Nova e aprimorada: Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos

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E se fosse possível aprimorar aquele que já é o melhor? A Volvo conseguiu cumprir essa difícil missão com a nova XC90, que atualiza o mais alto patamar de luxo da marca sueca.

 

A XC90 é um ícone da Volvo Cars, e graças a uma ampla gama de atualizações de tecnologia e design ao redor de todo o veículo, o premiado e mais vendido SUV híbrido topo de linha está, agora, melhor do que nunca. Mantendo o requinte, conforto e segurança com capacidade para até sete passageiros.

 

Com início da produção estimada ainda para o final de 2024, em Torslanda (Suécia), o modelo de sete lugares é um dos carros mais seguros nas estradas. Além do mais, é referência de conforto no segmento premium e, na versão híbrida plug-in, pode até mesmo rodar como um carro totalmente elétrico, oferecendo 47 km de autonomia totalmente elétrica com uma única carga, segundo dados oficiais do Inmetro.

Isso significa que muitos motoristas poderão fazer suas viagens diárias com zero emissões de poluentes. Na verdade, informações atuais da Volvo  mostram que cerca de metade (48%) da distância percorrida pelos mais recentes carros híbridos plug-in da marca é feita usando energia puramente elétrica.

 

E a XC90 tem mais potência quando você precisa – para viagens mais longas, o sistema híbrido é combinado com um eficiente motor a gasolina para estender sua autonomia em torno de 550 km. Você também pode optar pela potência combinada total de gasolina e eletricidade para uma tração integral constante ou para condução off-road.

 

Um novo design exterior, mais contemporâneo, reforça o visual confiante da XC90, refletindo  a transição contínua da Volvo para a eletrificação total e já traz elementos dos mais novos Volvos totalmente elétricos.

 

A maior novidade, talvez, esteja no interior da XC90. Uma cabine renovada melhora a praticidade e traz a mais recente experiência de bordo, a mesma que já é oferecida nos novos elétricos EX90 e EX30. Uma tela central maior com maior resolução melhora a experiência do usuário e abre um mundo de novos recursos, aplicativos e, claro, atualizações regulares de software remotamente (over-the-air).

 

"A nova XC90 exala confiança, e por que não exalaria? Nosso modelo híbrido de ponta tem sido um dos nossos best-sellers por anos e continua a ser o favorito de muitos clientes”, diz Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

 

“Quer você busque conforto, espaço, luxo, versatilidade ou eficiência híbrida, a XC90 entrega em todos os aspectos. Juntos, a XC90 e seu irmão totalmente elétrico EX90 oferecem aos clientes as opções que melhor se adequam a eles e nos equipam com um portfólio equilibrado à medida que continuamos nossa transição para a eletrificação total”, complementa o executivo.

 

Para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, a nova XC90 é mais uma opção para o cliente que deseja migrar para um veículo eletrificado.

 

“A Volvo acredita no futuro elétrico e a nova XC90 é mais uma prova disso. Temos a confiança de que precisamos atender aos nossos clientes da melhor forma possível e, com isso em mente, vamos oferecer produtos híbridos, como a XC90, e o EX90, totalmente elétrico, para aqueles que já estiverem confortáveis em abraçar o universo dos veículos sem motor a combustão. Como diz o velho ditado: ‘o cliente tem sempre razão’ e estamos prontos para entregar o que cada um desejar”, reflete Godoy.

 

A nova XC90 tem chegada prevista ao mercado brasileiro no primeiro trimestre do ano que vem, com valor competitivo para a categoria de SUVs grandes, com sete lugares.

 

Um portfólio de produtos equilibrado

 

Junto com a nova linha de carros totalmente elétricos da Volvo, a XC90 T8 híbrida plug-in continua sendo muito lembrada pelos clientes, além de se tratar de um carro importante para a marca em termos de vendas. Junto com os modelos totalmente elétricos, carros híbridos plug-in como a XC90 e seus irmãos formam um portfólio de produtos global empolgante e equilibrado para a Volvo Cars, proporcionando uma ponte sólida para um futuro totalmente eletrificado.

 

Esse equilíbrio entre totalmente elétricos e híbridos plug-in compõe o mix ideal para o portfólio no mercado atual, visto que o segmento de modelos premium totalmente elétricos segue em franca ascensão. 

 

Está entre os carros mais seguros nas ruas e estradas

 

Como todos os modelos da Volvo, a XC90 é um dos carros mais seguros à disposição no mercado. Equipado com uma estrutura de segurança avançada, junto com um abrangente conjunto de recursos de segurança ativa para auxiliar o motorista, seus familiares, e até mesmo terceiros na estrada, em segurança.

 

Usando radar e uma câmera frontal, a XC90 pode detectar se você desviou para a pista oposta e guiá-lo de volta para a sua faixa com segurança, evitando o risco de colisão, ajudando a evitar que o cliente saia acidentalmente da estrada. Como se não bastasse, pode usar freios e direção para ajudar a evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e grandes animais, como o alce, típico nas vias suecas, país de origem da Volvo.

 

Conforto lendário: de série

 

A condução na XC90 está melhor do que nunca, com o conforto lendário dos assentos e suspensão aprimorados, desde a versão de entrada. Cada amortecedor, que trabalha de forma individual, agora é capaz de se adaptar mecanicamente às condições da estrada para otimizar tanto o conforto quanto a estabilidade – proporcionando uma experiência de condução mais confiante e relaxada.

 

E se o consumidor quiser algo a mais, a suspensão a ar opcional trabalha em conjunto com um chassi ativo que monitora o carro, a estrada e o motorista 500 vezes por segundo para oferecer o passeio mais confortável possível.

 

Nas versões Ultra e Ultra Dark, as mais premium, caso seja necessário acesso facilitado para entrar ou sair, melhor aerodinâmica em alta velocidade ou maior altura para terrenos acidentados, a XC90 com suspensão a ar pode abaixar-se em 20 mm ou elevar-se em 40 mm. Além disso, foram adicionados isolamentos extra em certas partes do carro, o que significa que os ruídos de vento e da própria estrada ficaram ainda mais imperceptíveis.

 

O interior renovado vem com uma cabine frontal redesenhada que representa o melhor do design escandinavo contemporâneo. O painel tem uma forma mais horizontal do que antes, incorpora painéis decorativos feitos de materiais reciclados premium para um acabamento mais texturizado e é dividido por novas saídas de ar verticais. A iluminação aprimorada contribui para uma sensação ainda mais luxuosa à noite.

