Hidrogênio renovável será testado no SUV Hyundai NEXO no Brasil em projeto pioneiro no mundo

Foto: Divulgação 


 Uma unidade do SUV Hyundai NEXO começa a operar em testes no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), onde fica a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo. Esse posto de abastecimento é resultado de um projeto do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa – RCGI da Universidade de São Paulo. Com o NEXO, o projeto poderá avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas, expandindo a abrangência dos testes para além do transporte público.

 

Essa unidade do Hyundai NEXO chegou ao Brasil no primeiro semestre do ano passado para um programa de demonstração após encontros do Executive Chair do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Jr., em fevereiro de 2024, para discutir os avanços da cadeia de hidrogênio no mundo e as grandes possibilidades de o Brasil contribuir a partir de sua larga experiência com a produção do etanol. Após participar de eventos de demonstração em diversas cidades brasileiras, o Hyundai NEXO inicia uma nova etapa, agora incorporado ao projeto de pesquisa e desenvolvimento para a produção de hidrogênio a partir da reforma do etanol do RCGI-USP.

 

Com potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, o NEXO armazena o hidrogênio em tanques de alta pressão que depois é combinado com o oxigênio do ar na célula de combustível, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico. Este processo não emite gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades. Uma das principais vantagens é a praticidade. Abastecer um carro a hidrogênio leva em torno de cinco minutos, similar ao tempo de abastecimento de um carro a gasolina. A autonomia supera os 660 km, conforme ciclo europeu WLTP.

 

Com mais de 38 mil unidades comercializadas no mundo, o SUV a hidrogênio da Hyundai vem equipado com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. O sistema de visão 360 graus facilita as manobras e o estacionamento. Para o estacionamento em espaços reduzidos, o sistema Remote Smart Parking Assist (RSPA) permite estacionar o veículo com apenas um toque no botão da chave, mesmo fora do veículo. O NEXO se encarrega de entrar e sair da vaga com precisão, realizando de maneira autônoma e com total segurança todas as manobras necessárias.

 

Além de não emitir poluentes, o NEXO contribui ativamente para a melhoria da qualidade do ar. Para que um ar extremamente limpo entre em contato com o hidrogênio e gere energia, um sistema de filtragem de alta performance remove a maior parte das micropartículas, como poeira, pólen e outros poluentes. Isso significa que o carro a hidrogênio da Hyundai não apenas evita a emissão de gases nocivos, mas também purifica o ar ao seu redor, beneficiando a saúde de todos.

 

O hidrogênio é considerado uma das principais fontes de energia limpa para o futuro. Diferente dos combustíveis fósseis, ele gera apenas água, eletricidade e calor, sem emissão de gases de efeito estufa ou partículas finas. Quando em estado gasoso, o volume do hidrogênio pode ser reduzido em cerca de 200 vezes. Isso permite que seja armazenado e transportado facilmente em tanques de alta pressão. No caso do projeto do RCGI-USP, o hidrogênio é produzido pela reforma a vapor do etanol, tecnologia que permite a utilização da infraestrutura existente para o etanol no Brasil. Se o hidrogênio for produzido a partir da reforma do etanol e combinado com captura e armazenamento de carbono (CCUS), ele pode ser considerado carbono neutro ou até negativo, levando em conta o processo de absorção de gás carbônico pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.

 

A jornada da Hyundai no desenvolvimento de veículos com célula de combustível de hidrogênio começou em 1998. Durante quase metade da existência da empresa, a Hyundai esteve na vanguarda do desenvolvimento de veículos com célula de combustível, proporcionando muitas conquistas pioneiras, incluindo o primeiro veículo elétrico com célula de combustível (FCEV) produzido em série no mundo.

 

O hidrogênio desempenha um papel crucial no roteiro de sustentabilidade da Hyundai, pois é uma fonte de energia limpa, com a água sendo seu único subproduto quando usado como combustível. Também permite a maximização da utilização de energia renovável em todo o mundo devido às suas vantagens em armazenamento e distribuição. A Hyundai vê o hidrogênio como o caminho para um futuro sustentável, pois é limpo e acessível. As soluções de hidrogênio da Hyundai vão além de carros de passeio, passando por caminhões e ônibus de fabricação própria já comercializados em diversos países, e incluem ainda projetos em desenvolvimento para bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada, que podem utilizar a célula de combustível a hidrogênio da Hyundai.

 

Para enfatizar seu compromisso com o hidrogênio, o Grupo Hyundai Motor possui uma marca própria de negócios da cadeia de valor de hidrogênio, a HTWO.  Essa estrutura abrange os negócios e as afiliadas do Grupo, potencializando cada estágio de toda a cadeia de valor de hidrogênio limpo, desde a produção e armazenamento até o transporte e utilização. A HTWO representa o "Hidrogênio" e a "Humanidade", os dois principais pilares do negócio de células de combustível da Hyundai, tendo as duas letras H combinadas em seu símbolo ( |+| ).

 






Imprensa Hyundai 

Novo MINI Aceman chega ao Brasil. Modelo totalmente novo e que marca a estreia da MINI em um segmento inédito

 

Foto: Divulgação 


Dimensões compactas no exterior, e com o tradicional uso inteligente de espaço interno, a filosofia de criação da MINI segue em alta, independente do segmento em qual seu modelo se encontre. É o caso do novo MINI Aceman, que acaba de chegar ao Brasil. Priorizando o espaço para os ocupantes e primeiro carro da MINI concebido para ser 100% elétrico, o modelo chega com a missão de conquistar novos públicos, já que está posicionado em um segmento até então inédito para a marca. Posicionado entre o MINI Cooper e o MINI Countryman, o MINI Aceman é recheado de tecnologia para otimizar o conforto dos seus passageiros.

