O crescimento dos Carros Elétricos no Brasil

 

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O mercado de veículos elétricos (VEs) está em plena expansão no Brasil, refletindo o interesse crescente pela modalidade. Em 2024, o país registrou um aumento expressivo de 492,8% nas vendas de carros elétricos até setembro, comparado ao mesmo período de 2023. Esse crescimento, impulsionado pela entrada de marcas chinesas com preços competitivos, tem despertado o interesse de locadoras e consumidores.

 

A Mobility, referência em mobilidade, destaca o impacto dessa tendência no setor de locação. “Os carros elétricos são uma realidade em evolução, e o Brasil está apenas começando essa transição. O papel das locadoras nesse processo é fundamental, pois são elas que ajudam a tornar essa tecnologia mais acessível aos consumidores”, afirma Oskar Kedor, CEO da Mobility.
 

Em 2023, as locadoras no Brasil possuíam cerca de 8.426 veículos eletrificados, o que representa 0,5% da frota total de 1,5 milhão de unidades. A região Sudeste concentra a maior parte desses veículos, com mais de 3.900 unidades licenciadas, enquanto grandes players, como a Localiza, já operam com 2.700 carros híbridos e elétricos.

 

Comportamento do brasileiro e o mercado internacional de locação de VEs

 

O brasileiro tem demonstrado crescente interesse por carros elétricos, especialmente ao viajar para o exterior. Dados da Mobility indicam um aumento significativo na busca por veículos elétricos em plataformas de locação em destinos como Europa e Estados Unidos, regiões que já possuem infraestrutura consolidada.
 

“O perfil do viajante brasileiro está mudando, especialmente o público que busca destinos internacionais. Muitos preferem experimentar os carros elétricos fora do Brasil, onde o mercado está mais maduro e a recarga é prática. Isso também acaba gerando curiosidade e desejo por esses modelos no mercado nacional”, analisa Kedor.

 

Essa busca reflete uma mudança de mentalidade em relação à sustentabilidade e à experiência de dirigir um carro com tecnologia avançada, além de preparar o consumidor para as transformações que estão por vir no Brasil.
 

Desafios e oportunidades no mercado de locação
 

Apesar do crescimento, o setor ainda enfrenta desafios. A depreciação acelerada de veículos elétricos, devido à concorrência com modelos chineses de menor custo, a infraestrutura de recarga insuficiente e os custos elevados são entraves para a expansão desse mercado.
 

No entanto, iniciativas de empresas de transporte, como a 99, que planeja incorporar 20 mil veículos eletrificados até 2025, apontam para um cenário promissor. “O futuro da mobilidade é elétrico, e o mercado de locação terá um papel essencial na transformação do setor, não apenas democratizando o acesso, mas também promovendo a sustentabilidade como um diferencial competitivo”, completa Kedor.
 

A expertise da Mobility no mercado
 

Como especialista em soluções de mobilidade, a Mobility está atenta às tendências globais e às demandas do setor. Durante sua participação na FITUR Madrid 2025, a empresa discutirá estratégias e inovações com seus principais parceiros da Europa e das Américas, alinhando-se às transformações globais do mercado.
 

“A Mobility está comprometida em ajudar nossos parceiros a se adaptarem a essa nova realidade, oferecendo as melhores opções em mobilidade, incluindo veículos elétricos e híbridos, para agentes de viagens e empresas no Brasil e no mundo”, conclui Kedor.









Hatsur Comunicação

Toyota anuncia garantia estendida de até 10 anos para seus veículos

 

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A Toyota do Brasil apresenta o “Toyota 10”, um programa inédito que oferece garantia estendida de até 10 anos ou 200 mil quilômetros para os veículos da marca fabricados a partir de 2020. Sem custo adicional para os clientes, o programa reforça a confiança na qualidade dos produtos Toyota e incentiva a manutenção preventiva na rede autorizada.

 

A novidade foi apresentada oficialmente na linha Hilux e SW4 em novembro, em dezembro passou a ser oferecida para o Corolla e agora é disponibilizada para toda a linha.
 

"O Toyota 10 é mais do que uma extensão de garantia, é um reflexo do nosso compromisso em oferecer tranquilidade e confiança aos nossos clientes. Queremos que cada proprietário de um veículo Toyota sinta a segurança de ter um parceiro confiável ao seu lado em toda a sua jornada. Este programa reafirma nossa dedicação à qualidade e durabilidade de nossos produtos", destaca José Ricardo, diretor Comercial da Toyota do Brasil.


A adesão ao “Toyota 10” não exige pagamento adicional dos clientes. Com isso, a iniciativa não apenas prolonga a cobertura para componentes essenciais, mas também incentiva a manutenção regular, fator crucial para preservar a segurança e o desempenho dos veículos ao longo de sua vida útil.
 

