investimentos constantes em expansão da rede de revendas, oficinas especializadas e no pós-venda. Nossa estratégia é consolidar a marca em todo o território nacional, garantindo ao consumidor acesso facilitado, suporte qualificado e um portfólio competitivo para diferentes perfis de uso”, conclui.

 








PRESS FC

Copa Hyundai HB20 realiza neste domingo sua primeira prova de longa duração

 


A Copa Hyundai HB20, maior competição monomarca do automobilismo nacional, realiza neste domingo, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), a primeira etapa de sua história no formato Endurance, termo utilizado para as corridas automobilísticas de longa duração. No caso da Copa Hyundai HB20, será uma prova com três horas de duração, na qual cada equipe contará com três pilotos. Os integrantes de cada equipe, seguindo sua própria estratégia, se revezam no carro em uma disputa que, pelas características únicas, exigirá ainda mais dos times, com dinâmicas que geralmente não acontecem nas corridas regulares, como troca de pneus, múltiplos abastecimentos e até mesmo checagem e possível reposição de óleos lubrificantes.

 

Já são mais de 70 pilotos confirmados, incluindo nomes ilustres da Stock Car, como o tricampeão Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Rafael Reis, Denis Navarro, Guilherme Salas e o atual líder da categoria na temporada 2025, Gaetano de Mauro. E para uma corrida tão especial, prêmios à altura. A equipe vencedora leva para casa um prêmio de R$ 100 mil e um Hyundai HB20 zero-quilômetro. A disputa não contará pontos para a classificação geral da temporada 2025, que será retomada normalmente em setembro, com a antepenúltima etapa programada para o Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).

 

“Esperamos neste domingo mais uma etapa histórica para a Copa Hyundai HB20. O formato Endurance oferece uma dinâmica única, uma corrida cheia de alternativas e reviravoltas, e representa um teste extremo para os nossos veículos. Teremos um grid repleto de grandes nomes do automobilismo nacional, muita emoção e convidamos todos a estarem conosco neste dia especial”, afirma Cristiano Mineiro, gerente executivo de Marketing da Hyundai Motor Brasil.

 

Criada em 2019, a Copa Hyundai HB20 alcançou este ano a marca de 100 corridas realizadas, um feito que comprova o sucesso e a consolidação do campeonato no calendário esportivo nacional. A categoria corre pelos principais autódromos brasileiros, reunindo grids de mais de 40 carros, sempre com grandes disputas que o público pode acompanhar em várias plataformas, como YouTube, canal UOL (Vivo-613, Claro-549 e Sky-88) e pela RedeTV!.

 

Desde sua criação, a competição tem comprovado toda qualidade e confiabilidade dos motores Hyundai, superando, durante os seis anos de disputas, a marca centenária de provas com zero intercorrências referentes à motorização da fabricante sul-coreana. A competição é também a que mais cresce na história do automobilismo nacional e tem se mostrado uma excelente plataforma dentro e fora dos circuitos, com disputas emocionantes na pista e atraindo centenas de marcas que alavancam a iniciativa B2B, com ações de relacionamento e engajamento de clientes.

 

A Copa Hyundai HB20 segue dividida em três categorias: Super, para iniciantes e pilotos de trajetórias mais recentes; Elite, com foco em competidores de nível intermediário; e Pro, dedicada aos pilotos mais experientes e com maior histórico de competições. Em sua sexta temporada, a Copa Hyundai HB20 conta com seis patrocinadores: Shell, Gabardo, Brazzo, Hyundai Financiamentos e Goodyear. Também apoiam a competição as marcas Hipper Freios, Monacco, Tecpads, Inflow e Real Radiadores.

 

Os prêmios aos competidores também farão desta uma temporada histórica. Os campeões das categorias Super e Elite ganharão um Novo Hyundai HB20 zero-quilômetro. Enquanto o grande vencedor da categoria Pro leva pra casa um Novo Hyundai CRETA.

