SERRA APOSTA NA INOVAÇÃO COM A PRIMEIRA AVENIDA INTELIGENTE DO ESTADO

 

Foto: Willian Alcântara 

Semáforos e iluminação inteligentes, estação de bikes compartilhadas, vagas para carros elétricos com pontos de recarga e pontos de ônibus com carregador de celular se unem a outras tecnologias para aumentar segurança e reduzir tempo no trânsito em importante avenida do município


Atenta ao que oferecem as novas tecnologias de inteligência e automação, a prefeitura da Serra deu início a implantação do primeiro projeto de via inteligente do Estado, que será implantado na Avenida Eudes Scherrer de Souza, ligando os setores leste e oeste do município.


Este projeto que faz parte do Planejamento Estratégico da cidade, soma esforços conjuntos das secretarias de Obras, Serviços, Segurança Pública e de Inovação, Ciência e Tecnologia do município, a nova Avenida Inteligente contará com um sistema integrado de semáforos capazes de melhorar a fluidez do trânsito, iluminação de LED com controle de intensidade, câmeras de monitoramento com reconhecimento facial para oferecer maior segurança aos pedestres e condutores, ponto de ônibus com carregador de celular com energia fotovoltaica, estação de bicicleta compartilhadas e vagas exclusivas para carros elétricos com estação de recarga.


O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destaca o compromisso da gestão com a modernização da cidade e o uso da tecnologia a serviço da população. Segundo a autoridade, a iniciativa representa um avanço importante para todo o Espírito Santo. 


“Inovação na veia! Seguimos em busca de avanços para que nossa cidade se torne cada vez mais uma cidade moderna e inovadora. Logo, logo teremos a oportunidade de entregar ao Espírito Santo a primeira avenida 100% inteligente do nosso Estado”, afirma o prefeito, reforçou ainda que a iniciativa foi planejada na gestão do prefeito Sergio Vidigal e está na fase inicial de implantação, pois contará com muito mais soluções tecnológicas para a cidade.


Além de semáforos, iluminação e monitoramento inteligentes, a proposta da Avenida Inteligente Eudes Scherrer passa também pela interatividade com o cidadão. Por meio de um sistema inovador que será implantado em cada uma das novas luminárias, será possível abrir um chamado para manutenção da iluminação ou outros serviços oferecidos pelo município. Também serão implantadas botoeiras inteligentes, capazes de aumentar o tempo de travessia para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo maior segurança a pedestres e motoristas.


Semáforos inteligentes

Os semáforos inteligentes irão melhorar a visibilidade da sinalização semafórica, ajudando a prevenir acidentes e atropelamentos causados pelo desrespeito às regras de trânsito. Os sistemas luminosos auxiliares funcionam como uma reprodução ampliada da sinalização padrão, sendo colocados sobre o braço projetado e na coluna semafórica, onde ficam os grupos focais convencionais.


Os semáforos inteligentes exibem a fase semafórica em operação ao longo de toda a extensão do braço e parte da coluna, ampliando a visibilidade do estágio semafórico em até 300 metros a mais do que o padrão. Além disso, também serão instaladas barras luminosas no piso, próximas à guia (meio-fio), na área de travessia de pedestres. Essas barras reproduzem a sinalização dos grupos focais para pedestres, mas, por estarem ao nível do chão, são facilmente visualizadas por quem estiver olhando para o telefone ou distraído, facilitando a travessia segura, especialmente para idosos e pessoas com deficiência.


Sensores de fluxo de veículos

Nos cruzamentos entre as avenidas Eldes Scherrer Souza e Norte Sul, será também o Sistema Adaptativo Local, um sistema que utiliza câmeras de vídeo ou sensores no asfalto para detectar o fluxo de veículos, permitindo ajustar automaticamente os tempos do ciclo semafórico — como verde, amarelo e vermelho — de acordo com a demanda real. Quando a distância entre os veículos diminui, o sistema aumenta o tempo de verde na via com maior movimento, priorizando o fluxo de veículos. Após a instalação, essa operação é totalmente automatizada, sem necessidade de intervenção humana.


Bicicletas compartilhadas

A primeira avenida inteligente do Espírito Santo prevê ainda seis estações de bicicletas compartilhadas. O serviço irá oferecer mais uma forma de locomoção aos moradores e visitantes, que poderão acessar os serviços da avenida com mais facilidade. Em paralelo, serão instaladas mais quatro estações na orla de Jacaraípe.


Carregamento para carros elétricos

O projeto inclui também três vagas de carregamento para carros elétricos, tendo em vista a crescente demanda pelo serviço na Serra. Novos abrigos de pontos de ônibus com geração de energia por placas solares fotovoltaicas serão instalados e irão oferecer a possibilidade de carregamento de celulares via USB.


A secretária de obras da Serra, Izabela Roriz, também comenta sobre a transformação da Avenida Inteligente Eudes Scherrer. “Estamos em busca de soluções cada vez mais avançadas na área da mobilidade urbana, que vão melhorar ainda mais e diminuir o tempo de viagem do nosso morador que utiliza o transporte público na cidade da Serra”, afirma. Ela também pontua sobre faixas de pedestres com iluminação independente em toda a extensão da via.


Já para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, defende que o projeto tem tudo para se tornar um case de sucesso da Serra para o Estado. 


Conheça outras iniciativas de Inovação e Tecnologia na Serra:


Telegestão


A telegestão começou a ser implantada nas avenidas da cidade ainda na gestão do prefeito Sergio Vidigal. A primeira etapa do processo consistiu na construção de redes de dados, com a identificação individual de cada luminária, o que possibilitou a instalação dos dispositivos responsáveis pela comunicação em rede, permitindo um controle e monitoramento dos circuitos de forma remota e online. Com esse controle, as equipes de iluminação a partir de um determinado horário reduzirá o fluxo luminoso das vias, mantendo o nível mínimo por norma, e utilizando a luz de forma eficiente, consciente e com uma visão de economia de energia nunca vista antes no município.


Além da redução de custos, a telegestão trará vários benefícios como monitoramento automático, identificação de falhas com antecedência e abertura de chamados de manutenção de forma automática. A tecnologia também aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos, pois com  a redução da potência, automaticamente, desgasta menos o dispositivo da luminária.


A primeira avenida a ganhar a tecnologia foi a Avenida Talma Rodrigues, com a instalação de dispositivos em todos os postes que iluminam a via. As equipes agora  iniciarão as instalações na ES 010, da Praia da Baleia até Nova Almeida. A previsão é finalizar o processo nos 5 mil postes do município até o mês de junho. 