 

A cabine também foi reconfigurada para torná-la ainda mais prática, em resposta ao feedback dos atuais proprietários da XC90. O departamento de design da Volvo criou espaço de armazenamento adicional no console central, incluindo um porta-copos extra, e foi acrescentado o carregador de telefone por indução atrás do túnel central, separado da área de armazenamento principal, para maior conveniência.

 

A XC90 pode ser equipada com um dos melhores sistemas de som para carro, o sistema de áudio High Fidelity da Bowers & Wilkins, que pode replicar fielmente a acústica de um palco, uma sala de concertos ou um clube de jazz.











Imprensa Volvo Cars 

Novo Equinox Turbo leva requinte e exclusividade ao segmento de maior desejo

 

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O segmento de SUVs nunca esteve tão aquecido. São mais de 100 modelos à disposição, com diferentes tamanhos e tecnologias de propulsão. A categoria dos veículos médios equipados com motor turbo é a mais competitiva, por representar o sonho de consumo da maioria dos brasileiros.

 


Com isso, o Novo Equinox Turbo chega para estabelecer um novo patamar de design, sofisticação, experiência e performance. Sem perder a exclusividade, atributo que marca a trajetória do SUV no mercado local.

 


O modelo desembarca em duas versões topo de linha, Activ e RS, com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil.

 


Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana. As duas trazem tração (AWD) integral inteligente de série.

 


Compartilham também as inovações tecnológicas: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica.

 


O motor 1.5 turbo está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv, e agora a transmissão é de oito marchas, garantindo melhor performance sem aumento no consumo.

 


A bordo do SUV da Chevrolet, a sensação é de estar em um veículo de nível superior. Os cinco ocupantes contam com amplo espaço interno, incluindo assoalho traseiro plano. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.

 


“O Novo Equinox Turbo foi projetado para atender às necessidades de famílias que valorizam status, prazer ao dirigir e que gostam de viajar de carro com a máxima praticidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

 


Hoje, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com aproximadamente 70%, e os eletrificados, com 30%. Para satisfazer os anseios dessa menor porção do segmento, a empresa lançou recentemente o Equinox EV, um veículo totalmente distinto, que complementa a gama.

 


Disponível no Brasil a partir do início de dezembro, o Novo Equinox Turbo é o sexto lançamento da Chevrolet neste ano, reforçando o compromisso da marca em oferecer um portfólio de produto cada vez mais sofisticado e sustentável.

 


Quarta geração


Tudo é inédito no Novo Equinox Turbo. O visual imponente e a profusão de ângulos retos caracterizam o modelo 2025. A frente está mais alta e a lateral ganha linhas atléticas com elementos inéditos. Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura de LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet.

 


A quarta geração do Equinox dá um salto principalmente em requinte, mostrando que o produto evolui para encantar o consumidor. Referência em pesquisas de satisfação na categoria, o modelo continua se destacando dos rivais diretos pela superioridade nas dimensões e pelo seu size impression, expressão atribuída a um automóvel que chama a atenção pelo seu porte e presença.

 


O novo modelo está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura - proporções com o intuito de favorecer tanto o design exterior quanto o melhor aproveitamento do espaço interno. O compartimento de bagagem leva 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga.

 


A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada, agregando tecnologia e beleza ao SUV da Chevrolet mais vendido do mundo. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Elas, aliás, também foram redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros.

 


Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada, mas sem perder aquela impressão de robustez que acompanha o modelo desde sua origem. O efeito de teto flutuante (panorâmico) é outra nuance que ressalta a estética do modelo.

 


Ao entrar no veículo, chama a atenção as telas de alta definição do painel e o elevado padrão de qualidade dos acabamentos, incluindo o dos assentos Evotex, feitos com um material sintético super macio, agradável ao toque, com alta capacidade de dissipar calor – perfeito para uso em países de clima quente.

 


As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. Já os comandos do ar-condicionado (dual zone) e do console central reforçam a atmosfera high-tech com efeito de superfície brilhante.

 

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Comparando as versões Activ e RS, nota-se que o modelo de apelo aventureiro traz múltiplos elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto (para filtrar melhor as imperfeições no fora-de-estrada) e interior com acabamentos caramelo.

 


Na derivação esportiva do Novo Equinox Turbo, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta ainda com rodas aro 20 e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.

 


Integrado ao seu estilo de vida


Por serem altamente aspiracionais, os SUVs tomaram o posto dos sedãs premium para se tornar a vitrine tecnológica dos fabricantes de automóveis. O Novo Equinox Turbo é um bom exemplo dessa tendência de superioridade. O carro da Chevrolet traz um pacote imbatível na categoria com itens de segurança ativa, conectividade avançada e equipamentos de comodidade que valorizam a experiência a bordo.

 


“Desenvolvemos as versões Activ e RS com um conteúdo específico para o mercado brasileiro, reunindo todas as tecnologias inovadoras disponíveis para o Novo Equinox Turbo nos Estados Unidos. Aqui, o modelo atrai um cliente que exige alto padrão em conforto, performance, segurança e conectividade”, conta Maurício Scalzo, diretor de Planejamento de Portfólio da GM América do Sul.

 


Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.

 


Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais - o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.


 


Em relação a comodidades, o usuário conta com sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses updates. A funcionalidade também permite customizações digitais do veículo.

 


Outro diferencial competitivo do Novo Equinox Turbo está na conectividade, território liderado pela GM. Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por inteligência artificial.

 


O Novo Equinox Turbo foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A tecnologia é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado.

 


“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos, trazendo ainda mais conectividade e segurança. Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.


Veja outras oportunidades de avanços da tecnologia 5G:


• Download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição

• Atualizações remotas mais abrangentes e rápidas

• Navegação online com gráficos animados de melhor resolução

• Uso mais amplo de sistemas comandados por voz

• Maior possibilidade de customizações digitais do veículo

• Maior segurança cibernética

• Mais comandos remotos do veículo via app

 


A difusão do 5G representa o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década.

 


Praticidade é um dos pilares do Novo Equinox Turbo. Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades à distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.