 

 

Serviço

Copa Hyundai HB20 – Etapa Endurance

Data: domingo, 24 de agosto

Horário: 10h

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada), clicando aqui

Local: Autódromo Velocitta – Rodovia SP 342, Km 187, s/n – Bairro Nova Louza – Mogi Guaçu - SP

Copa Hyundai HB20 – Próximas Etapas

21 de Setembro – Curvelo (MG)

01 de Novembro – Cascavel (PR)

07 de dezembro – Interlagos (SP)

Londrina inicia testes com veículo elétrico no transporte coletivo

 


Londrina deu início a testes com um veículo elétrico no transporte coletivo, com o objetivo de conectar pontos centrais da cidade a locais estratégicos, como rodoviária, aeroporto e shopping centers, em especial com foco no atendimento ao turista.

O ônibus, com capacidade para até 80 passageiros, possui autonomia de mais de 270 quilômetros e integra os estudos voltados à descarbonização energética e à mobilidade sustentável no município. A iniciativa é conduzida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que testará o modelo Azure A13BR, da fabricante TEVX Higer.

Os testes contarão com a participação direta das duas concessionárias que operam o transporte coletivo na cidade: Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. Durante 20 dias, o veículo circulará em seis linhas de diferentes regiões, das 6h às 19h30. Para facilitar a identificação pelos usuários, o ônibus foi envelopado com design específico.

Segundo o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, a ação integra o conjunto de alternativas em estudo pela administração municipal para tornar Londrina referência em mobilidade sustentável.

“Além dos ônibus elétricos, também estamos avaliando modelos movidos a biometano, que representam uma opção estratégica para inovação no transporte coletivo. O objetivo é identificar qual tecnologia melhor se adapta à realidade de Londrina. Caso os resultados sejam positivos, os elétricos poderão ser utilizados em linhas específicas, conhecidas como ‘última milha’, ligando diretamente pontos como Centro–Rodoviária, Centro–Aeroporto, Centro–Shopping e o quadrilátero central”, destacou.

O modelo testado tem 13 metros de comprimento, piso totalmente baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e motor de 350 kW. A avaliação abrangerá aspectos como autonomia, tempo de recarga, trafegabilidade e condições de operação no trânsito da cidade.

"A chegada do AZURE A13BR a Londrina, em parceria com a CMTU, muito nos orgulha por reforçar o olhar da gestão pública em melhorar a cidade por meio da mobilidade sustentável. Esse modelo traz uma exclusiva tecnologia de piso total baixo que reflete o nosso compromisso em ir além de fornecer um veículo de transporte; mas criar soluções de mobilidade que promovam acessibilidade, dignidade e qualidade de vida para todos," afirma Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.

No Brasil, veículos similares já circulam em capitais como São Paulo, Goiânia e Belém, além de cidades paranaenses como Curitiba e Cascavel.
De acordo com o diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, a experiência será decisiva para futuras aquisições:

“Com este teste, poderemos avaliar como o veículo se comporta nas ruas de Londrina e obter dados concretos para escolher os melhores modelos disponíveis no mercado, de acordo com as nossas necessidades reais”.

Linhas – As linhas que serão utilizadas para os testes são 213 (Catuaí Shopping), 228 (Anel Central), 108 (Albatroz), 109 (Rodoviária), 446 (Milton Gavetti/Norte Shopping) e 305 (Campus UEL).

BYD promove Mega Electric Day e oferece supervalorização do usado, seguro, IPVA, documentação e revisões grátis

 


A BYD vai energizar o sábado (23) em todas as regiões do Brasil: vem aí mais uma edição do Mega Electric Day. A campanha oferece condições únicas que deixam a linha 2026 ainda mais atrativa e possibilita que mais brasileiros possam mudar de vida ao tornar seus percursos de carro ainda mais confortáveis, seguros, sustentáveis e tecnológicos.

Os SUVs híbridos mais desejados pelos brasileiros, BYD Song Pro 2026 e BYD Song Premium 2026 ganham adicionais que os deixam na vanguarda da eletrificação. O BYD Song Pro GS – disponível agora na cor Preta Cosmos e com o cobiçado pacote ADAS 2, um conjunto de recursos desenvolvido para tornar a condução do carro mais inteligente e segura, entre eles: Controle de Cruzeiro Adaptativo, Assistente de Permanência em Faixa, Frenagem Automática de Emergência e Sensor de Ponto Cego – conta com supervalorização do usado e seguro grátis por R$199.990. Já o BYD Song Plus Premium, de R$299.800, sai com seguro grátis, IPVA 2025 grátis e três anos de revisão grátis.