Tecnologia nas praças

As praças da cidade também passarão por um controle de consumo de energia inteligente, fazendo o uso correto e eficaz da luz em todo ciclo de funcionamento da luminária.  A Serra é a pioneira no Estado com essa tecnologia. Os diversos postes espalhados pelas praças receberão os dispositivos denominados Relé Temporizado e Dimerizável, permitindo controle do consumo de energia. Esses dispositivos serão programados para reduzir a intensidade luminosa a partir de um horário definido, mantendo os níveis mínimos de iluminação,  conforme a norma 5101 da ABNT de iluminação pública. Desta forma novamente estaremos fazendo uso eficiente, consciente e racional da energia, o que possibilitará com a economia novos investimentos num parque de iluminação pública em franca expansão com reformas de praças, campos e novos pontos de iluminação pública.


Cadastramento e ponto inteligente

O município também realizará o cadastramento nos  seus aproximadamente 80 mil pontos de luz, localizados nos seus logradouros públicos. Todos os postes que tiverem iluminação pública serão identificados com uma placa com numeração sequencial e um QR Code.  Com esse código em mãos e por meio de um aplicativo chamado "Cidade Conectada+", o morador poderá acionar os serviços de manutenção da iluminação pública. 


Monitoramento inteligente

Será implantado o projeto de monitoramento inteligente, onde serão realocadas as câmeras de vigilância com análise de vídeo em tempo real e reconhecimento facial para identificar comportamentos suspeitos, prevenir crimes e recuperar veículos.


Análise de dados

Também será implantado, via SEDES, o Sistema Municipal de Inteligência que irá coletar, integrar e analisar dados permitindo uma resposta mais efetiva para a alocação estratégica de recursos.


Sistemas de alerta

Está sendo estudada a implantação sistemas de alerta e notificação para informar situações de riscos de eventuais alagamentos por excesso de chuvas,  intervenções nas vias e de emergências possibilitando uma resposta rápida para os cidadãos e autoridades .


Mobilidade e segurança

Serão utilizadas novas tecnologia para melhorar a segurança no trânsito, como sistemas de monitoramento de tráfego para evitar acidentes.


Visibilidade e integração

Está prevista a  instalação de novos pontos para base integrada das forças de segurança que atuam na cidade, permitindo que os cidadãos possam ter uma referência e facilitar engajamento com a segurança pública.


SERVIÇO:

O projeto da Avenida Inteligente - Av. Eldes Scherrer traz modernidade e segurança para os cidadãos por meio de inovações tecnológicas que otimizam o trânsito e garantem mais proteção para os pedestres. 


Confira os principais pontos:


1. Semáforos Inteligentes: Nova tecnologia que permite a “Onda Verde”, uma sincronização eficiente dos semáforos que reduz significativamente o tempo de viagem, proporcionando um trânsito mais ágil e fluido.


2. Faixas de Pedestres Iluminadas: Melhoria na visibilidade e segurança dos pedestres durante a travessia, especialmente durante a noite ou em condições de baixa iluminação.


3. Botoeiras Inteligentes: Dispositivo com seletividade para idosos, ativado através do uso da carteira do iodos, que aumenta o tempo de travessia para proporcionar mais segurança. Esse sistema não impacta negativamente o trânsito, pois reduz o tempo do sinal vermelho.


4. Ponto de ônibus com carregador de celular com energia fotovoltaica,  com a possibilidade de carregamento de celulares via USB. 


5. Instalação de seis estações de bicicletas compartilhadas,  serviço que irá oferecer mais uma forma de locomoção aos moradores e visitantes, que poderão se deslocar por várias cidades da grande vitória.


6. Vagas exclusivas para carros elétricos com estação de recarga.









Comunicação Prefeitura da Serra

Citroën estará em Vitória, no próximo dia 3, na turnê Tardezinha



 No próximo sábado, dia 3 de maio, a Citroën estará presente na edição de Vitória da Turnê Tardezinha, no Estádio Estadual Kleber José de Andrade, e mostra o modelo Citroën Basalt Shine para o público do evento. Este é o terceiro show da Tardezinha, turnê que prevê atingir 750 mil pessoas no total, e é a principal plataforma de comunicação de 2025 da Citroën para aumentar ainda mais a sua presença nas cidades brasileiras ao longo do ano.

“São mais de 20 cidades que percorrermos até o final do ano reforçando ainda mais nossa marca e nossos produtos. Poder nos aproximar do público de Vitória trazendo o Citroën Basalt, o SUV mais acessível do país, para a Tardezinha é uma forma autêntica e descontraída de apresentarmos todos os atributos do modelo", afirma Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.

Mais informações sobre a turnê e compra de ingressos, visite o site oficial https://tardezinha.com.br/.





Imprensa Stellantis 

GWM Brasil apresenta linha 2026 do ORA 03 com nova identidade visual e mais tecnologia

 


Já está disponível para o consumidor brasileiro a linha 2026 do GWM ORA 03, que chega às concessionárias com uma nova identidade visual, mudanças de nomenclatura e equipamentos atualizados, reforçando o compromisso da marca com a inovação e a experiência do usuário.


A partir de agora, os modelos passam a se chamar ORA 03 Skin BEV48 e ORA 03 GT BEV63, reforçando a identidade elétrica e a diferenciação entre as versões – BEV significa Battery Electric Vehicle e os números representem a capacidade das baterias, de 48 kWh e 63 kWh, respectivamente. A nova nomenclatura segue o mesmo padrão adotado na linha GWM Haval, que identifica as versões por meio do tamanho da bateria.   


Os dois veículos recebem também o novo logotipo GWM centralizado em destaque na tampa do porta-malas, seguindo o padrão visual da linha Haval H6 2025/2025. O emblema ORA 03 permanece, porém com tamanho reduzido, conferindo um visual mais limpo e moderno.


Entre os destaques de equipamentos, o GWM ORA 03 Skin BEV48 passa a contar agora com teto solar de série, oferecendo mais conforto e sofisticação. Já o GWM ORA 03 GT BEV63 ganha a exclusiva cor Cinza Zenith fosca, a mesma apresentada na série especial GT Approve, ampliando as possibilidades de personalização.


A linha 2026 mantém a atualização que foi feita no início deste ano: a oferta de estepe, que oferecendo mais praticidade e segurança ao motorista. Além disso, o modelo também havia ganhado em fevereiro a conectividade com o aplicativo My GWM, que permite o monitoramento e o controle remoto de diversas funções do veículo, trazendo mais comodidade e tecnologia aos proprietários.


