Hyundai Tucson retorna às lojas: o SUV mais seguro e eficiente da categoria

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O Hyundai Tucson, um dos SUVs mais icônicos e queridos pelos brasileiros, está de volta ao mercado e agora disponível na Prime Hyundai. A eficiência no consumo de combustível é um dos grandes destaques do novo Tucson. O motor 1.6 Turbo GDI, com 177 cv de potência e 27 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de sete marchas com dupla embreagem (DCT7), proporcionando trocas rápidas e precisas. O resultado é uma dirigibilidade mais suave, ideal para quem busca economia sem abrir mão do desempenho, seja no trânsito urbano ou em viagens de longa distância.

A segurança, sempre uma prioridade da Hyundai, foi reforçada no novo Tucson, que chega com tecnologias que fazem a diferença no dia a dia. O detector de ponto cego avisa sobre veículos em áreas de baixa visibilidade, enquanto o alerta de tráfego cruzado facilita manobras ao sair de ré em locais com pouca visibilidade. Para trajetos mais confiantes, o modelo também conta com controle de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus, ajudando a prevenir imprevistos no trânsito.

Além de ser um SUV seguro e eficiente, o Tucson oferece conforto e tecnologia que elevam a experiência do motorista e dos passageiros. A nova central multimídia flutuante de 9 polegadas, com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, torna a navegação mais prática e intuitiva. Já o teto solar panorâmico proporciona uma sensação de amplitude, ideal para momentos de lazer ou viagens em família. Os bancos dianteiros com ajustes elétricos garantem conforto em qualquer trajeto, enquanto o carregador de celular por indução elimina a preocupação com cabos no veículo.

Praticidade é outro ponto forte do modelo. Com um porta-malas de 513 litros, um dos maiores da categoria, e abertura elétrica por aproximação, o Tucson facilita as tarefas do dia a dia, como transportar bagagens ou compras. Tudo isso combinado com um design marcante: a nova grade frontal cromada, rodas de 18 polegadas diamantadas e faróis e lanternas em LED dão ao modelo uma presença imponente e moderna.

O Hyundai Tucson é um verdadeiro símbolo da marca no mercado brasileiro. Além de abrir caminho para o sucesso dos SUVs no país, o modelo marcou a vida de muitos consumidores ao se consolidar como o primeiro SUV de várias famílias desde os anos 2000. A versão 2024 não apenas mantém essa tradição, mas eleva o padrão com uma combinação de design inovador, tecnologia de ponta e conforto premium.

A Prime Hyundai, concessionária que atende os capixabas, já disponibiliza o novo Hyundai Tucson para quem deseja conhecer de perto todas essas inovações. Para quem busca um SUV moderno, seguro e potente, o Tucson é a escolha perfeita para começar 2025 com o pé direito.








Elo Comunicação 

Marcopolo lança sistema para revolucionar climatização em ônibus

 

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A Marcopolo apresenta um produto que transforma a climatização no interior de ônibus rodoviários. O DutoSmart é um sistema inovador que controla e distribui o ar refrigerado de forma inteligente por todo o veículo, garantindo uma temperatura constante para os passageiros nas poltronas da frente, do meio e de trás, oferecendo uma experiência de viagem ainda mais agradável.


Desenvolvido pela engenharia da Marcopolo, o sistema, com conceito patenteado, utiliza sensores que captam a temperatura em diferentes pontos do interior do veículo e, por intermédio da Inteligência Artificial de software e hardware projetados em parceria com a SOHA, empresa gaúcha de tecnologia e IoT, direciona um maior fluxo e volume de ar refrigerado para os locais com temperatura maior do que a programada. Esse monitoramento acontece em tempo real e de forma ininterrupta, o que permite, por exemplo, que se ao longo da viagem o sol passa a incidir apenas do lado direito do ônibus, o DutoSmart reconheça esse aumento de calor e direcione mais ar refrigerado para todas as saídas do lado direito . O sistema funciona da mesma maneira nas aplicações do ar-condicionado com aquecimento, apenas com o ciclo de temperatura inverso.