 

Quem também recebeu a atualização do pacote ADAS 2, novas rodas de liga leve e nova cor Inkstone Blue foi o sedã híbrido mais vendido do Brasil, o BYD King GS 2026. Custando R$175.990, o modelo combina design sofisticado, alta tecnologia e eficiência energética e quem comprar neste sábado ganha três anos de revisão grátis.

Ainda, a BYD oferece documentação grátis (primeiro registro no estado + par de placas) para os modelos da família Song (BYD Song Pro, versão GL e GS, BYD Song Plus e BYD Song Premium), BYD King (versão GL e GS) e BYD Dolphin GS.

Além dos benefícios citados acima, a BYD entrega para todos os modelos super-híbridos o carregador portátil e para os modelos 100% elétricos o carregador wallbox como cortesia, bem como a conhecida garantia de oito anos da Bateria Blade, sem limite de quilometragem, e de seis anos, sem limite de quilometragem, para o veículo.

UMA BYD PERTINHO DE VOCÊ

A capilaridade é essencial para a BYD estar onde há demanda e a marca já está em todo o país. Atualmente, a empresa possui 188 concessionárias em operação em todas as regiões e capitais, ou seja, os brasileiros conseguem chegar com facilidade a uma loja da marca.

Para conferir a loja mais próxima, acesse o site: https://www.byd.com/br/find-store.

RECOMPRA GARANTIDA

A BYD conta, ainda, com a Política de Recompra Garantida, que visa facilitar e incentivar os clientes a adquirirem um novo veículo da marca, utilizando o carro usado na troca. Pelo valor mínimo de 80% da tabela FIPE vigente, os proprietários de todos os modelos Byd poderão trocar seus seminovos por outro veículo igual ou superior da marca. Para conhecer em detalhes as condições e garantir a recompra conforme o Programa de Recompra BYD, acesse https://www.byd.com/br/condicoes.

Flamengo é o 1º clube do Brasil a adotar ônibus elétrico com tecnologia BYD

Foto: Paulo Eduardo Machado/CRF


 Potência dentro e fora dos campos e quadras. A BYD e o Clube de Regatas do Flamengo anunciam uma parceria inédita: o Rubro-Negro será o primeiro clube do Brasil a utilizar um ônibus 100% elétrico em suas operações esportivas. O modelo BYD D9F ficará à disposição dos esportes olímpicos do time e atenderá mais de 1.100 atletas de diversas modalidades, entre elas Basquete, Ginástica Artística, Judô, Nado Artístico, Natação, Polo Aquático e Futebol Feminino.

A cerimônia de entrega foi realizada nesta quarta-feira (13), na sede náutica de Remo do clube, na Gávea, Rio de Janeiro, e contou com a presença de Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD, e Marcus Vinicius Freire, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo. Para facilitar a operação, uma estação de recarga será instalada no Maracanãzinho, ginásio olímpico no complexo do Maracanã, garantindo praticidade e eficiência no uso do veículo.

Tecnologia e sustentabilidade em movimento
Mais do que transportar atletas, o BYD D9F vai movimentar o esporte com emissão zero, funcionamento silencioso e autonomia de até 250 km. Em apenas um ano de uso, o veículo da greentech poderá evitar a emissão de 182 toneladas de CO₂, impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de 1274 árvores.

 

“Essa parceria com o Flamengo simboliza muito mais do que a entrega de um ônibus elétrico: é a união da inovação da BYD com a força rubro-negra para crescermos juntos em sustentabilidade. Ao levar tecnologia de ponta BYD para o dia a dia de atletas de alto rendimento, mostramos que é possível oferecer conforto, segurança e eficiência sem abrir mão do compromisso com o meio ambiente. Esperamos que essa iniciativa inspire outras instituições e, assim, construímos um futuro mais limpo”, destaca Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.