“O ORA 03 é um carro que conversa com o futuro, mas também ouve o presente. Por isso, as mudanças da linha 2026 refletem nosso foco em ouvir o consumidor e entregar mais conectividade, estilo e conveniência”, afirma Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil.


Na linha 2026, o ORA 03 Skin BEV48 passa a custar R$ 169.000 e o GT BEV63, R$ 199.000.







Printer Comunicação 


BYD aposta em logística urbana elétrica com lançamento inédito do Dolphin Mini Cargo na Intermodal



 A BYD Brasil apresenta na 29ª edição da Intermodal South America, que acontece de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o Dolphin Mini Cargo — versão adaptada do compacto elétrico da marca, desenvolvida especialmente para o transporte de pequenas cargas. Com 280 km de autonomia, capacidade de carga de até 289 kg e 2,1 m³ de volume útil, o modelo surge como nova aposta da empresa para frotas comerciais sustentáveis, voltadas à logística urbana de última milha.



Visualmente, o veículo mantém o mesmo design externo do Dolphin Mini de passeio. A transformação está no interior: o banco traseiro foi removido, otimizando o espaço interno para o transporte de cargas leves. Dessa forma, o hatch atende demandas de empresas de delivery, e-commerce e serviços técnicos em grandes centros urbanos — onde crescem as restrições à circulação de veículos a combustão.


O lançamento marca a entrada oficial do modelo no mercado brasileiro e reforça a estratégia da BYD de expandir sua atuação também em nichos de mobilidade elétrica voltados ao segmento comercial. “O Dolphin Mini Cargo é uma resposta direta às novas demandas da logística urbana: mais sustentável, mais eficiente e sem abrir mão de performance. Com essa solução, queremos mostrar que a eletrificação é viável e vantajosa inclusive para operações comerciais de pequeno porte”, afirma Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil.


Empilhadeiras elétricas com a maior garantia de baterias do mercado nacional


Além do Dolphin Mini Cargo, a empresa também apresentará na feira a empilhadeira elétrica contrabalançada ECB35, de 3.5 toneladas com bateria de fosfato de ferro-lítio. Durante a Intermodal, a BYD amplia permanentemente a garantia das empilhadeiras da companhia para dois anos, além do aumento de 5 para 8 anos - ou 10.000 horas já existentes - apenas para a bateria. A novidade é a prova da confiança da BYD na durabilidade e na performance de suas baterias, que oferecem ao usuário uma combinação de eficiência e sustentabilidade, garantindo operação contínua com recargas rápidas, sem impacto ambiental e praticamente livre de manutenção. A linha de empilhadeiras da BYD atende com sucesso diversos setores e representa a escolha ideal em aplicações que envolvam movimentação de cargas pesadas, com facilidade e agilidade.

 




As empilhadeiras 100% elétricas BYD ainda garantem autonomia para até três turnos, com recargas parciais (sem efeito memória) e total em até duas horas, superando com grande vantagem às oito horas de espera das tradicionais. O uso de uma única bateria e o seu carregamento rápido reduzem significativamente os custos operacionais e aumentam a produtividade da operação.

 


Além das garantias, agora as empilhadeiras também serão equipadas com a telemetria e-Connect, um desenvolvimento específico para os equipamentos da marca, o sistema é um recurso inovador que traz mais inteligência, controle e segurança para as operações logísticas.


Entre os principais diferenciais da e-Connect, destacam-se:


Monitoramento em tempo real: permite acompanhar remotamente a localização, o desempenho e o uso das empilhadeiras, facilitando a gestão de frotas e a tomada de decisão.

Interface homem-máquina moderna: o operador conta com uma tela intuitiva e de fácil navegação, que exibe dados operacionais em tempo real.

Alertas preventivos e históricos de uso: o sistema gera notificações automáticas em caso de falhas ou desvios de padrão, o que ajuda a evitar paradas não planejadas e reduz os custos com manutenção corretiva.

Segurança ampliada: com recursos como controle de acesso por senha e registro de uso por operador, a tecnologia contribui para a integridade dos equipamentos e das operações.

Relatórios analíticos: a plataforma gera relatórios detalhados que facilitam auditorias, planejamento de manutenção e controle de performance.

BYD aposta alto no transporte limpo com o eT5


 


Durante a intermodal, a BYD também apresentará o caminhão eT5, indicado para entregas urbanas de médio porte. O modelo amplia a presença da BYD no segmento de transporte comercial com emissão zero. Com autonomia de 185 km, capacidade de carga útil de até 3.900 kg e bateria de 99 kWh, o modelo é ideal para operações em centros urbanos que exigem desempenho e sustentabilidade. Entre os diferenciais, estão: motor de 145 kW (197 cv), freio regenerativo, controle de tração (ASR), sistema eletrônico de frenagem (EBS) e recarga rápida em cerca de 2 horas.

 

Expansão no sistema metroferroviário

 

A feira também serve de palco para a apresentação da tecnologia Skyrail, com uma maquete do monotrilho que será utilizado na Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. A solução sobre trilhos evidencia a aposta da BYD em sistemas integrados e sustentáveis de mobilidade urbana, ampliando sua atuação para além do transporte rodoviário.


“A Intermodal é uma oportunidade estratégica para reforçarmos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor de transportes e logística. Queremos demonstrar na prática como nossos produtos podem proporcionar mais eficiência, segurança e redução de custos operacionais aos clientes”, destaca Schneider.





 



Grupo Orletti inaugura nova loja Orvel dos SUVs Omoda &J Jaecco



A nova loja Orvel começou a operar no dia 15 de abril, na avenida Nossa Senhora da Penha, próxima a Petrobras


O Grupo Orletti inaugurou no mês de abril a nova loja Orvel para receber as duas novas marcas chinesas de carros 100% elétricos e híbridos, o Omoda 5 e Jaecoo 7, marcando a estreia das marcas no mercado nacional e no Espírito Santo.


 Segundo Wagner Orletti, CEO do Grupo Orletti, “essas novas marcas representam um importante passo na diversificação dos nossos produtos e serviços dentro da jornada de crescimento do Grupo.”


Os modelos das marcas Omoda e Jaecoo se destacam pela tecnologia, sofisticação e inovação. O Omoda 5 elétrico (E5) desfila traços e linhas agressivas e um desenho futurista, baseado no conceito Art in Motion, desenvolvido por uma renomada equipe internacional de designers liderada por Steve Hume. O carro ainda é equipado com duas telas digitais de 10,25 polegadas no painel, integrando todas as funções de controle de direção, clima e entretenimento.