 


“Manter a temperatura equilibrada e constante em todo o interior do ônibus rodoviário e ao longo de toda a viagem sempre foi um dos maiores desafios para os fabricantes e os operadores de transporte rodoviário, e motivo de desconforto para os passageiros. Em algumas condições, a diferença de temperatura no interior do ônibus chegava a 7º C, fazendo com que em alguns pontos os viajantes sentissem desconforto com o calor excessivo e, em outros, muito frio”, explica Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.


 


Com o DutoSmart, a Marcopolo quebra um dos maiores paradigmas do mercado e estabelece a verdadeira climatização homogênea no interior do veículo, com variação inferior a 2º C entre as poltronas da frente e as de trás do salão. Segundo o executivo, vários aspectos interferem no equilíbrio da temperatura interna em um ônibus, como a proximidade do sanitário ou região onde está instalado o motor e a maior ou menor utilização das saídas de ar individuais dos difusores localizados no porta-pacotes.


 


Há dois anos, a Marcopolo começou a desenvolver a tecnologia, com foco em equalizar a temperatura interna dos veículos em tempo real. O DutoSmart opera dentro do duto do sistema de ar-condicionado, controlando e direcionando o fluxo de ar para evitar áreas com excesso de frio ou calor.


 


Em razão da utilização da Inteligência Artificial, o status de funcionamento e as configurações do DutoSmart podem ser acessadas pela rede WiFI do próprio controlador, o que possibilita a programação de suas funções, a identificação de possíveis falhas e a realização de manutenções preventivas, evitando que o veículo fique parado por tempo prolongado.


Parceria de Sucesso


A parceira da Marcopolo com a SOHA não se limita ao desenvolvimento do DutoSmart. As duas empresas já trabalharam juntas na concepção de um sistema de controle do uso do cinto de segurança em ônibus. O equipamento faz o monitoramento do uso do cinto de segurança pelos passageiros e o sensoriamento de ocupação e utiliza sensores sem fios que facilita a instalação em veículos em operação.


 



Secco Consultoria e Comunicação 


Toyota Corolla recebe atualizações na linha 2025 e novo design na versão GR-Sport

 

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Líder absoluto no segmento de sedãs médios no País, o Toyota Corolla chega à linha 2025 com importantes atualizações de tecnologia e comodidade, além de passar a integrar o programa de garantia Toyota 10 – que oferece até 10 anos de garantia de fábrica. A versão GR-Sport ainda recebe novo visual externo e detalhes exclusivos da TOYOTA GAZOO Racing, que reforçam ainda mais a esportividade do modelo.



Design exclusivo e novos itens na versão GR-Sport

O novo Corolla GR-Sport recebeu design atualizado para a linha 2025 e reforça a identidade arrojada característica da TOYOTA GAZOO Racing. Para isso, o modelo tem para-choque dianteiro redesenhado, frisos pretos, spoiler e difusor traseiro atualizados, rodas de 17” exclusivas com acabamento diamantado e lanternas com inédito efeito “smoked”.


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Detalhes como volante, botão Start/Stop e chave inteligente com emblema GR, assim como costuras em vermelho, destacam a proposta desta versão. Já a suspensão com molas e amortecedores mais firmes, os braços estruturais conectados ao chassi e os defletores na parte inferior da carroceria foram especialmente desenvolvidos para priorizar uma dirigibilidade mais emocional e esportiva.


 Reforçando o compromisso da Toyota com a comodidade dos clientes, o Corolla GR-Sport 2025 recebeu novos equipamentos, como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que atuam em conjunto com a câmera de ré; e ar-condicionado automático Dual Zone, permitindo que motorista e passageiro ajustem as temperaturas de maneira independente.



Tecnologia aprimorada e mais conveniência

Atendendo aos pedidos dos clientes, a Toyota apresenta uma série de novidades que eleva o conforto e a conveniência do Corolla 2025, com destaque para a nova central multimídia Toyota Play 2.0 de 10” – no sistema anterior, era de 9” –, espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto® e portas USB do tipo “C”. Esse sistema oferece navegação mais intuitiva, maior agilidade e conexão otimizada com dispositivos móveis.


