Novo BYD Song Plus chega ao Brasil com design global, NFC e head-up display; Versão Premium tem, agora, recarga rápida e bateria maior

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  O BYD Song Plus não é apenas um SUV híbrido plug-in — é um fenômeno que redefiniu o mercado brasileiro. Em 2024, mais de 17 mil unidades conquistaram as ruas do país, provando que eficiência, tecnologia e design podem andar juntos. Agora, a versão 2026 chega para mostrar que time que está ganhando não se acomoda: com um visual global repaginado, conectividade inteligente e upgrades de conforto, mecânica e tecnologia, o BYD Song Plus e sua versão Premium reforçam porque a dinastia BYD segue dominando o jogo.



"O BYD Song Plus 2026 não é uma simples atualização — é a prova de que nossa tecnologia não para no tempo. Mantivemos tudo o que fez dele um sucesso e adicionamos o que o consumidor brasileiro pediu: mais conectividade e um design que impressiona até quem já conhece a marca", comenta Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

 


O design do BYD Song Plus sempre foi seu cartão de visitas. Quando chegou ao Brasil, trouxe linhas que mesclavam a robustez de um SUV com a aerodinâmica de um sedã. A versão 2026 radicaliza nessa identidade: os faróis Dragon Face 3.0 ganham contornos mais afiados, a parte frontal se integra organicamente às novas rodas de 19", o sistema Infinity® by HARMAN com 1 subwoofer agora também equipa o novo modelo, bem como o console central “Heart of Ocean”, seguindo um movimento que acompanha a demanda por designs mais sóbrios e premium. Não se trata apenas de mudar, mas de evoluir sem perder o DNA que conquistou o público — uma lição que a BYD aprendeu observando como os brasileiros se relacionam com seus carros.

 

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DESIGN E TECNOLOGIA: A RECEITA DE UM ÍCONE


O novo BYD Song Plus mantém a essência que conquistou o público, mas com linhas ainda mais fluidas e um visual que chama atenção. Quatro cores — Preto, Cinza claro, Cinza escuro e Branco — se juntam a um interior premium, disponível em combinações modernas como Azul + Cinza Claro e a novidade Caramelo + Preto.

 


A tecnologia ganha destaque especial: o head-up display projeta velocidade e dados do sistema ADAS diretamente no para-brisa, enquanto o BYD App com chave NFC/Bluetooth permite controlar o veículo remotamente, mesmo sem internet. "São esses detalhes que fazem a diferença no dia a dia do motorista e colocam a experiência com nossos carros em um patamar acima", complementa Baldy.

 


Nova versão, nova estética, mas o BYD Song Plus manteve uma de suas principais qualidades: a revolucionária tecnologia DM (Dual Mode), que entrega eficiência energética, baixo consumo de combustível, desempenho de direção e conforto. Completando o conjunto propulsor, está a bateria Blade que proporciona 100 km de autonomia no modo 100% elétrico (NEDC) e 63 km pelo padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

 


A renovação do BYD Song Plus não veio da prancheta de designers, mas das ruas. A marca ouviu os proprietários e trouxe mais autonomia na versão Premium, maior integração com smartphones e um visual que destacasse ainda mais o carro nas ruas. A BYD escutou quem está dirigindo e o resultado é um pacote que responde a dados concretos — a bateria ampliada atende quem pediu mais quilômetros elétricos, enquanto o sistema NFC atende ao desejo por menos chaves e mais tecnologia no dia a dia.


SONG PLUS PREMIUM: QUANDO O LIMITE VIRA PONTO DE PARTIDA


A versão Premium consolida seu lugar na linha Song com uma bateria Blade 26,6 kWh (ante 18,3 kWh da anterior) que oferece até 135 km de autonomia elétrica (NEDC) e 87 km pelo padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

 


A recarga rápida de 18 kWh DC, novidade nesta versão, significa bateria cheia em menos de 1h30, ideal para quem não tem tempo a perder.

 


"O Premium começou como edição comemorativa, mas o sucesso foi tão grande que se tornou permanente na nossa linha. Essa evolução mostra nosso compromisso em superar expectativas", destaca o executivo.

 


VALORES E GARANTIA BYD


Com 6 anos para o veículo e 8 anos para a bateria (sem limite de quilometragem), a BYD reafirma sua confiança na durabilidade dos produtos.

 

Mantendo a relação custo-benefício que consagrou a marca, o BYD Song Plus e BYD Song Plus Premium chegam ao mercado brasileiro com o preço público (PPS) de R$ 249.990 e R$ 299.800, respectivamente.


O mercado brasileiro de elétricos não é mais um nicho — é uma realidade que exige produtos tão dinâmicos quanto seus consumidores. Com o BYD Song Plus 2026, a BYD não entrega apenas um carro novo, mas um capítulo avançado nessa história. Afinal, liderar é fácil; difícil é manter-se no topo quando todos querem sua coroa.










Imprensa BYD 

Comparativo: testamos o Nissan Versa SR e o Versa Advance. Qual faz mais sentido para o dia a dia?

 


O Nissan Versa ganhou cara nova e uma proposta mais refinada nos últimos anos, deixando para trás o estigma de sedã apenas funcional e ganhando espaço entre quem busca estilo e tecnologia sem sair do segmento compacto. Em nossa avaliação, testamos duas versões bastante próximas, mas com propostas distintas: o Versa Advance e o Versa SR.

Ambos compartilham a mesma base: motor 1.6 flex de até 113 cv com câmbio automático CVT e um pacote generoso de equipamentos de série. Mas, na prática, entregam experiências ligeiramente diferentes, seja no visual, na dirigibilidade ou na sensação a bordo.


Design: esportividade ou elegância?



Logo de cara, a diferença salta aos olhos. O Versa SR aposta numa pegada mais esportiva. As rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento escurecido, o aerofólio traseiro e os detalhes cromados em preto dão ao sedã um visual mais ousado e jovial. Em contraste, o Versa Advance mantém o ar sofisticado, com rodas de 16 polegadas e um design mais contido, ideal para quem prefere discrição.


Nas ruas, o SR chamou mais atenção, especialmente entre os motoristas mais jovens , enquanto o Advance parece dialogar melhor com quem busca um carro familiar, equilibrado e com visual mais clássico.