O Jaecoo 7 possui linhas retas, uma grade frontal imponente, com barras verticais gerando uma postura invocada. O interior do veículo é equipado com uma tela multimídia vertical de 14,8 polegadas, ar-condicionado de duas zonas e volante multifuncional. O sistema de infoentretenimento suporta reconhecimento facial e atualizações over-the-air (OTA), garantindo conectividade e conveniência. O modelo é baseado no Super Hybrid System (SHS), sistema híbrido plug-in inovador, que traz a combinação perfeita entre eficiência elétrica e híbrida, alta performance, baixíssimo consumo e uma das melhores capacidades de recarga da indústria.


Sobre o Grupo Orletti


Com 31 anos no segmento automotivo, o Grupo Orletti é uma empresa formada por 6 irmãos da família Orletti, que tem em sua origem a cidade de Pinheiros – ES no ano de 1966. 

Presidido pelo empresário Wagner Victor Orletti, o Grupo iniciou suas atividades econômicas no setor de agropecuária e hoje atua nas atividades de distribuição de automóveis, caminhões e ônibus, combustíveis e insumos agrícolas. Atua também no setor de indústria e serviços financeiros. No setor automotivo, iniciou suas atividades em agosto de 1993, com a fundação da concessionária Volkswagen automóveis Orvel, em Teófilo Otoni, MG. 


Hoje, atua em 3 estados: Minas Gerias, Espírito Santo e Bahia, representando 10 marcas automotivas: Volkswagen automóveis, Volkswagen/Truck & Bus, Fiat, Renault, Hyundai, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM e Continental, distribuídas em 22 concessionárias; possui 1 marca própria para veículos seminovos, a Orvel Seminovos, distribuídas em 9 lojas, além da Orvel Atacado Pneus & Peças e a Auto Center Pneus Continental. Possui também a Orvel Consórcio (parceria com a DISAL Administradora de consórcios. O Grupo também é Franqueador da Point S no Brasil (maior rede mundial de auto center).


São 34 lojas, entre concessionárias e seminovos e autocentros,  e o Grupo emprega cerca de 810 colaboradores direto.







Mile4 Comunicaçao 

HB20 e CRETA ganham conectividade Bluelink® em todas as configurações da linha 2025/26

 


A Hyundai anuncia hoje a chegada da atualização ano-modelo 2025/26 do HB20, HB20S e CRETA em toda sua rede de concessionárias no Brasil. O SUV CRETA é oferecido em cinco versões, enquanto os modelos hatch e sedã do HB20 chegam em quatro versões, seguindo a estratégia da marca de atender diferentes perfis de clientes com opções mais equipadas.

 

A principal novidade da gama de HB20 e CRETA 25/26 é a oferta do Bluelink®, sistema de carro conectado da Hyundai, como item de série em todas as versões. O uso do Bluelink® é gratuito por cinco anos e, entre suas principais funcionalidades, estão o monitoramento do automóvel, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas e diagnóstico dos sistemas, até a Smart Camera 360°, que permite a visualização do entorno do carro na tela do celular. Complementam o serviço, conforme a configuração da central multimídia especificada em cada modelo, os comandos de voz e a busca de pontos de interesse com informações de trânsito em tempo real.

Em março deste ano, o sistema lançou uma nova funcionalidade, o SOS Bluelink, focado no atendimento de motoristas que sofrem qualquer tipo de violência no trânsito. A partir de agora, ao acionar o botão SOS localizado no retrovisor interno do veículo, todo condutor e condutora poderá solicitar direcionamento para o novo serviço, que será realizado por profissionais treinados e disponíveis 24 horas por dia, para oferecer suporte emocional e orientações básicas no caso de qualquer ocorrência do tipo.


Gama atualizada traz itens premium em mais versões


Para o HB20, as versões 1.0 aspiradas com câmbio manual agora começam pela Comfort, de entrada, que traz novidades como sensor crepuscular para os faróis, multimídia touchscreen de 8” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e comando de voz. A outra opção com transmissão manual passa a ser a Limited, que agrega todos os itens da Comfort e inclui rodas de liga leve de 15”, sensor de estacionamento, painel de instrumentos digital LCD de 10”, alerta de ocupante traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, fechamento e abertura de janelas via smart key, console central deslizante com apoio de braço e smart key com botão de partida do motor, apresentando-se como uma das mais completas em sua faixa de preço.



São duas as versões do HB20 hatch com motor turbo GDI e transmissão automática: Limited e Platinum. A primeira compartilha dos mesmos itens da versão homônima com motor aspirado e câmbio manual, e adiciona rodas de liga leve de 16”, ar-condicionado digital e automático, grade frontal em preto brilhante e sistema Stop & Go. No caso da Platinum, topo de gama, é oferecido o pacote presente na Limited TGDI, acrescido de rodas de liga leve diamantadas de 16”, faróis e DRL em LED, bancos em couro preto, acabamento do volante em couro, retrovisores elétricos rebatíveis, carregador de smartphone por indução, saída USB para ocupantes do banco traseiro, smart shift e o pacote completo de recursos de segurança ADAS.


Para o HB20S, as novidades na especificação dos equipamentos seguem o mesmo padrão de atualização das opções hatchback. Os modelos sedã do HB20 contam com os quatro vidros elétricos em todas as versões, comodidade presente no hatch nas configurações Limited (aspirado e turbo) e Platinum.


Para o SUV Hyundai CRETA, o veículo mais vendido de todo o varejo brasileiro em 2023 e 2024, além da conectividade Bluelink®, agora oferecida em todas as versões, a novidade fica por conta dos bancos de couro, antes apenas presentes nas versões Platinum, N Line e Ultimate, que passam a equipar também a variação Limited.








Imprensa Hyundai 

 

JAC Hunter híbrida e sedã de ultra luxo estarão no estande da marca no Salão de Xangai

 

Foto: Divulgação 

A JAC Motors participa do 21º Salão de Xangai 2025, na China, um dos maiores eventos automotivos do mundo, que começa oficialmente no próximo dia 23 de abril.  Entre os destaques que a marca levará para a feira estão a versão híbrida da picape Hunter e o sedã de ultra luxo feito em parceria com a Huawei, o Maextro S800.