 


Visualmente, o Aceman segue o conceito de design "Clever Use of Space", mas ganhou uma releitura distinta. A utilização criativa do espaço garante que o novo MINI Aceman seja ágil no tráfego urbano, ao mesmo tempo em que oferece amplo espaço para os ocupantes. Superfícies contínuas destacam as cores expressivas e elegantes da carroceria. O caráter versátil e aventureiro do MINI Aceman são enfatizados pelas barras de teto e rodas de 18 polegadas.

 


Com design exclusivo, os faróis de LED do carro também enfatizam a posição distinta do MINI Aceman dentro da família de modelos MINI. Sua forma é perpetuada na clareza do design do capô com suas linhas precisas, dando à frente do veículo seu caráter diferenciado. Os elementos de luz diurna dos faróis de LED podem ser alternados entre três modos diferentes, reforçando o caráter expressivo deste novo membro da família MINI.

 


A parte traseira do veículo reflete clareza de design, apresentando grandes superfícies horizontais que enfatizam a postura ampla e estável do veículo. As lanternas traseiras verticais contam com três gráficos distintos e confirmam o caráter do MINI Aceman de maneiras diferentes.

 


O estilo de design MINI é expresso de forma clara no interior deste modelo que carrega a visão original de Alec Issigonis, o inventor do clássico Mini, que busca o uso inteligente de espaço e ergonomia com todos os comandos a mão do condutor. Com seu volante de fácil manuseio e um display central OLED, o cockpit ecoa elementos-chave de design do clássico Mini.

 


O banco traseiro, de tamanho generoso, oferece espaço para três passageiros. Graças ao encosto dobrável na proporção 60:40, o compartimento de bagagem pode ser estendido de 300 litros para até 1.005 litros conforme necessário.

 


Com tecnologias inovadoras, o display circular OLED confere ao interior uma qualidade expressiva adicional. Com um diâmetro de 240 mm, o instrumento central apresenta um design extremamente plano e uma superfície de vidro de alta qualidade. Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio e equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. O sistema de som na versão MINI Aceman SE é assinado pela Harman-Kardon.

 


Os modos MINI Experience aprimoram o interior com experiências imersivas para o usuário. No MINI Aceman, duas unidades projetoras emitem gráficos iluminados especiais no painel com padrões e cores diferentes. Alterações são feitas no esquema de cores dos padrões de luz e na iluminação ambiente em todo o interior, dependendo do Modo de Experiência selecionado. Os novos Sons de Condução MINI aprimoram a experiência da mobilidade totalmente elétrica. Juntamente com elementos gráficos específicos no display OLED, os ocupantes do veículo desfrutam de uma experiência de condução totalmente nova no interior do MINI Aceman.

 


O MINI Aceman está disponível exclusivamente com powertrain 100% elétrico permitindo mobilidade local livre de emissões e conta com 2 tipos de motorização, a versão “E” e a “SE“. O motor elétrico eficiente garante a característica diversão ao dirigir da MINI tanto em áreas urbanas quanto em passeios além dos limites da cidade.

 


O novo MINI Aceman E conta com potência de 184cv/135kW e torque de 290Nm, acelerando o carro de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 170 km/h. Enquanto a versão MINI Aceman SE tem potência de 218cv/160kW e torque de 330Nm, permitindo que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcance uma velocidade máxima de 180 km/h. Com capacidade energética de 42,5 kWh, a bateria do MINI Aceman E alcança uma autonomia de até 253 quilômetros no ciclo de teste do Inmetro. A bateria de alta voltagem do MINI Aceman SE tem capacidade energética de 54,2 kWh e possibilita uma autonomia de até 270 quilômetros de acordo com o Inmetro.

 


O novo MINI Aceman possui 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround no total. Eles dão suporte aos inovadores sistemas de assistência ao motorista, que visam aumentar a segurança a bordo e fazem parte da lista de equipamentos de série do modelo, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), câmera de visão traseira, controle de cruzeiro ativo, visualização 360° no entorno do carro, dentre outras funções.

 


O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, alcance, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

 


O novo MINI Aceman E estará disponível no Brasil com sete opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Azul Sunset, Branco Nanuq, Cinza Legend, Preto Midnight, Verde British e Vermelho Rebel) e três opções de cores para o teto (preto, branco ou na cor da carroceria), enquanto o MINI Aceman SE contará com 10 opções de cores (Cinza Melting, Azul Blazing, Azul Icy Sunshine, Azul Sunset, Branco Nanuq, Cinza Legend, Preto Midnight, Verde British, Verde Ocean Wave e Vermelho Rebel) para a carroceria e quatro opções de cores para o teto (Preto, Branco, Multitone Azul ou na cor da carroceria).


 


Preço:


MINI Aceman E – R$ 254.990

MINI Aceman SE – R$ 304.990






Imprensa BMW Group 


Uma nova era: totalmente renovado, BMW X3 sobe de patamar com visual moderno, muita tecnologia e estilo esportivo

 

Foto: Divulgação 

A aura de modernidade de uma nova geração e uma substancial melhora no produto são as bases para mais um capítulo de sucesso do BMW X3. Lançado há 21 anos, o modelo mais vendido pelo BMW da família X no mundo chega ao Brasil completamente renovado, com visual atraente e motorização esportiva.

 


Uma nova linguagem de design para o exterior ajuda a dar à quarta geração do BMW X3 uma aparência diferente dos outros modelos BMW X. Com linhas limpas e discretas, o modelo segue uma linguagem minimalista, mas sem renunciar a sua característica bem definida e agradável. O novo BMW X3 é 3,4 cm maior que seu antecessor, totalizando 4,75 m, enquanto a largura aumentou em 2,9 cm e chegou aos 1,92 m. A altura diminuiu 2,5 cm, passando para 1,66 m.