Interior: diferenças nos detalhes


Ao entrar nos dois modelos, encontramos acabamentos de boa qualidade, mas com diferenças sutis. O SR traz detalhes internos em preto brilhante e costuras em laranja nos bancos, dando continuidade ao visual esportivo do exterior. Já o Advance opta por um interior mais sóbrio, com bancos que misturam tecido e material sintético e acabamento em cinza escuro.

Ambos oferecem espaço generoso para passageiros, especialmente no banco traseiro, onde o Versa continua sendo um dos destaques da categoria em conforto e espaço para as pernas.




Tecnologia e segurança: empate técnico, com vantagem para o SR

Os dois modelos trazem um pacote tecnológico bastante completo: central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado digital, piloto automático e câmera de ré.

Mas o Versa SR se diferencia ao incluir itens importantes de segurança ativa: alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. São assistentes úteis no trânsito urbano, principalmente em manobras e mudanças de faixa. Esses recursos não estão disponíveis na versão Advance.


Dirigibilidade: conforto é a palavra-chave


Durante os testes, ambos os modelos mostraram comportamento semelhante ao volante. O motor 1.6 responde de forma competente no uso urbano e em rodovias, com desempenho suficiente para quem busca conforto e economia. A transmissão CVT privilegia suavidade e eficiência, mas não entrega emoção, algo já esperado dentro da proposta do Versa.

As rodas de 17" do SR contribuem para um visual mais robusto, mas também deixam a suspensão um pouco mais seca em pisos irregulares. Já o Advance, com rodas menores, entrega rodagem um pouco mais macia.


Conclusão: qual escolher?


Se o que você busca é um sedã com visual moderno, apelo jovem e mais recursos de segurança, o Versa SR faz mais sentido. Ele entrega um pacote completo e se destaca pela proposta diferenciada dentro da linha.

Por outro lado, o Versa Advance é a escolha ideal para quem quer conforto, discrição e um bom equilíbrio entre custo-benefício e tecnologia, sem pagar mais pelos extras visuais e de assistência.

Ambos têm qualidade, bom espaço interno e agradam na condução. A escolha final depende do seu estilo de vida e das prioridades ao volante.


TESTAMOS: NOVO FORD TERRITORY ENTREGA MAIS DESEMPENHO E CONFORTO



 Quando o primeiro Ford Territory chegou ao Brasil, lá em 2020, muita gente torceu o nariz. Apesar do visual imponente e do bom pacote de equipamentos, o SUV era um projeto chinês e não tinha aquele “DNA Ford” que o público brasileiro esperava — especialmente depois da virada de chave da marca no país, que passou a focar só em SUVs e picapes.


Agora, com a nova geração, a Ford parece ter acertado a mão. O Territory 2025 chega com visual renovado, interior mais caprichado, melhorias mecânicas e, finalmente, uma pegada mais refinada — e sim, agora ele tem mais cara (e comportamento) de Ford.


Mais robusto


As mudanças no design são evidentes. Os faróis ficaram mais finos e agora são full LED divididos em dois blocos, a grade frontal cresceu e recebeu acabamento em black piano — lembra até o Fusion, o que não é nada ruim. E o carro cresceu: agora são 4,63 metros de comprimento, 2,73 m de entre-eixos e um porta-malas que foi de modestos 348 para bons 448 litros (chega a 1.422 litros com os bancos rebatidos).

O interior também evoluiu. O painel digital de 12,3 polegadas se integra com a central multimídia, que também tem 12,3”. O sistema aceita Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tem entradas USB tipo A e C, carregador por indução, teto solar panorâmico e bancos de couro bicolores com costuras azuladas. Os assentos dianteiros são elétricos, ventilados e bem confortáveis.


Bem equipado


No quesito segurança, o Territory manda bem. São seis airbags, câmera 360°, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego com tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência com aviso de colisão frontal. Um pacote respeitável para quem busca segurança em todas as situações.


Motor novo


O motor também evoluiu. Sai o antigo 1.5 turbo com ciclo Miller e entra uma versão atualizada, que agora opera no ciclo Otto. Resultado? A potência subiu de 150 cv para 169 cv, e o torque passou a ser de 25,4 kgfm. A nova transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas entra no lugar da CVT e melhora bastante a resposta ao acelerador.


Na prática: como é dirigir o novo Territory


Passei um fim de semana com o novo Ford Territory e posso dizer que as mudanças fizeram toda a diferença. Visualmente, ele está mais moderno e bem resolvido — e, felizmente, deixou de parecer uma cópia chinesa do Range Rover Evoque.

Na cidade, o SUV se mostrou ágil, confortável e surpreendentemente eficiente. O modo “ECO” ajuda no consumo, mas não deixa o carro molenga, como costuma acontecer em outros modelos. Rodando em ciclo urbano, fizemos cerca de 8 km/l.

Na estrada, o comportamento também agradou. Com quatro adultos a bordo, o Territory foi tranquilo e manteve bom desempenho nos 120 km de ida e volta. O consumo na rodovia ficou em torno de 8,5 km/l, o que está dentro do esperado para um SUV desse porte com motor turbo a gasolina.



Vale a pena?


O novo Ford Territory finalmente parece ter encontrado seu lugar no mercado brasileiro. Agora, ele tem estilo, conforto, tecnologia, segurança e desempenho para brigar com nomes de peso no segmento. Ainda pode não ter o mesmo apelo de um Jeep Compass ou de um Toyota Corolla Cross, mas está muito mais próximo de ser um concorrente à altura, basta dar uma chance para comprovar.

O Ford Territory está disponível para test drive na ViaFor em Jardim Camburi, na av. Norte Sul. Seu preço é de R$215,000.00.

Mobilidade para Todos: BYD Vitória Motors realiza ação exclusiva para Pessoas com Deficiência

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  A BYD Vitória Motors, uma das principais concessionárias da BYD no Brasil, que compõe a Divisão Comércio do Grupo Águia Branca, destaca seu comprometimento com a inclusão e mobilidade ao promover no dia 28 de maio, o "Mobilidade para Todos". A iniciativa é exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD) interessadas em adquirir carros elétricos com condições especiais. A ação ocorrerá em todas as concessionárias BYD Vitória Motors localizadas no Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, e contará com ofertas para os interessados.

 


O objetivo do "Mobilidade para Todos" é oferecer um atendimento personalizado, que permite que os clientes explorem a tecnologia e inovação, e descubram os benefícios da mobilidade elétrica dos veículos BYD. O momento também é destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre a adaptação dos carros e as condições para isenções fiscais, que podem chegar a até 30% com a isenção do IPI e ICMS.