Depois de lançar a Hunter no Brasil no final do ano passado, a versão híbrida plug-in também vai desembarcar no país nos próximos meses. O modelo é equipado com motor 2.0 turbo combinado a dois motores elétricos, um em cada eixo. O conjunto entrega 523 cv de potência, além de um torque máximo de 102 kgfm. Já a autonomia no modo elétrico pode ultrapassar os 100 km. É a picape híbrida mais potente do mercado quando comparada às rivais.
Outro modelo que deve chamar a atenção dos participantes do Salão é o Maextro S800, feito em uma parceria entre a JAC e a gigante de tecnologia Huawei. Um dos maiores sedãs já produzidos em massa no mundo tem 5,48 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,54 m de altura e impressionantes 3,37 m de entre-eixos. Entre as principais características do veículo estão a pintura bicolor, rodas de 20 polegadas e sistema de condução semiautônoma nível 3. Até um sistema de esterçamento das rodas traseiras está disponível para permitir que o carro ande de lado, como um caranguejo.
Foto: Divulgação 


Em termos de motorização, o sedã terá uma versão totalmente elétrica que utiliza três motores para atingir até 852 cv. Além disso, duas opções com extensor de autonomia também serão oferecidas. Ambas recebem um propulsor 1.5 a combustão que pode ser combinado a dois ou a três motores elétricos. A primeira gera 523 cv, enquanto a segunda entrega até 1.006 cv de potência máxima. O Maextro S800 já está em pré-venda na China e deve ter suas primeiras entregas ainda neste ano. O preço estimado chega a 1,5 milhão de yuans, o que equivale a cerca de R$ 1,2 milhão.





Imprensa Jac Motors 

Fiat Cronos chega com visual mais moderno



 Por todas suas características técnicas, versatilidade e design, desde seu lançamento, o Fiat Cronos caiu no gosto dos consumidores, se consolidando como o mais vendido na América do Sul em seu segmento desde 2023. Em sua linha 2026, o Cronos chega renovado, com um design totalmente novo e moderno, com linhas muito mais precisas e que comunicam toda a sofisticação do modelo.  

Todas as versões recebem a nova grade trabalhada com blocos tridimensionais distribuídos horizontalmente, que conecta os faróis e dá maior percepção de largura ao frontal, além de dar mais elegância ao modelo. 

O para-choque segue a mesma linguagem da nova grade com linhas precisas e modernas que conversam muito bem com as superfícies esculturais já reconhecidas no modelo.  Eles se conectam a grade inferior, que possui temas verticais alinhados à grade superior e um longo aplique horizontal que confere equilíbrio e estabilidade a todo o conjunto do frontal. Na parte posterior, o para-choque traseiro ganhou um volume mais robusto e elementos verticais que modernizam a traseira. 

As versões Precision e Drive, ambas equipadas com motor 1.3 e câmbio automático, passam a ter o conjunto óptico com a nova assinatura de luz, assim como aconteceu na linha Argo, o que remete ao carro mais tecnologia e deixam o olhar mais afilado. Somado a isso os faróis passam a ter tecnologia Full-LED que proporciona mais sofisticação e uma condução noturna ainda mais segura, juntamente com o novo farol de neblina em LED, que chega como item de série na versão Precision e como opcional na Drive. 

Para combinar com o novo design do carro, todas as versões receberam novas rodas. A versão topo de linha, Precision 1.3 AT, ganhou um novo design para suas rodas 16”, enquanto as versões Drive 1.3 AT e Drive 1.0, tiveram suas rodas em aço repaginadas. Além disso, todas as versões receberam retrovisores externos preto brilhante.  

No interior, os acabamentos e o teto foram escurecidos e o modelo passou a ter espelhamento sem fio para o celular, que permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay, sem a necessidade de usar cabos, tornando a experiência de condução ainda mais continua e diferenciada no modelo. Ainda no interior, a versão Precision passou a contar com 4 airbags de série. 

“O Fiat Cronos é sucesso no Brasil e na América do Sul desde seu lançamento. Ele é reconhecido pelo seu interior espaçoso, ótimo acabamento e o maior porta-malas do segmento, características que consolidam o modelo como a melhor opção da categoria. Agora, na linha 2026, o modelo passa a ter um design ainda mais marcante, com a nova assinatura dos faróis e uma frente completamente renovada, ampliando sua competitividade e relevância no mercado”, comenta Frederico Battaglia, Vice-presidente das Marcas Fiat e Abarth para a América do Sul. 

Comercializado em três países da América Latina, o modelo permanece ofertando duas opções de motorização: o motor Firefly 1.3, que aliado ao câmbio CVT torna o Cronos um dos sedãs automáticos mais econômico do Brasil no uso urbano. Ou com o motor 1.0 aspirado, um dos mais econômicos do país em uso urbano com o consagrado motor Firefly. Além disso, ele conta com central multimídia de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play em todas as versões e bancos em couro ecológico de série na Precision 1.3 AT.  

 

Confira a lista de equipamentos de cada versão:  

Drive 1.0 

  • Direção elétrica 

  • Vidros elétricos 

  • Travamento elétrico das portas 

  • Alarme perimétrico 

  • Ajuste de altura de volante do banco do motorista 

  • ITPMS 

  • Multimídia 7” 

  • Volante multifuncional 

  • Entradas USB para bancos traseiros 

  • Sensor de estacionamento traseiro 

  • Assinatura em LED nos faróis 

  • Rodas em aço 15” 

  • Espelhamento sem fio 

  • Interior escurecido 

  • Retrovisores externos preto brilhante 

+ opcionais: 

  • Câmera de ré 

  • Retrovisor externo elétrico 

  • Rodas de liga-leve 15” 

Preço: R$ 103.409,00 

Drive 1.3 AT – todos os itens do Drive 1.0 mais: 

  • Câmbio automático CVT 

  • Piloto automático 

  • Modo sport 

  • Farol FULL LED 

+ opcionais: 

  • Câmera de ré 

  • Retrovisor externo elétrico 

  • Chave presencial (keyless) 

  • Ar-condicionado digital 

  • Spoiler traseiro e frisos laterais pretos 

  • Interior + banco customizado 

  • Volante em couro ecológico 

  • Badge especial 

  • Rodas de liga-leve escurecidas 

  • Farol de neblina em LED 

Preço: R$ 113.990,00 

Precision 1.3 AT  - todos os itens do Drive 1.3 AT mais: 

  • Bancos em couro preto 

  • 4 airbags (2 frontal, tórax e cabeça) 

  • Ar- condicionado digital 

  • Luzes de cortesia sob retrovisores 

  • Bancos traseiros bipartidos 60/40 

  • Maçanetas externas cromadas 

  • Acendimento automático dos faróis 

  • Roda de liga de 16” diamantada 

  • Farol de neblina em LED 

+ opcional: 

  • Revestimento em couro marrom nos bancos 

Preço: R$ 119.990,00 

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

 


As marcas Jaecoo e Omoda chegam ao Brasil ainda no mês de abril, e no Espírito Santo contarão com duas concessionárias, como já adiantado por nossa reportagem. Uma delas é a Omoda e Jaecoo Prime, que faz parte do Grupo Prime — atuante no mercado automotivo capixaba há 40 anos e um dos principais representantes do setor no estado.