 

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Prazeroso de conduzir


Não há dúvidas de que o fenômeno comercial dos SUVs passa pela evolução dinâmica desses veículos, que hoje têm conforto e dirigibilidade semelhantes à dos melhores carros de passeio. Parte da explicação está no avanço da arquitetura estrutural.

 


O Novo Equinox Turbo dá um passo além neste sentido. Suspensão, direção, motor, transmissão e eletrônica foram refinadas para oferecer uma condução ainda mais envolvente. O modelo da Chevrolet é daquele tipo de produto para ser “degustado”.

 


Ao volante, o motorista vai sentir um rodar macio, com direção precisa e um conjunto mecânico muito mais harmonizado... Tudo com muito mais silêncio a bordo.

 


O propulsor foi recalibrado e ganhou a companhia de uma nova transmissão, agora de oito marchas. As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, que simulam ultrapassagens em rodovia. O 60-100 km/h leva apenas 6,3s.

 


Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.

 


Outra novidade é o sistema Auto Hold, útil em situações de trânsito, por manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo.

 


Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. Dá para limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.

 


Apesar de estar maior, mais equipado e mais ágil, o Novo Equinox Turbo manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro. Prova de que o carro está melhor do ponto de vista energético.

 


Outro diferencial do SUV da Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios.


O Novo Equinox Turbo estreia em cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark.







Imprensa Chevrolet 

Ademicon amplia portfólio e lança consórcio para motos de até 300 cilindradas

  

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De acordo com dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), o segmento de motocicletas corresponde atualmente, por 27,6% dos participantes ativos do sistema de consórcios. Além disso, entre janeiro e setembro deste ano, a modalidade registrou mais de 994 mil cotas comercializadas e R$ 19,2 bilhões de créditos comercializados, o que representa um aumento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2023.


 


Ainda segundo números da entidade, do total de mais de 3 milhões de participantes deste setor, registrado em agosto, a grande maioria é composta por empreendedores que têm nesse tipo de veículo seu meio de mobilidade, trabalho e renda.



Sempre atenta às oportunidades e tendências do mercado de consórcio, a Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, acaba de lançar um grupo específico para aquisição de motos de até 300 cilindradas, com objetivo de atender a demanda deste público e complementar o portfólio da companhia.


 


Diferenciais e funcionamento 


Os créditos no consórcio para aquisição de motos de até 300 cilindradas vão de R$ 15 mil a R$ 30 mil, com parcelas a partir de R$ 320. O grupo contará com mil participantes que podem ser contemplados por sorteio realizado pela Loteria Federal ou por outras diversas possibilidades de lance. A duração prevista é de 60 meses, sendo que o valor do crédito é corrigido anualmente pelo INPC. Não há taxa de adesão na contratação.



“Nossa expectativa é de que este lançamento seja um absoluto sucesso. Buscamos constantemente aprimorar nossa companhia, com o objetivo de torná-la cada vez mais completa, com um portfólio rico em soluções que atendam a todos os perfis de clientes. A Ademicon tem mais de 30 anos de mercado e sempre trabalhou o consórcio como uma forma de democratização do crédito, ajudando na conquista de bens e sonhos por meio do planejamento financeiro”, explica Adriano Bruni, diretor comercial da Ademicon.







Virta Comunicação 

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

Gustavo Paixão 



  O Renault Kardian é o grande vencedor do Carro do Ano 2025 . A revista Autoesporte divulgou os vencedores da 58ª edição do Prêmio Carro do Ano 2025 nesta terça-feira (26).


O modelo concorreu contra BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008 na categoria principal da premiação mais importante da indústria automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a Renault, e uma fabricante francesa, vence o prêmio.


Para Bruno Fortes, Diretor Comercial da Orvel Renault do Espírito Santo, esse reconhecimento é o reflexo do compromisso da Renault em oferecer veículos inovadores, modernos e conectados com as necessidades dos nossos clientes. 


"Estamos extremamente honrados e orgulhosos por ver o Renault Kardian ser eleito o Carro do Ano 2025 pelo AutoEsporte. O Kardian representa uma nova era para a marca, trazendo não apenas tecnologia de ponta, mas também um design arrojado, uma experiência de direção única e, é claro, um preço extremamente atrativo, com versões a partir de 99.990 em todas as lojas Orvel Renault.”


A Renault também recebeu o prêmio da categoria de Motor do Ano Combustão pelo propulsor TCe 1.0 turboflex de três cilindros e injeção direta de combustível que equipa o Renault Kardian. O conjunto é capaz de desenvolver 125 cv de potência e chegar até 172 km/h.


Quer saber mais sobre o Kardian? Clique aqui e leia nossa avaliação sobre o modelo.






Mile4 Assessoria 

Black November Orvel

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Um mês inteiro de ofertas e todas a linha Renault com descontos e condições exclusivas.


 Duster Intense Plus MT 2024/2025: taxa 0,00% em 36 meses e mais 20.000,00 de bônus.

Kardian Techno 2024/2025: supervalorização de até R$12.000,00 mais taxa 0%

Kwid Zen 2024/2025: de R$ 74.590,00 por R$ 62.990,00


Fiat Orvel - Chance Certa

Leve a Fiat Strada Volcano MT 2024/2025, a partir de R$ 117.990,00 com o exclusivo KIT ITALIA, mais financiamento com primeira parcela março de 2025.


Picape Fiat Titano: com mais de R$ 75.000 de desconto, mais taxa 0% e emplacamento grátis

Fiat Mobi Like 24/25, com parcelas a partir de R$999,00

Fiat Pulse, a partir de R$98.990,00; taxa 0% e emplacamento grátis.


Orvel Seminovos

50% de entrada e primeira parcela em fevereiro de 2025

mais de 200 carros no estoque


Volkswagem: Blue Friday (ofertas até 30/11)

Nova Amarok V6, até R$ 30 mil de bônus com seu usado na troca, mais taxa zero em até 24x.

Tiguan R-line, bônus de R$19 mil

Polo Rock in Rio: bônus de até R$6.300, mais entrada de apenas 30%, e primeira parcela em março de 2025.



