Mercedes lança Sprinter Street 320 elétrica: aposta no transporte comercial sustentável

 


A Mercedes-Benz acaba de apresentar a Sprinter Street 320 elétrica, modelo que promete impulsionar a mobilidade sustentável no transporte comercial brasileiro. Com tecnologia 100% elétrica, a van chega para atender à demanda crescente por soluções mais limpas, especialmente em centros urbanos, onde a poluição e o trânsito são desafios constantes.

Equipado com um motor elétrico de 204 cavalos de potência, o veículo oferece torque instantâneo, garantindo desempenho ágil mesmo com carga pesada. A bateria de alta capacidade proporciona autonomia média de aproximadamente 160 km, ideal para operações urbanas e entregas de última milha. O sistema de bateria utiliza tecnologia de íons de lítio com alta densidade energética, garantindo durabilidade e segurança térmica, além de ser totalmente reciclável, alinhando-se aos princípios de economia circular.

A Sprinter Street 320 elétrica mantém o amplo espaço interno característico da linha Sprinter, com versatilidade para transporte de cargas volumosas ou passageiros. O design funcional facilita o acesso e a organização do espaço, atendendo diferentes setores, como logística, transporte corporativo e serviços urbanos.

Outro diferencial é a conectividade avançada, com sistema de telemetria que permite o monitoramento em tempo real da frota, ajudando a otimizar rotas, reduzir custos operacionais e realizar manutenções preventivas. O veículo também conta com recursos tecnológicos modernos, como assistência ativa de frenagem, controle de estabilidade, sistema de alerta de colisão e monitoramento de ponto cego, reforçando a segurança para o motorista e para os demais usuários das vias.

A Mercedes-Benz já anunciou planos para exportar a Sprinter Street 320 elétrica para mercados da América Latina e Europa, aproveitando sua expertise global em veículos comerciais elétricos e respondendo à demanda mundial por soluções sustentáveis.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado brasileiro de veículos elétricos cresceu cerca de 70% em 2024, impulsionado pela crescente conscientização ambiental e incentivos governamentais em algumas regiões. No segmento de veículos comerciais leves, a oferta ainda é limitada, o que torna a chegada da Sprinter Street 320 elétrica uma novidade importante.

Para o engenheiro especializado em mobilidade urbana, Rafael Monteiro, “a Sprinter elétrica traz um conjunto tecnológico que atende às necessidades do transporte comercial moderno, principalmente no contexto urbano. Porém, o avanço dependerá fortemente da ampliação da infraestrutura de recarga e de políticas públicas mais claras para estimular a adoção dessas tecnologias.”

Apesar do preço inicial mais elevado, o especialista destaca que o custo total de propriedade pode ser competitivo a médio prazo, devido à economia com combustível e manutenção.

A Mercedes-Benz reforça com esse lançamento seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, oferecendo uma alternativa sem emissão de poluentes e alinhada às práticas ambientais cada vez mais exigidas pelo mercado.


Padrão Mercedes

O interior da van segue o padrão Mercedes-Benz. O sistema MBUX  inclui assistente de voz, conectividade com smartphones como Apple CarPlay e Android Auto. Modos de condução ajustáveis, como “Comfort”, “Economic” e “Maximum Range”, consegue deixar o modelo mais potente em ultrapassagens o confortável para diminuir o consumo energético de acordo com o desejo do motorista.

No quesito segurança, também há bons equipamentos, como sistemas Assistente Ativo de Frenagem, Alerta de Ponto Cego e Alerta de Fadiga.



Capacidade de Carga 

A eSprinter mantém a boa dimensão como os modelos da linha Sprinter. Ela oferece capacidade de carga de até 14 m³ e Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 ou 4,25 toneladas. Os modelos contam com duas opções de entre-eixos, de 5.392 mm e 6.697 mm, já que garante diferentes configurações para atender a variados tipos de operação comercial.


Ao Volante

A transição para veículos elétricos não é mais um conceito distante , é uma realidade que começa a ocupar espaço nas ruas e nas garagens de empresas brasileiras. E um exemplo prático e surpreendentemente eficiente dessa mudança é a Mercedes-Benz Sprinter Street Elétrica, que tive a oportunidade de dirigir recentemente. Mais do que uma van elétrica, ela é um sinal claro de como a mobilidade urbana está evoluindo.

Logo ao entrar na Sprinter elétrica, a primeira sensação é de silêncio. Ligar o motor e não ouvir praticamente nada pode parecer estranho no começo, principalmente para quem está acostumado com o ronco típico dos motores a diesel. Mas esse silêncio vira rapidamente um aliado no trânsito urbano: menos ruído significa menos estresse, principalmente em jornadas longas de entregas.

A dirigibilidade também impressiona. Apesar de seu tamanho, a versão elétrica da Sprinter é ágil nas curvas e leve ao toque. A resposta do acelerador é imediata, sem engasgos ou atrasos — um dos grandes trunfos dos motores elétricos. Isso torna a condução muito mais dinâmica em ambientes urbanos, onde parar e arrancar a todo momento é parte da rotina. E graças à ausência de trocas de marcha, o cansaço ao volante diminui visivelmente.

Outro ponto positivo é o conforto. A suspensão trabalha bem mesmo com o veículo carregado, e a cabine oferece uma posição de direção ergonômica, com boa visibilidade e painel moderno. Os sistemas de assistência ao condutor, como controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, vêm de série, o que reforça a sensação de segurança.

É claro que a autonomia ainda é um tema sensível. A Sprinter Street elétrica tem alcance estimado para até cerca de 200 km, o que é suficiente para boa parte das operações de entrega urbana, mas ainda exige planejamento, principalmente para frotistas que pretendem operar em rotas mais extensas ou com múltiplas paradas.

A recarga também precisa entrar na equação. Usando um carregador rápido, é possível atingir cerca de 80% da carga em menos de uma hora. Em tomadas convencionais, o tempo sobe consideravelmente, tornando essencial uma estrutura mínima de carregamento na empresa ou pontos estratégicos pela cidade.

No final, dirigir a Sprinter Street elétrica é mais do que uma experiência automotiva, é uma amostra do que está por vir. Sim, ainda há desafios, mas o conforto, o desempenho e os benefícios ambientais mostram que o caminho elétrico faz sentido. Para empresas preocupadas com sustentabilidade e eficiência no transporte urbano, essa van representa não só uma escolha inteligente, mas também um compromisso com o futuro.

Ônibus elétricos têm forte crescimento no primeiro semestre de 2025

Foto:Divulgação


 No primeiro semestre de 2025, o mercado brasileiro de ônibus elétricos registrou um crescimento expressivo e sem precedentes. Foram emplacadas 306 unidades em todo o país, um aumento de 141% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 127 unidades.