Para estarem cobertos pelo programa Toyota 10, os modelos (Toyota ETIOS, Yaris, Corolla, Corolla Cross, Hilux, SW4, RAV4 e GR Corolla) devem ter sido fabricados a partir de 2020 e ter cumprido as revisões programadas nas concessionárias Toyota.

 

Renovável anualmente ou a cada 10 mil quilômetros, o programa oferece proteção estendida para componentes essenciais, como motor, transmissão, sistema de arrefecimento, freios, peças de carroceria e sistemas elétricos e eletrônicos. O limite máximo é de 10 anos ou 200 mil quilômetros para uso particular, e 100 mil quilômetros para uso comercial.
 

O Toyota 10 programa também se estende ao sistema híbrido, que possui garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independente do uso, seja particular ou comercial, ou da data do faturamento. Após esse período, a cobertura poderá ser renovada por mais 12 meses ou 10.000 km, até o limite máximo de 10 anos ou 200.000 km, o que ocorrer primeiro.









IMPRENSA TOYOTA


Transporte urbano de São Paulo recebe 60 novos ônibus 100% elétricos da BYD

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 Na semana de celebração do aniversário da cidade de São Paulo, a BYD Brasil marca um novo capítulo na mobilidade sustentável com a entrega de 60 ônibus 100% elétricos para a frota de transporte urbano da capital paulista. Produzidos na fábrica da empresa em Campinas (SP), os veículos unem sustentabilidade, segurança, conforto e comodidade, com vantagens como acesso USB para os usuários e menos barulho durante as viagens. A entrega oficial ocorreu nesta quinta-feira (23), no Sambódromo do Anhembi.

 

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com o Brasil e com a promoção de um transporte público de emissão zero. Estamos orgulhosos de produzir no estado de São Paulo e contribuir para a economia local, enquanto trabalhamos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa,” destaca Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD Brasil. “Nosso objetivo é apoiar o transporte urbano com soluções sustentáveis e de alta eficiência.”

 

Com 12,98 metros de comprimento, os ônibus, do modelo BYD D9W, promovem uma economia significativa para operadores de transporte público. Com tempo médio de recarga de 2 a 3 horas, os veículos têm um consumo de energia eficiente, resultando em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a diesel. Projetado para atender longas jornadas diárias, o BYD D9W oferece uma autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para 80 passageiros sentados.

 

Outro diferencial é o sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, reduzindo ainda mais o consumo geral. O design Low Entry elimina degraus, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a suspensão pneumática ajustável garante maior conforto e segurança tanto para passageiros quanto para os motoristas.

 

“Esses ônibus elétricos, além de melhorar a qualidade do ar, porque não são poluentes, também vão melhorar muito a qualidade dos motoristas, dos trocadores e dos passageiros. Não tem barulho, é muito mais confortável, todos com ar condicionado, com usb, com tudo aquilo que merece os nossos passageiros e os nossos profissionais do transporte. Mais qualidade, cuidando do meio ambiente e cuidando da saúde das pessoas.” afirmou o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, durante a cerimônia de entrega.

 

Com essa frota, a cidade de São Paulo terá, ao todo, 152 ônibus elétricos somente da BYD. No Brasil, o número chega a 313 unidades de diversos modelos. Globalmente, já foram comercializados mais de 100 mil ônibus elétricos, consolidando a liderança da empresa no setor em mercados como China, Estados Unidos e Europa.

Compromisso ambiental


Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel.

 

Há mais de 10 anos no Brasil, a BYD vem expandindo sua atuação com investimentos estratégicos na produção de ônibus e baterias. Em Campinas (SP), a empresa opera uma unidade para montagem de chassis, enquanto em Manaus (AM) possui uma fábrica dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio, atendendo à crescente demanda do mercado nacional.

 

Como greentech signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, a BYD se compromete com metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa. Entre suas missões está a de contribuir para a redução de 1°C na temperatura do planeta por meio de soluções sustentáveis.













Imprensa BYD

IVECO vende 72 unidades do S-Way Metallica e gera cerca de R$ 60 milhões em receita, celebrando o sucesso do modelo

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A IVECO celebra mais um marco com o S-Way, o melhor caminhão pesado já fabricado pela marca no Brasil, ao vender 72 unidades da versão especial Metallica, lançada durante a Fenatran 2024. Destinada a colecionadores e transportadores que buscam ‘fazer barulho’ em suas frotas, essa edição limitada gerou cerca de R$ 60 milhões para a montadora. A versão Metallica combina o design inovador e a tecnologia avançada do S-Way com elementos exclusivos da parceria da IVECO com a icônica banda. Com grafismo único, as unidades desta versão reforçam o sucesso do modelo no mercado brasileiro, que já acumula mais de 4 mil unidades emplacadas desde seu lançamento em 2023.


Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina, destaca o grande sucesso do S-Way Metallica e a importância da edição especial no contexto da estratégia da marca. "Esse caminhão reflete o que o S-Way representa: tecnologia de ponta, design inovador e, claro, um pouco de 'heavy metal' para nossos clientes", afirma Fraga.