 

O que move o BYD D9F

O modelo foi desenvolvido para aplicação urbana com carrocerias de até 13 metros de comprimento, no formato piso alto, e traz um chassi tubular de alta resistência à torção e flexão, que dispensa alongamento. Seus motores integrados nas rodas do eixo traseiro contam com módulo eletrônico de controle de tração, garantindo força e eficiência.

Entre os diferenciais do BYD D9F estão a suspensão pneumática dianteira e traseira, que garante máximo conforto para passageiros e motorista; os freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que aumentam a segurança e a autonomia do veículo; a coluna de direção regulável, que oferece melhor ergonomia ao condutor; além do baixo custo de manutenção e do tempo de recarga rápido, que tornam a operação prática e eficiente no dia a dia.

Segundo o diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, a chegada do ônibus vai trazer uma tremenda diferença para o clube que conta com dez modalidades e seis medalhistas olímpicos de Paris. “Nossos atletas merecem esse tipo de serviço, que junto a uma fabricante preocupada com energia limpa, ajuda nas reduções de tempos de trajeto, de recursos, e também de poluição pelo Rio e Brasil”, celebrou Marcus Vinicius.  

 

Volkswagen produz 26 milhões de veículos no Brasil

 

Foto: Divulgação 

A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar o marco de 26 milhões de veículos produzidos em seus 72 anos no País. Maior fabricante de automóveis do Brasil, a Volkswagen é responsável por 26% das 100 milhões de unidades já produzidas pelo setor automotivo brasileiro, sendo protagonista em volume de produção, gerando empregos e contribuindo com o desenvolvimento econômico. Mais de 200 mil colaboradores ajudaram a construir a história de sucesso da Volkswagen do Brasil nessas mais de sete décadas.

 

O marco histórico de 26 milhões de unidades produzidas pela Volkswagen do Brasil foi alcançado com o Polo, o carro de passeio mais vendido do País e o líder absoluto de vendas, entre todos os segmentos, há quatro meses (abril, maio, junho e julho de 2025). Em 2025, o Polo está celebrando seus 50 anos no mundo, sendo um verdadeiro ícone da indústria automotiva, com mais de 20 milhões de unidades emplacadas globalmente. O Polo também completou neste ano 1 milhão de unidades produzidas no Brasil; atualmente, o modelo é fabricado nas unidades paulistas Anchieta, em São Bernardo do Campo (Polo Track), e Taubaté (Polo e Polo Track).

Clique aqui para baixar as fotos em alta resolução.

“A operação da Volkswagen do Brasil é fundamental para a estratégia global da marca e a maior da América do Sul. A região América do Sul é o terceiro maior mercado da Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e da Alemanha, e foi a que mais cresceu neste ano (jan-jul), com alta de 21,4%, representando 11% do volume global. Atualmente, a empresa vive um momento especial, com investimentos de R$ 20 bilhões e uma ofensiva de 21 lançamentos até 2028, marcando o início da nova era de hibridização na região”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.
 

“Poucas marcas no mundo têm o privilégio de celebrar 26 milhões de veículos produzidos. Com esse número robusto, a Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de automóveis do País, representando mais de um quarto dos 100 milhões de veículos fabricados pelo setor brasileiro. Em seus 72 anos de história, a Volkswagen do Brasil sempre esteve comprometida com a evolução da indústria brasileira e com o desenvolvimento econômico, gerando empregos e se destacando pela inovação e pioneirismos. Queremos seguir produzindo sonhos e crescendo com o Brasil e os brasileiros”, disse Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
 

O marco de 26 milhões de unidades contempla a produção das três fábricas de automóveis da Volkswagen do Brasil: Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP, inaugurada em 1959, sendo a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha), Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).
 

Volkswagen é líder de três dos principais segmentos no Brasil
 

A Volkswagen é líder de vendas em três dos principais segmentos do mercado: SUVs, hatches e sedãs compactos.
 

Em SUVs, o segmento que mais cresce e o principal do País, a Volkswagen é líder com o Novo T‑Cross (o SUV mais vendido do Brasil, com 53.551 unidades vendidas de janeiro a julho de 2025) e com toda a sua família SUVW, a linha mais completa do Brasil, formada pelo Novo T‑Cross, Tera, Novo Nivus, Nivus GTS, Taos e Tiguan, que somam 98.325 unidades vendidas neste ano (jan-jul).
 