Em junho, 34 ônibus elétricos entraram em circulação, um crescimento de 278% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (9 veículos). Esses números refletem o avanço da eletromobilidade no transporte público, impulsionado por políticas públicas, ampliação da oferta de modelos e maior comprometimento de gestores municipais com descarbonização.

Mercado de São Paulo

São Paulo é o epicentro da revolução elétrica no transporte público brasileiro. Dos 306 ônibus elétricos emplacados no primeiro semestre, 275 estão em operação na capital paulista, o que equivale a 90% do total nacional. Os dados evidenciam que a adoção de ônibus de emissão zero deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como política pública, sustentada por legislação específica e forte engajamento municipal.

A transição para ônibus elétricos em São Paulo começou na gestão do então prefeito João Doria, quando entrou em vigor a Lei Municipal nº 16.802/2018. Esta lei fixou um prazo de 20 anos, até 2038, para a emissão zero de gás carbônico (CO²) da frota paulistana de ônibus, mais redução de 95% de material particulado (MP) e de 95% de óxidos de nitrogênio (NOx).
Ao mesmo tempo, abriu uma licitação para renovar os contratos com as empresas de ônibus com base em metas anuais compulsórias de descarbonização das frotas, conforme a nova lei.

A implementação efetiva começou em 2019, com testes e contratos de operação com as concessionárias, já na gestão Bruno Covas. O maior avanço ocorreu a partir de outubro de 2022, com a decisão do atual prefeito Ricardo Nunes de proibir a entrada de novos ônibus a diesel no sistema de transporte paulistano, impulsionando a eletrificação das frotas.

Desde então, a cidade vem incorporando dezenas de ônibus elétricos ao transporte público anualmente, consolidando-se como referência nacional em mobilidade urbana sustentável. São Paulo já tinha experiência em transporte elétrico desde 1949, quando lançou a primeira rede de trólebus da América Latina. Hoje, tem 201 trólebus em operação.

Além disso, em 2009, o então prefeito Gilberto Kassab lançou uma pioneira Lei de Mudança do Clima (Lei 14.933) que, já naquela época, fixava um prazo de dez anos para a total descarbonização das frotas de ônibus. Por vários motivos, a lei não foi aplicada, o que obrigou à reprogramação dos prazos e a edição da nova Lei 16.802, em janeiro de 2018.

Outras cidades

Outras cidades do Estado de São Paulo também avançam no processo de transição de suas frotas no primeiro semestre de 2025, como São Bernardo do Campo (11 ônibus elétricos), Ribeirão Preto (4), Campinas (2) e Barueri (1), reforçando a liderança paulista em nível regional.

Nos outros Estados, embora as maiores capitais concentrem grandes frotas de ônibus coletivos, a participação de veículos elétricos ainda é baixa em relação ao total. São Paulo lidera a eletrificação do transporte público com ampla vantagem, seguida por algumas capitais do Centro-Oeste e Nordeste.

A transição vem sendo acelerada por legislações locais e iniciativas federais, como o PAC Cidades, que oferece financiamento e incentiva a produção nacional de tecnologias limpas. Ainda assim, a expansão é desigual, com entraves de financiamento, infraestrutura e planejamento em diversas regiões.

Municípios que emplacaram ônibus elétricos no 1º semestre de 2025:

  • São Paulo/SP: 275
  • São Bernardo do Campo/SP: 11
  • Resende/RJ: 4
  • Ribeirão Preto/SP: 4
  • Salvador/BA: 3
  • Goiânia/GO: 3
  • Campinas/SP: 2
  • Taboão da Serra/SP: 2
  • Cariacica/ES: 1
  • Barueri/SP: 1

 Capitais com as maiores frotas de ônibus:

  • São Paulo (SP): 15.000
  • Goiânia (GO): 3.000
  • Brasília (DF): 2.967
  • Belo Horizonte (MG): 2.874
  • Recife (PE): 2.800

Fabricantes de ônibus

Atualmente, 10 fabricantes atuam nesse segmento no Brasil: Ankai, BYD, Eletra, Higer, Induscar, Yutong, Mercedes-Benz, Marcopolo, Volvo e VW Truck & Bus, com um portfólio de 28 modelos diferentes. No primeiro semestre de 2025, sete fabricantes foram responsáveis pela comercialização dos 306 ônibus elétricos no país. O destaque fica para a Eletra e BYD que são responsáveis por 65,3% das vendas do período, sendo 34,3% e 31%, respectivamente.

Vendas por fabricantes no 1º semestre de 2025:

  • Eletra: 105 (34,3%)
  • BYD: 95 (31,0%)
  • Mercedez Benz: 70 (22,8%)
  • Induscar: 15 (4,9%)
  • Higer: 11 (3,6%)
  • Ankai: 6 (1,9%)
  • VW Truck & Bus: 4 (1,3%)

Os números do primeiro semestre indicam que alguns fabricantes tradicionais do setor de ônibus, como Marcopolo e Volvo, não registraram vendas de modelos elétricos no país. Essa ausência não sinaliza necessariamente um desinteresse ou recuo das empresas no segmento de eletromobilidade. Ela pode ser explicada pela própria dinâmica mais complexa do mercado de ônibus elétricos, que envolve processos de licitação pública.

A comercialização desse tipo de veículo costuma ocorrer em lotes maiores, vinculados a contratos firmados com prefeituras e operadores de transporte coletivo, o que pode resultar em períodos mais longos de ausência de entregas. A Marcopolo, por exemplo, entregou em julho (portanto, fora do primeiro semestre) 95 ônibus a uma operadora da cidade de São Paulo.

Marcopolo cresce 17,8% na receita líquida e amplia participação no mercado de rodoviários no 2º trimestre de 2025

Foto:Divulgação


 A Marcopolo encerrou o segundo trimestre de 2025 com receita líquida consolidada de R$ 2,3 bilhões, crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho reflete o avanço da participação de mercado no segmento de rodoviários no Brasil, que cresceu de 46,8% no 1T25 para 53,1% no 2T25, além do crescimento das exportações e das operações internacionais.

 

No acumulado do primeiro semestre deste ano, a receita líquida operacional da companhia foi de R$ 3,9 bilhões, 10,2% acima do mesmo período de 2024, como resultado do aumento das vendas no Brasil e no exterior. Ao todo, foram 7.200 unidades faturadas no 1S25, contra 6.831 unidades no 1S24.

 

A produção total da Marcopolo no 2T25 foi de 3.800 unidades. Do total, 3.077 unidades foram produzidas no Brasil e 723 no exterior, crescimento de 12,4% nas unidades fabricadas fora do país.