Além de seu visual moderno, o S-Way é reconhecido por sua alta performance no segmento de caminhões pesados, um dos pilares da economia brasileira, representando cerca de 40% do mercado de veículos comerciais. O modelo foi desenvolvido para atender tanto frotistas quanto autônomos, oferecendo uma combinação de tecnologia, eficiência, robustez, conforto e excelente Custo Total de Operação (TCO), características essenciais para o transporte rodoviário no Brasil.


"O S-Way Metallica é uma demonstração clara de como a IVECO está se posicionando no mercado brasileiro, com um produto inovador, de alto desempenho e que também oferece aos clientes um toque de exclusividade e personalidade. Com as 72 unidades já vendidas, a marca segue consolidando o S-Way como uma das opções mais cobiçadas para o transporte pesado no Brasil", afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.




Imprensa Iveco 




GWM ORA 03 é o veículo elétrico que menos perde valor no mercado


 

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Os veículos elétricos da GWM – ORA 03 Skin e GT – são os menos  em seus segmentos, de acordo com dados da Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), principal referência do mercado para quem deseja comprar ou vender um veículo usado.

Em sua categoria, o ORA 03 GT, que era vendido zero km por R$ 184 mil em janeiro de 2024, foi o modelo que menos perdeu valor no mercado após um ano de uso: apenas 11,96%. Seu principal concorrente, o BYD Dolphin Plus, apresentou desvalorização de 17,41% entre janeiro e dezembro de 2024. 

Outros veículos elétricos tiveram uma depreciação ainda mais acentuada, como Mini Cooper (27,18%) e Peugeot E-208 GT (40,77%). Até modelos a combustão da mesma faixa de preço tiveram um desempenho pior no mercado brasileiro, como Hyundai Creta N Line (16,38%) e Jeep Renegade S T270 (19,58%).

A situação se repetiu com o ORA 03 Skin, que era vendido a R$ 150 mil em janeiro de 2024. O elétrico da GWM desvalorizou apenas 13,96% em um ano, enquanto seu principal concorrente, o BYD Dolphin, apresentou uma depreciação de 14,92% no mesmo período.

Outros concorrentes da mesma categoria apresentaram uma perda de valor ainda maior. A versão elétrica do Renault Kwid desvalorizou 42,05% no ano passado. Os modelos a combustão da mesma faixa de preço tiveram um comportamento no mercado um pouco melhor que o Kwid E-Tech, porém ainda assim perderam mais valor do que o ORA 03 Skin. É o caso de Nissan Kicks Exclusive 1.6, Chevrolet Tracker Midnight 1.0 Turbo e Jeep Renegade Longitude T270, que tiveram desvalorização de 14,45%, 15,74% e 16,96%, respectivamente.

"Desde o ano passado, os carros elétricos usados da GWM têm se destacado como os menos desvalorizados em suas categorias, o que é um reflexo direto do sucesso e da crescente demanda por veículos sustentáveis e pela nossa política de preservação de valor dos seus veículos. Essa menor desvalorização do ORA 03 também pode ser atribuída à sua excelente performance, inovações tecnológicas e à alta eficiência energética, que atraem consumidores que buscam não apenas economia, mas também um futuro mais ecológico”, destaca Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Preço único no Brasil inteiro e recompra garantida

Uma das principais razões da baixa desvalorização dos modelos da GWM está na exclusiva política de preço único para a mesma configuração de carro em todos os estados brasileiros, independentemente da cor e do frete, seja na loja física ou na compra pela internet.

Essa iniciativa é uma inovação exclusiva da autotech que ajuda a preservar o valor de seus veículos, eliminando variações regionais ou entre diferentes concessionárias, assegurando que todos os clientes tenham acesso ao mesmo preço justo.

Além disso, a GWM conta com um programa de recompra garantida em todo o Brasil. A montadora garante a recompra de veículos GWM, com até 2 anos de u, por no mínimo 80% do valor da tabela FIPE, na condição de que o cliente compre outro modelo da marca por meio do financiamento.









Printer Comunicação 

Orvel Renault com condições exclusivas até sábado




Que tal começar o ano com um carro zero quilômetro? A Orvel Renault está com condições exclusivas da montadora até sábado (25), nas lojas de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cachoeiro e Linhares.


Há ofertas especiais como Kardian, eleito carro do ano em 2024, a partir de R$99.990 no modelo manual com seu usado na troca.


O Kardian Techno, com valorização do usado em até 16 mil reais. E o Duster com bônus de até 24 mil reais e taxa zero. 

O cliente ainda pode fazer um test drive para decidir o melhor Renault para a sua rotina.

NETA Auto inaugura primeira concessionária no Brasil

 

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A NETA Auto do Brasil anuncia a abertura de sua primeira concessionária plena no País. Com cerca de 2 mil metros quadrados, a NETA Auto Potenza, localizada no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro, conta com toda a infraestrutura necessária para oferecer uma experiência ao cliente NETA diferenciada: equipe de vendas treinada, serviços completos de pós-vendas e condições especiais de lançamento.