Mille4 Assessoria 

Hyundai Tucson fabricado no Brasil volta a ser comercializado em versão atualizada

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  A Hyundai Motor Brasil inicia esta semana as vendas da versão atualizada do SUV médio Hyundai Tucson fabricado no País. Trata-se de um dos modelos mais icônicos da marca no Brasil, com mais de 300 mil unidades comercializadas desde 2005 e com fabricação nacional a partir de 2009. O veículo será produzido pela parceira CAOA Montadora, em Anápolis (GO), e distribuído pela Hyundai em toda a sua rede de concessionárias. O preço sugerido é de R$ 189.990.


“O Hyundai Tucson é um dos símbolos da marca no mercado brasileiro e uma das maiores referências entre os SUV médios. Já são vinte anos de sucesso e aprovação, tendo sido o primeiro SUV de muitos consumidores lá no começo dos anos 2000. Disponível em nossa rede de lojas em todo o Brasil, o Tucson chega atualizado em design e com um pacote de itens de segurança, tecnologia e conforto altamente competitivo”, explica Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.


O Hyundai Tucson recebe novo visual neste final de 2024. Destacam-se a inédita grade frontal cromada e o desenho atualizado dos faróis principais em LED e das rodas de 18” diamantadas, assim como as luzes traseiras também em LED e os novos para-choques. Internamente, o teto solar panorâmico e a nova central multimídia de 9”, agora flutuante e com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, são os protagonistas.


Entre os equipamentos de segurança, temos suspensão traseira independente, aviso de colisão traseira com tráfego cruzado e detector de ponto cego, câmera de ré integrada na multimídia, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa. Para maior conforto, os ocupantes contam com ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída de ar independente para os assentos traseiros, bancos do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, espelho interno eletrocrômico, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, abertura elétrica do porta-malas por aproximação, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial com botão de partida, seletor de modo de direção (Sport, Eco, Comfort) e piloto automático com limitador de velocidade.


Suas medidas sobressaem perante os principais concorrentes, com 4.480 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.660 mm de altura e 2.670 mm de distância entre eixos. Também conta com um dos maiores porta-malas da categoria, com 513 litros de capacidade (VDA).


O Hyundai Tucson vem com motor Gamma I 1.6 Turbo GDI, a gasolina, que oferece 177 cv de potência máxima e 27 kgfm de torque máximo. Possui transmissão automatizada com sistema de dupla embreagem a seco de 7 velocidades (DCT7) de primeira geração, conforme o projeto do veículo. Essa DCT7 traz atualizações de software que controlam de maneira mais efetiva o acoplamento da embreagem no tempo correto em baixas velocidades, o que torna a dirigibilidade mais suave. O material de fricção dos discos das embreagens também foi aprimorado, para prolongar a vida útil dos componentes. Dentro do programa global de Pesquisa & Desenvolvimento da Hyundai, testes de durabilidade foram realizados em diversas regiões do mundo, em diferentes condições climáticas e de piso, atestando a confiabilidade da transmissão, conforme os padrões de qualidade da Hyundai.


A escolha da transmissão DCT7 para os veículos Hyundai com motor 1.6 Turbo GDI deve-se à preferência por trocas de marchas mais rápidas e precisas e menor consumo de combustível. Para o Hyundai Tucson que volta a ser montado no Brasil agora, com atualizações de visual e novos equipamentos de conforto e segurança, a opção pela DCT7 de primeira geração está respaldada pela garantia Hyundai de cinco anos, sem limite de quilometragem.


Essa garantia é válida para veículos de uso particular, não para aplicação comercial, e inclui defeitos de qualidade das embreagens e demais componentes desde que a operação e as manutenções previstas sejam seguidas conforme recomendado pela Hyundai Motor Brasil (HMB).






Imprensa Hyundai 

BYD Song Premium chega ao Brasil para assumir o posto de SUV híbrido plug-in mais potente da marca

 

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A família Song, líder no segmento híbrido plug-in no Brasil, ganhou mais um integrante: o SUV Song Plus Premium, modelo que chega para ocupar um novo segmento de mercado, com design esportivo único, tecnologia embarcada de ponta, segurança e sistema DM-i combinando motor elétrico e motor 1.5 turbo para entregar 324 cv de potência combinada e tração integral.


“A BYD está celebrando 30 anos de existência. Para comemorar com os consumidores brasileiros, trouxemos uma edição limitada do nosso mais novo SUV, que complementa uma dupla de sucesso consolidado de vendas”, diz Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto, em referência aos modelos da linha que já conquistaram os consumidores: BYD Song Plus e BYD Song Pro.


O Song Premium é equipado com a plataforma DM-i Super Híbrida, composta por um motor turbo a gasolina altamente eficiente de 1,5L e dois motores elétricos, um dianteiro de 204 cv e um traseiro de 163 cv.


Completando o avançado conjunto propulsor está a bateria Blade de 18,3kW/h, que proporciona 80km de autonomia no modo 100% elétrico (NEDC). Com isso, o modelo chega a uma autonomia combinada de até 960km, com um tanque cheio de gasolina e bateria totalmente carregada. Pelo padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o SUV tem uma autonomia elétrica declarada de 52km e autonomia total de 690km. O tanque de combustível tem capacidade para até 57 litros.


O SUV oferece economia de combustível e níveis excepcionais de NVH (sigla em inglês para ruído, vibração e aspereza), proporcionando condução comprovadamente suave e silenciosa, sem renunciar à performance com toda a força e torque à disposição – a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,2 segundos. Outros pontos altos são a potência combinada de 324 cv.


TECNOLOGIA E SEGURANÇA



Para o CEO da BYD, Wang Chuanfu, “não existe luxo maior em um carro do que a segurança” e a prova disso é o quanto a companhia prioriza que seus carros sempre cumpram todos os rigorosos critérios de segurança para motorista e passageiros. Como em toda a linha, a Bateria Blade é integrada a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis), garantindo proteção elevada. A bateria funciona tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo.



Combinando com tecnologia, inovação e funcionalidade, esse lançamento da BYD inaugura um design único, com elementos novos que colocam o carro em um patamar premium. O reconhecido Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360o e alerta de tráfego cruzado faz parte deste modelo e garante uma vida prática a bordo.

DESIGN ICÔNICO

O BYD Song Premium traz uma fusão harmoniosa entre as linhas “Dinastia” e “Ocean” da BYD, mesclando tradição e modernidade. O SUV é destacado por linhas fluídas, com silhueta robusta e detalhes esportivos que conferem design único ao veículo, tornando-o um verdadeiro destaque do segmento. O modelo tem aparência elegante e imponente ao mesmo tempo, com 4.775 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.670 mm de altura, entre eixos de 2.765mm e um espaçoso porta-malas de 574 litros. As medidas tornam o SUV a escolha perfeita para quem busca um veículo amplo e confortável.