 

No período, foram registradas 3.904 unidades na receita líquida consolidada: 2.868 unidades foram faturadas no Brasil, 343 exportadas a partir do Brasil e 693 faturadas diretamente nas operações internacionais.

 

O lucro bruto da companhia foi de R$ 593,2 milhões, com margem bruta de 25,7%, enquanto o EBITDA consolidado somou R$ 398,3 milhões, com margem de 17,3%. O lucro líquido totalizou R$ 321,1 milhões, com margem de 13,9%.

 

“O mix de vendas no 2T25 foi mais robusto que no primeiro trimestre, com maior participação de rodoviários e expansão relevante das operações internacionais. Mantivemos margens consistentes mesmo com um cenário desafiador no mercado doméstico”, comenta Pablo Motta, CFO da Marcopolo

 

As exportações a partir do Brasil tiveram desempenho positivo, com destaque para rodoviários e Volares, totalizando 343 unidades. A Marcopolo também realizou no 2T25 a entrega de conjuntos de vagões ferroviários para o transporte de passageiros no Chile, marcando o início de sua atuação internacional nesse novo segmento.

 

Nas operações internacionais, a Marcopolo manteve atuação sólida e foco em produtos de maior valor agregado, com destaque para os ônibus urbanos na Austrália (Volgren) e os bons volumes de rodoviários na Argentina (Metalsur).

 

Perspectiva

 

“A Marcopolo projeta um segundo semestre com sinergias positivas associadas à sazonalidade em seus principais mercados. A tendência é de estabilização dos volumes em patamares levemente superiores ao do primeiro semestre, com concentração de vendas em produtos de maior valor agregado”, finaliza Motta.

 

Grupo Orletti participa em duas feiras Agro no Estado




O Grupo Orletti marca presença em duas feiras Agro no Estado. A primeira feira, a Lidera Agrotech 2025 acontece nesta semana, de 31 de julho a 02 de agosto, no Parque de Exposições, em Linhares. Produtores, especialistas, startups, instituições financeiras e jovens líderes estarão reunidos para compartilhar conhecimento e discutir o futuro do campo.


Estarão presentes as marcas Orvel Renault, Orvel Omoda Jaecoo e Orvel Volkswagen Caminhões e Ônibus.


Já em Cachoeiro de Itapemirim, no mês de agosto, entre os dias 06 e 09 de agosto, acontece a Fenaci 2025, Feira de Negócios e Agroturismo, a maior da região. O Grupo estará com as marcas Peugeot e Citroen, Volkswagen, Renault, Omoda Jaecoo e Orvel Volkswagen Caminhões.


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MILE4 

Viação Águia Branca celebra 79 anos destacando a importância dos motoristas para o transporte rodoviário brasileiro

 

Foto: Divulgação 


Às vésperas de completar 79 anos de história na próxima quinta-feira, 24 de julho, a Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, celebra o Dia do Motorista, comemorado no dia 25, reforçando a importância desse profissional que mantém o Brasil em movimento. A data torna-se ainda mais significativa ao reconhecer aqueles que, com dedicação e responsabilidade, conectam pessoas e regiões em todo o país.


A homenagem também chama a atenção para os desafios do setor. De acordo com uma pesquisa da Mundo Logística e Fetrabens, em 2024, apenas 4,1% dos motoristas tinham até 30 anos, um dado que revela a dificuldade de atrair novos profissionais para esta área. 

O transporte rodoviário, responsável por mais de 65% do deslocamento de cargas e passageiros no Brasil, enfrenta uma crescente escassez de mão de obra. Para 59% desses trabalhadores, a valorização salarial é essencial para permanecer no setor, enquanto 38% destacam a importância de benefícios como plano de saúde e seguro de vida.


Atenta a esse cenário, a Viação Águia Branca vem intensificando investimentos em ações que priorizam o reconhecimento, o bem-estar e o desenvolvimento contínuo de seus motoristas. Entre os destaques estão políticas de remuneração, de acordo com o mercado, o programa ‘Medicina do Sono’, que oferece acompanhamento especializado para garantir qualidade de descanso e mais segurança nas estradas, e o MO(vi)Mento de Águia, que promove hábitos saudáveis por meio de palestras, grupos de apoio e desafios voltados à saúde física e mental.


Além disso, a empresa disponibiliza suporte psicológico, individual e coletivo, estendido aos familiares dos colaboradores, e incentiva o diálogo próximo com as equipes, com uma escuta ativa por parte dos gestores. A cultura da companhia valoriza ainda o prestígio e a carreira. Entre as iniciativas estão cursos de capacitação, abertura de vagas inclusivas e o projeto ‘Motorista Top Ouro’, que, desde o ano 2000, premia os condutores que se destacam pela direção segura e eficiente, reforçando o compromisso com quem está na linha de frente das operações.


Segundo Fernanda Peroba, Gerente de Pessoas e Processos da Viação Águia Branca, esse cuidado se reflete na rotina operacional. Antes de cada viagem, o condutor se apresenta com antecedência e cumpre uma série de etapas essenciais para garantir a segurança de todos: teste do bafômetro, conferência de documentos, avaliação de saúde e uma inspeção detalhada no veículo.

“Ter motoristas saudáveis e emocionalmente bem faz toda a diferença para qualquer organização, especialmente em um setor tão importante como o nosso transporte rodoviário. Essa preparação rigorosa evidencia a nossa cultura interna de segurança, que reconhece o colaborador como peça central para a qualidade do serviço oferecido aos passageiros”, ressalta a gestora.
 

Motorista: uma profissão passada de pai para filho

Essa valorização também se traduz em oportunidades reais de crescimento dentro da empresa. Exemplo disso é a trajetória de Lucas Dutra Miranda, motorista da Águia Branca há nove anos, que carrega no currículo uma história de vínculo e orgulho com a companhia.


“Praticamente nasci dentro da Águia Branca. Meu pai foi motorista da empresa por 20 anos e cresci acompanhando de perto sua rotina. Foi esse contato diário com o universo do transporte que despertou em mim o desejo de seguir os passos dele, um sonho que passou de pai para filho. Comecei na empresa aos 17 anos como estagiário e, hoje, realizo meu maior sonho: ser motorista. Meu primeiro e único registro na carteira de trabalho é da Águia Branca, tenho orgulho disso”, conta Lucas, que atualmente dirige em linhas interestaduais entre o Espírito Santo e a Bahia.


Nos dias 24 e 25 de julho, a empresa promove uma programação especial para celebrar o aniversário e o Dia do Motorista. As ações incluem reconhecimento interno, distribuição de brindes e homenagens que reforçam a centralidade desses colaboradores na trajetória da Águia Branca. 

“Investir em remuneração justa, benefícios, capacitação e estrutura é apostar na continuidade e eficiência do transporte rodoviário no Brasil. Sem esses profissionais, nenhuma estrada se constrói”, conclui Fernanda Peroba.