Para a linha Corolla 2025, o Toyota Safety Sense (TSS) também foi atualizado com novas funcionalidades, reforçando a atenção com a segurança:


Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), agora com atuação em todas as velocidades, que incorpora a função de parada e retomada da aceleração de maneira autônoma, o que proporciona mais comodidade e segurança para o condutor em diferentes condições de uso, inclusive no ambiente urbano.



Sistema de Alerta de Mudança de Faixas com Assistente de Permanência – LDA (Lane Departure Alert) –, agora adiciona o Assistência a Permanência de Faixa – LTA (Lane Tracing Assist) –, que atua continuamente corrigindo a direção a fim de manter o veículo centralizado na faixa que se encontra, oferecendo resistência caso o motorista desvie a direção sem o uso do indicador de mudança de direção.



Recursos de segurança conectados via aplicativo

Para a linha 2025, o Corolla (nas versões Altis Premium e GR-Sport) recebe o sistema Toyota Serviços Conectados, que permite ao proprietário consultar status do veículo, histórico de viagens, lembrete para revisões, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas sem nenhum custo adicional no aplicativo Toyota App.



Além disso, ao adquirir o pacote completo de Serviços Conectados, que conta com um período gratuito de 12 meses, o proprietário pode contar com rastreamento e imobilização de veículo roubado, alertas remotos de limite de velocidade e acionamento do alarme, cerca geográfica – que permite determinar um perímetro de circulação a partir do qual é enviada uma notificação –, monitoramento aprimorado que aciona o cliente em caso de acidente e as autoridades caso não seja possível o contato. Também está disponível a contratação adicional de Wi-Fi para até oito dispositivos.

Com especial atenção às exigências dos clientes fiéis da marca, a Toyota, em parceria com a Toyota Corretora de Seguros e a Mitsui Sumitomo Seguros, disponibiliza também a modalidade de Seguro Conectado, que permite integrar as informações do veículo e do condutor à seguradora para a aplicação de benefícios e eventuais descontos de maneira personalizada.



Todos os clientes segurados terão isenção do valor da assinatura do pacote completo de serviços no Toyota App durante o período de cobertura. Além disso, quem financiar o veículo pelo Banco Toyota do Brasil terá acesso a todos os recursos conectados de segurança gratuitamente durante parte do período de financiamento.



Garantia de até 10 anos 

A chegada da linha 2025 para o Corolla também marca a expansão do Toyota 10 no País, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.



Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.



Enfatizando a reconhecida confiabilidade dos veículos da marca e o cuidado com a satisfação dos clientes, o Toyota 10 também estará disponível para unidades do Corolla ano/modelo 2019/2020 em diante que estejam elegíveis – além de Hilux e SW4, que estrearam o programa no mercado brasileiro no último mês de novembro.



"O Toyota 10 reforça nosso compromisso com os clientes da marca e eleva esse relacionamento a um novo patamar de tranquilidade. E isso também reflete no valor de revenda, já que o veículo poderá contar com a garantia Toyota durante até 10 anos com as manutenções na nossa rede de concessionárias. Assim, os nossos clientes têm uma solução completa para a sua experiência de propriedade por muitos anos”, reforça Jorge Mussi, gerente geral de pós-vendas da Toyota do Brasil.



Esse programa também se estende ao sistema híbrido, possui garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independente do uso (particular ou comercial) ou da data do faturamento. Após esse período, a cobertura poderá ser renovada por mais 12 meses ou 10.000 km, até o limite máximo de 10 anos ou 200.000 km, o que ocorrer primeiro.



Lista de equipamentos de série e itens de segurança

O Corolla GLi, versão destinada ao segmento de vendas diretas – PCD, Táxi, Produtor Rural e CNPJ –, tem 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), ar-condicionado, central multimídia Toyota Play 2.0 de 10” com espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, volante com comandos de áudio e computador de bordo, câmera de ré, faróis e lanternas com acendimento automático, retrovisores externos com rebatimento elétrico, vidros frontais com película antirruído e sistema ISOFIX.



Na versão XEi, o modelo inclui quadro de instrumentos digital com tela TFT de 12,3” de alta resolução, acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético, ar-condicionado digital e automático, rodas de liga leve de aro 17”, chave inteligente Smart Entry e partida por botão, paddle-shift para trocas de marchas, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de pacote Toyota Safety Sense (TSS) com Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas velocidades, Assistente de Pré-Colisão Frontal (PCS), Assistente de Permanência em Faixa (LTA).