O grupo também possui postos de combustíveis, além das concessionárias Prime Hyundai, Kia Plena, Citroën Passion, Peugeot Premier, Prime Caoa Chery e Prime Mitsubishi.

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no estado. A nova concessionária está localizada em Vila Velha, na Rodovia do Sol, e encontra-se na fase final de acabamento, com inauguração prevista para a próxima semana.

Para apresentar as marcas, o Grupo Prime convidou jornalistas e influenciadores para conhecerem as instalações da Sertrading, empresa responsável pelo pátio onde são exportados os veículos.

O condomínio logístico, localizado na Rodovia do Contorno, em Cariacica, será a porta de entrada das marcas no Brasil. A partir dali, os veículos serão distribuídos para a rede de concessionárias.



Segundo Vitor Oliveira, diretor de Logística da Omoda e Jaecoo, ”o estado do Espírito Santo reúne uma combinação de segurança jurídica e incentivos fiscais, aliados à estrutura logística e à posição geográfica estratégica, o que facilita a distribuição para todo o país.”

Esse cenário tem atraído outras montadoras, que também escolheram o estado para receber seus veículos. É o caso de marcas como Porsche, Volvo, Ford, JAC Motors, Kia e, mais recentemente, Volkswagen.

Sobre as marcas

Inicialmente, serão comercializados dois modelos no Brasil: o Jaecoo 7, um híbrido com motor 1.5 turbo baseado na mesma plataforma do Caoa Chery 7, e o 100% elétrico Omoda E5. Ambos os modelos terão 7 anos de garantia.


GWM Tank 300 bate meta de vendas do mês em menos de uma semana no Brasil

 

Foto: Divulgação 

A GWM Brasil comemora mais um marco impressionante: o recém-lançado Tank 300, seu primeiro SUV híbrido plug-in com proposta de luxo off-road, superou a meta de vendas do mês em apenas seis dias. Lançado oficialmente em 4 de abril, o modelo alcançou 518 unidades vendidas até ontem, dia 9, ultrapassando a previsão inicial de 500 veículos para o mês inteiro.

Com preço especial de lançamento de R$ 333.000, válido até o dia 30 de abril, o Tank 300 chega ao país já como modelo 2026 e estreia com força total no competitivo mercado de SUVs de luxo. Ainda não há definição do preço a partir de 1º de maio.

“Sabíamos que o Tank 300 era um produto forte, mas ficamos surpresos com a velocidade e intensidade da resposta do público. As avaliações extremamente positivas de jornalistas e concessionários durante o lançamento nos deram ainda mais confiança de que estamos no caminho certo. O sucesso nas vendas só confirma que o brasileiro estava esperando por um SUV que unisse esse nível de sofisticação, desempenho e capacidade off-road em um único veículo”, destaca Diego Fernandes, COO (Chief Operating Officer) da GWM Brasil.

Uma nova referência no mercado

Com a proposta de um verdadeiro “luxury adventure”, o GWM Tank 300 chega para redefinir os padrões do segmento, unindo força bruta, sofisticação e alta tecnologia. Projetado para encarar os mais diversos terrenos, o SUV entrega uma experiência única ao motorista, seja no asfalto ou fora dele.

O modelo se destaca por seu design robusto e imponente, além de um interior que surpreende pela elegância, acabamento premium e recursos tecnológicos de ponta. Ele traz bancos revestidos de genuíno couro Nappa com massagem, ventilação e aquecimento, além de painéis das portas com costura padrão diamante, acabamento premium em soft touch, console central climatizado, aquecimento do volante de couro, que traz paddle shift integrado, e o som de alta fidelidade, com 9 alto-falantes e 640 W RMS de potência.

Força híbrida e desempenho surpreendente

O Tank 300 é equipado com um conjunto híbrido plug-in de última geração, composto por um motor 2.0 turbo a gasolina de injeção direta e um motor elétrico, conectados a um câmbio automático de 9 marchas. Juntos, entregam 394 cv de potência e impressionantes 750 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

A bateria de 37,1 kWh garante até 75 km de autonomia no modo 100% elétrico segundo o padrão Inmetro, e até 106 km pelo ciclo WLTP. Além disso, o modelo é o único SUV híbrido abaixo dos R$ 600 mil no mercado nacional com capacidade de recarga rápida DC de até 50 kW, permitindo carga de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Em corrente alternada (AC), a recarga é feita com até 6,6 kW.

O sistema de tração 4x4 conta com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, diferencial traseiro e central, montados na plataforma Hi4-T de carroceria sobre chassi de picape. Todo esse aparato off-road é comandado pelo Sistema Todo-Terreno (ATS), recurso eletrônico que oferece 9 modos de condução.






Imprensa GWM 

Geely Auto e Renault Group anunciam a venda do Geely EX5 a partir de julho

 



Um mês após o anúncio de sua parceria estratégica, a Geely Auto e o Renault Group revelam seu primeiro produto para o mercado brasileiro, o Geely EX5. Projetado para atender às demandas de clientes em todo o mundo, o EX5 incorpora a tecnologia de ponta e a experiência da Geely em projetar, construir e produzir um veículo elétrico de classe mundial.

O lançamento será em julho. A marca planeja uma cobertura com 105 concessionárias em todo o país. Inicialmente estará em 18 cidades com 23 concessionárias dedicadas à marca Geely.

"Este é um momento histórico para o Renault Group! Lançamos com orgulho a marca Geely no Brasil. Mais que uma marca, Geely representa tecnologia, inovação e ousadia. Está presente nas principais regiões do mundo, sendo reconhecida como uma marca internacional de sucesso. Para marcar sua chegada, escolhemos um produto de referência global: o Geely EX5. ", explica Luiz Fernando Pedrucci, SVP, CEO da Renault América Latina.

"O Brasil se destaca como um dos mercados automotivos mais dinâmicos da América Latina, com uma economia em expansão e uma demanda significativa por tecnologias inovadoras. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com nossos parceiros da Renault para aprofundar nosso desempenho neste mercado vibrante, oferecendo aos clientes produtos e serviços que estejam realmente alinhados com as necessidades locais", diz Alex Nan, vice-presidente da Geely Auto.