Kurumá participa da Lidera Agro em Linhares com soluções automotivas Toyota voltadas para o agronegócio capixaba



 Com foco em apresentar soluções inovadoras para o agronegócio, a Kurumá, concessionária Toyota do Grupo Águia Branca, confirma participação na Lidera Agro, que será realizada de 31 de julho a 2 de agosto, em Linhares (ES). Reconhecida como o maior evento do setor no norte do Espírito Santo, a feira reúne cerca de 60 expositores em uma área de 30.000 m², com auditório, espaços dedicados à exposição de equipamentos e tecnologia, além de uma programação com palestras, workshops e atividades de networking.

A Kurumá marcará presença com um estande voltado à apresentação de veículos que aliam robustez, tecnologia e sustentabilidade, atributos essenciais para as operações no campo. Modelos como Hilux, Corolla Cross, SW4 e Corolla AltisPremium, além de opções híbridas, estarão disponíveis para demonstração, negociações e testdrive.

A equipe no evento oferecerá atendimento personalizado, com simulações de financiamento, consórcios e orientações técnicas sobre eficiência energética e redução de custos operacionais, assim como venda direta com condições especiais para produtores rurais, CNPJ e Pessoas com Deficiência. A concessionária também destacará o Programa Toyota 10, que garante 10 anos de garantia para todos os veículos da marca a partir de 2020, um diferencial valorizado por quem busca tranquilidade e alta valorização no mercado de revenda.

“Estar na Lidera Agro reforça nosso papel de parceiro do campo. Queremos mostrar aos produtores capixabas como a tecnologia Toyota pode aumentar a produtividade com conforto e segurança”, afirma o diretor comercial de Kurumá, Phelipe Zacche.

A participação da Kurumá na Lidera Agro evidencia o compromisso da concessionária em oferecer soluções automotivas integradas para o agronegócio, combinando veículos de alta qualidade, tecnologia avançada e respeito ao meio ambiente. Para mais informações, os interessados podem visitar o estande da marca durante o evento, uma das lojas Kurumá ou acessar o site oficial.







APPROACH COMUNICAÇÃO 

GWM Ora 03 Skin 2024: Estilo retrô, tecnológico e aposta no público



 A GWM continua a expandir sua linha de veículos elétricos no Brasil e aposta na edição especial Ora 03 Skin 2024 para atrair consumidores urbanos que procuram um carro elétrico com design diferenciado, boa oferta tecnológica e preço relativamente competitivo. O modelo reforça a estratégia da montadora chinesa de se consolidar no país por meio de inovação, conectividade e segurança.

Visual exclusivo e pegada retrô

O Ora 03 Skin chama atenção pelas linhas arredondadas que evocam carros clássicos, como o Volkswagen Fusca e o Mini Cooper. A edição especial apresenta pintura exclusiva na cor Azul Copacabana, teto e colunas em preto brilhante, além de rodas de liga leve aro 18 com acabamento escurecido. O interior segue a mesma proposta: acabamento em couro ecológico preto, detalhes cromados e painel digital com visual vintage.

Motor, desempenho e autonomia

Debaixo do capô, o modelo traz um motor elétrico dianteiro com 171 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm, capaz de levar o hatch de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h. A bateria de 48 kWh garante autonomia de 232 km segundo o padrão brasileiro (INMETRO) e até 310 km no ciclo europeu (WLTP).

O sistema de recarga inclui opções em corrente alternada (AC), com carregamento completo em cerca de 5 horas, e carregadores rápidos (DC), que permitem recuperar até 80% da carga em apenas 30 minutos.



Tecnologia e segurança

No pacote tecnológico, o Ora 03 Skin é generoso. Conta com central multimídia de 10,25" com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital configurável, câmera 360° e assistente de estacionamento. Destaque para o pacote ADAS 2+, que inclui frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de placas de trânsito.

O modelo ainda traz sete airbags, incluindo um central entre os bancos dianteiros, e sistemas avançados de estabilidade e tração.


Mercado e perspectiva

O Ora 03 Skin mira um público urbano de perfil jovem, interessado em mobilidade elétrica, mas que também busca design diferenciado e segurança. Apesar da autonomia modesta frente a concorrentes como BYD Dolphin ou Renault Kwid E-Tech, o modelo se destaca pelo pacote tecnológico, acabamento refinado e estilo único.

Especialistas apontam que o maior desafio do Skin será convencer consumidores fora das grandes capitais, onde a infraestrutura de recarga ainda é limitada. Para cidades com bom suporte a carros elétricos, no entanto, o hatch da GWM é uma das opções mais completas dentro do segmento até R$ 169 mil.

AVALIAÇÃO: PEUGEOT 208 GT CONQUISTA POR TUDO QUE OFERECE

 

Foto: Divulgação 

Dirigir o novo Peugeot 208 GT foi bem divertido. Eu já esperava um bom nível de acabamento e design, afinal, o visual do 208 sempre chamou minha atenção. Mas foi dirigindo o modelo que realmente me conquistou. A combinação de desempenho, tecnologia embarcada e economia de combustível mostra que o hatch francês tem muito mais do que apenas um rosto bonito.

Começando pelo conjunto mecânico: o motor 1.0 turbo de 130 cv com câmbio CVT de 7 marchas simuladas entrega uma performance excelente para o dia a dia. As respostas são rápidas, as acelerações são suaves, e o carro se comporta muito bem tanto no trânsito urbano quanto na estrada. O torque disponível em baixas rotações deixa o carro ágil nas saídas de semáforo ou em ultrapassagens. E o melhor: tudo isso com uma média de consumo que passou de 13 km/l no meu teste, o que é ótimo para um hatch com pegada esportiva.

Por dentro, o i-Cockpit 3D continua sendo um dos grandes diferenciais da Peugeot. O painel elevado, o volante menor e a central multimídia com tela de 10,3" criam uma experiência de direção envolvente. Além disso, os detalhes em preto brilhante, o acabamento premium e os bancos com costuras vermelhas realmente elevam a sensação de sofisticação, parece um carro de categoria acima.

Outro ponto que me chamou atenção foi o pacote de segurança. O carro oferece seis airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência, alerta de fadiga e até detecção de colisão frontal. São recursos que geralmente estão presentes em modelos mais caros, e aqui fazem parte do pacote de série.



No visual externo, o 208 GT agrada bastante. As rodas de 17 polegadas, o teto preto contrastante, os faróis full LED e os detalhes cromados garantem presença nas ruas. É um carro que chama atenção, sem ser exagerado.