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BEM-ESTAR E TECNOLOGIA A BORDO

Pensando em comodidade, a BYD oferece acesso com NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade), onde é possível destravar o carro com um cartão ou até mesmo por um aplicativo no smartphone. Ainda é possível gerenciar remotamente o veículo por meio do aplicativo BYD, que oferece diversas funções a serem feitas à distância, como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar- condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e o aquecimento/ventilação dos assentos, além de outras funcionalidades.


Quando se trata de inteligência, o modelo é composto por um conjunto de recursos premium de série, como uma tela giratória de 15,6”, carregamento sem fio para smartphones, conexão com internet, GPS integrado, controle automático de climatização de duas zonas, painel de instrumentos LCD Full-View de 12,3” e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos, atualizações de sistema Over-The-Air e um potente sistema de som com 10 alto-falantes.


Outro ponto alto é o head-up display, que projeta a velocidade e informações do ADAS, dentre outras relevantes ao motorista no vidro da frente, proporcionando mais conforto e segurança sem tirar o olho da direção. O modelo ainda com carregador portátil, como item de série, além do sistema VtoL (Vehicle to Load) que transforma a bateria em uma fonte de energia.


Com aquecimento e ventilação, os bancos dianteiros têm ajustes elétricos (8 para motorista e 4 para passageiro) que tornam fácil encontrar a posição ideal para uma vida confortável a bordo. Atrás, os ocupantes também são muito bem acomodados. Seja no espaço para os ombros e pernas ou em características como assoalho plano, saídas de ar-condicionado, duas portas USB (A e C), luzes de leitura, porta-objetos e teto solar panorâmico.


CORES E PREÇO

O Song Plus Premium chega no mercado brasileiro com quatro cores de carroceria: Branco, Cinza Claro, Cinza Escuro e Preto, além do interior elegante e acabamento premium nas cores Cinza Claro e Caramelo.


A garantia* do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade tem cobertura* de oito anos, sem limite de quilometragem. O preço público (PPS) é de R$299.800,00.





Imprensa BYD 

Citroën C3 Aircross entrega espaço e praticidade

Foto: Divulgação 


 O Citroën C3 Aircross chega ao mercado brasileiro com um único concorrente direto: o Chevrolet Spin, que foi renovado e está mais refinado. Por outro lado, o Aircross aposta na simplicidade para reduzir custos e traz como destaque o motor turbo. Enquanto o Spin custa mais e mantém o motor 1.8 aspirado, o Aircross se posiciona como uma opção mais acessível. Mas será que vale a pena escolher o C3 Aircross? Para responder a essa pergunta, avaliamos a versão Shine de 7 lugares, gentilmente cedida pela concessionária Orvel Citroën para um fim de semana de testes.


Design e dimensões


O Citroën Aircross chama atenção por sua robustez e transmite a sensação de ser um carro maior do que realmente é. Apesar disso, ele não é pequeno, apresentando medidas que garantem bom espaço interno: 4,32 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,67 m de altura e um entre-eixos de 2,67 m. Esse entre-eixos é ligeiramente maior que o do Spin (2,62 m), proporcionando mais conforto, especialmente para quem viaja na terceira fileira de bancos.

O design externo do Aircross remete ao C3, mas com características próprias. Na dianteira, destacam-se as assinaturas de LED (iguais às do C3 e do Basalt), enquanto os faróis e os de neblina utilizam lâmpadas halógenas. Detalhes cromados e em preto brilhante adornam a grade, que também possui apliques cinza na parte inferior.

Nas laterais, o visual é sóbrio, com retrovisores em preto brilhante e repetidores de seta na versão topo de linha. As rodas diamantadas de 17 polegadas complementam o estilo. Na traseira, as lanternas se integram à lateral, e há uma moldura em preto brilhante que atravessa a extensão do porta-malas. Este, com 493 litros na configuração de 5 lugares, é prático: os bancos traseiros podem ser facilmente retirados puxando uma alça, sendo leves e fáceis de manusear.


Interior


O interior do Aircross segue a filosofia de simplicidade característica da Citroën, o que reduz os custos e o torna competitivo frente ao concorrente. Contudo, isso pode não agradar a todos, já que materiais mais sofisticados são substituídos por plásticos rígidos com texturas variadas.


O painel é simples, sem revestimentos, mas traz um quadro de instrumentos digital e colorido, superando o C3, que possui uma versão apenas monocromática. A central multimídia, com 10,25 polegadas, é moderna e prática. Há um apoio de braço exclusivo para o motorista, ajuste de altura do banco e volante multifuncional revestido em couro. Os bancos contam com revestimento em couro sintético, mantendo o visual agradável e funcional.


Equipamentos de série


De fábrica, o Aircross vem equipado com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, luzes DRL de LED, direção elétrica e ar-condicionado com sistema de ventilação suplementar no teto. A central multimídia Citroën Connect Touchscreen é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conectando-se a seis alto-falantes para uma experiência sonora satisfatória.


Motorização


O Aircross utiliza o conhecido motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, que entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, além de um torque de 20,4 kgfm. Esse motor é sempre associado a uma transmissão automática CVT com simulação de 7 marchas, garantindo desempenho eficiente.

Foto: Divulgação 


Ao volante


Dirigir o Aircross é uma experiência que mistura sensatez e emoção. Ele entrega o que promete, mas o modelo reflete a nova estratégia da Citroën: popularizar a marca e se alinhar à Fiat no segmento acessível, enquanto a Peugeot assume o papel de marca premium do grupo.


Isso resulta em um carro confiável, com motorização Fiat, preço competitivo e características de um produto popular em um segmento mais caro. O motor 1.0 turbo se destaca como o mais potente da categoria, oferecendo bom desempenho mesmo com a carroceria mais pesada. Durante o teste, o consumo médio foi de 8 km/l na gasolina, sempre com o ar-condicionado ligado.


Conclusão


O C3 Aircross tem seus pontos fortes e fracos, mas os destaques positivos prevalecem. Compará-lo ao Spin é difícil, pois atendem a públicos diferentes. O Aircross atrai famílias que buscam um carro espaçoso e prático, mas com um custo mais acessível.