A operação da NETA Auto Brasil começou em novembro de 2024, quando a marca chinesa, pertencente ao grupo Hozon New Energy Automobile (um gigante fornecedor global de tecnologia), inaugurou simultaneamente vários pontos de venda em shoppings em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo.

Ao mesmo tempo, a NETA Auto está desenvolvendo ativamente canais de rede, com mais de 20 centros de atendimento em construção. Os centros de atendimento ao cliente começarão a operar ainda no primeiro trimestre e estarão localizados em 13 estados, que fornecerão serviços completos aos clientes. O objetivo da NETA Auto é estabelecer 30 concessionárias no Brasil ainda em 2025.

Taxa Zero e passa o PIX

Como condição especial de inauguração da primeira loja física da marca, a NETA Auto está oferendo condições especiais e algo inusitado. Os 20 primeiros clientes da NETA Potenza poderão escolher em ter taxa zero (em 24 meses e com 60% de entrada) ou uma supervalorização de até R$ 12 mil no veículo seminovo utilizado como troca.

E quem comprar qualquer versão do AYA ou do X e indicar uma pessoa para realizar um test drive, essa pessoa indicada receberá imediatamente após o teste um PIX de R$ 100 da concessionária. A ação é por tempo limitado, exclusiva para a NETA Potenza e requer agendamento junto à concessionária.

NETA AYA

Modelo de entrada da marca chinesa, o AYA traz excelente relação custo-benefício e segue a filosofia da empresa em oferecer tecnologia para todos e democratizar a eletrificação automotiva.

Oferecido nas versões Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900), o SUV 100% elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entreeixos é de 2,42 m, garantindo conforto para quatro adultos dentro da cabine.

O NETA AYA tem tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 70kW (95 cv) e torque de 150 Nm (15,3 kgfm). Com apenas 1.198 kg (em ordem de marcha), o AYA tem relação peso/potência de 12,6 kg/cv e relação peso/torque de 78,3 kg/kgfm, as melhores em comparação aos seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. Isso significa que o AYA oferece mais agilidade e eficiência, especialmente em situações que exigem força, como subidas íngremes ou ao transportar cargas pesadas. A aceleração 0 a 100 km/h é feita em 12s (2,9s a menos do que um de seus rivais).

Sua bateria de 40,7 kWh garante alcance de 338 km (WLTP) ou 263 km segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO.

Em uma tomada convencional (carregamento AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 6 a 8 horas. Em uma estação de carregamento (DC) são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80%.

O volume total do porta-malas é de 335 litros – 105 litros (ou 45%) a mais do que seu principal concorrente. O volume considera 300 litros (do assoalho até a altura dos bancos) e 35 litros do compartimento sob o assoalho do bagageiro, um espaço ideal para transportar pequenos objetos ou compras no dia a dia. Ao rebater a fileira traseira de assentos, o AYA acomoda até 588 litros na cabine.

NETA X

SUV de porte médio e 100% elétrico, o NETA X oferece espaço, conforto e tecnologias sem precedentes na sua faixa de preço. O modelo chega ao Brasil em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900).

Com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entreeixos, o NETA X oferece espaço e conforto para cinco adultos na cabine e acomoda 508 litros no porta-malas – o maior da categoria, superando em 62% (ou 196 litros) um de seus concorrentes. Com o banco traseiro rebatido, volume sobe para impressionantes 1.388 litros.

Em todas as suas versões, o NETA X tem tração dianteira, potência máxima de 163 cv (120 kW) e torque de 21,4 kgf.m (210 Nm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos.

O NETA X chega ao mercado brasileiro em duas opções de bateria (ambas compostas de ferro fosfato e lítio - LFP). A primeira opção (que equipa a versão 400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 323 km (WLTP) ou 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (versões 500 e 500 Luxury) conta com capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 410 km (WLTP) ou 317 km (PBEV). O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente.

Em uma tomada convencional (AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 9 horas para o modelo de 52,49 kW/h e de 11h para a segunda opção. Em uma estação de carregamento DC são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80% - nas duas configurações de bateria.






Imprensa Neta Brasil 

GWM Brasil bate recorde de vendas em 2024 e chega a 100 concessionárias

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A GWM Brasil bateu seu recorde anual de vendas, atingindo 29.218 unidades em 2024 e superando o volume registrado no ano anterior (a partir de maio), que foi de 11.479 unidades. Esse desempenho impressionante reflete não apenas o sucesso de suas duas linhas de produto, Haval H6 e ORA 03, mas também o reconhecimento crescente de sua marca no mercado.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos em 2024. Alcançar a marca de mais de 29 mil unidades é um reflexo do nosso compromisso em oferecer produtos de alta qualidade, aliados a um atendimento excepcional ao cliente. Este crescimento é um passo importante em nossa jornada e reforça a confiança que os consumidores têm na nossa marca. Para 2025, estamos mais do que ansiosos com o início da produção da fábrica e a chegada de novos produtos”, destaca Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Com um crescimento robusto de mais de 154% em relação a 2023, a GWM continua consolidando sua posição no mercado brasileiro, atendendo às necessidades de seus clientes e inovando constantemente. Reflexo disso são as 23 premiações recebidas, superando o número de prêmios conquistados em 2023 e consolidando o Haval H6 como o híbrido mais premiado do Brasil.