E, falando em preço, a faixa de R$ 123 mil pode até parecer um pouco elevada para um hatch compacto. Mas, considerando tudo o que ele entrega, motor turbo, equipamentos completos, acabamento premium e bom consumo, é difícil encontrar um concorrente direto que ofereça o mesmo nível de refinamento e tecnologia.

No fim das contas, o 208 GT não é só bonito. Ele entrega uma experiência de direção diferenciada, é completo e bem acertado. Para quem quer um carro com visual marcante, bom desempenho, bastante tecnologia e um toque europeu, vale muito a pena considerar essa versão da Peugeot.


GWM Brasil e Governo do Espírito Santo discutem novos projetos e fortalecem parceria logística e industrial


Foto: Divulgação 


Na última quinta-feira (10), executivos da GWM Brasil se reuniram com o Governo do Espírito Santo para avançar em discussões sobre novos projetos e fortalecer a cooperação estratégica entre a empresa e o estado.


Participaram do encontro o governador Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Desenvolvimento Sérgio Vidigal. Representando a GWM Brasil, estiverem presentes Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México; Diego Fernandes, COO da GWM Brasil; Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais; e Way Chien, Diretor Financeiro.


Com foco em iniciativas de médio e longo prazo, a reunião abordou temas como mobilidade elétrica, atração de investimentos, exportações e infraestrutura logística. O Espírito Santo foi destacado como uma peça-chave na estratégia da GWM no Brasil, não apenas pelo potencial para novas parcerias, mas também por já desempenhar um papel essencial nas operações atuais da empresa.


Atualmente, todos os veículos GWM importados da China chegam ao Brasil pelo Porto de Vitória, por meio da operação logística conduzida em parceria com a Comexport, uma das maiores tradings do país. A escolha do Espírito Santo para esse processo se deve à eficiência logística, à localização estratégica e à infraestrutura portuária de excelência oferecida pelo estado.


“Nosso compromisso é com o desenvolvimento regional e a construção de uma operação sólida e sustentável no país. O Espírito Santo já é um parceiro estratégico em nossa logística atual e pode ganhar ainda mais relevância à medida que avançamos em direção à produção local e à exportação”, afirma Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México.


Durante o encontro, a GWM também apresentou os avanços da fábrica de Iracemápolis (SP), que entrará em operação nas próximas semanas. A unidade será o centro da produção nacional da marca, com foco em nacionalização e no desenvolvimento local da cadeia de fornecedores.


“A reunião com a GWM foi muito positiva, pois a empresa já opera pelo Espírito Santo na importação de seus veículos. Essa presença da companhia é muito importante para nós. Ficamos muito interessados no planejamento da empresa em realizar outros investimentos para agregar valor às atividades realizadas no Estado. Colocamos a nossa equipe totalmente à disposição e montamos um grupo de trabalho para analisar os possíveis novos investimentos da empresa. Os incentivos fiscais, a organização do Estado e a credibilidade que conquistamos são fundamentais para atrair novos empreendedores para o nosso Estado e mais oportunidades para os capixabas”, explica o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.


A infraestrutura logística do Espírito Santo foi amplamente discutida durante a reunião, sendo considerada uma aliada estratégica tanto para o abastecimento atual quanto para os planos futuros de exportação.


“Essa aproximação reforça o compromisso que temos em criar oportunidades e desenvolver o Espírito Santo. A atração de boas empresas é estratégica e promissora. Estivemos com os executivos da GWM na China, em São Paulo e aqui em nosso estado. Temos um Estado organizado, com segurança jurídica, com capacidade real de investimento e com incentivos interessantes para estimular os empreendedores. Vamos trabalhar para a empresa ampliar operações e presença em terras capixabas e isso, sem dúvida alguma, vai se traduzir em mais e melhores oportunidades de empregos e renda à nossa gente. Isso que é trabalho de governo”, declara Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo.

HB20s Platinum: mais completo e refinado em comparação aos concorrentes



 O Hyundai HB20S na versão Platinum se destaca como uma das opções mais sofisticadas no competitivo segmento de sedãs compactos. Produzido em Piracicaba (SP), o modelo reúne tecnologia, segurança e um design renovado, mirando um público que busca mais do que apenas mobilidade: conforto e conectividade são palavras de ordem.

Para ver mais e conhecer do sedã, fomos até a concessionária Tai Motors Hyundai em Vitória, onde passamos alguns dias com o modelo. 


Design externo elegante e moderno


Visualmente, o HB20S Platinum exibe uma dianteira marcante, com grade frontal em formato hexagonal e detalhes cromados, além de faróis com projetores e luzes diurnas em LED. Na traseira, o sedã segue o padrão da linha HB20, mas com um caimento de teto mais suave e lanternas que invadem a tampa do porta-malas, conferindo sofisticação ao modelo.

As rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado e retrovisores com rebatimento elétrico reforçam o apelo premium da versão.


Interior refinado e bem equipado


No interior, o HB20S Platinum surpreende com materiais de boa qualidade e acabamento esmerado. Os bancos possuem revestimento em couro sintético, e o painel combina tons escuros com detalhes em preto brilhante e prata. O espaço interno é confortável para quatro adultos, com bom espaço para pernas no banco traseiro.

Entre os destaques está o painel digital Supervision Cluster, com tela colorida de 4,2” no centro, que exibe informações como consumo, autonomia e alertas do veículo. A central multimídia flutuante com tela de 8” tem espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth e duas entradas USB.



Tecnologia e segurança de série


A versão Platinum vem equipada com recursos avançados de assistência ao condutor, como frenagem autônoma de emergência (FCA), alerta de saída de faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA), detector de fadiga e controle de tração e estabilidade (ESP). Há também sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré e acendimento automático dos faróis.

Outro ponto positivo é o sistema de chave presencial (Smart Key) com partida por botão, além do ar-condicionado automático digital.


Motorização e desempenho


Sob o capô, o HB20S Platinum conta com o motor 1.0 turbo GDI de três cilindros, que entrega até 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque com etanol. O câmbio automático de seis marchas garante trocas suaves e boa resposta no uso urbano e em estrada.

Apesar de não ser um esportivo, o desempenho é satisfatório e eficiente, com médias de consumo que podem ultrapassar os 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro.


Conclusão


O Hyundai HB20S Platinum é uma escolha sólida para quem procura um sedã compacto bem equipado, com apelo tecnológico e visual refinado. Seu conjunto equilibrado entre conforto, segurança e desempenho o posiciona como uma das melhores opções da categoria.

Com preço competitivo frente aos rivais como Chevrolet Onix Plus Premier e Toyota Yaris Sedã XLS, o modelo da Hyundai mostra que é possível unir sofisticação e eficiência sem sair do segmento compacto.