 


A grade em formato tradicional da BMW na parte frontal do novo X3 conta com um novo design e iluminação de contorno BMW Iconic Glow, aumentando a sensação de requinte e tecnologia do modelo. As luzes de direção diurna, luzes laterais e indicadores de direção nos faróis de LED agora são todos produzidos por fontes de luz sobrepostas em formato de L. Os faróis são de LED adaptativos com farol alto não ofuscante.

 


Saias laterais diferenciadas e uma linha de teto que se estende até a traseira são as características distintivas da silhueta esportiva do novo modelo. Os arcos das rodas proeminentemente alargados criam a impressão de uma traseira mais larga e dão um visual mais arrojado ao SAV. O vidro traseiro embutido é delimitado por um longo spoiler de teto e os defletores de ar laterais adjacentes. A versão M50 conta ainda com o pacote opcional M Sport Pro, que cria um visual excepcionalmente dinâmico com recursos e detalhes de design personalizados para otimizar o fluxo de ar e o equilíbrio aerodinâmico. As rodas de liga leve são de 21 polegadas.

 


A cabine do novo BMW X3 combina a robusta funcionalidade de um SAV com amplo espaço e um ambiente premium cheio de estilo e tecnologia. O BMW Curved Display, a BMW Interaction Bar, o volante com base reta e a nova alavanca de câmbio são os elementos que dão um visual moderno ao cockpit do modelo.

 


O visual atraente e tecnológico do interior anda de mãos dadas com quantidades generosas de espaço e versatilidade no novo BMW X3. O porta-malas tem 570 litros de capacidade, mas pode chegar a 1700 litros com os bancos rebatidos.

 


Debaixo do capô, o novo BMW X3 M50 xDrive é equipado com o motor a gasolina de seis cilindros em linha mais potente já instalado em um modelo M Performance. A unidade M TwinPower Turbo de 3,0 litros se conecta à tecnologia mild hybrid de 48V. Sua potência máxima de até 398 cv é colocada no asfalto por meio de uma transmissão Steptronic Sport de oito velocidades e tração integral inteligente BMW xDrive. O BMW X3 M50 xDrive acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

 


Este trem de força potente é combinado com uma tecnologia de chassi sob medida para oferecer uma mistura atraente de agilidade, dinamismo e precisão. Maior rigidez e a bitola traseira mais larga desempenham um papel aqui, assim como os componentes do chassi de alta qualidade e sistemas de controle ajustados para este modelo específico. Modificações no conjunto de amortecedores e molas do eixo dianteiro e do eixo traseiro aumentaram a precisão ao fazer curvas, enquanto o aumento de 19% no deslocamento do caster do eixo de direção ajuda a manter a estabilidade em linha reta.

 


O novo BMW X3 está repleto de tecnologias de auxílio para direção e estacionamento semiautônomos. É o caso dos sistemas Driving Assistant Professional, Parking Assistant Professional, Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O Driving Assistant Professional oferece uma condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

 


O Parking Assistant Professional, por sua vez, permite estacionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos, e da função Surround View, que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Além disso, também é possível controlar as manobras por meio do smartphone.

 


Além dos sistemas de assistência, o novo BMW X3 conta com o mais novo sistema operacional 9 da BMW, recheado de ainda mais tecnologias do BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e muitos outros aplicativos.

 


Destaque para Digital Key plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas. Contando com a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio no console para ligar o motor. A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple e Samsung. O cliente também pode compartilhar chaves de forma totalmente digital, por envio de mensagem.

 


Há os serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

 


Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.

 


O novo BMW X3 M50 já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em sete opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Artic Race, Cinza Brooklin, Cinza Sofisto, Cinza Duna e Vermelho Fire) e três opções de revestimento interno (Couro Veganza Preto, Couro Veganza Marrom e Couro Veganza Bege). O modelo chega ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.


 


Preço de lançamento:


BMW X3 M50 xDrive – R$ 624.950









Imprensa BWM Group 

Nova Ford Transit chega com mais versões, equipamentos e garantia estendida

 

Foto: Divulgação 

A Ford Pro iniciou a venda da Nova Transit, como anunciado na Fenatran, com previsão de entrega das primeiras unidades em março. A van, que já era conhecida como a mais moderna do mercado, ficou ainda melhor. Além de aprimoramentos na tecnologia, maior oferta de versões e equipamentos de série, principalmente no pacote de segurança, ela agora oferece garantia de dois anos, sem limite de quilometragem.


Externamente, a Transit 2026 exibe o novo logo Ford na dianteira e a assinatura Transit na traseira. A grande mudança é no interior, mais tecnológico e ergonômico. Além de nova arquitetura eletrônica, ela ganhou painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 12” e mais equipamentos de assistência ao motorista de série, que ajudam a reduzir os riscos de acidentes e evitar a parada do veículo para reparos.


A linha traz também duas novas versões com rodado simples: a Furgão Cargo, com PBT de até 4,0 t, e a Vidrada Longa que pode ser usada, por exemplo, em transporte executivo para 18 passageiros ou até van escolar com 29 lugares. O rodado simples é uma opção que, em determinadas aplicações, amplia o aproveitamento de espaço e reduz os custos com pneus e pedágio.


Todas as novidades da linha são focadas no cliente comercial, para aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional do veículo – estratégia que tem pavimentado o crescimento da Ford no segmento.


“A divisão de veículos comerciais da Ford América do Sul começou a operar em 2021 e hoje já responde por 21% das vendas da marca na região”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “No Brasil, nós crescemos cerca de 40% em 2024, com mais de 7.000 unidades, e com a Nova Transit queremos continuar a avançar na participação de mercado.”