Já a versão GR-S acrescenta teto solar elétrico, ar-condicionado digital Dual Zone, faróis e lanternas de LED, carregador sem fio para celular, Toyota Serviços Conectados, Alerta de Ponto Cego (BSM) e Sensor de Reconhecimento de Tráfego Traseiro (RCTA). Por sua vez, as configurações Altis Premium incluem acabamento interno com revestimento exclusivo nas cores bege e marrom, banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições e retrovisores externos com rebatimento automático.

Desempenho aliado à eficiência

Na configuração híbrida flex, o Corolla é equipado com motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, além de 14,5 kgfm de torque (com etanol ou gasolina). Esse propulsor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, o que proporciona uma experiência de condução mais sustentável e garante potência combinada de 122 cv.



Pioneiros no mundo ao reunir as vantagens da eletrificação ao biocombustível, os híbridos flex da Toyota têm consumo 30% menor quando comparado às versões não-eletrificadas e até 70% menos emissão de CO₂ quando abastecidos com etanol.



Junto à transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem – eliminando perdas e atritos –, o conjunto oferece uma aceleração linear, simulando marchas de acordo com a demanda do motor e sem desperdiçar energia, o que contribui para respostas ágeis e maior eficiência de combustível.


Nas versões equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, o Corolla tem até 175 cv de potência a 6.600 rpm e 21,3 kgfm de torque a 4.400 rpm quando abastecido com etanol. Associado à transmissão Direct Shift com simulação de dez marchas, o conjunto combina a suavidade do sistema CVT a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, o que reforça a entrega de desempenho.


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Preços e versões

Corolla GLi 2.0L – R$ 158.490

Corolla XEi 2.0L – R$ 161.990

Corolla Altis 2.0L Premium – R$ 188.590

Corolla GR-Sport 2.0L – R$ 189.990

Corolla Altis Hybrid Premium – R$ 199.990






Imprensa Toyota 


Teste: Citroën Basalt chama atenção pelo custo-benefício

 

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Atualmente, não temos mais carros populares e acessíveis como antigamente. Dessa forma, qualquer veículo abaixo de R$ 100 mil já se destaca no mercado. Nesse quesito, a Stellantis tem se mostrado competente, especialmente ao reposicionar a Citroën como a marca de entrada do grupo, uma característica que antes era predominante na Fiat. Essa estratégia começou com o C3, passou pelo C3 Aircross e agora é reforçada pelo mais recente lançamento, o Basalt. Aqui no Espírito Santo, por exemplo, o Citroën Basalt está disponível a partir de R$ 89.990,00.

O Citroën Basalt chama atenção pelo design, que divide opiniões: ou você ama ou você odeia. Trata-se de um SUV coupé com traços que remetem ao C3. A dianteira lembra os modelos derivados do C3, mas o Basalt apresenta algumas diferenças. Ele possui luzes de LED no DRL (Daytime Running Light), enquanto os faróis principais são halógenos. O para-choque é mais proeminente em comparação ao C3 e conta com elementos em preto brilhante na grade, onde está o duplo chevron da marca, além de detalhes adicionais no para-choque, que também possui entradas de ar mais destacadas. Esses detalhes conferem ao modelo um visual robusto.



Visto de lado, destacam-se as rodas diamantadas de 16 polegadas e o caimento da coluna C, que reforça o estilo coupé compacto. Na traseira, o design é mais sólido, com um para-choque elevado, que passa a impressão de maior altura e volume. As lanternas não utilizam LED, mas a Citroën conseguiu criar um efeito visual que simula essa tecnologia.



O Citroën Basalt mede 4,34 m de comprimento, 2,64 m de entre-eixos e 1,82 m de largura, dimensões proporcionadas pela plataforma CMP da Citroën/Peugeot. O porta-malas tem capacidade para 490 litros, um bom espaço para a categoria.



Interior




Por dentro, o Basalt segue a fórmula do C3, com elementos simples e acabamento predominantemente em plástico rígido, mas com texturas diferenciadas no painel. O modelo se destaca pelo ar-condicionado digital, que traz um toque de sofisticação. Outros diferenciais incluem chave tipo canivete e painel de instrumentos digital colorido.