Para acompanhar o aumento de vendas, a montadora comemora a marca de 100 pontos de venda em operação no Brasil, sendo 79 concessionárias plenas e 21 lojas em shoppings. O número foi alcançado com a inauguração de 12 novas unidades em diferentes estados ao longo do mês de dezembro. As novas concessionárias são fruto de parcerias com importantes grupos do setor automotivo brasileiro e ficam localizadas em: Araçatuba (SP), Caruaru (PE), Cascavel (PR), Dourados (MS), Florianópolis (SC), Indaiatuba (SP), Lages (SC), Petrópolis (RJ), Pouso Alegre (MG), Recife (PE), Rondonópolis (MT) e Sinop (MT).

Em 2024 a marca também transformou a maneira como os consumidores financiam veículos com o Financiamento Online GWM, realizado em parceria com o Mercado Livre. Os clientes podem realizar todo o processo de financiamento, desde a simulação até a aprovação e contratação, de forma completamente online e em poucos passos. A aprovação do crédito é quase instantânea, com tempo de resposta de até 60 segundos.

Ainda sobre inovação, a autotech lançou o GWM Assinatura com parceiros especializados no setor de locação para cuidar de toda a parte operacional, os quatro maiores do Brasil: Localiza, Unidas, Movida e LM. O programa proporciona diversas facilidades para o cliente ao permitir que a jornada digital seja a mesma para a compra ou a assinatura do veículo, pelo site oficial da GWM Brasil.

Com o crescimento das vendas e o início da produção na fábrica de Iracemápolis (SP), o objetivo para 2025 é continuar investindo nos serviços de Pós-Venda e atendimento ao cliente. O GWM Delivery foi um marco no mercado nacional, ao garantir que o cliente possa receber seu carro onde quiser, em qualquer um dos 5.570 municípios do país, sendo assim a única montadora a oferecer cobertura em 100% do território nacional.

Há também a conveniência de realizar todo o processo de compra de maneira online, por meio da plataforma do Mercado Livre, sem precisar sair de casa, e o serviço de oficina remota, que permite fazer revisões e pequenos reparos onde o cliente indicar.

A GWM ainda oferece garantia de 5 anos para seus veículos híbridos e elétricos, sem limite de quilometragem e válida tanto para uso particular quanto comercial, uma inovação no mercado brasileiro. Adicionalmente há a garantia da bateria do conjunto elétrico de 8 anos ou 200 mil km, além da exclusiva proteção total de 2 anos, válida para danos mesmo em casos de acidente ou mal uso do equipamento.

Prêmios em 2024

 A GWM Brasil chegou ao fim de 2024 com 23 prêmios conquistados, reforçando seu compromisso com a excelência e a inovação no mercado automotivo. Superando o número de prêmios conquistados em 2023, o grande destaque do ano ficou para a linha Haval H6, que venceu 12 premiações e se consolidou como o híbrido mais premiado do Brasil. Dentre as principais conquistas estão o Melhor Compra, da Quatro Rodas; Guia Qual Comprar, da Autoesporte, e Prêmio UOL Carros e Mobilidade Estadão, entre outros. Além disso, o GWM Haval H6 também conquistou prêmios que valorizam seu reduzido valor de manutenção, como o Menor Custo de Uso, da Quatro Rodas, ou a baixa desvalorização no mercado de usados, como o Maior Valor de Revenda, da Agência AutoInforme.

O GWM ORA 03, que comemorou um ano do lançamento em dezembro, também levou para casa sua parcela de troféus. Além do Motorgrid Car Awards 2024, o modelo foi destaque como carro mais tecnológico no Ranking Exame Casual Melhores Carros do Ano 2024 e ainda venceu a categoria de Elétricos até R$ 200 mil no Melhor Compra, da Quatro Rodas, e no Prêmio L’Auto Preferita.

Como marca, a GWM Brasil foi a vencedora da segunda edição do Mercado ADs Awards. Com a campanha “Hello Brasil. O Amanhã Chegou”, conquistou o Prêmio Effie Awards Brasil, organizado pelo Meio & Mensagem. Ainda, juntamente com a Bosch, conquistou três importantes premiações devido ao seu projeto de Experiência e Relacionamento com o Cliente.