Segundo ele, o objetivo é oferecer a melhor opção do segmento, investindo não só na expansão do portfólio de produtos mas em todos os pilares do negócio, desde a engenharia, desenvolvimento e manufatura até o pós-venda, incluindo rede de concessionárias, depósitos de peças e soluções de conectividade.

Versões e equipamentos


A Nova Transit conta com uma maior gama de opções para o mercado, com 22 modelos das versões chassi, furgão, minibus e elétrica que permitem mais de 60 configurações para diversos tipos de aplicação. A Transit Chassi dispõe das versões curta ou longa (PBT de 3,5 a 4,7 t), com transmissão manual.

Foto: Divulgação 


A Transit Furgão tem as versões de 10,7 m3, 12,4 m3 e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t), manuais ou automáticas. A Transit Minibus oferece versões de 15 ou 18 lugares e as vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 t), manuais ou automáticas. Já a elétrica E-Transit, além da versão chassi, tem os furgões de 9,5 m3, 10,7 m3, 11,0 m3, 12,4 m3 e 15,1 m3 (PBT de 3,5 a 4,2 t).


Todos os modelos da linha estão mais equipados. A Transit Chassi agora traz retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral, com preço a partir de R$ 282.900.


A Transit Minibus ganhou sistema de monitoramento de ponto cego, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral. Ela continua a oferecer também piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático, sensor de chuva, alerta de colisão e estribo elétrico automático, por R$ 354.900. 


Essa mesma lista de equipamentos é oferecida também na Transit Furgão, que custa a partir de R$ 297.900. A E-Transit tem preço sob consulta.


Como oferta de lançamento a Nova Transit conta com condições exclusivas de financiamento, desde taxa zero até prazos de 60 meses, com entrada reduzida e carência. A linha oferece duas opções de cores, Branco Oxford e Prata Lunar, as mais procuradas pelo mercado, por facilitar o processo de modificação e a revenda.

Tecnologia com propósito


Todos os avanços tecnológicos da Nova Transit tem como foco dar a melhor segurança, eficiência, produtividade e resultado operacional para o cliente. A sua nova arquitetura eletrônica, oito vezes mais rápida, aumenta a capacidade de gerenciamento de todos os módulos do veículo. Além de tornar a conectividade e os diagnósticos mais rápidos, ela possibilita atualizações over-the-air para futuros aperfeiçoamentos.


O novo painel digital colorido de 8” da van é o maior do segmento. Ele melhora a visualização dos medidores, ajustes e funcionalidades de viagem e inclui um sistema Eco que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.


A central multimídia SYNC 4 com tela de 12”, de série em todos os modelos, também ajuda a reduzir as distrações do motorista. Além de controles do ar-condicionado, modos de condução e ajustes gerais do veículo diretamente na tela, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Potente, confiável e robusta


O motor 2.0 EcoBlue diesel da Nova Transit, com potência de 165 cv e torque de 39,7 kgfm, se destaca pelo excelente desempenho em todas as faixas de rotação. O turbo de geometria variável e a correia banhada em óleo contribuem para o baixo nível de ruído e grande durabilidade.


As duas opções de transmissão da Nova Transit, manual de seis velocidades e automática de 10 velocidades, já foram testadas e comprovadas em diferentes veículos da marca, rodando milhões de quilômetros em aplicações severas. Há também os quatro modos de condução – Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar –, que otimizam o desempenho em cada situação de rodagem.


A transmissão automática, com conversor de torque, proporciona trocas rápidas e suaves. Ela foi especialmente calibrada junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria, para entregar a melhor eficiência no dia a dia. Além de reduzir a fadiga e distrações do motorista, ela tem um custo de manutenção cerca de 70% menor comparado a uma transmissão manual. 


A durabilidade do chassi, da suspensão e dos demais sistemas da linha também foi testada e homologada pela engenharia da Ford no Brasil para as exigências do nosso mercado. 


Custo e segurança


A Nova Transit foi desenvolvida para oferecer o menor custo operacional e máxima disponibilidade do veículo, dois itens essenciais para o negócio do frotista. Os modelos diesel têm garantia de 24 meses, sem limite de quilometragem, e a garantia da E-Transit continua a ser de três anos, ou 100.000 km. 


Outra novidade é o sistema de monitoramento inteligente da vida útil do óleo (5W30) que indica o momento ideal para troca, junto com as revisões a cada 20.000 km ou 12 meses, mais um fator de economia.


O custo total de operação da Nova Transit, segundo uma estimativa da marca, é cerca de R$ 90 mil menor que o da principal concorrente, considerando elementos como manutenção, cesta de peças de colisão, seguro e consumo de combustível num período de cinco anos ou 200.000 km.


“A Transit tem também conectividade embarcada de fábrica sem custo adicional, que reduz a chance de paradas inesperadas, outra vantagem importante para o cliente”, destaca Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.  


A Nova Transit conta com a melhor classificação de segurança da categoria, o selo Platinum do Euro NCAP na Europa, mesmo padrão oferecido na América do Sul. Sua estrutura projetada com aços de ultra-resistência e liga de boro se completa com as melhores tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista.


“Essa segurança também se traduz em economia, pois reduz o risco de acidentes e seus prejuízos incalculáveis, seja no reparo do veículo e na perda de receita enquanto ele está parado, seja nos danos a pessoas e à carga”, explica Daniel Santos. ‘Vale lembrar que 42% dos acidentes de trânsito são causados por falta de atenção, distração e cansaço. E a segunda maior causa, 39%, é a desobediência à sinalização e excesso de velocidade.”