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Os bancos são mais finos, porém  surpreendentemente confortáveis, com revestimento bicolor em couro sintético.



O sistema multimídia de 10,25 polegadas oferece uma interface intuitiva, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e comandos bem posicionados. No entanto, a coluna de direção é ajustável apenas em altura, o que pode ser um ponto negativo para alguns motoristas.



Conjunto mecânico



O Basalt compartilha o motor turbo do Fiat Pulse. Na versão Shine, o modelo vem equipado com câmbio automático CVT de 7 marchas e motor 1.0 Turbo 200 (20,4 kgfm de torque) com 130 cv de potência. Já a versão de entrada utiliza um motor 1.0 aspirado de 75 cv, focado na economia.



Ao volante



Ao analisar o design do Basalt, confesso que as primeiras imagens não chamaram minha atenção. Embora ainda não me encante completamente nesse quesito, é inegável que o modelo apresenta qualidades notáveis. A Stellantis conseguiu fazer um bom trabalho no Basalt, ao contrário do que ocorreu com o Fiat Fastback, cujo design parece desproporcional.



Dirigir o Basalt é uma experiência agradável. Ele é ágil, com trocas de marchas bem ajustadas e boas retomadas de velocidade, oferecendo segurança nas mais diversas situações. A sensação ao volante é semelhante à de dirigir um Fiat, devido ao rodar macio e confortável, características marcantes dos veículos da marca italiana.



A Stellantis revitalizou a Citroën no Brasil, que vinha perdendo força no mercado. Com o sucesso do C3 e agora com o Basalt, a marca francesa recupera relevância e boas vendas. O Basalt é, sem dúvida, uma excelente opção de custo-benefício atualmente. Ele combina características de veículos premium, duas opções de motorização para diferentes perfis de público, bom espaço interno, ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital e, principalmente, um preço competitivo nas versões básicas, abaixo de R$ 100 mil.



No Espírito Santo, por exemplo, a concessionária Orvel Citroën oferece o Basalt Feel manual por R$ 89.990,00. Já a versão Shine Turbo, testada por nós, parte de R$ 104.990,00.





Por Gustavo Paixão 

Orvel Renault comemora premiação

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O Renault Megane E-Tech 100% elétrico conquistou o título de Carro Mais Bonito no Ranking Exame Casual Melhores Carros do Ano 2024, na faixa de preço entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. Em sua terceira edição, a lista da EXAME Casual apresentou os melhores lançamentos do ano, escolhidos por um júri de 32 jornalistas especializados, que avaliaram 104 modelos de 31 marcas.


As faixas de preço foram ampliadas e incluíram valores até 150.000 reais, entre 150.000 e 300.000 reais, e acima de 300.000 reais, nas categorias mais desejado, luxuoso, confiável, bonito e tecnológico. 


Para o diretor das lojas Orvel Renault do Grupo Orletti, Bruno Fortes, a Renault vive um grande momento. “Estamos muito orgulhosos em ser a concessionária que a representa no Espírito Santo. Comemoramos a inovação da marca com o reconhecimento do Kardian como o melhor carro do ano e agora também com o Megane, eleito o carro mais bonito na faixa de preço entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. 100% elétrico, o Megane e-Tech se destaca por um design inovador, tecnológico e acabamento premium.”






Mile4 Comunicação 

Picape JAC HUNTER é lançada com o melhor custo/benefício da categoria e tem garantia de 8 anos

 

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A picape JAC HUNTER HD AT 4x4 representa uma nova fase da fabricante no país. Referência quando o assunto é carro elétrico, a JAC agora entra no mundo das picapes médias. E a estreia não poderia ser melhor. A HUNTER chega com o melhor custo/benefício da categoria, além de ser a maior picape da classe e ter a maior garantia do mercado, com 8 anos de cobertura total. As primeiras mil unidades serão oferecidas por R$ 239.900, exatos R$ 20 mil a menos do que o preço de lista, R$ 259.900.