Confira a lista completa de premiações:

Prêmios para Haval H6

Melhor Compra, da Quatro Rodas

1º lugar Híbridos até R$ 300 mil (Haval HEV)
1º lugar Híbridos acima de R$ 300 mil (Haval H6 GT)
Menor Custo de Uso, da Quatro Rodas

2º lugar na categoria SUVs Híbridos (Haval H6 HEV)
Pesquisa Os Eleitos, da Quatro Rodas

SUV Médio (Haval H6)
Guia Qual Comprar, da Autoesporte

Melhor Híbrido (Haval H6 PHEV)
Mobilidade Estadão

Híbrido acima de R$ 200 mil (Haval H6)
Prêmio UOL Carros

Melhor Híbrido (Haval H6)
Maior Valor de Revenda, da AutoInforme

SUV Médio Híbrido (Haval H6)
Mobilidade Limpa, da AutoInforme

SUV Médio híbrido (Haval H6 HEV)
Prêmio Trend Car, do portal Terra

SUV híbrido Plug-in (GWM Haval H6 PHEV19)
Prêmio Top Car TV

Melhor Híbrido até R$ 249.999 (Haval H6 PHEV19)
Prêmio L’Auto Preferita, do portal Carsughi

Híbrido Premium PHEV (Haval H6 PHEV19)
Melhores do Ano, da CarPoint News / Revista Torque

Melhor Híbrido (Haval H6)
Prêmios para ORA 03

Melhor Compra, da Quatro Rodas

1º lugar Elétricos até R$ 200 mil (ORA 03 Skin)
Prêmio Exame

Carro mais tecnológico até R$ 150 mil (ORA 03 Skin)
Prêmio L’Auto Preferita, do portal Carsughi

Elétrico até R$ 200 mil (ORA 03 Skin)
Motorgrid Car Awards

Melhor Elétrico Compacto (ORA 03)
Prêmios para a marca GWM

Melhores do Ano, da CarPoint News / Revista Torque

Melhor Executivo de Montadora (Ricardo Bastos)
ADs Awards, Mercado Livre

Categoria Não Endêmicos (GWM)
Smart Customer 2024 (junho)

Bronze na categoria Líder em Projetos com Concepção BPO (GWM e Bosch)
Prêmio ABT

Prata na categoria Jornada do Cliente e Gestão de Qualidade (GWM e Bosch)
Prêmio Cliente SA 2024 com Bosch

Ouro na categoria Gestão da Experiência do Cliente (GWM e Bosch)
Effie Awards, do Meio & Mensagem

Prata na categoria Novos Negócios (GWM com campanha Hello, Tomorrow.





Printer Comunicação 

Recorde de vendas, VW Polo é o carro de passeio mais emplacado do País

  

Foto: Divulgação 

Mais um ano de sucesso para a Volkswagen do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o Volkswagen Polo foi o carro de passeio mais vendido do Brasil, com 140.155 unidades emplacadas em 2024, além de ser líder entre os hatches. Grande sucesso da marca, o Volkswagen Polo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024, comparando com 2023 (quando foram emplacadas 111.247 unidades do modelo).

 


Em 2024, a Volkswagen do Brasil também superou a marca de 400 mil unidades vendidas no ano (com exatamente 400.379 emplacamentos), conquistando o segundo maior volume dos últimos 10 anos. No período, essa marca havia sido superada apenas em 2019, quando a Volkswagen emplacou 411 mil unidades.

 


Com uma participação de mercado (market share) robusta de 16,1% em 2024, a Volkswagen também é a marca de volume que mais cresce em unidades vendidas no Brasil. Os 400.379 veículos Volkswagen emplacados em 2024 representam 55.340 unidades a mais do que em 2023 (345.039 unidades), com crescimento acima do mercado. Enquanto a Volkswagen cresceu 16% em vendas (2024 x 2023); o mercado total cresceu 14,1%. Os dados preliminares são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

 


Destaque global, a Volkswagen do Brasil também fechou 2024, pelo 2º ano consecutivo, como o 3º maior mercado em volume de vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha.

 


“A Volkswagen do Brasil acelera em uma trajetória de sucesso. Em 2024, ano em que anunciamos investimentos de R$ 16 bilhões e uma nova ofensiva de 16 lançamentos até 2028, tivemos a honra de superar 400 mil veículos vendidos no País, sendo a marca de volume que mais cresce em número de emplacamentos. Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen lidera os principais segmentos do mercado: SUVs e hatches, sendo o Novo Polo também o carro de passeio mais vendido do Brasil. Além disso, o Brasil segue como o terceiro maior mercado em vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha, também pelo segundo ano consecutivo. São resultados robustos que demonstram a força da Volkswagen, uma marca que alia paixão, inovação e tradição, sempre conectando pessoas e construindo novas histórias de vida”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.


Volkswagen segue como líder dos principais segmentos: SUVs e hatches

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil segue na liderança dos dois principais segmentos do mercado nacional: de SUVs e hatches.