Visão Global, Produto Global

A visão da Geely para o mercado global é realizada no EX5, também como o componente-chave de sua estratégia global de NEV (veículos de nova energia). O EX5 foi desenvolvido com opções de volante à esquerda e à direita e refinado com base no esforço dos centros de design globais da Geely em Gotemburgo, Xangai, Coventry e Milão. Como um modelo global, o EX5 atende aos requisitos regulatórios de mais de 90 países, incluindo o Brasil.

Design Inspirador

O Geely EX5 possui um design exterior arrojado e dinâmico. Inspirado na face de um tigre, combina linhas dinâmicas, criando uma frente imponente, com proporções bem definidas e personalidade única. O desenho do EX5 foi pensado para oferecer um coeficiente aerodinâmico sem precedentes, com recursos como para-choque aerodinâmico, maçanetas embutidas, grade frontal ativas e um tratamento especial das superfícies laterais com linhas marcadas.

As lanternas elevadas com efeito 3D translúcido destacam a traseira, com um toque de personalidade que reafirma a identidade única do EX5. Por dentro, o EX5 foi concebido com uma abordagem totalmente voltada para as pessoas. Seu interior sofisticado oferece um ambiente pensado em cada detalhe para o bem-estar dos ocupantes.

Desenvolvimento inteligente

O Geely EX5 foi desenvolvido com recursos inteligentes de Energia, Segurança, Espaço e Interação. O EX5 é o resultado do poder tecnológico e de inovação da Geely.

Energia Inteligente começa com sua construção na arquitetura da GEA, que se destaca em eficiência espacial e integridade estrutural. Essa arquitetura não apenas suporta layouts multienergia, mas também oferece uma experiência de direção excepcional e eficiência energética superior.

Com o powertrain elétrico inteligente 11 em 1 que oferece eficiência e desempenho incomparáveis, o Geely EX5 estabelecerá uma nova referência para veículos elétricos.

Como Segurança Inteligente, o EX5 traz seis pilares de segurança abrangentes que garantem um alto nível de proteção para ocupantes, pedestres e o produto. Com recursos de segurança passiva, ativa, bateria, pedestre e saúde e ativos de segurança cibernética em sua concepção de produto, o EX5 oferece uma experiência de classe mundial para o cliente em segurança.

No interior, o EX5 oferece um Espaço Inteligente, com um interior luxuoso, caracterizado por uma filosofia de design minimalista e materiais confortáveis. A cabine espaçosa é aprimorada por bancos dianteiros de primeira classe, uma experiência premium de ruído, vibração e aspereza (NVR) e uso extensivo de materiais seguros à saúde no interior.

Com dimensões externas de um SUV do segmento C, o Geely EX5 oferece um verdadeiro espaço interno de SUV do segmento D, graças à grande distância entre eixos de 2,75 metros e largura de 1,9 metros.

Para elevar a experiência no carro, com uma Interação Inteligente, o EX5 é equipado com uma tela principal de alta definição de 15,4" e sistema de assistente de voz "Hi Geely", com mais de 200 comandos de voz.

A apresentação do Geely EX5 no Brasil faz parte da atual estratégia de expansão global que acelera a transformação elétrica em todo o mundo, com de alta produtos de alta tecnologia, alto valor e alta qualidade.

Mais detalhes sobre o Geely EX5 serão divulgados em seu lançamento em julho. Maiores detalhes podem ser encontrados no site https://www.geelybrasil.com.br para explorar o futuro da condução elétrica no Brasil e ser um dos primeiros a experimentar este modelo revolucionário.

A Geely Auto utilizará toda a expertise da Renault no mercado brasileiro, que possui um ecossistema comercial completo, com infraestrutura de distribuição, ampla rede de concessionários com cobertura nacional e com vendas e pós-vendas, além de um grande armazém de peças que permite a distribuição em todo o território nacional.





Imprensa Renault 

GWLider apresenta o novo GWM Tank 300, seu SUV de luxo

 


A espera acabou! Após muita expectativa, a GWM lançou oficialmente seu quarto modelo no Brasil. Desde que a marca chegou ao país, apenas três modelos estavam disponíveis no mercado brasileiro. Agora, a marca traz um novo modelo 4x4 voltado para o off-road, mas com um toque de luxo.

Para marcar esse lançamento, a concessionária GWLider, única representante da marca no estado do Espírito Santo, realizou um megaevento no último final de semana, dia 05/04. O evento contou com a presença de convidados, clientes da marca e personalidades capixabas, além de churrasco, música ao vivo e test-drive exclusivo.

Novo GWM Tank 300

O Tank 300 chega ao Brasil equipado com uma motorização híbrida plug-in de última geração, com uma potente bateria de 37,1 kWh, que proporciona uma autonomia de 75 km no modo 100% elétrico, de acordo com o Inmetro, e até 106 km pelo padrão WLTP. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV da GWM aceita até 50 kW de potência, permitindo que sua bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Em carregador AC (corrente alternada), a potência máxima de recarga é de 6,6 kW. O Tank 300 é o único SUV híbrido abaixo dos R$ 600.000 no mercado brasileiro a oferecer recarga rápida, além da linha GWM Haval H6 plug-in.

Com um motor 2.0 turbo de injeção direta a gasolina acoplado a um motor elétrico, o veículo entrega 394 cv de potência e 750 Nm de torque combinados, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. O motor elétrico fica posicionado entre o motor a combustão e a entrada da transmissão de 9 marchas. Nessa configuração, os dois motores unem suas forças para enviar todo o torque gerado diretamente para o câmbio e, em seguida, distribuí-lo mecanicamente para os eixos dianteiro e traseiro.

O sistema híbrido do Tank 300 possui 3 níveis de intensidade da frenagem regenerativa, além de um modo inteligente para reserva de energia, que configura essa reserva entre 30% e 80%, oferecendo flexibilidade e controle total. O motorista pode assim guardar o uso da bateria para situações em que prefira trafegar principalmente no modo elétrico.

O motorista pode escolher entre 3 modos de potência do sistema híbrido:

  • Modo EV: utiliza a tração combinada, priorizando o motor elétrico, indicado para uso urbano, onde a autonomia elétrica é suficiente para o trajeto.

  • Modo HEV: combina o uso do motor a combustão e o motor elétrico para otimizar o consumo de combustível, energia e desempenho, indicado para uso misto em longas distâncias e off-road.

  • Modo Inteligente: prioriza o uso do motor a combustão para recarregar a bateria enquanto o veículo está em movimento, recomendado para condução em rodovias e longas distâncias. O modo HEV é o único que permite o uso da tração 4x4.