Serviço

A concessionária Orvel Citroën oferece o Aircross com preços a partir de R$ 110.990,00, com taxa zero, entrada de 60% e saldo em 24 parcelas.






Por Gustavo Paixão 

Neta Auto abre pré-vendas para o AYA e X em Vitória

Foto: Divulgação 


 A marca chinesa Neta abriu a pré-venda de seus dois primeiros modelos no mercado brasileiro. Após alguns atrasos devido à burocracia, a marca finalmente está caminhando para seu lançamento oficial e já possui veículos disponíveis para que você possa conhecer e garantir sua reserva com lote promocional.

São dois modelos anunciados inicialmente: o Neta X, um SUV de porte médio com 4,61 metros de comprimento, possui motor de até 120 kW (163 cv) e está disponível em três versões. O modelo oferece mais espaço interno, capacidade de carga superior e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

O outro modelo é o Neta AYA, um compacto com 4,07 metros de comprimento, motor de 70 kW (95 cv) e bateria de 40,7 kWh, oferecendo autonomia de 263 km. Estará disponível em duas versões: Comfort e Luxury. Ele deve concorrer com o BYD Dolphin.

A marca ainda tem planos de trazer o seu esportivo Neta GT, que inclusive já é anunciado em seu site.

Para a pré-venda, a marca selecionou algumas praças no Brasil para o público conhecer os veículos e garantir um de seus modelos. Aqui em Vitória, a marca terá um stand no Shopping Vitória onde você poderá fazer a pré-reserva.

Ao garantir qualquer modelo da marca, o cliente ganha as 5 primeiras revisões grátis, um carregador portátil e um wallbox de 7,5 kW/h.



Por Gustavo Paixão 

Novo Volkswagen Nivus é lançado no Espírito Santo

Foto: Dayane Barreiros 


 A concessionária Vitóriawagen, localizada na Serra, apresentou neste sábado, 23/11, seu mais recente lançamento: o Nivus 2025, que chega com um design renovado e uma nova cor em seu portfólio. 

O SUV coupé da Volkswagen, lançado oficialmente no Brasil em 2020, foi projetado e fabricado no país. Desde então, o modelo tem se destacado, acumulando mais de 250 mil unidades vendidas e exportações para diversos países. 

Linha 2025

Agora, a marca alemã apresenta oficialmente a linha 2025 em suas redes de concessionárias espalhadas por todo o Brasil. Na Serra, a concessionária Vitóriawagen realizou um evento exclusivo para seus clientes e convidados. O Grupo Líder, responsável pelas concessionárias Volkswagen, também promoveu o lançamento simultaneamente em suas outras lojas no estado

O principal destaque do modelo está na dianteira, q.ue recebeu uma nova assinatura visual. Os faróis em LED são totalmente redesenhados, acompanhados de uma faixa luminosa na grade que conecta os faróis. A grade frontal foi reduzida, abrindo mais espaço para o para-choque, que ganhou um design mais limpo e robusto. Os vincos mais discretos acomodam entradas de ar laterais, enquanto a entrada de ar inferior ficou maior e recebeu acabamento em preto brilhante.

 Na traseira, a peça preta que une as lanternas na tampa do porta-malas agora é iluminada. Além disso, o para-choque traseiro ganhou novos apliques. O conjunto de rodas também traz novidades: são escurecidas de 16 polegadas na versão de entrada e de liga leve aro 17 na configuração topo de linha.

 Interior atualizado

Por dentro, o Nivus recebeu novos acabamentos, seguindo a linha do T-Cross em sua última atualização. O painel agora tem revestimento em couro com costuras aparentes, que se estendem também para as portas. Outros itens incluem ar-condicionado digital com saídas para os ocupantes do banco traseiro, volante multifuncional revestido em couro, carregador de smartphone por indução e vidros elétricos nas quatro portas. O quadro de instrumentos digital varia de 8 a 10 polegadas, dependendo da versão. Já a central multimídia, de 10,1 polegadas, vem com o novo layout do VW Play Connect, que oferece resolução HD e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. 

Desempenho e mecânica

 A Volkswagen manteve a motorização do modelo. O Nivus 2025 continua com o motor 200 TSI turbo flex de 1.0 litro, com três cilindros, capaz de gerar até 128 cv de potência com etanol e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.

Serviço

 A concessionária Vitóriawagen está com uma promoção de pré-venda que inclui taxa zero em até 24 vezes, 3 anos de garantia, 3 revisões gratuitas, bônus de R$ 5 mil no trade-in e o serviço Meu VW gratuito por 1 ano para os primeiros mil veículos vendidos.






Por Gustavo Paixão 

Kurumá é reconhecida como a maior empresa no setor de comércio varejista no ES

Foto: Divulgação 


A Kurumá foi premiada como a maior empresa no setor de comércio varejista durante o Fórum IEL de Gestão, consolidando sua posição de liderança no estado. Esse reconhecimento reflete o compromisso da concessionária com a excelência, inovação e qualidade no atendimento aos seus clientes.


A empresa também figurou entre as 13 maiores capixabas, segundo o Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, edição 2023, destacando-se não apenas no setor de veículos, mas no cenário empresarial.






Aldeia Conteúdo 

Mercedes-AMG G 63 Chega à Vitória Motors com Potência e Luxo Incomparáveis

Foto: Divulgação


A Mercedes-AMG G 63 já está disponível na Vitória Motors Mercedes-Benz, trazendo toda a performance, sofisticação e exclusividade da marca. 


Equipado com o motor V8 biturbo de 585 cv, o modelo garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,5 segundos, unindo potência e precisão em um design robusto e moderno. 


O sistema de tração integral 4MATIC e a suspensão adaptativa garantem uma experiência de condução dinâmica, seja na cidade ou fora dela. Além disso, o G 63 vem repleto de tecnologias avançadas, como o sistema de infotainment MBUX e uma série de assistentes de condução. 


O modelo já está disponível para test-drive nas unidades da concessionária.







Aldeia Conteúdo 

Mitsubishi apresenta nova geração da picape Triton





A espera acabou. A sexta e mais atual geração da renomada linha de picapes Mitsubishi Triton é apresentada hoje (21) ao mercado brasileiro. Completamente novo, o veículo chega em seis versões diferentes — algumas delas com preço de lançamento mais baixo em relação à geração anterior — e oferece ainda mais robustez, estabilidade, segurança e conforto.