 


De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil possui mais de 3,4 milhões de motoristas registrados como PCD, número que evidencia a importância de implementar medidas de acessibilidade e inclusão no segmento automotivo.

 

Condições especiais


Um dos principais destaques do “Mobilidade para Todos" é o BYD Dolphin Mini, na versão com quatro lugares, um carro elétrico compacto e inovador. O veículo possui um porta-malas com capacidade para acomodar uma cadeira de rodas, o que garante mais praticidade e conforto ao público PCD.


Durante a ação, o BYD Dolphin Mini, versão quatro lugares, estará disponível a partir de R$99.000,00. A oferta é válida até 31 de maio de 2025.

(Consulte condições, documentação necessária e estoque disponíveis na concessionária BYD Vitória Motors.)


Serviço


Mobilidade para Todos – BYD Vitória Motors

Data: 28/05

Local: Toda a rede BYD Vitória Motors







APPROACH COMUNICAÇÃO 

GAC Lider Vitória abre as portas neste sábado (24) com veículos que unem tecnologia, luxo e sustentabilidade

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A GAC Lider Vitória abre as portas ao público neste sábado (24) oferecendo uma experiência diferenciada por meio de um showroom projetado para proporcionar uma imersão completa na marca GAC, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, design e performance.


Os clientes poderão visitar a concessionária das 9 às 14 horas, na Avenida Cezar Hilal, em Santa Lúcia, e conhecer as soluções em mobilidade que reúnem alta tecnologia, qualidade, luxo e responsabilidade ambiental. Inicialmente, serão oferecidos cinco modelos, entre elétricos e híbridos. Os veículos a combustão serão lançados futuramente, completando o portfólio com todas as formas de motorização.


A concessionária é operada pelo Grupo Lider que segue a demanda global por inovação e sustentabilidade no setor automotivo com foco em veículos eletrificados, conectividade e carros inteligentes.


 “Com espírito empreendedor e visão voltada para o futuro, seguimos traçando novos caminhos e escrevendo novos capítulos em nossa história. Estamos presentes no Espírito Santo desde 1980, operando atualmente as marcas CVC (Chevrolet), Vitoriawagen (Volkswagen), Tai Motors (Hyundai), Valore (Fiat), GW Lider (GWM), Motolider (Honda) GAC Lider Vitória (GAC) e Carlider (multimarcas). Até o fim deste ano serão 25 concessionárias no Estado, reafirmando nosso compromisso com a inovação, sustentabilidade e excelência no atendimento”, destaca José Braz Neto, conselheiro executivo do Grupo Lider.


Os primeiros modelos disponíveis na GAC Lider Vitória são:


AION ES: sedã 100% elétrico, com amplo porta-malas e autonomia superior a 400 km.


AION Y: elétrico com elementos de minivan e SUV, com o maior espaço interno da categoria.


AION V: SUV de luxo, 100% elétrico, com massageadores nos bancos dianteiros e freezer com capacidade de resfriamento até -15°C e aquecimento até 45°C.


GS4: SUV híbrido (HEV), robusto, moderno e espaçoso.


HYPTEC HT: modelo elétrico de alto padrão, com portas traseiras estilo “asa de gaivota”, freezer embutido e massageadores nos bancos dianteiros. É o destaque da marca no Brasil.



DIFERENCIAIS


O grande diferencial da GAC em relação a outras marcas é o desenvolvimento de plataformas exclusivas para cada tipo de motorização. Os veículos elétricos da GAC não são adaptações de modelos a combustão — como ocorre em muitas montadoras —, mas sim desenvolvidos desde a origem para atender aos requisitos da mobilidade elétrica. Isso se traduz em maior conforto, desempenho e segurança.



A equipe de vendas da GAC Lider Vitória recebeu treinamento direto da montadora em São Paulo e está preparada para oferecer um atendimento de excelência com consultoria especializada.



A GAC também já implantou um centro de distribuição de peças em São Paulo, demonstrando seu compromisso com o pós-venda e a confiança no mercado brasileiro. Essa estrutura garante suporte completo ao cliente desde o primeiro contato até o uso prolongado do veículo.



A GAC


Quinta maior montadora da China, a GAC é uma joint venture responsável pela produção de veículos Honda e Toyota no país. Reconhecida internacionalmente por sua qualidade e confiabilidade, a marca recebeu, por oito anos consecutivos, a certificação JD Power.






Inova Comunicação 

Com foco em mobilidade segura e tecnologia, Viação Águia Branca reforça compromisso do Maio Amarelo

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 Com uma história marcada pela excelência e inovação, a Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, se destaca não apenas pela abrangência de sua atuação no país, mas pelo compromisso com a segurança de seus passageiros e colaboradores. Alinhada a esse valor, a empresa apoia a iniciativa global do ‘Maio Amarelo’, reforçando ações voltadas à conscientização e à promoção de um trânsito mais seguro.

 

Além de investir continuamente em tecnologia, renovação e manutenção preventiva da frota, capacitação dos profissionais e iniciativas educativas, a Águia Branca oferece soluções que vão além da operação, com foco no cuidado integral dos seus condutores.

Entre os recursos disponíveis, destacam-se o programa Medicina do Sono, com acompanhamento específico para motoristas, garantindo jornadas ajustadas e descanso adequado, fatores fundamentais para a segurança e bem-estar, e o Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento em tempo real das rotas e jornadas, disponibilizando aos condutores informações importantes para a tomada de decisões.



Essas ferramentas, nas quais a Viação Águia Branca é pioneira na implantação e referência no país, foram apresentadas pelo Diretor de Operações da empresa, Renato Tozzi, no 3º Workshop Vias Seguras, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília-DF, na última semana, no painel “Tecnologia a serviço da segurança do transporte de passageiros”.

 


Na ocasião, Renato enfatizou como a inovação, a empatia e a responsabilidade humana caminham juntas na prevenção de acidentes. “A segurança no trânsito precisa ir além da tecnologia. Ela começa pelo cuidado com o ser humano atrás do volante. Algo que a Águia Branca sabe desde o ano 2000 quando implantou o programa Medicina do Sono, que analisa, caso a caso, se nossos motoristas estão aptos a assumir o volante e nos ajuda a preservar o bem mais valioso que existe, a vida”.