Chevrolet lança novo Tracker 2026

 


O segmento de SUVs compactos se consolidou como o maior e mais competitivo do mercado. Porém o Novo Tracker não chega apenas para ser uma opção adicional nesse universo tão disputado. Ele parte de uma posição de liderança regional construída com consistência e é reconhecido por oferecer o conjunto mais equilibrado da categoria. Agora, com uma série de evoluções pontuais e certeiras, o modelo da Chevrolet alcança um outro patamar, reforçando sua proposta inteligente e conectada às reais prioridades do consumidor.


Visualmente, o SUV exibe um estilo mais sofisticado e marcante, alinhado à recente linguagem global de design da Chevrolet. A dianteira ganha nova identidade com assinatura luminosa em dois níveis, grade redesenhada e para-choque com uma solução que integra elementos aerodinâmicos e os faróis auxiliares, agora também em LED. As rodas inéditas e as lanternas traseiras com lente cristal completam o pacote, realçando a presença do modelo em qualquer cenário.


No interior, o acabamento foi aprimorado com uma criteriosa seleção de materiais e texturas agradáveis ao toque. Os bancos apresentam nova conformação e espumas de densidades variáveis, que aumentam o suporte ergonômico e o conforto mesmo em longos períodos de uso.


Já o conceito de cockpit virtual se consolida com um par de telas interligadas e de alta definição: uma de 8 polegadas no painel de instrumentos e outra de 11 polegadas para o novo sistema MyLink, com navegação intuitiva, projeção sem fio e alta velocidade de resposta.


A conectividade inclui ainda Wi-Fi nativo, aplicativo para comandos remotos e os serviços avançados do OnStar. Entre eles o novo Acompanhamento Seguro, que oferece suporte ao motorista em situações de vulnerabilidade.


Quanto o assunto é dirigibilidade, também há avanços significativos. Com pneus especiais e nova calibração da direção elétrica, da suspensão e do motor — que recentemente passou a contar com injeção direta — o Tracker entrega uma experiência de condução mais precisa, suave e silenciosa.


A resposta ao volante é imediata, os ruídos da rolagem foram minimizados e a estabilidade em curvas transmite maior confiança. Ao guiar o modelo, a percepção é clara: trata-se de um SUV que evoluiu para patamar dinâmico de classe superior.


“Concentramos nossos esforços em duas frentes: entender as novas aspirações dos perfis mais representativos do mercado e desenvolver soluções inteligentes que entregassem essas melhorias de forma perceptível no uso cotidiano. O resultado está aí: um SUV equilibrado, prazeroso de dirigir e altamente conectado, com escolhas centradas no que realmente agregam valor”, explica Eduardo Domeniquelli, engenheiro-chefe do produto.


O Novo Tracker já está disponível na rede de concessionárias Chevrolet de todo o Brasil, em seis opções de cores e diferentes configurações de acabamento: AT, LT, LTZ, Premier e RS — esta última com visual esportivo e conteúdos diferenciados. A linha inclui ainda a série especial 100 Anos, alusiva ao centenário da marca no país, que se destaca por um pacote único de estilo.


Todas a partir de então com até cinco anos de garantia, reforçando o compromisso da marca com a satisfação do consumidor e a confiabilidade do produto no comércio de usados, onde é reconhecido pelo alto valor de revenda.


Um SUV que avança com o tempo e com o consumidor


 


Poucos veículos acompanharam tantas transformações de seu segmento quanto o Chevrolet Tracker. Desde os tempos em que SUV era sinônimo de utilitário 4x4 essencialista, o modelo evoluiu junto com o mercado: abraçou o conforto e o estilo urbano, incorporou a tecnologia flex, conectividade, motores turbo e consolidou-se como o SUV compacto mais racional e desejado pelas famílias brasileiras. Em cada etapa, soube se adaptar e, muitas vezes, ditar tendências.


De 2020 para cá, quando a atual geração passou a ser produzida no Brasil, o Tracker se consagrou como o SUV mais vendido da América do Sul no acumulado. Uma conquista ainda mais relevante quando se considera a diversidade de preferências, climas, topografias e realidades econômicas de países tão distintos da nossa região.


Para alcançar esse feito, só mesmo um produto que reúne um conjunto de atributos difícil de encontrar em um único carro: design funcional, dirigibilidade refinada, interior completo e um nível de conectividade e segurança típicos de categorias superiores. Soma-se a isso também ao menor custo de manutenção em sua faixa de preço. Com essa essência, o Novo Tracker avança ainda mais nos pontos que realmente importam para o consumidor.


Design com DNA global da Chevrolet


 


O Novo Tracker representa uma evolução não só no conjunto técnico e tecnológico, como também no cuidado com a diferenciação entre as versões. Elas sempre tiveram identidade própria, agora, no entanto, os contrastes visuais estão mais evidentes, graças ao uso de rodas com acabamentos distintos, grades com texturas e molduras específicas, além de detalhes de cor que ajudam a reforçar o posicionamento de cada configuração junto ao seu público-alvo.


Essas variações de estilo seguem uma lógica clara e coerente com o novo design global da Chevrolet, que agora se estende ao Tracker. Um dos pilares dessa linguagem está na dianteira dividida em dois níveis: na parte superior, luzes de condução diurna mais finas e elegantes; na inferior, o conjunto óptico principal com parábola de LED. Essa composição, além de estética, reforça a largura do veículo e cria uma assinatura visual forte. A grade trapezoidal é integrada a um para-choque redesenhado, que traz ainda novos elementos aerodinâmicos.


Esse é um ponto-chave: as extremidades do para-choque dianteiro agora contam com entradas de ar chamadas air curtains, que direcionam o fluxo ao redor dos para-lamas, reduzindo a turbulência nas rodas. Trata-se de uma solução até então restrita a carros de maior desempenho, e que aqui foi adotada com inteligência: ao contrário de outros modelos que abrem mão do farol auxiliar, o Tracker manteve esse recurso (agora também em LED) combinando design e funcionalidade.


Com isso, o Tracker não apenas ganha presença, mas também eficiência. As proporções bem resolvidas, os vincos esculturais e os detalhes técnicos do novo para-choque formam um conjunto coeso, moderno e sofisticado. Cada versão expressa uma identidade própria, oferecendo ao consumidor mais possibilidades de escolha e um design que reflete com clareza a nova fase do modelo e da própria marca Chevrolet, inclusive pela quantidade de acessórios.


São aproximadamente 70 itens, entre conveniência, assistência à direção e estéticos, incluindo a iluminação ambiente em diferentes opções de tonalidades.


Cabine digital e personalizada


O interior foi redesenhado, com novas formas, texturas modernas e uma seleção de materiais que transmitem sofisticação em todos os níveis da linha. Desde as versões de entrada, o ambiente já se destaca pelo acabamento escurecido, que combina elegância com um toque tecnológico.