Maior garantia do mercado brasileiro: 8 anos sem limite de quilometragem


O público de picapes espera por um modelo robusto e que passe confiança para o uso pesado no dia a dia. Longos testes de rodagem garantiram a tropicalização da JAC HUNTER, adaptando-a às condições desafiadoras do Brasil.

Foram rodados mais de 1 milhão de quilômetros por todas as regiões do país em 18 meses. Com isso, a montadora tem a confiança de oferecer uma garantia de 8 anos sem limite de quilometragem para uso particular ou 250.000 km para uso comercial, indo bem além das competidoras.

“Ao longo do período de testes fizemos várias modificações na HUNTER para adaptação ao mercado brasileiro e aprovamos a garantia de 8 anos”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.


Maior capacidade de carga


Quem busca uma picape média não dispensa capacidade de carga. Nesse quesito, não há nada no segmento como a HUNTER. São 1.400 kg de carga total. O nome Heavy Duty é mais do que justificado. A caçamba tem capacidade de volume de 1.135 litros, além de ser equipada com proteção de série.


A maior picape da categoria


No capítulo dimensões, a HUNTER tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de distância entre-eixos. Por ser 10 centímetros mais alta e 10 cm mais larga do que a líder do segmento, o conforto é superior à média.

O mesmo vale para os passageiros de trás, que contam com duas entradas USB e também com saídas de ar. O piso plano ajuda a acomodar ocupantes maiores, que viajam mais confortavelmente graças à maior inclinação do encosto do banco traseiro. Ainda há bolsos para revistas e celulares nas costas das poltronas dianteiras.


Design agressivo com personalidade


Como não poderia deixar de ser, o desenho agressivo é o cartão de visita da HUNTER. Os faróis divididos são do tipo full-LED, sem lâmpadas halógenas, o que aumenta o alcance em situações de baixa luminosidade. A assinatura visual de LED oferece luzes de rodagem diurnas de alta intensidade, destacando a picape nas estradas. Uma grande moldura cinza emoldura o conjunto, valorizando a ampla grade tipo colmeia. Para combinar, o logotipo da JAC é escurecido.

As laterais exibem vincos demarcados, que se sobressaem ainda mais devido aos para-lamas ressaltados, cujas molduras se integram visualmente com a dianteira. O santantônio estilizado e o rack do teto também vêm de série. Retrovisores e maçanetas recebem acabamento cromado, o que aumenta a sensação de requinte. Para finalizar o design marcante, a traseira tem lanternas com filetes verticais de LED.


Motor turbodiesel e câmbio automático ZF de 8 marchas


Equipada com motor 2.0 turbodiesel, a HUNTER dispõe de 191 cv de potência a 3.600 rpm e 46 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. O câmbio automático sequencial é o ZF de 8 marchas, transmissão reconhecida pela rapidez, suavidade e capacidade de adaptação a diferentes relevos, sendo capaz de detectar ágilmente a necessidade de freio motor. Não por acaso, é usado por marcas como Audi e BMW. O conjunto leva a picape de zero a 100 km/h em 11,9 segundos e à velocidade máxima de 185 km/h.

São nada menos que quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Lama. Cada um deles altera notavelmente o comportamento da HUNTER. No econômico, as marchas altas são priorizadas, reforçando a economia de combustível. O normal traz equilíbrio para o uso cotidiano. O esportivo muda o mapeamento da central eletrônica, privilegiando o torque e desempenho. Para evitar o destracionamento e moderar a força elevada do propulsor, a opção lama parte em segunda marcha. Se o motorista quiser, há a possibilidade de ajustar o nível da assistência de direção, que pode ser normal ou esportiva.

Um comando giratório permite selecionar os diferentes modos de tração. Na condução normal, a tração é repassada para as rodas traseiras. Se for necessário, a tração 4x4 High pode ser acionada rapidamente, possibilitando maior aderência em pisos difíceis. É o suficiente no momento de encarar trilhas e lama. Já o modo 4x4 reduzido é voltado a desafios ainda mais pesados.

Na hora do off-road, a HUNTER tem bons ângulos de entrada (27 graus) e de saída (23 graus). A altura em relação ao solo é de 24 centímetros, já a capacidade de rampa é de 30%. Vital nas manobras no asfalto e fora dele, o diâmetro de giro é de apenas 12,4 metros.