Dra. Ana Amélia do Programa Medicina do Sono; Renato Tozzi, Diretor de Operações e Daniella Escocard de Padua, Gerente de Comunicação da Viação Águia Branca.


Ações de conscientização no Maio Amarelo 2025 


Em celebração à campanha Maio Amarelo, que neste ano aborda o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, além de participar de importantes eventos nacionais, a Viação Águia Branca também realiza ações educativas. A programação da empresa teve início no dia 8 de maio, com a realização da palestra “Desacelere: seu bem maior é a vida”, realizada na matriz da companhia em Cariacica (ES) e transmitida ao vivo para todas as bases. O encontro contou com a presença da coordenadora de Campanhas Educativas do Detran-ES, Daniela Rezende, que compartilhou orientações práticas e simulou dinâmica envolvendo sonolência e álcool.


Outras atividades continuam sendo realizadas internamente com os colaboradores, especialmente os motoristas. Por meio da mensagem, “Sua família espera ansiosa pelo seu retorno”, a empresa reforça a importância da segurança no transporte de passageiros. Para fechar a programação, no dia 28 de maio, será realizada uma panfletagem educativa na BR-262, em frente à sede da empresa, em Cariacica (ES). Por meio de cartazes e distribuição de materiais informativos, a iniciativa visa lembrar aos motoristas que a segurança no trânsito depende da adoção de pequenas atitudes diárias.

“Participar da campanha Maio Amarelo é reforçar aquilo que praticamos o ano inteiro. Investimos em tecnologia, capacitação e estrutura, mas o que nos move é a certeza de que cada viagem transporta histórias e sonhos. Nosso compromisso é garantir que todos cheguem em segurança ao seu destino”, conclui o Diretor de Operações, Renato Tozzi.


A campanha 


Lançado em 2014, o movimento Maio Amarelo é uma iniciativa de alcance internacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a grande quantidade de vítimas e acidentes nas vias. A cor amarela foi escolhida por representar sinal de alerta e atenção no trânsito.

 







APPROACH COMUNICAÇÃO 

Correios recebem para teste o primeiro veículo elétrico BYD Dolphin Mini Cargo

 




 Em mais um passo rumo à sustentabilidade no mercado de logística no país, os Correios receberam nesta semana um Dolphin Mini Cargo, veículo 100% elétrico e especialmente adaptado para operações urbanas de entrega. Com 280 km de autonomia e 2,1 m³ de volume útil, o modelo surge como nova aposta da BYD para frotas comerciais sustentáveis.

 

Visualmente, o veículo mantém o design externo do Dolphin Mini de passeio. A transformação está no interior: o banco traseiro foi removido, otimizando o espaço interno para o transporte de cargas leves. O veículo tem 410 kg de payload e 280 kg de capacidade de carga. Dessa forma, o hatch atende às demandas de empresas de delivery, e-commerce e serviços técnicos em grandes centros urbanos— onde crescem as restrições à circulação de veículos a combustão.

 

Crédito: Divulgação BYD

O veículo será testado pelos Correios por 90 dias na cidade de Guarulhos, em São Paulo. A iniciativa está inserida no projeto de renovação e eletrificação das frotas dos Correios, que já contempla testes com diferentes modelos de veículos sustentáveis em diversas regiões do país. A expectativa é que, a partir dos resultados obtidos com o Dolphin Mini Cargo, novas unidades sejam gradualmente integradas ao sistema logístico da empresa.

 

“O Dolphin Mini Cargo representa um passo estratégico da BYD para democratizar a mobilidade elétrica no setor de entregas urbanas. Com ele, ampliamos nosso portfólio para atender a um segmento em crescimento e reforçamos nossa liderança em soluções de transporte limpo", diz Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.




























IMPRENSA BYD

Jeep completa 70 anos de história em 2025

 

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A Jeep completa 70 anos de história em 2025, marcando décadas de espírito aventureiro. Com raízes que remontam à Segunda Guerra Mundial — quando o veículo militar Willys MB ficou conhecido por sua durabilidade em terrenos desafiadores —, a marca evoluiu para se tornar sinônimo de liberdade e resistência. Desde sua criação, tem conquistado os amantes da aventura e desbravado terrenos inexplorados.


Sobre a Jeep

A Jeep nasceu durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, como um veículo militar robusto e versátil. O exército dos Estados Unidos precisava de um carro compacto e resistente, capaz de enfrentar terrenos difíceis e condições adversas. Assim, a Willys-Overland e a Ford se uniram para criar o que hoje conhecemos como Jeep.

Primeiro veículo

A primeira versão foi chamada de Willys MB. Este modelo se destacou por sua durabilidade e capacidade de manobra. A grade dianteira com sete fendas se tornou sua marca registrada e é reconhecida mundialmente.

Após a guerra, a demanda por veículos Jeep cresceu rapidamente no mercado civil. Em 1945, foi lançado o modelo CJ (Civilian Jeep), que trouxe todo o legado da robustez militar para as famílias e aventureiros. Essa transição foi crucial e estabeleceu as bases para o futuro da marca.

De lá para cá, a Jeep lançou diversos modelos icônicos, muitos dos quais marcaram presença em filmes que fizeram parte da infância de muita gente.


Modelos icônicos


Jeep Wrangler
Lançado em 1987, o Wrangler é talvez o modelo mais emblemático da marca. Com características off-road incomparáveis e um design que remete ao antigo Jeep militar, tornou-se o preferido entre os entusiastas do fora de estrada.

Jeep Cherokee
Introduzido em 1974, o Cherokee foi um dos primeiros SUVs a oferecer a combinação de conforto e capacidade off-road. É conhecido por sua versatilidade e retornou em várias versões, sempre mantendo sua essência.

Jeep Grand Cherokee
Lançado em 1992, o Grand Cherokee trouxe luxo e tecnologia à linha Jeep. Com um design mais sofisticado, conquistou tanto os aventureiros quanto os que buscam conforto.


Operação Abacaxi


A Jeep também marcou história no Brasil. Em 1955, partindo de São Paulo até o Alasca, a chamada “Operação Abacaxi” foi reconhecida como uma das maiores conquistas do universo automotivo.

A famosa expedição foi realizada por três escoteiros — Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly — que, a bordo de um Jeep CJ-3B, partiram de São Paulo com destino ao Canadá, onde participariam do Jamboree, o encontro mundial de escotismo. Durante a jornada, decidiram ampliar o trajeto até o Alasca, realizando uma verdadeira travessia do continente americano.