Além disso, o GWM Tank 300 conta com o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite ao veículo fornecer energia para outros dispositivos, ideal para aventuras ou emergências. Esse sistema tem potência máxima de uso de 3.300 W. Considerando que sua bateria de alta voltagem tem 37,1 kWh, o V2L pode fornecer essa potência máxima por até 8 horas e meia, aproximadamente.



Off-Road

A arquitetura híbrida off-road Hi4-T é o que torna o Tank 300 um verdadeiro off-road raiz, com sua carroceria sobre chassi de picape e sistema de tração 4x4 por meio de cardã, o que oferece robustez e confiabilidade para enfrentar os terrenos mais desafiadores.

Sua transmissão automática, com conversor de torque de 9 velocidades, é a primeira desenvolvida no mundo para uso de veículos híbridos off-road. Com um índice de eficiência de 97%, ela entrega grande performance em altas velocidades com extrema suavidade nas trocas de marchas.

O sistema de tração 4x4 conta com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, traseiro e central. Com essa combinação de bloqueios de engates ultrarrápidos (o bloqueio é ativado em apenas 200 milissegundos a um toque de botão), é possível desatolar o Tank 300 mesmo que três rodas percam completamente a aderência.

Todo esse aparato off-road é comandado pelo Sistema Todo-Terreno (ATS), que oferece 9 modos de condução: Padrão 2H, Padrão 4H, Padrão 4L, Neve, Montanha, Rocha, Lama, Areia, Estrada Acidentada e Expert — este último, totalmente personalizável, permitindo que o motorista ajuste cada parâmetro de acordo com sua preferência.

Outra novidade é o recurso chamado Tank Turn ou Assistente de Manobra em Curva Fechada. Com um simples toque de botão no console central, um veículo do tamanho do Tank 300 (4,76 metros) pode ter um raio de giro até 20% menor, permitindo que o veículo faça um retorno de 180º em um espaço muito menor do que seria possível sem o recurso.

Há também o Controle de Cruzeiro Inteligente Off-Road (CCO), que auxilia o motorista eletronicamente a dirigir em terrenos muito acidentados, apenas em baixa velocidade. O sistema funciona entre 4 e 12 km/h, reduzindo a necessidade de uso frequente dos pedais do acelerador e do freio. O sistema controla automaticamente o torque do motor, o gerenciamento da transmissão e o acionamento dos freios, proporcionando uma passagem estável por terrenos complexos, como cascalho e pedras, evitando a perda de tração das rodas.

Por fim, a Interface Modo Off-Road exibe na central multimídia parâmetros do veículo necessários para uso fora de estrada, como bússola, inclinômetro, pressão atmosférica, altitude, ângulo de giro das rodas, inclinação longitudinal e lateral, entre outros.

Em relação às medidas importantes para o uso off-road, o Tank 300 tem impressionantes 700 mm de profundidade máxima de travessia de água, 32° de ângulo de entrada, 33° de ângulo de saída, 222 mm de vão livre do solo, 440 kg de capacidade de carga, 750 kg de capacidade de reboque sem freio e 2.500 kg de reboque com freio.

Tamanho e Dimensões

O Tank 300 possui dimensões generosas, com 4.760 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.903 mm de altura e distância entre-eixos de 2.750 mm, oferecendo amplo espaço para passageiros e bagagens (836 litros ou 1.520 litros com os bancos traseiros rebatidos). Seu tanque de gasolina comporta 70 litros e seu peso em ordem de marcha é de 2.630 kg.

GWM no Espírito Santo

O Espírito Santo tem sido um grande trunfo para as montadoras que importam seus veículos para o Brasil, sendo a porta de entrada para elas no mercado nacional. Cada vez mais, as novas montadoras trazem seus veículos pelo Porto de Vitória, iniciando sua jornada no Brasil. Com a GWM, não é diferente: desde que chegou ao país, o estado do Espírito Santo tem sido um grande parceiro da marca chinesa, que traz seus veículos pelo Porto de Vitória e utiliza um grande pátio no município de Cariacica, onde ficam armazenados os modelos antes de serem distribuídos pelo Brasil.

Além disso, recentemente a marca fez uma doação ao SENAI-ES de um Ora 03 Skin, que será utilizado em cursos de formação profissionalizante e no desenvolvimento de projetos técnicos da entidade. Esse veículo permitirá que os alunos tenham contato com o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, tanto em sistemas de motorização elétrica quanto em engenharia de software.

“Os cursos de Eletromobilidade representam um marco para a indústria automotiva capixaba, formando profissionais preparados para um setor em franca transformação e expansão, alinhado às tendências globais de sustentabilidade e inovação. Com essa iniciativa, o SENAI-ES reafirma seu compromisso em oferecer capacitação de excelência, conectada às demandas do mercado e à evolução tecnológica”, destaca o diretor regional do SENAI-ES, Geferson Santos.

“O mercado de veículos eletrificados e híbridos está em expansão no país e não seria diferente no Espírito Santo. Inclusive, somos o estado que mais importa veículos no Brasil. Para acompanhar essa evolução dos meios de transporte, o SENAI Vitória se transformou em um centro educacional voltado para o setor automotivo e de mobilidade elétrica", destaca Eduardo Dalla Mura, vice-presidente da Findes e primeiro vice-presidente do Sindirepa/ES (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Espírito Santo).

Com o ORA 03 Skin, o SENAI-ES não apenas amplia sua infraestrutura educacional, mas também impulsiona o Espírito Santo como um polo de excelência no ensino de Eletromobilidade, contribuindo diretamente para o futuro do setor automotivo e para a formação de mão de obra qualificada no estado.


TANK 300 em Vitória 


“O TANK 300 tem surpreendido o mercado com uma demanda acima do esperado. O volume de unidades destinadas à pré-venda foi duplicado em razão do alto interesse. Com preço competitivo, o SUV híbrido plug-in da GWM alia robustez para aventuras off-road ao requinte dos utilitários esportivos premium. Após o anúncio do valor de R$ 333 mil — abaixo das expectativas do mercado — os pedidos aumentaram significativamente, superando as projeções iniciais.

Foto: Divulgação/Bruno Conti


No Espírito Santo, a GW Lider é a revendedora exclusiva da GWM, com concessionárias em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Ainda este ano, será inaugurada uma nova unidade em Vila Velha. Nosso objetivo é ampliar as vendas no Estado em mais de 50% em 2025, em comparação ao ano anterior.” Bruno Conti, diretor da GW Lider