O nível de consumo é moderado: são 9 km/l de diesel na cidade e 10,2 km/l na estrada. Graças ao tanque de 80 litros, a autonomia rodoviária chega a 816 km.


Acabamento premium e muita tecnologia


O acesso à cabine é facilitado pelo estribo lateral de série e pelas alças na coluna A. E a recepção não poderia ser melhor. Logo ao entrar, o acabamento premium já sobressai. Os revestimentos de couro artificial marrom estão até no console central e nos quatro painéis das portas. Os bancos são trabalhados em matelassê, e chamam a atenção também por terem ajustes elétricos para o motorista (seis posições) e carona (quatro posições), além de aquecimento em ambos. Amplas abas laterais ajudam a segurar os movimentos do corpo nas curvas.

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Assim como o acabamento, o alto nível de tecnologia fica claro em vários pontos. O painel digital, com visor de 7 polegadas, possui gráficos coloridos de alta definição e pode ser personalizado. A enorme central multimídia tem 13 polegadas e tela vertical. O formato de tablet facilita a visualização de diversas informações ao mesmo tempo, sem a necessidade de trocar de tela. É possível conectar o Android Auto ou Apple CarPlay rapidamente, sem falar no sistema de recarga wireless de smartphones. Para maior agilidade, o ar-condicionado pode ser controlado também por botões físicos.

Entre muitos recursos, a tela exibe as imagens das câmeras da HUNTER. Não há apenas câmera de ré; a dianteira também possui uma, proporcionando saídas seguras de garagens. Somam-se a elas as câmeras laterais, e o conjunto possibilita visualizar o entorno da picape em 360 graus. Juntamente com os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a tecnologia ajuda muito em balizas.

O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters, garantindo, assim, uma boa qualidade de reprodução. Amplas regulagens de equalizador e balanço podem ser acessadas rapidamente.

Elevado em relação ao motorista, o console central exibe a manopla do câmbio eletrônico, além de concentrar as demais funções de ajuste do carro. O freio de mão eletrônico tem auto hold, tecnologia que aciona os freios automaticamente em paradas, poupando a perna do motorista. Também ficam ali os comandos do sistema de tração e dos diferentes Drive Modes. Outros três botões podem acionar ou desabilitar o controle de estabilidade e os desembaçadores do para-brisa e do vidro traseiro.

O espaço destinado a objetos é amplo, e inclui porta-copos central de dois tamanhos diferentes, perfeito para acomodar copos e garrafas sem o risco de derramar. O porta-objetos do apoio de braço dianteiro é refrigerado, destacando-se pela regulagem do fluxo de ar. Além da tomada de 12V no console, há duas portas USB na dianteira e uma na traseira. Os passageiros de trás, que já desfrutam de amplo espaço, contam ainda com saídas de ar e apoio de braço com outros dois porta-copos.


Segurança aprovada


Assim como o pacote de tecnologia, o nível de segurança da JAC HUNTER é elevado. Com cinco estrelas no teste do Australasian New Car Assessment Program (Ancap), programa de avaliação de carros novos vendidos na Austrália e em mercados asiáticos, a HUNTER possui um bom pacote de segurança ativa e passiva.


Os itens de segurança ativa incluem freios a disco nas quatro rodas, hill-holder e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. A segurança passiva, por sua vez, é reforçada pelos seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina).


Pacote de itens de série completo


Entre os outros muitos itens de série estão teto solar elétrico, retrovisores com rebatimento automático e vidros com função um-toque para todos, que podem ser fechados a distância com o botão de trancar da chave keyless. Além disso, os vidros podem fechar automaticamente quando começar a chover.

Somam-se ao pacote os seguintes equipamentos: rodas de liga leve aro 18 diamantadas; pneus fora de estrada 265/60 R18; apoio de braço traseiro com porta-copos; luzes de leitura individuais de LED; projeção do logotipo JAC ao abrir as portas; volante multifuncional; controle de velocidade de cruzeiro; fechamento automático das portas programável; faróis ajustáveis em altura; controle de pressão dos pneus; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; para-sóis com espelhos e iluminação; e luzes de LED customizáveis na cabine.






Imprensa JAC Motors