Percorreram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, atravessando 19 países e enfrentando condições climáticas e geográficas extremas — tudo isso sem qualquer tecnologia como a que usamos hoje. A bordo do Jeep CJ-3B, passaram por desertos, regiões de neve, florestas, montanhas e áreas rurais com infraestrutura precária. Apesar de todos os desafios, não houve registros de falhas mecânicas no veículo.

O modelo utilizado contou com peças de fabricação nacional, fornecidas por empresas brasileiras que apoiaram a iniciativa com doações e patrocínios logísticos. A Operação Abacaxi consolidou a reputação da Jeep e exaltou a durabilidade e o potencial de seus veículos.


10 anos de Jeep no Brasil


Em 2015, a Jeep inaugurou sua fábrica em Goiana, Pernambuco — um marco que simbolizou uma nova fase para a marca no país. Desde então, a planta se tornou um polo estratégico de produção, abastecendo tanto o mercado interno quanto o externo, com modelos como o Jeep Renegade, Compass e, mais recentemente, o Commander.

A presença da Jeep no Brasil transformou o segmento de utilitários esportivos (SUVs). A marca rapidamente conquistou os consumidores brasileiros ao unir tradição off-road com tecnologia e conforto. Em menos de 10 anos, alcançou a liderança entre os SUVs em diversos momentos e formou uma base de fãs apaixonados: os “jeepers”, que reforçam a identidade da marca com encontros e trilhas por todo o país.

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Jeep no Espírito Santo

No Espírito Santo, a Jeep está presente desde 2015, com o lançamento do Renegade. É representada pelo Grupo Águia Branca, principal grupo automotivo do estado, com atuação também em outras regiões, representando marcas como Jeep, Toyota e BYD.

Crescimento no estado

Em 2015, a empresa capixaba deu passos importantes ao ampliar sua atuação no Espírito Santo, com a inauguração de três concessionárias exclusivas nas cidades de Serra, Vila Velha e Linhares. Já em 2016, expandiu ainda mais com a abertura da primeira unidade em Cachoeiro de Itapemirim, para atender os clientes do sul do estado.

Em 2022, o grupo também inaugurou duas unidades fora do Espírito Santo, nas cidades de Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ). Atualmente, a Jeep conta com duas lojas em Vitória.

 

Comemoração

 

Para celebrar a data, a Vitória Motors Jeep promove nos dias 16 e 17 de Maio o Desafio Jeep & RAM com ofertas e voucher de R$ 500 para acessórios na compra de um Jeep Novo. 

1) Jeep Renegade 1.3 Turbo Flex + Pack Tech 25/25

De: R$126.990,00

Por: R$ 119.990,00

 

PRONTA ENTREGA + EMPLACAMENTO TOTAL GRÁTIS

PARCELAS NO VALOR DE R$987,00

Garantia de 05 Anos (selo)

 

2) Jeep Compass Longitude 25/25

De: R$208.990,00

Por: R$ 199.990,00

 

TABELA FIPE + IPVA 2025 GRÁTIS + TAXA em 30x

Garantia de 05 Anos (selo)

 

Atributos:

:. Assistente Ativo de Direção (ADAS) – Pode colocar uma foto de aviso de frenagem ou mudança de faixa

:.Bancos em Couro

:.Central Multimídia 10,1"

:. Sistema de navegação GPS - Nativo

:. Sistema de Som Premium Beats

 

 

3 FIPE NO SEU USADO + TAXA 0%* em 24x) RAMPAGE 2025 COM TABELA

*Taxa 0% válido apenas nas versões gasolina 

HARLEY-DAVIDSON APRESENTA EDIÇÃO LIMITADA FAT BOY® GRAY GHOST EM COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DO ÍCONE CUSTOM

 

Foto: Divulgação 

Harley-Davidson revelou hoje a nova Fat Boy® Gray Ghost, modelo de produção limitada da série Icons Motorcycle Collection. Esta edição exclusiva comemora os 35 anos da lendária Fat Boy — um verdadeiro ícone cultural e uma das motocicletas mais reconhecíveis da história. O modelo conta com um acabamento inovador chamado Reflection, que confere à moto um visual cromado impressionante, como se tivesse sido esculpida em alumínio polido.


A Icons Motorcycle Collection apresenta releituras modernas de motos clássicas da Harley-Davidson, sempre em edições numeradas e com recursos diferenciados. A produção global da Fat Boy Gray Ghost será limitada a 1.990 unidades — uma homenagem ao ano de lançamento do modelo original, em 1990.


Um marco na história custom


“A Fat Boy original modernizou totalmente o visual da Hydra-Glide de 1949 para uma nova geração. Era a união do DNA pós-guerra da marca com o design industrial contemporâneo”, explica Brad Richards, vice-presidente de Design da Harley-Davidson. Prevista inicialmente para ser uma edição limitada, a Fat Boy atravessou três gerações de motorização e evoluções do chassi Softail®, mantendo por 35 anos sua presença marcante e estilo inconfundível.


Acabamento Reflection impressiona


A nova Fat Boy Gray Ghost traz acabamento Reflection, que brilha como metal sólido ao sol. A tecnologia utilizada é o revestimento por deposição física de vapor (PVD), até então aplicada apenas em peças pequenas como emblemas e protetores de escapamento. É a primeira vez que a Harley-Davidson utiliza o PVD em peças tão grandes como os para-lamas e o tanque de combustível.

 

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O acabamento cromado é complementado por coberturas laterais cromadas, estrutura em prata metálico e elementos que remetem à primeira Fat Boy, como o filtro de ar redondo, detalhes amarelos no motor e acabamentos em couro com costuras e franjas. O emblema tridimensional no tanque resgata o icônico grafismo alado. A numeração da unidade está gravada no console do tanque, enquanto o medalhão da coleção Icons aparece no para-lama traseiro.


As rodas Lakester em alumínio fundido exclusivas da Fat Boy reforçam a postura robusta do modelo, calçadas com pneus Michelin® Scorcher® 11 de alta performance (160/60R18 na dianteira e 240/40R18 na traseira).