À medida que se avança para as configurações topo de linha, o visual interno ganha ainda mais personalidade. A versão Premier traz um acabamento exclusivo com detalhes em bege, reforçando a proposta de um SUV mais refinado. Já a versão RS aposta em uma abordagem mais esportiva, com elementos vermelhos no painel, costuras e acabamentos, reforçando o caráter dinâmico do modelo, que passou a ser o topo de linha.


Os bancos dianteiros também passaram por uma evolução importante. Foram completamente reprojetados para oferecer mais apoio, ergonomia e conforto. A estrutura interna foi otimizada, com novas espumas que se moldam melhor ao corpo — mais macias nas laterais e com maior densidade no centro, proporcionando firmeza onde é necessário e suavidade onde faz diferença.


Além disso, o suporte lombar foi aprimorado, o que melhora a postura e reduz o cansaço em trajetos longos. Em testes com diferentes perfis de usuários, o novo conjunto entregou um ganho de até 20% nos índices de conforto percebido em comparação com o anterior.


O painel digital também merece destaque: agora é totalmente configurável, com três modos de exibição que se adaptam ao gosto e às necessidades do motorista. É possível optar por um visual mais limpo e minimalista, ou acessar informações detalhadas como o percentual de vida útil do óleo e a tensão da bateria. Tudo com excelente definição, navegação intuitiva e clareza de leitura.


Conectividade integrada


No Novo Tracker, a tecnologia vai além da tela ou dos sensores. Ela atua de forma integrada para elevar a segurança, oferecer mais comodidade e tornar a experiência de uso mais fluida. Cada recurso foi pensado para funcionar de forma inteligente, conectando o veículo ao motorista, ao ambiente e a serviços que realmente fazem diferença.


O Chevrolet MyLink com tela de 11 polegadas é o ponto de partida dessa integração. Com interface moderna, Wi-Fi nativo e projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ele oferece acesso fácil a navegação, streaming e apps com poucos toques. Recarregador por indução e entradas USB dos tipos A e C, distribuídas entre as fileiras, ampliam a usabilidade e permitem que todos os até cinco ocupantes se conectem com facilidade, independentemente do tipo de dispositivo.


Sendo que a verdadeira força da conectividade está na forma como ela transforma o carro em um aliado da rotina. Por meio do app myChevrolet, o usuário pode acionar à distância funções como travamento das portas, luzes, buzina e, nos modelos com ar-condicionado digital, até mesmo a partida remota do motor para pré-climatizar a cabine. Tudo isso com praticidade, segurança e integração com o dia a dia.


Esse ecossistema também atua na prevenção e resposta a situações de risco. O sistema OnStar conecta o veículo a uma central com atendimento humano 24 horas, 7 dias por semana, capaz de intervir em emergências, panes ou tentativas de roubo. Recursos como o Acompanhamento Seguro oferecem suporte personalizado para trajetos sensíveis, enquanto funcionalidades como diagnósticos periódicos, alertas de condições irregulares e agendamento remoto de serviços reforçam a tranquilidade do usuário. Dentro e fora do carro.


Na prática, o Novo Tracker mostra que tecnologia de verdade é aquela que cuida, assiste e simplifica a vida real. Um SUV que faz da tecnologia um cuidado contínuo, conectando você, seu Chevrolet e o que realmente importa, quando e onde você mais precisa.


Equilíbrio entre eficiência energética, desempenho e emissões


É comum que a decisão de compra de um carro seja tomada com ele parado; pelo design, pelo acabamento, pela lista de equipamentos. O Novo Tracker, entretanto, guarda ainda uma outra surpresa: é ao volante que ele atinge seu ápice. A dirigibilidade, o conforto ao rodar e o comportamento dinâmico inauguram um novo patamar na categoria.


A suspensão foi recalibrada e absorve melhor os impactos em baixa velocidade e transmite maior controle em altas. Tudo isso sem comprometer a estabilidade ou a previsibilidade nas curvas. Os pneus também são novos, com compostos desenvolvidos para aumentar o conforto, reduzir o consumo e ampliar a aderência. E mais: o sistema permite calibragem em três faixas distintas, oferecendo flexibilidade real para diferentes cenários de uso — seja com o carro leve, carregado ou em busca da máxima eficiência energética.


A direção elétrica progressiva traz uma lógica adaptativa interessante, por ajustar automaticamente a firmeza conforme a velocidade: ficou mais leve em manobras urbanas e bem firme em estrada. O resultado é um comportamento típico de modelos de segmentos caracterizados pela sofisticação e primor nos detalhes.


As duas opções de motorização são igualmente eficientes, cada um com seu apelo. O 1.0 Turbo Flex entrega 115,5 cv e impressiona pelo baixo consumo: até 13,8 km/l na estrada com gasolina e 11,5 km/l com etanol, de acordo com o ciclo do Inmetro. Já o motor 1.2 Turbo Flex, de 141 cv, é ideal para quem busca uma dose extra de força — acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10,6 segundos, garantindo mais fôlego para ultrapassagens e retomadas — com consumo semelhante. Alinhado com o compromisso da marca em continuar reduzindo as emissões a cada geração.


O mais impressionante: todos esses números são entregues por um SUV compacto equipado com transmissão automática e ótima distribuição do espaçoso interno. São 4,3 metros de comprimento, 1,79 m de largura e um porta-malas de 393 litros.


Por ter vivenciado todas as transformações do segmento, o Tracker utiliza-se de todo esse aprendizado para evoluir onde realmente importa para o consumidor.








Imprensa Chevrolet 

ZEEKR ANUNCIA A CHEGADA DO 7X AO BRASIL E ABRE PRÉ-VENDA EM JULHO

Foto: Divulgação 


A ZEEKR, marca global de veículos elétricos premium do Grupo Geely – também responsável por ícones da indústria como Volvo, Lotus, Smart e Lynk & Co. – Anuncia a chegada do seu mais novo modelo ao mercado brasileiro: o ZEEKR 7X. Após introduzir com sucesso os modelos ZEEKR 001 e ZEEKR X em 2024, a marca reforça sua presença no país com um SUV que representa o auge em design, sofisticação, segurança, tecnologia e performance. A pré-venda do ZEEKR 7X começa neste mês de julho através do SITE oficial da marca www.zeekr.com.br/models/7x .

DESIGN: Hidden Energy Design

Desenvolvido em Gotemburgo, na Suécia, sob a liderança do Chief Design - Stefan Sielaff, o ZEEKR 7X traz o conceito “Hidden Energy Design”, que une sofisticação estética e solidez visual. A filosofia busca transmitir a sensação de tecnologias de ponta ocultas sob uma superfície refinada, com foco especial na ampliação do espaço interno da cabine, mantendo ao mesmo tempo uma presença externa marcante e uma forte percepção de segurança, estabilidade e inovação.