 

No segmento de SUVs, a Volkswagen emplacou 160.493 unidades de sua família SUVW, em 2024, que é formada pelos modelos Novo T‑Cross (o SUV mais vendido do País, com 83.975 unidades em 2024), Nivus, Taos, Tiguan e ID.4. O segmento de SUVs representa 35% do setor no Brasil.


A Volkswagen também lidera o segmento de hatches no Brasil com o Novo Polo, com 140.155 unidades emplacadas em 2024. O segmento de hatches é o segundo mais importante do Brasil, com 27,2% do mercado. O Novo Polo também é o carro de passeio mais comercializado do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

 


Sucesso entre os brasileiros, a Volkswagen também tem 4 modelos entre os Top 15 mais vendidos do Brasil em 2024, considerando todos os segmentos: Novo Polo (140.155 unidades), Novo T‑Cross (83.975), Saveiro (56.979) e Nivus (55.924).

 


Com esses resultados, a picape Saveiro (56.979) alcançou no Brasil seu melhor volume anual de vendas desde 2014. O Novo T‑Cross (83.975), o Nivus (55.924) e o Taos (17.565) alcançaram em 2024 recordes históricos de volume anual de vendas desde quando foram lançados.

Líder em SUVs: VW lançou o Novo T‑Cross e Novo Nivus em 2024. E vem aí o SUVW Tera

 


A Volkswagen do Brasil iniciou em 2024 a sua nova ofensiva, com 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões que a empresa está fazendo no País. A ofensiva já contou com três lançamentos importantes, sendo dois SUVs, o Novo T‑Cross e Novo Nivus, além da picape Nova Amarok.

 


Primeiro lançamento da ofensiva, o Novo T‑Cross foi reformulado em maio e já chegou como um verdadeiro fenômeno de vendas. Em seu primeiro fim de semana nas concessionárias, em junho, o modelo teve mais de 2.000 pedidos, superando todas as expectativas. O Novo T‑Cross chegou com design inédito, sistema de iluminação ainda mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos, além de itens de segurança que se destacam no segmento. Passou a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED. O sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semiflutuante. Em termos de segurança, o pacote ADAS acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo T‑Cross será exportado para 17 países da América Latina.



Outro SUV de grande destaque da Volkswagen do Brasil é o Novo Nivus, fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e reformulado em outubro.

 


Após o lançamento da picape Nova Amarok, em agosto, o Novo Nivus foi o terceiro lançamento da ofensiva da Volkswagen. O Novo Nivus inaugurou uma nova era de conectividade para a marca com o novo sistema de infotainment VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. O primeiro SUV cupê da Volkswagen no Brasil chegou com novo design exclusivo e é o primeiro modelo equipado com iluminação 'light strip' para os faróis e lanternas. Com conceito apimentado, o inédito Pacote Outfit se juntou à linha do Nivus, com mais de 12 itens exclusivos aplicados à versão Highline. Além disso, a pedido do público, o modelo ganhará a versão esportiva inédita Nivus GTS, com lançamento já confirmado para o primeiro semestre de 2025.

 


Em 2024, o line-up da Volkswagen também ganhou as versões especiais T‑Cross Sense e Nivus Sense, além do sedã Virtus Sense.

 


A Volkswagen do Brasil reserva muitas novidades para 2025. Entre as principais está o lançamento do SUVW Tera, um SUV 100% desenvolvido no Brasil, inovador, moderno e conectado. Produzido na unidade de Taubaté (SP), o SUVW Tera vai inaugurar um segmento inédito para a VW no Brasil e expandir ainda mais a liderança da marca no segmento de SUVs. Quem gosta de SUVs, vai se apaixonar.

 


Para 2025, a Volkswagen também já confirmou a chegada do Golf GTI e do Novo Jetta GLI, que é único no mercado e o sedã mais versátil do Brasil. O trio Golf GTI, Nivus GTS e Novo Jetta GLI marcará o resgate da esportividade da Volkswagen.

 


Queridinho dos brasileiros, Novo Polo ganhou duas versões em 2024

 


Carro de passeio mais vendido do Brasil, o Novo Polo ganhou duas versões especiais em 2024: Polo Rock in Rio e Polo Robust.

 


O território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil e o Polo Rock in Rio foi mais um forte exemplo. A versão exclusiva do modelo, com produção limitada, celebrou os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, que foi patrocinado pela 5ª vez pela Volkswagen em 2024. Produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), o Polo Rock in Rio foi baseado no Polo Track, equipado com o consagrado motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque e carregado de itens inéditos.

 


Feito para o agro, o Polo Robust foi apresentado no Circuito Sertanejo, que tem a Volkswagen como montadora oficial. Integrante do “Trio Agro”, formado também pelas consagradas picapes Nova Amarok e Saveiro, o Polo Robust é voltado à venda direta, traz novos ajustes de suspensão dianteira e traseira e dispõe de dois kits exclusivos de acessórios. O primeiro deles, chamado Kit Proteção, inclui capas para banco, carpetes de borracha e protetor de grade. O Kit Full Agro inclui componentes como engate e carpete de borracha no porta-malas. O Polo Robust é o hatch de entrada mais robusto, moderno e espaçoso da Volkswagen.