 


Desempenho aprimorado e alta tecnologia


A Fat Boy Gray Ghost incorpora os avanços técnicos presentes no modelo 2025 da Fat Boy:


Novo motor Milwaukee-Eight® 117 Custom, com 101 cv (75 kW) e torque de 171 Nm — 7% mais potência e 3% mais torque que a versão anterior.

Sistema de escapamento 2-para-2 com catalisadores individuais e abafadores otimizados.

Cabeçotes com novas câmaras de combustão, portas de admissão ovais e válvulas de perfil baixo para mais eficiência e economia.

Refrigeração do motor aprimorada com passagem de óleo pelo cabeçote.

A suspensão foi recalibrada para mais conforto, com garfos dianteiros de 49 mm com válvula dupla e ajuste hidráulico de pré-carga traseira sob o assento.


A moto traz ainda:


Novos modos de pilotagem eletronicamente ajustáveis: Road, Rain e Sport.

Pacote completo de tecnologias de segurança Harley-Davidson, com ABS e controle de tração em linha reta e em curvas, controle de torque residual e monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).

Iluminação Full LED, incluindo farol, lanterna, setas e luz de freio.

Porta USB-C de carregamento rápido e entrada reversível.

Conectores para roupas aquecidas (A&L Harley-Davidson, como luvas, calças e jaquetas) reposicionados para acesso facilitado.

Painel analógico de 5" com display digital multifuncional LCD e botão no guidão para alternar informações.

Nascimento de um ícone


Em 1990, enquanto o mercado buscava motos esportivas cada vez mais potentes, a Harley-Davidson lançou a Fat Boy — uma verdadeira virada de chave no design e na atitude sobre duas rodas. Inspirada por uma customização feita no Canadá, a moto foi desenvolvida pelo time liderado por Willie G. Davidson. O nome “Fat Boy” nasceu de forma espontânea, como conta o próprio Davidson: “Estávamos buscando algo incomum e até irreverente. A moto tinha um visual ‘massudo’, e o nome caiu perfeitamente”.


Linha do tempo da Fat Boy


1990: Lançamento do modelo, em cor única Fine Silver Metallic, com motor Evolution®.

1991: Aparece no filme O Exterminador do Futuro 2, pilotada por Arnold Schwarzenegger, e vira ícone global.

2000: Estreia do motor Twin Cam 88B™ com contrabalanço.

2005: Surge a CVO™ Fat Boy®, em edição limitada.

2010: Chegada da Fat Boy® Lo com assento mais baixo.

2016: Lançamento da Fat Boy® S com motor Screamin’ Eagle® 110 e estilo Dark Custom™.

2018: Redesenho total com novo chassi Softail® e motor Milwaukee-Eight®.

2020: Edição comemorativa de 30 anos, com motor 114 e acabamento escurecido.

 

A Fat Boy Gray Ghost tem previsão de chegada ao Brasil no mês de junho, com volume limitado a 18 unidades para colecionadores e fãs da marca. Para mais informações sobre a Harley-Davidson no Brasil, consulte o site oficial.


 

 



Approach Comunicação 


 

Novo Ford Mustang GT Manual é um esportivo “raiz” e sofisticado para poucos

Foto: Divulgação


As séries especiais são uma parte importante da história do Mustang, com modelos que marcaram época e ajudaram a criar a mística em torno do ícone. O Mustang GT Performance Manual, que chega agora ao Brasil em edição limitada de apenas 200 unidades, é o mais novo membro dessa galeria. Feito para os entusiastas que apreciam a direção esportiva, é um carro exclusivo que combina alta performance, sofisticação e tecnologias inovadoras, digno de colecionador.

“A transmissão manual sempre foi vista como uma solução funcional e econômica. Hoje, ela tem outro significado, é um equipamento que cria uma conexão mais emocional e visceral com o carro”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford. “Por isso, este lançamento também é um tributo ao legado de desempenho do Mustang e a todos que gostam de dirigir, traduzido na assinatura #savethemanuals.”

A nova transmissão manual de seis velocidades permite um controle mais direto da força bruta do motor Coyote 5.0 V8, que agora rende 492 cv – o mais potente já lançado no Brasil. Ela também vem acompanhada de recursos avançados, como o Flat Shift, o Launch Control e o Rev Match, que contribuem para uma experiência de condução surpreendentemente refinada e divertida.

O visual do novo GT é marcado por faixas esportivas pretas e peças na cor bronze, combinando com as três opções da carroceria – Preto Astúrias, Cinza Torres e Branco Oxford. Os freios Brembo com pinças vermelhas e o distintivo comemorativo de 60 anos na coluna traseira são outros detalhes diferenciados. O interior vem com bancos esportivos Recaro e um emblema personalizado junto ao câmbio, com o número de série de cada exemplar gravado a laser.

Oferecido em versão única, o Mustang GT Performance Manual 2025 começa a ser vendido no dia 7 de maio com preço de R$ 600.000 e previsão de entrega a partir de julho. A sua comercialização é feita pelas 55 concessionárias Ford especializadas no Mustang, localizadas em diferentes regiões do Brasil.

“Por se tratar de uma edição limitada, os clientes que já são proprietários de um Mustang, de qualquer ano ou modelo, terão prioridade na venda. E, conforme a disponibilidade, vamos atender depois os proprietários de outros veículos da Ford e o público em geral. É uma forma de reconhecimento aos clientes fiéis do Mustang e da marca”, explica Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

Bronze e vermelho

A personalidade do novo Mustang GT Performance Manual é destacada pelas faixas esportivas pretas com frisos vermelhos que percorrem toda a carroceria, do capô à traseira, e valorizam as linhas aerodinâmicas da sétima geração do esportivo. Outro item exclusivo é a cor bronze vista nas rodas, no ícone do cavalo na grade dianteira e nos emblemas 5.0 nas laterais e GT na traseira.

“A cor bronze está alinhada com a nova tendência da cor do ano da Pantone, o Mocha Mousse, um tom quente associado a chocolate e café que transmite luxo, aconchego, prazer e sofisticação. Já o vermelho presente no friso das faixas e nas pinças de freio remete a força e esportividade, que são atributos clássicos do Mustang”, diz Andrea Sagiorato, designer da Ford.

A cabine em estilo cockpit vem com novos bancos esportivos Recaro, do tipo concha, ergonômicos e envolventes. O painel digital de 12,4" e a central multimídia SYNC 4 de 13,2" formam um conjunto único com telas integradas, trazendo também GPS embarcado, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB tipo A e C, carregador por indução e comandos de voz.