Novas soluções


A Ford Pro apresenta também novas soluções na área de venda e pós-venda. O serviço de veículos por assinatura Ford Go Frotas dá aos clientes a opção de montar ou expandir sua frota sem desembolso de capital, pagando um valor fixo mensal sem se preocupar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro do veículo. Assim, pode investir em outras áreas do negócio.


Todas as versões da Nova Transit estão disponíveis por esse sistema, que já responde por 10% das vendas de veículos comerciais da marca. A Transit Chassi, por exemplo, tem assinatura a partir de R$ 8.845,00.


No pós-venda a novidade é o Serviço Móvel Ford, que faz a manutenção do veículo no local desejado pelo cliente, com técnicos qualificados, peças originais e ganho de tempo, aumentando a disponibilidade da frota para o trabalho. Ele começa a ser oferecido em março, em regiões selecionadas do Brasil. 


Os clientes da Ford Pro contam com o suporte das 128 concessionárias da Rede Ford no Brasil para atender todas as suas necessidades nas áreas de vendas, peças e serviços. “Seja um pequeno empreendedor ou grande frotista, a nossa rede está capacitada para dar atendimento prioritário ao cliente comercial com a qualidade e agilidade que ele precisa, pois sabe que o seu negócio depende do veículo”, diz Guillermo Lastra.



Imprensa Ford

Jeep Commander chega com motorização 2.2 Turbodiesel na linha 25

Foto: Divulgação 


 O Jeep Commander, referência entre os SUVs grandes, chega com ainda mais desempenho e eficiência na linha 2025. A nova motorização 2.2 Turbodiesel, que equipa a versão Overland, deixa o modelo mais ágil e robusto, proporcionando maior desempenho especialmente em terrenos mais exigentes, como rodovias e em condições off-road, que estão no DNA da Jeep.

Com a motorização anterior, o modelo entregava 170 cv de potência, 380 Nm de torque e fazia 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. Já com o novo motor 2.2 Turbodiesel, a potência chega a 200 cv, 450 Nm de torque e o 0 a 100 km/h é de 9,7 segundos, melhora de 2 segundos graças à uma excelente relação de peso-potência que traz ainda mais equilíbrio ao modelo. Quando falamos nas retomadas, a performance se destaca, resultando em ultrapassagens mais seguras, considerando de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h feitas em 6,2 e 7,8 segundos, respectivamente. Além disso, o novo Commander Overland 2.2 diesel conta também com uma melhora de autonomia com relação a versão anterior.

Desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades da América do Sul, o motor 2.2 Turbodiesel reúne o que há de melhor em tecnologia, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável e wastegate elétrica, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. O sistema de escape possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — mudança que só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes.

“O Jeep Commander é sucesso desde que foi lançado e reconhecido pelo alto nível de tecnologia, performance e sofisticação, sendo o modelo posicionado no topo da gama de nossos produtos fabricados no Brasil. Com a chegada da motorização 2.2 Turbodiesel, o Commander entregará ainda mais potência e desempenho, reforçando sua posição no mercado como um dos SUVs mais completos e preparados para enfrentar qualquer tipo de terreno, sem abrir mão do conforto e refinamento, que são marcas registradas da Jeep”, afirma Hugo Domingues, Vicepresidente da marca Jeep para a América do Sul.

Foto: Divulgação 


Jeep Commander: desenvolvido no Brasil para 7 pessoas com muito conforto e tecnologia

Maior e mais sofisticado Jeep já desenvolvido e produzido no Brasil, o Commander, fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), é sinônimo de elegância e conforto, principalmente quando consideramos os sete lugares que o modelo oferece. Definitivamente, os passageiros do Jeep Commander podem usufruir de todo o conforto e segurança de um modelo pensado para sete ocupantes e que se destaca em relação ao que é oferecido em sua categoria. Além disso, a terceira fileira do Commander, quando rebatida, gera um assoalho completamente plano com 661L de capacidade de carga, ou seja, muito espaço para carregar todas as boas histórias e aventuras que o modelo pode proporcionar.

Nesta nova versão, o modelo ganhou também rodas de 19” com novo design, deixando o carro mais esportivo. Os pneus seguem com a tecnologia SEAL INSIDE™, proporcionando ainda mais tranquilidades aos passageiros. Ele possui as tradicionais e marcantes sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única, reforçando a largura e imponência da personalidade do Commander.

No mercado brasileiro, considerando seus concorrentes diretos, o modelo é o único veículo de sete lugares a diesel equipado com tecnologia de direção autônoma ADAS de nível 2, que garante mais segurança aos ocupantes do carro. Traz alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

Referência em sofisticação, o modelo conta com mais de 20” de telas, sendo 10,25” no painel de instrumentos e 10,1” na central multimídia”, som Premium certificado pela Harman Kardon, que entrega aos clientes um nível de equipamento superior em todas as versões, teto solar panorâmico e bancos em suede. Conta ainda com faróis full LED, que proporcionam mais segurança e seta dinâmica, outra tendência premium, que funciona como um elemento adicional de elegância ao conjunto óptico, lanternas também em LED com desenho inédito e acabamento em cromo acetinado com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio.

Com interior refinado, o modelo se destaca não apenas pelo acabamento, como também pelo espaço interno, extremamente versátil. A cabine do Commander pode abrigar de maneira confortável sete ocupantes, ou ainda, na configuração de cinco lugares, oferecer 661 litros de porta-malas. E para quem deseja ainda mais espaço, com todos os bancos traseiros rebatidos, estão disponíveis impressionantes 1.760 litros para bagagens.

O Commander também conta com tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, possui altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. O modelo conta com 5 anos de garantia e assistência 24h em todo território nacional. Dessa maneira, a Jeep reforça o compromisso em fornecer uma assistência abrangente aos clientes.