O Polo lidera o segmento de hatches no Brasil e mais: é também o carro de passeio mais vendido do País no acumulado do ano, com 70.156 unidades (jan-jul). Além disso, o Polo é líder absoluto de vendas, considerando todos os segmentos há quatro meses consecutivos (abril, maio, junho e julho).
 

O Novo Virtus liderou o segmento de sedãs compactos em fevereiro, junho e julho e já soma 21.036 unidades vendidas neste ano (jan-jul).
 

O mês de julho foi histórico para as vendas da Volkswagen: com 41.629 unidades emplacadas, a marca alcançou o seu melhor mês em mais de 10 anos. Esse resultado mostra a força e competitividade da linha atual de produtos da VW, que também conseguiu em julho de 2025 o maior market share no varejo (16%) desde 2021. Com a vice-liderança de mercado consolidada no Brasil, a Volkswagen já vendeu 227.020 unidades neste ano no País (jan-jul).
 

Volkswagen é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro
 

Além do sucesso de vendas no Brasil, a Volkswagen é também a maior exportadora do setor automotivo nacional, com mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas desde 1970. Neste ano, a Volkswagen retomou a exportação para a África (Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal) e iniciou as exportações do SUVW Tera para a América Latina, o mais novo ícone da marca.
 

Os principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil neste ano (jan-jul) foram a Argentina (35.580 unidades), México (16.090) e Colômbia (6.740). Os demais mercados de exportação na América Latina foram Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai.
 

Com 67.697 unidades exportadas em 2025 (jan-jul), a Volkswagen aumentou seus embarques em 45%, em comparação com o mesmo período de 2024 (jan-jul).
 

Investimentos de R$ 20 bilhões e 21 lançamentos na região
 

A Volkswagen investe R$ 20 bilhões até 2028 na América do Sul, com uma ofensiva robusta de 21 lançamentos até a mesma data na região. Destaque para a breve chegada dos híbridos desenvolvidos localmente, dando início a uma nova era de hibridização da marca na região. Desse total, cinco modelos já foram lançados no Brasil: Novo T‑Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS e o SUVW Tera, o lançamento mais importante da Volkswagen para a Região América do Sul dos últimos tempos e sucesso de vendas, com mais de 12 mil pedidos em apenas 50 minutos na noite de seu lançamento.
 

Do total de investimentos, R$ 16 bilhões são para o Brasil e contemplam projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas. A Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) contará com uma pick-up inédita. A unidade de Taubaté (SP) já está produzindo o SUVW Tera e a fábrica de motores de São Carlos (SP) terá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.
 

Além dos produtos, a ofensiva inclui a chegada de uma nova plataforma (projeto MQB Hybrid) inovadora, tecnológica, flexível e sustentável. A nova arquitetura eletrônica permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System), além de mais conforto e aumento do espaço interno. Desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região América do Sul com os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade, a nova plataforma envolveu a capacitação de equipes e uma produção altamente tecnológica.
 

Marcos de produção da Volkswagen do Brasil na história (em unidades de veículos)

 

Julho de 1970: 1.000.000

Novembro 1979: 5.000.000

Maio 1994: 10.000.000

Maio 2005: 15.000.000

Maio 2012: 20.000.000

Junho 2023: 25.000.000

Agosto 2025: 26.000.000
 

Produção de cada fábrica no Brasil:

 

Anchieta: 14,9 milhões de veículos

Taubaté: 7,9 milhões de veículos

Curitiba: 3,2 milhões de veículos

São Carlos: 14,3 milhões de motores
 

Modelos mais produzidos na história da Volkswagen do Brasil:

 

Gol: +8,5 milhões de unidades (líder de vendas no mercado brasileiro por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014; modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da indústria nacional)

Fusca: +3 milhões (líder de vendas por 24 anos consecutivos, de 1959 a 1982)

Fox + CrossFox: 2,1 milhões

Saveiro: 1,7 milhão

Kombi: 1,5 milhão

Voyage: 1,5 milhão

Polo: 1 milhão

Brasília: 950 mil

Parati: 912 mil

T‑Cross: 553 mil

Golf: 550 mil