Volante com aquecimento, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e entrada e partida sem chave fazem parte dos itens de tecnologia e conforto, assim  como o sistema de som da B&O, de 900 W, com 12 alto-falantes e subwoofer.



Força bruta, controle suave

O Mustang GT Performance Manual é equipado com o mesmo motor Coyote V8 5.0 da versão automática. Com a nova calibração introduzida na linha, ele ganhou mais nove cavalos e agora entrega 492 cv (@ a 7.250 rpm), mantendo o mesmo torque de 58 kgfm (@ 4.900 rpm) e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

“Esse motor Coyote de quarta geração, com dois corpos de borboleta eletrônicos e sistema de indução e escapamento menos restritivo, gera 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem uma relação peso-potência de 3,67 kg/cv, um número fenomenal para um carro desse peso”, afirma André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford.

A transmissão manual MT82 de seis marchas – com as duas últimas “overdrive” –, exclusiva do Mustang, garante um casamento perfeito com o motor. Quem espera um comportamento mais ríspido ou pesado no manejo de tanta potência vai se surpreender com a incrível suavidade e facilidade que ela oferece nos engates.

Um dos responsáveis por isso é o Flat Shift, função que permite fazer a troca de marchas sem tirar o pé do acelerador. Acionado sempre que o motor está a mais de 5.000 rpm e o pedal do acelerador é pressionado acima de 40%, ele equaliza a rotação automaticamente, fazendo o motorista se sentir um piloto profissional no volante.

Recursos para pista

            O Track Apps, tela que reúne os recursos do carro para pista, também traz duas novidades: o Launch Control e o Rev Match. O Launch Control é um sistema eletrônico que maximiza a aceleração e evita o patinamento das rodas nas arrancadas. Ele limita a rotação do motor a um valor predeterminado e permite soltar a embreagem rapidamente, modulando a potência e o torque.

            Já o Rev Match simula a técnica de "punta-taco" para reduções de marcha mais suaves, rápidas e sem trancos. Ao detectar que o motorista está reduzindo a marcha, ele aumenta momentaneamente a rotação do motor antes do engate. Além de aprimorar a experiência de direção, especialmente em tocadas mais esportivas, o sistema ajuda a reduzir o desgaste da embreagem e da transmissão.

            O Track Apps inclui ainda outras funções já conhecidas, como Drift Brake, Line Lock (travamento das rodas dianteiras para fazer “borrachão”), cronômetros com tempo de volta e aceleração, frenagem, força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura do motor, temperatura e pressão do óleo e temperatura do diferencial, entre outros parâmetros.

Ajustes personalizados

A excepcional dirigibilidade do Mustang GT Performance Manual é resultado de um projeto refinado de engenharia, que começa com uma distribuição equilibrada de peso (55% na dianteira e 45% na traseira). A suspensão adaptativa MagneRide é equipada com as mesmas barras estabilizadoras do Mustang Mach 1 e inclui o sistema de detecção automática de buracos, que aumenta a rigidez dos amortecedores para evitar impactos nos pneus e nas rodas.

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 15,3 polegadas e seis pistões na dianteira e discos de 14 polegadas e quatro pistões na traseira. As rodas de 19x9” na dianteira e 19x9,5” na traseira são calçadas com pneus Pirelli PZero 255/40 e 275/40, respectivamente.

O motorista pode configurar vários parâmetros do carro a seu gosto. Os cinco modos de condução – Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag – alteram os ajustes do ronco do escapamento, assistência da direção elétrica, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.

Independentemente do modo de condução, é possível variar também as configurações da direção (Normal, Esportivo e Conforto), do escapamento com válvula ativa (Normal, Silencioso e Esportivo) e da suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag).

Seguro e conectado

O esportivo traz ainda um pacote completo de tecnologias semiautônomas de segurança, com: sete airbags, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e à ré, assistente de manutenção em faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, sistema de monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.

Como toda a nova linha Ford, o Mustang GT Performance Manual também oferece uma série de experiências conectadas, convenientes e personalizadas para o cliente, que facilitam o conhecimento, uso e manutenção do veículo.

TESTAMOS A LINHA 2025 DO JEEP COMMANDER BLACKHAWK



 Sem sombra de dúvidas, o motor 2.0 turbo da Stellantis era muito aguardado no mercado brasileiro para equipar os modelos da RAM e da Jeep. Finalmente, esse motor chegou com a Rampage e agora também equipa o Jeep Commander. Para conhecer melhor essa novidade, passamos uma semana com o Jeep Commander Blackhawk, a versão mais apimentada do SUV familiar.

O Jeep Commander Blackhawk chama atenção pela proposta mais esportiva, com visual agressivo: elementos escurecidos, ausência de cromados, grade redesenhada, rodas pretas e duas saídas de escape na traseira.

Por dentro, o modelo traz banco do motorista com ajustes elétricos e memória de posição — item de série a partir da versão Overland TD380. O sistema de direção semiautônomo foi aprimorado e, além dos recursos já conhecidos como aviso de mudança de faixa, frenagem autônoma e piloto automático adaptativo, agora inclui centralizador de faixa e assistente ativo de direção, que permite ao Commander fazer curvas de forma autônoma. O sistema de som premium Harman Kardon, com nove alto-falantes e 450 watts, também está disponível como item especial de lançamento nas versões Longitude e Limited.

O painel tem acabamento em suede, assim como os bancos. A central multimídia é de 10,1 polegadas, enquanto o quadro de instrumentos digital tem 10,25 polegadas e inclui os mostradores Performance Pages, que exibem informações como uso de torque e potência, pressão do turbo e força G.


Performance

O Commander Blackhawk é equipado com o motor Hurricane 2.0 turbo a gasolina, com injeção direta de combustível. Ele entrega 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Com câmbio automático de nove marchas e tração integral, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 220 km/h.

Equipamentos do Commander Blackhawk

O Commander Blackhawk 2025 vem equipado com ar-condicionado automático de duas zonas, bancos com acabamento parcial em couro, ajustes elétricos nos assentos dianteiros (com memória para o motorista), teto solar panorâmico, retrovisores com rebatimento automático, carregador de celular por indução, chave presencial e porta-malas com abertura por sensor.

O pacote tecnológico e de segurança inclui sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, sistema de estacionamento semiautônomo, faróis full LED com facho alto automático e direção semiautônoma.