ARQUITETURA SEA 800V: Segurança e tecnologia como prioridade

Baseado na plataforma modular SEA 800V (Sustainable Experience Architecture), uma arquitetura de última geração, tecnologicamente avançada, estruturalmente segura e confiável, que agora é uma das arquiteturas mais reconhecidas e confiáveis no mundo dos veículos elétricos. Essa estrutura de alta tensão, permite carregamento ultrarrápido de 10% a 80% em cerca de 13 minutos (em estações de 360 kW).


Além disso, a plataforma SEA foi projetada segundo os mais altos padrões de segurança global (5 estrelas), o ZEEKR 7X utiliza 73% de aço de alta resistência em sua estrutura. O modelo vem equipado com sete airbags, com destaque para a proteção lateral que se estende até o pilar A, eliminando pontos cegos de segurança. O sistema mantém a pressão do airbag por até seis segundos após uma colisão, reduzindo danos em impactos secundários ou capotamentos.

TECNOLOGIA DE BATERIA: Máxima proteção e desempenho

O ZEEKR 7X está equipado com baterias de alta densidade energética (NCM) de 100 kWh, fornecidas pela CATL, líder global em tecnologia de baterias e acionista da ZEEKR. Atualmente, mais de 1 em cada 3 veículos elétricos no mundo utiliza baterias da CATL.

O sistema de bateria do ZEEKR 7X atende aos mais rigorosos padrões de segurança do setor, com um conjunto de seis camadas de proteção que incluem:

• Prevenção e controle em tempo real

• Alerta precoce

• Resfriamento ativo

• Isolamento térmico passivo

• Exaustão rápida

• Desligamento inteligente

A versão FLAGSHIP AWD, com 646 CV de pico de potência, acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,8s e oferece um alcance de 543 km no ciclo WLTP, combinando autonomia, performance e segurança em um só modelo.






Imprensa Zeekr

Novo Chevrolet Spark começa a ser comercializado pela CVC

Foto: Divulgação 



As concessionárias CVC passam a oferecer em seu portfólio o novo Spark, agora disponível para aquisição por meio da pré-venda promovida pela Chevrolet. O compacto urbano chega com a proposta de revolucionar o segmento ao combinar design moderno, economia de combustível e alta conectividade — ideal para quem busca mobilidade prática, inteligente e acessível.


A pré-venda oferece condições exclusivas para os primeiros compradores, sendo uma oportunidade única de garantir um carro inovador, com baixo custo de manutenção e excelente desempenho para o dia a dia. Os interessados devem se cadastrar no site oficial da Chevrolet (www.chevrolet.com.br) e efetuar o pagamento do sinal no valor de R$ 5 mil.


O modelo é equipado com motor elétrico de 180 Nm de torque e se destaca pelo design boxy, que amplia a sensação de espaço interno. Traz ainda um pacote robusto de equipamentos, com destaque para o inédito sistema Chevrolet Intelligent Driving, um avançado conjunto de tecnologias de assistência ao condutor que atua de forma integrada para proporcionar mais segurança e conforto em cada trajeto.


Entre as inovações, está o Assistente de Cruzeiro em Curva, capaz de intervir no volante para corrigir trajetórias e ajustar a velocidade automaticamente. Outros destaques incluem freio de estacionamento eletrônico, câmera 360°, banco do motorista com regulagem elétrica e retrovisores laterais com rebatimento automático.


O novo Spark representa a geração de veículos com zero emissão e oferece um excelente equilíbrio entre desempenho, autonomia e tempo de recarga. Acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 11 segundos, percorre até 258 quilômetros com uma carga completa no ciclo do Inmetro e pode recarregar de 30% a 80% da bateria em apenas 35 minutos em estação de corrente contínua (DC 50kW).


O modelo está disponível nas versões Activ Rush, Activ XR e Activ Trail Motion, com opções de cores: Branco Cupuaçu, Preto Rio Negro, Azul Anil, Azul Atlântico, Amarelo Canário e Cinza Redentor.




Inova Comunicação 

Novo Nissan Kicks já está disponível para clientes PcD

 

Foto: Divulgação 

A Nissan está oferecendo a linha completa do novo Nissan Kicks para clientes PcD. Além da isenção de IPI, a marca japonesa concede um desconto especial para as quatro versões do utilitário esportivo recém-lançado no mercado brasileiro, que é o mais novo modelo produzido pela marca no Complexo Industrial de Resende (RJ).


Durante o mês de julho, as quatro versões do SUV terão 8% de desconto dado pela Nissan mais a isenção para IPI. Dessa forma, o novo Nissan Kicks, na versão Sense, é oferecido por R$ 148.990. A topo de linha, a Platinum, sai por R$ 179.990.


Um diferencial oferecido pela Nissan é a taxa 0% para financiamentos em 18 meses, com 70% de entrada.


Informações sobre preços, documentação, passo-a-passo e a concessionária mais próxima para atendimento da venda podem ser encontradas no site da Nissan, na área voltada para clientes PcD.


Redefinindo o segmento

Com um projeto totalmente inovador, o novo Nissan Kicks é um carro que chega para revolucionar o segmento. Entre os atributos que o tornam diferente do que se encontra no mercado estão o design robusto e impactante; interior espaçoso e funcional e os itens de série e segurança. Afinal, são 23 equipamentos de proteção e conforto intuitivos e de assistência ao motorista que fazem parte do "escudo de segurança" Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem, com itens exclusivos no segmento.


Internamente, o modelo reflete a modernidade de seu exterior. Extremante espaçoso para os passageiros e com o maior porta-malas entre os concorrentes, 470 litros, o novo Nissan Kicks leva o conforto e praticidade para outro patamar. Um dos destaques da cabine é a configuração de telas do painel: uma para o cluster de instrumentos (7 polegadas nas versões Sense e Advance; 12,3 polegadas na Exclusive e Platinum) e outra para o sistema de infoentretenimento. Nas versões topo de linha, a área de telas combinadas chega a 24,6 polegadas, criando um ambiente digital e sofisticado.


Sob o capô, o modelo tem um motor 1.0 com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque – quando abastecido com etanol. Esse propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo. Ela é acionada por um seletor da transmissão por botões e-Shifter, tecnologia inédita no segmento. De fácil uso, nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões "D", "R", "N" e "P". Adicionalmente, todas as versões contam com aletas atrás do volante (paddle shift) para trocas de marcha manuais.


O novo Nissan Kicks e seu motor turbo são resultados do investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo no Brasil, que ainda prevê o lançamento de mais um SUV produzido no país.






Imprensa Nissan