O Jeep Commander Overland com o novo motor turbodiesel de 200cv chega com preço sugerido de R$ 309.990.



Imprensa Stellantis 

Feirão de Seminovos deve movimentar mais de R$ 25 milhões em vendas no Pavilhão de Carapina


Foto: Divulgação 


Para quem deseja trocar de carro ou adquirir um novo veículo com condições diferenciadas, o Feirão de Seminovos do Pavilhão de Carapina será uma oportunidade única. Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, o evento reunirá as principais concessionárias e revendedoras do estado, oferecendo mais de 2 mil automóveis de diversas marcas e modelos. A expectativa é que o feirão movimente mais de R$ 25 milhões em vendas e libere mais de R$ 10 milhões em financiamentos, com taxas exclusivas para os participantes.


Com condições facilitadas, o feirão se destaca por oferecer taxas reduzidas de financiamento, entrada facilitada e negociações diferenciadas, garantindo que os compradores tenham acesso às melhores oportunidades do mercado. O evento é uma chance para quem busca trocar de veículo com mais vantagens, seja adquirindo um seminovo revisado ou um carro zero quilômetro.


Além da grande variedade de opções, o Feirão de Seminovos proporciona um ambiente seguro e confiável para realizar negócios, com veículos certificados e atendimento especializado para auxiliar os consumidores em todas as etapas da compra.


Serviço

📍 Feirão de Seminovos – Pavilhão de Carapina

📅 Data: 20 a 23 de fevereiro

🕗 Horário: Quinta a sábado – 8h às 20h | Domingo – até 17h

🚗 Mais de 2 mil veículos disponíveis








Elo Comunicação 

Hyundai confirma chegada do SUV Kona Hybrid ao Brasil em abril

Foto: Divulgação 



 A Hyundai Motor Brasil anuncia a chegada do SUV Novo KONA Hybrid ao mercado brasileiro em abril. O modelo, globalmente em sua segunda geração, está maior e reforça a abordagem dos mais recentes lançamentos da montadora coreana, voltados à modernidade, ousadia e inovação. Com motorização híbrida, vai completar o portfólio de veículos eletrificados da Hyundai no Brasil, recentemente renovado com o IONIQ 5, 100% elétrico. Seu visual futurista desembarca no País exaltando a linguagem de design da Hyundai Seamless Lighting, com os faróis conectados por uma faixa de luz contínua.


 


“Estamos trazendo para o Brasil a configuração híbrida, cada vez mais procurada pelo consumidor, na forma de um veículo com design e nível de equipamentos impressionantes, como é o caso do Novo KONA Hybrid. Trata-se de um modelo com especificação e tamanho que o configuram no topo entre seus concorrentes diretos e o credenciam a competir fortemente nas categorias superiores. Ele dá continuidade à renovação e ampliação de nosso portfólio no País, agora com a opção de motorização híbrida aliando-se às variações a combustão e totalmente eletrificadas”, comenta Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil.


 


O Novo KONA Hybrid estará disponível em duas opções de configuração, Ultimate e Signature. Serão cinco as possibilidades de cores externas: Branco Atlas, Cinza Ecotronic Matte, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico e Cinza Pérola. No interior, também será possível escolher por acabamentos em preto ou cinza. Preços serão informados mais próximo do início das vendas em abril.


 


Design futurista e funcional reforça a mais atual “linguagem de estilo Hyundai”


 


O Novo KONA Hybrid apresenta design repleto de linhas futuristas e audaciosas, e vem equipado com a tecnologia Seamless Lighting, que conecta os faróis através de uma faixa de luz contínua. O conjunto óptico em full LED é harmonizado com o para-choque dianteiro, com acabamento tridimensional, que reforça a percepção de sofisticação e robustez. As rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas trazem o estilo exclusivo da família Kona e complementam o layout ousado e dinâmico do SUV.


 


Internamente, o Novo KONA Hybrid mantém a linguagem sofisticada e esportiva, com destaque para o painel de instrumentos digital configurável full TFT de 12,3 polegadas integrado à multimídia, de mesmo tamanho. A tecnologia Shift by Wire, exclusiva em sua categoria, apresenta o câmbio de direção diretamente na alavanca à direita do volante. O veículo também oferece seletor de modo de condução no console central.


 




 


Os assentos exclusivos Slim Seat foram desenvolvidos para garantir o máximo de conforto e sensação de amplitude interna para os ocupantes. Carregador de smartphone sem fio, banco do motorista com ajuste elétrico e conexão Apple Car Play/Android Auto sem fio são outros dos destaques que compõem o pacote de conveniências ao condutor. Na versão Signature, somam-se o teto solar elétrico, bancos em couro, luz ambiente configurável e porta-malas e freio de estacionamento com acionamento elétrico.


 


Nos itens de segurança, Assistente de Frenagem Autônomo, Monitoramento de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistente de Ponto Cego, Assistente de Permanência e Centralização em Faixa, Controle de Cruzeiro Adaptativo, Sensor de Estacionamento estarão disponíveis para ambas as versões a serem comercializadas no Brasil. Na versão Signature, adicionam-se ainda a Câmera 360º e a Câmera para Monitoramento de Ponto Cego.


 


Com 4.350 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.580 mm de altura e 2.660 mm de entre-eixos, o Novo KONA Hybrid supera em tamanho praticamente todos os seus concorrentes da categoria de SUVs compactos, e oferece ao mercado dimensões comparáveis a veículos de categorias superiores. A plataforma do Novo KONA Hybrid apresenta suspensão traseira “Multi-Link” com braços oscilantes independentes e amortecedores a gás, que garantem estabilidade em curvas, segurança em altas velocidades e menos oscilações laterais da carroceria, se comparado a sistemas semi-independentes adotados em veículos de porte similar.