 


Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a picape é a única de tecnologia japonesa fabricada em solo nacional, no centro de uma importante região do agronegócio brasileiro.

 


A picape estará disponível para pré-venda a partir de dezembro em todas as 128 concessionárias Mitsubishi Motors de todo o Brasil. Suas primeiras unidades devem chegar às lojas a partir do próximo mês de janeiro.

 


As diferentes versões são perfeitas para atender aos mais variados perfis de público, desde o profissional do campo, ao executivo de uma grande metrópole ou mesmo aos amantes de trilhas e esportes ao ar livre.

 


Todas elas são oferecidas com o mesmo motor completamente renovado em relação à geração anterior e com os seguintes valores:

 


Triton GL MT (exclusivo para venda direta) – R$ 249.990

Triton GL – AT (exclusivo para venda direta) – R$ 259.990

Triton GLS - R$ 265.990

Triton HPE – R$ 284.990

Triton HPE-S – R$ 314.990

Triton Katana - R$ 329.990

 

Pela primeira vez na história da Mitsubishi Motors no Brasil, o veículo chega com duas versões topo de linha. A Katana, cujo nome remete à espada de alta precisão e rapidez usada pelos samurais japoneses, tem uma proposta mais jovem e esportiva, graças ao acabamento escuro abundante em diversos itens.

 


O nome Katana também está associado à honra, disciplina e ao espírito guerreiro tão presentes na cultura japonesa.

 

Foto: Divulgação 


Já seu “par”, a versão HPE-S oferece aos clientes os mesmos equipamentos, mas com uma aparência clássica e conservadora, graças aos itens com acabamento em cinza e cromado.

 


Com cinco anos ou 100 mil quilômetros de garantia de fábrica, o modelo chega para ser um dos mais relevantes dentro do segmento de picapes médias 4x4 diesel no Brasil, e honra toda a tradição e legado que a linha de picapes Triton traz desde sua primeira geração, lançada no Japão em 1978.

 


A linha Mitsubishi Triton é, atualmente, responsável por 48% do total de vendas de todos os modelos Mitsubishi Motors disponíveis no Brasil. A chegada da sexta geração ao mercado deve consolidar ainda mais o modelo como uma das melhores opções dentro do concorrido segmento de picapes médias 4x4 a diesel disponíveis no país.

 


Nova estrutura

 


A sexta geração da picape Mitsubishi Triton chega completamente renovada em relação à geração anterior, a começar por um novo chassi, acompanhado também de uma nova carroceria.

 


Baseado no conceito Mega Chassis, o chassi da nova Triton é o mais robusto já desenvolvido em toda a história da Mitsubishi Motors. Mais leve, extremamente resistente, ele oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em relação à geração anterior.

 


A nova estrutura também é consideravelmente maior em relação à geração anterior, com 130 milímetros a mais na distância entre eixos, 20 milímetros a mais de comprimento total e 50 milímetros a mais de largura, o que oferece mais espaço para todos os ocupantes, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.

 


Apesar de maiores, as dimensões da picape não são exageradas e tem o tamanho ideal para oferecer mais estabilidade e mais facilidade de condução, seja em uma cidade com ruas apertadas, seja em uma rodovia de cinco ou mais faixas, graças à sua excelente capacidade de manobras e sua ampla visibilidade.

 


Novo design externo

 


A nova carroceria que estreia nessa sexta geração da Triton dá à picape uma aparência inédita que transmite ainda mais robustez e sofisticação, sem deixar de lado o espírito esportivo e desbravador, sempre presente na linha Triton desde seu lançamento, mais de quatro décadas atrás.

 


Totalmente baseada no conceito de design “Modo Beast”, ela evoca a um veículo forte, robusto e preparado para qualquer necessidade.

 


Na parte dianteira, a grade frontal dividida em três partes é ampla e mais larga que na geração anterior, assim como o para-choque dianteiro, pintado na cor da carroceria, que traz o já renomado conceito Dynamic Shield com acabamento em preto brilhante, em cromado ou até mesmo na cor da carroceria, dependendo da versão.

 


O conjunto óptico traz DRLs em LED bem afilados com assinatura em “L” que remetem aos olhos de um predador em busca de sua caça. Logo abaixo deles encontram-se as luzes de seta, o farol alto e os faróis de neblina. Tal disposição garante um visual bastante moderno e arrojado para o modelo.


A versão Katana abusa dos acabamentos em preto metálico, presentes em itens como no skidplate, maçanetas, retrovisores, molduras dos faróis de neblina, moldura da tampa da caçamba, para-choque traseiro e no rack de teto. As rodas de aro 18 com acabamento também em preto dão o toque final para a proposta esportiva e aventureira da versão.


Nas demais versões, os mesmos acabamentos chegam em cromado ou na cor da carroceria, e oferecem um visual limpo e dinâmico, sem perder a proposta robusta presente em toda a linha.

 


Como forma de auxiliar os ocupantes do veículo, a lateral da picape pode ser equipada - dependendo da versão – com estribos laterais bastante largos, projetados para fornecer uma plataforma antiderrapante de acesso facilitado ao interior do veículo, mesmo quando em uso off-road e condições escorregadias.

 


Na parte traseira, as saliências laterais do para-choques podem servir como plataforma de acesso à caçamba quando sua tampa está aberta, o que facilita o acesso e a acomodação de cargas.

 


Na caçamba, o diferencial fica para o revestimento em X-Liner. Antiderrapante e antirriscos, o revestimento vem de série em todas as versões e oferece extrema durabilidade e praticidade aos ocupantes. Ele substitui a proteção removível em plástico presente em algumas concorrentes e é totalmente impermeável.

 


As lanternas com assinatura LED em “T” reforçam o senso de largura da carroceria além de evocarem a robustez presente no modelo.

 


A versão Katana ainda é equipada com um Santo Antônio estilizado em preto metálico com detalhe em Dark Titanium, para um visual ainda mais robusto e esportivo.

 


Interior sofisticado

 


Assim como na parte externa, o interior da nova Mitsubishi Triton é completamente novo em relação à geração anterior. Absolutamente tudo é novo, a começar pelo tamanho maior, graças ao aumento da largura e entre eixos, que entrega ainda mais espaço entre os bancos a todos os seus ocupantes.