 







Imprensa Volkswagen 

BYD Dolphin entrega muito e mostra o porquê do seu sucesso

Gustavo Lopes 


 Sem sombra de dúvidas, o Dolphin foi um marco de vendas no Brasil, ajudando a marca chinesa BYD a ganhar destaque no mercado. Seus primeiros modelos, como o HAN e o TAN, não alcançaram tanto sucesso, mas a chegada do hatch ao mercado foi a virada de chave para a marca. Ele abriu as portas dos carros elétricos para a população que buscava opções mais acessíveis em comparação aos modelos já vendidos no Brasil. Na época, os veículos disponíveis tinham preços superiores a R$ 250 mil ou eram mais baratos, mas com baixa autonomia, como o Kwid elétrico e os modelos da JAC.

A chegada do Dolphin foi o alerta que outras montadoras precisavam para perceber que os brasileiros desejavam, sim, carros elétricos. Desde então, a concorrência vem se movimentando para acompanhar a BYD, reduzindo preços, como foi o caso da Renault e da Chery, ou trazendo novos concorrentes, como o Ora 03 e os veículos da Neta, que terá o Aya como principal rival do Dolphin.

Mas, afinal, o que faz o Dolphin ser esse sucesso de vendas? Para entender mais sobre o hatch elétrico, fomos até a Vitória Motors BYD, na Serra, para testar o modelo. Passamos um final de semana com a versão de entrada do Dolphin, o GS.


Design e acabamento


O design atraente do Dolphin é, sem dúvida, um dos principais destaques. O modelo chama a atenção com elementos únicos, como os faróis em LED que iluminam toda a grade dianteira e as lanternas em LED com uma assinatura que conecta toda a tampa do porta-malas. As rodas têm um design diferenciado, com detalhes em preto que se destacam ainda mais. Outro ponto forte são as cores. A unidade testada, por exemplo, era cinza Dolphin Gray com detalhes em laranja.


Por dentro, o acabamento é um ponto forte. Comparado a outros veículos da mesma faixa de preço, o Dolphin oferece um acabamento premium. O painel combina elementos plásticos com um design exclusivo e texturas diferentes. Ele conta com um painel de instrumentos digital e uma central multimídia de 12,8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto.


O console central, alto e vazado, transmite a sensação de estar em um carro de categoria superior. Os bancos são extremamente confortáveis, graças ao bom espaço entre-eixos e ao piso plano. O destaque vai para os bancos dianteiros do tipo concha, que proporcionam conforto e esportividade.


Apesar de ter 4.125 mm de comprimento (um pouco menor que um Chevrolet Onix), o Dolphin oferece um entre-eixos de 2.700 mm, equivalente ao de um Toyota Corolla. O porta-malas tem capacidade de 250 litros, podendo chegar a 1.310 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Gustavo Lopes 


 Segurança


O Dolphin vem de série com 6 airbags, volante multifuncional, controle de cruzeiro, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico, função auto hold, câmera 360º em HD, monitoramento da pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e rodas de liga leve aro 16”, entre outros itens.


Motor e desempenho


O Dolphin GS é equipado com um motor elétrico de 94 cv e 18,3 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 42 kWh, que oferece uma autonomia de 291 km no padrão Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9 segundos.


Além da versão GS, há a versão Plus, mais esportiva, que traz um motor de 204 cv e 31,2 kgfm de torque. Nesta configuração, a bateria de 60,5 kWh proporciona uma autonomia de 320 km no ciclo Inmetro.


Condução e economia


No dia a dia, o Dolphin mostrou ser um carro prazeroso de dirigir. Durante o final de semana de testes, ficou claro por que ele faz tanto sentido para quem busca um carro elétrico.


Com os preços dos carros em alta, é essencial calcular os custos de longo prazo. Enquanto modelos como o HB20S (R$ 130 mil) e o Onix Plus (R$ 126 mil) oferecem motores 1.0 turbo, o Dolphin, por R$ 159.800,00, apresenta uma economia significativa com combustível e manutenção. SUVs como o Nissan Kicks, na versão topo de linha, custam cerca de R$ 155 mil, mas trazem motores ultrapassados e podem receber nova geração em breve.


Durante o teste, não houve gastos para carregar o veículo. Usei carregadores gratuitos em shoppings, mercados e até em concessionárias. Essa facilidade faz com que os carros elétricos ganhem cada vez mais espaço no mercado.


Em dezembro de 2024, a BYD vendeu 10.000 carros, com o Dolphin acumulando 15.213 unidades ao longo do ano. Esses números mostram o crescimento da marca e a aceitação do modelo no mercado.