 


Equipado com motor Kappa 1.6 com injeção direta de combustível (GDI) associado à transmissão DCT de seis velocidades, é acompanhado por motor elétrico com bateria principal de Íons de lítio e capacidade de 1,32 kWh. O Novo KONA Hybrid conta com sistema híbrido de última geração, com alta eficiência energética e Nota A em sua categoria pela classificação do INMETRO. A potência máxima combinada é de 141 cv, enquanto o torque máximo combinado do veículo é de 27 kgfm.


  


Lançamento nacional por WhatsApp


 


Outra novidade que acompanhará a chegada do Novo KONA Hybrid ao Brasil será o canal utilizado para compartilhar mais informações com os clientes interessados: o WhatsApp. A partir de agora, todos aqueles que desejarem receber conteúdos sobre o veículo e ficar por dentro de novidades, podem entrar em contato com o canal de WhatsApp oficial da Hyundai Brasil ou pelo número 800-770-3355. As informações serão disponibilizadas ao longo do tempo, até o momento de início das vendas em abril.


 


Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas


A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da linha de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. Recentemente, passou a coordenar desde a importação até a distribuição final do portfólio completo de veículos da marca no Brasil. Também, gerencia a produção nacional de veículos da marca fabricados pelo Grupo CAOA em Anápolis (GO). A partir do Brasil, a Hyundai administra as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul, exportando para países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook (facebook.com/hyundaibr), Instagram (instagram.com/hyundaibr), LinkedIn (linkedin.com/company/hyundai-motor-brasil), TikTok (tiktok.com/@hyundaibr) e no YouTube (youtube.com/hyundaibr).








Imprensa Hyundai 

Spark EUV estreia ainda em 2025 no Brasil

 

Foto: Divulgação 

A Chevrolet acaba de revelar a identidade do seu mais novo veículo global: o Spark EUV, um SUV compacto urbano de conceito inédito. O modelo vem para completar o portfólio da marca, destacando-se principalmente pelo design, tecnologia e performance. Tudo com zero emissão, já que o veículo é elétrico.


 


“O Spark EUV chega ao Brasil em 2025, reunindo aquilo que o consumidor mais valoriza em um carro desta categoria - com o diferencial da marca Chevrolet, que está completando um século de atividades no país, sempre com foco na inovação e na satisfação dos nossos clientes”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.


 


Na região, o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada, numa combinação específica para atender as novas preferências do mercado local. Mais detalhes serão compartilhados oportunamente. O Spark EUV é a primeira revelação dos cinco lançamentos anunciados pela Chevrolet para este ano no 

Brasil.





Imprensa Chevrolet 

Nissan Kicks ganha novo sobrenome e deve conviver junto a nova geração do SUV

 

Foto: Divulgação 

Automóvel que é sucesso no Brasil e na América Latina, que bateu no ano passado seu recorde histórico de vendas no país e é o SUV queridinho dos brasileiros, entra em uma nova fase e ganha sobrenome: Nissan Kicks Play. É assim que o modelo da Nissan produzido no Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, passa a chegar em fevereiro às concessionárias da marca em todo o Brasil.


Com isso, o agora Nissan Kicks Play seguirá sua trajetória de sucesso no mercado brasileiro dentro de uma nova estratégia da Nissan, que será adotada gradativamente durante 2025. A linha passa a ter três versões: Active Plus, Sense e Advance Plus. Todas, externamente, passam a ter sobrenome "Play" identificado no lado esquerdo inferior da tampa do porta-malas, embaixo do nome do modelo.


Comparado com o ano-modelo 2024, o Kicks Play traz novidades como rodas de liga leve aro 17 para a versão Sense e equipamentos de aviso e reação a perigos de colisão, que fazem parte do Nissan Safety Shield, para a nova topo de linha Advance Plus. Essa versão conta agora com o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB). O excelente espaço interno, para passageiros e bagagens, e o nível de conforto, já tradicionais da linha, seguem como referência entre os SUVs do mercado.


Adequado à nova legislação Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro, o motor 1.6 16V do Nissan Kicks Play desenvolve 113 cavalos de potência com etanol e 110 com gasolina.


A linha chega às lojas com as seguintes opções de cores: Branco Diamond, Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium e Vermelho Malbec. O preço estará disponível no site da Nissan (www.nissan.com.br) nos próximos dias.


Amazon Music de graça

Para celebrar a chegada do Nissan Kicks Play, todos os clientes pessoa física que adquirirem o modelo ganharão, sem custos, um ano de assinatura do serviço de streaming de áudio da Amazon Music, no plano Unlimited. Disponível para iOS, Android e na web, o serviço oferece mais de 100 milhões de músicas de diferentes estilos e a possibilidade de se ouvir podcasts variados.





Imprensa Nissan

Nissan Sentra Advance: Aposta em Custo-Benefício para Enfrentar Rivais e Até Mesmo SUVs

 

Foto: Divulgação 

A cada ano que passa, os sedãs médios que se destacam no mercado brasileiro costumam ser os mesmos. O Toyota Corolla segue como líder de vendas, posição que por muito tempo foi disputada com o Honda Civic. No entanto, o cenário mudou, e, embora os japoneses ainda dominem o ranking, há uma nova configuração.

Em 2024, a Nissan apresentou a reestilização do Sentra, trazendo mudanças sutis no design, mas que agradam visualmente, além de uma nova lista de equipamentos na versão Advance.

No ranking de vendas de 2024, o Nissan Sentra ocupou a segunda posição com 6.013 unidades vendidas, ficando atrás do Corolla, que registrou 37.656 unidades. A terceira posição ficou com o BYD King, que teve 4.820 unidades comercializadas.