Ao volante

O Commander sempre foi um carro gostoso de dirigir, mesmo com o motor 1.3 turbo — apesar do peso elevado. Agora, com o novo motor 2.0, o SUV surpreende ainda mais. Os 272 cv de potência, aliados a um ronco instigante, oferecem respostas rápidas ao acelerador e câmbio, tornando a condução mais divertida e segura.

A Jeep também promoveu melhorias mecânicas importantes: os freios agora contam com discos maiores (até 330 mm na dianteira), novas pinças e bomba de vácuo. A suspensão recebeu molas e amortecedores recalibrados para proporcionar mais firmeza em trechos sinuosos. Seria interessante se a marca também ajustasse o escapamento, para valorizar ainda mais o ronco do motor.



Conclusão

A Jeep acertou em cheio com o Commander Blackhawk. O modelo é prazeroso de dirigir e tem um visual imponente. A unidade testada era preta, o que deixou o SUV ainda mais atraente e impactante nas ruas.


10 Anos de Jeep no Brasil

A marca completou 10 anos no mercado brasileiro. São várias histórias em uma década — muitas aventuras e conquistas. Em um vídeo institucional, as redes de concessionárias vêm exaltando o espírito aventureiro que só a Jeep tem.

Nossa equipe, inclusive, viveu diversas experiências a bordo de modelos da marca. Foram vários testes com Renegade Moab, Renegade Trailhawk, Compass Limited, Commander Overland e Blackhawk, além da imponente Gladiator.

Linha Commander com 100% da Tabela Fipe no seu usado + taxa zero em até 30x.
A versão Blackhawk parte de R$ 335.990.


JAC HUNTER TEM BOM DESEMPENHO E CHAMA A ATENÇÃO PELO CUSTO-BENEFÍCIO



Se tem um mercado competitivo, é o de picapes. Cada vez mais, as picapes médias vêm crescendo e subindo de nível em acabamento, tornando-se praticamente carros de luxo. No entanto, ainda existem versões de entrada, mais básicas e voltadas para o trabalho. É nesse cenário que a Fiat Titano e a recém-lançada JAC Hunter estão ganhando espaço, oferecendo produtos bem completos na mesma faixa de preço das opções mais simples. Mas, nesse contexto, a JAC sai na frente por ser mais interessante que a picape da Fiat.

A JAC Motors havia deixado de trazer veículos a combustão para o Brasil desde 2019, focando exclusivamente em modelos elétricos — sendo, inclusive, uma das pioneiras na eletrificação com veículos mais acessíveis no mercado brasileiro.

gora, a nova aposta de Sergio Habib é a picape Hunter, já conhecida no mercado nacional como JAC iEV330P, uma versão 100% elétrica. Utilizando a mesma plataforma, a Hunter chega para competir com modelos como a Fiat Titano e a Ford Ranger Black. A picape chinesa vem chamando atenção pelo tamanho, design e lista de equipamentos.

A JAC Hunter é equipada com motor 2.0 turbodiesel que entrega 191 cv de potência e 46,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, fornecido pela ZF, e a tração é 4x4 com reduzida.

A Hunter tem um visual robusto e moderno. Sua dianteira chama a atenção pela grade frontal imponente, com aplique preto que reforça a sensação de robustez, além do nome "JAC" em destaque ao centro. Os faróis são em LED, divididos em três partes: luz de posição e seta na parte superior, faróis principais ao centro e luz de neblina na parte inferior.

Na lateral, os destaques ficam por conta dos apliques plásticos nas caixas de roda. A traseira traz o nome da marca em baixo-relevo no centro e lanternas em LED.

A picape vem com revestimento na caçamba e santo-antônio em todas as versões. Na versão HD, o santo-antônio é maior, enquanto na HDX ele é menor, com o nome "JAC" estampado. Há ainda a possibilidade de adicionar capota marítima e engate para reboque.



Dimensões

A JAC Hunter tem 1,92 metro de altura, 5,33 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 3,11 metros de entre-eixos. Ela conta com câmeras 360° de boa qualidade para auxiliar nas manobras.

A capacidade de carga é excelente: 1.400 kg — superando com folga as concorrentes. Acima dela, apenas a gigante RAM 3500, com 1.694 kg. O único ponto negativo é o peso da tampa da caçamba, que poderia ter abertura com amortecimento. A capacidade de reboque com freio também impressiona: 5.250 kg.

Interior

O interior da JAC Hunter surpreende para a categoria. Os materiais têm ótima qualidade, os bancos são de couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro. O painel tem acabamento soft-touch, com detalhes cromados e revestimento em couro marrom. A central multimídia é vertical e possui 13 polegadas. O ponto negativo é que a conexão com Android Auto e Apple CarPlay é apenas via cabo, e as entradas disponíveis são USB comuns, o que limita a conectividade com celulares mais modernos. O painel de instrumentos digital tem 7 polegadas.

Segurança

Na parte de segurança, a Hunter oferece seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de monitoramento da pressão dos pneus. No entanto, ela não conta com assistências mais avançadas como frenagem de emergência ou monitor de ponto cego.

Ao volante

A JAC me surpreendeu positivamente. Não esperava tanto, mas tive uma bela surpresa. A caminhonete é simples, mas bem completa. Tem bom motor, bom torque e ótimas retomadas. Mesmo no modo Eco, o desempenho não decepciona. No modo Sport, a resposta é ainda melhor. Gostei mais de dirigir a Hunter do que a Fiat Titano, especialmente pela dirigibilidade e acabamento superior.

O conforto também impressiona. Os bancos são grandes e confortáveis, lembrando os da Nissan Frontier, que são referência nesse quesito.

Outro ponto positivo foi o consumo. Durante os seis dias de teste, a picape fez média de 10 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada — um ótimo desempenho para o porte do veículo.

Sobre a marca

Atualmente, a JAC não possui concessionária no Espírito Santo, mas é possível realizar test-drive na Hunter e em outros modelos por meio das oficinas credenciadas espalhadas pelo país. No estado, há duas oficinas: uma em Linhares e outra em Vila Velha. Peguei a Hunter na Fast Car, oficina autorizada de Vila Velha.

Serviço:

FAST CAR OFICINA
Av. Professora Francelina Carneiro Setúbal, 1042 – Itapuã, Vila Velha
📞 (27) 99865-0288

JAC Hunter: R$ 249.990