Mas, afinal, o que faz o Sentra se destacar a ponto de superar um sedã híbrido e, ao mesmo tempo, não alcançar os números do Corolla?

Teste de 7 dias com o Nissan Sentra Advance

A convite da Nissan do Brasil, testamos por 7 dias a versão Advance, a opção de entrada do modelo. Vale lembrar que já avaliamos a versão Exclusive Premium anteriormente.

Nesta atualização, o Sentra recebeu mudanças na dianteira, com a substituição da grade cromada em formato de “V” por filetes mais discretos que se estendem até os faróis. Além disso, a peça agora tem acabamento em preto brilhante. O novo logotipo da Nissan também foi incorporado ao modelo. Na traseira, a única alteração foi justamente a atualização do emblema.

Destaques da Versão Advance

O principal atrativo da versão Advance é a nova lista de equipamento, que a torna mais competitiva. Entre as novidades, estão itens de segurança como:

- Monitoramento de ponto cego

- Alerta de tráfego cruzado traseiro

- Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa

-  Seis airbags

- Assistente de frenagem de emergência

Além disso, o modelo conta com rodas de liga leve aro 17 diamantadas, borboletas para trocas de marcha no volante, banco do motorista com regulagem elétrica e bancos dianteiros aquecidos.

Foto: Divulgação 


Interior

O interior do Sentra continua sendo um dos mais bonitos da categoria. Embora não tenha o acabamento caramelo da versão Exclusive Premium, o acabamento preto mantém a sofisticação do modelo.

O painel tem materiais de toque suave,  com diferentes texturas e elementos que agregam refinamento. No entanto, há duas ausências notáveis: não há carregador por indução e o freio de mão continua sendo acionado pelo pé.

Conjunto Mecânico

O Sentra mantém a mesma mecânica da geração anterior, com o motor 2.0 aspirado de 151 cv e 20 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático CVT, que simula oito marchas.

Ao Volante

O Sentra se destaca pelo equilíbrio e pelo excelente custo-benefício, especialmente quando comparado às versões básicas do Corolla e até mesmo a SUVs da mesma faixa de preço. Em relação a alguns SUVs, como o próprio Nissan Kicks, o Sentra oferece mais conforto e espaço interno.

Já avaliamos a versão Exclusive anteriormente, incluindo um teste em viagem, e ficamos impressionados com o conforto dos bancos inspirados na tecnologia da NASA e com o consumo de combustível. Na versão Advance, o conforto continua sendo o ponto forte do modelo.

Dessa vez, a média de consumo na cidade foi de 9 km/l, um número razoável considerando o conjunto do carro.

Conclusão

O Nissan Sentra é uma ótima opção para quem busca conforto e espaço, mas não quer migrar para um SUV nem pagar o preço do Corolla. A versão Advance já oferece um conjunto bastante equilibrado dentro da categoria.

O preço inicial do modelo no site da Nissan é de R$ 166.790.


Renault Duster traz novidades para a linha 2026

 

Foto: Divulgação 

A Renault do Brasil apresenta suas novidades para a linha 2026 do Duster. O SUV, que combina robustez, tecnologia, versatilidade com o maior espaço interno da categoria, passa a trazer nas versões Iconic Plus teto biton em preto brilhante, antena em formato Shark e, na versão turbo TCe 1.3 Flex rodas Tergan de 17 polegadas com acabamento em preto brilhante.


São mudanças que acompanham as recentes evoluções aplicadas no SUV, que segue sendo oferecido em quatro opções: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT.


“O Duster é um produto maduro, admirado por seu consumidor, que valoriza toda a robustez e espaço que o produto oferece, e que está ainda mais completo na sua linha 2026”, explica Aldo Costa, diretor de marketing da Renault do Brasil.


 


Robustez comprovada


Em sua última atualização, o Duster incorporou importantes aprimoramentos, de série em todas as versões, como faróis em LED, acompanhados de uma grade frontal com acabamento em preto brilhante. As versões Iconic Plus (equipadas com os motores 1.6 SCe flex e turbo TCe 1.3 flex), trazem barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, rodas de liga leve de 17 polegadas, modelo Tergan.


O Duster Iconic Plus 1.3 TCe CVT pode ser equipado com o Pack Outsider, que complementa o visual do SUV com faróis auxiliares no para-choque dianteiro – com molduras na cor Cinza Megalith e frisos laterais com detalhes em laranja.


O SUV mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o porta-malas de 475 litros, e oferece o maior espaço interno do segmento. 


 


Versões e preços


A linha 2026 do Duster chega ao mercado em quatro opções:


Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 132.990) – Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, faróis em LED, lanternas em LED, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante com revestimento Premium, Start&Stop, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de liga-leve de 16”, faróis de neblina, multimídia Display Link de 8” com espelhamento sem fio, sensor de estacionamento traseiro com câmera, controlador e limitador de velocidade e chave canivete.


Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 142.090) – Todos os itens da versão anterior + câmbio CVT XTRONIC®.


Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 151.690) – Todos os itens da versão anterior + chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17” modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução, teto biton, antena do tipo shark e faróis com função “Follow Me Home”.   


Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 165.890) – Todos os itens da versão anterior + rodas Tergan de 17” com acabamento em preto brilhante, motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.


Opcional para essa versão: Pack Outsider (R$ 1.800)


Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre cinco opções de cores na versão Intense Plus, sendo: branco Glacier, prata Étoile, marrom Vison, cinza Cassiopé e preto Nacré. Na versão Iconic, o Duster pode ser adquirido em quatro cores: branco Glacier, prata Étoile, cinza Cassiopé e preto Nacré.










Imprensa Renault