 


A experiência a bordo é totalmente intuitiva e moderna e mescla o uso de telas sensíveis ao toque com botões e mostradores físicos, tudo feito com materiais duráveis de fino acabamento, dispostos de forma fácil e sempre à mão dos ocupantes.

 

Foto: Divulgação 


Todo o interior da nova Mitsubishi Triton foi projetado sob o conceito de “eixo horizontal”, ou seja, por meio de uma mesma linha que vai do centro do volante até o final do painel central, todos os comandos estão alinhados, o que torna a vida a bordo totalmente intuitiva, fácil de usar, além de proporcionar uma sensação de maior amplitude para os ocupantes.

 


Os botões físicos são ideais para o uso fácil em situações de terrenos difíceis uma vez que, independentemente da trepidação imposta pelo piso, eles são facilmente acionados.

 


O volante multifuncional de três raios é menor em relação à geração anterior e oferece excelente ergonomia – além de ajustes de altura e profundidade – e acionamento de comandos de forma bastante simples e rápida por parte do motorista.

 


O condutor também tem acesso a um novo painel de instrumentos, capaz de atender a todos os perfis de clientes. Os mostradores de velocidade, temperatura, nível de combustível e tacômetro são físicos enquanto todas as demais informações são mostradas em um painel de 7 polegadas e alta definição.


Nele, são mostradas as mais diversas informações sobre o funcionamento da picape como modo de condução dentro ou fora de estrada, números de consumo, mapa, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros.

Alinhado com o painel de instrumentos está o novo sistema de entretenimento, com tela sensível ao toque de nove polegadas e alta definição. Compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, o sistema oferece diversas funções totalmente integradas a até dois celulares de forma simultânea, ou seja, enquanto o passageiro comanda de seu próprio celular a escolha de uma playlist, o celular do motorista pode projetar o Waze ou Google Maps na tela.

 


Além dos comandos na própria tela, os ocupantes também têm à sua disposição botões físicos que controlam inúmeras funções que vão desde os comandos de intensidade e temperatura do ar-condicionado dual-zone, até o sistema de câmeras 360º disponível na versão Katana.

 


O painel também traz dois porta-luvas, um tradicional, mais amplo e iluminado além de outro na parte superior, com tampa, ideal para guardar documentos e itens de fácil acesso, um exemplo de como o design deve oferecer elegância e funcionalidade.

 


As versões HPE, HPE-S e Katana oferecem ainda uma nova forma de carregamento de celular sem fio – além das já conhecidas saídas auxiliares USB-A e USB-C, tanto para a fileira da frente quanto para a de trás – além de tomadas carregadoras 12V nos consoles centrais dianteiro e traseiro.

 


O amplo uso do couro premium aliado aos acabamentos soft touch de alta qualidade reforçam a proposta de sofisticação que a picape oferece a seus ocupantes. Os bancos em couro, que nas versões Katana e HPE-S recebem costura em cores contrastantes, são sem dúvida os mais confortáveis e ergonômicos da categoria, ideais para viagens longas.

 


O interior também conta com um sistema de ar-condicionado ainda mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto.

 


Motor e câmbio

 


Toda a linha da sexta geração da Mitsubishi Triton é equipada com o novo motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205 cv de potência e 47,9kgf.m de torque.

 


O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Tais sistemas oferecem melhor linearidade de entrega de torque e respostas bastante rápidas aos comandos no pedal do acelerador.

 


Aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, a nova geração da Mitsubishi Triton é seguramente a picape média mais econômica da categoria.

 


O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida e com calibração adaptativa INVECS-II.

 


Novo sistema de suspensão

 


Se a proposta da nova Mitsubishi Triton é ser ainda mais robusta e confortável em relação às gerações anteriores, o sistema de suspensão é também um dos grandes responsáveis por entregar essas características.

 


Ele é completamente novo e foi projetado para oferecer o máximo em conforto, segurança e estabilidade em qualquer tipo de terreno, independentemente do peso da carga que a picape pode carregar. As modificações melhoraram de forma significativa o conforto e o desempenho ao dirigir em qualquer tipo de terreno.

 


A suspensão dianteira utiliza o sistema de duplos braços sobrepostos (Double Wishbone), enquanto a suspensão traseira utiliza o tradicional conjunto de feixe de molas, com ajustes perfeitamente adequados tanto para o uso urbano quanto para o off road.

 


O curso de suspensão também ficou 20 milímetros maior, entregando uma melhor aderência e tração em trechos de terra, lama, pedra e cascalho.

 


Tração

 


O sistema de tração oferecido na linha Triton é, há anos, um dos principais responsáveis pela picape ser a mais robusta do mercado. Nessa nova geração, ele chega ainda melhor.

 


A nova Triton é a única da categoria a oferecer 7 opções de modo de direção – Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock – que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido.

 


Não importa em qual situação esteja, a nova Mitsubishi Triton se adapta ao terreno e facilita qualquer transposição com conforto e confiabilidade ao motorista. O destaque fica ainda para o exclusivo modo Gravel, que permite a máxima velocidade em cascalho ou pisos escorregadios.

 


O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:


2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

A sexta geração da linha de picapes Triton deve chegar ao mercado brasileiro em meados de janeiro. A pré-venda da picape começará em dezembro nas concessionárias da marca em todo Brasil.




Imprensa Mitsubishi 


Renault Kangoo mostra ser superior à Fiat Fiorino

 

Foto: Divulgação 

Quem não se lembra da época em que os furgões faziam sucesso no Brasil? Nessa época, as marcas traziam até mesmo variações para passageiros. Havia, então, modelos como o Doblò, Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Renault Kangoo. Todos esses modelos venderam por muitos anos em nosso mercado. Porém, nem todos duraram até os dias atuais. Um exemplo é o Doblò, que saiu de linha em 2021. Já a Renault retirou o Kangoo do mercado brasileiro há seis anos, mas ele era vendido apenas na configuração furgão.

De lá para cá, a Fiat Fiorino reinou sozinha, e a Stellantis chegou a lançar uma versão da Peugeot, trazendo de volta o nome Partner.

Em junho de 2024, a Renault traz de volta o Kangoo, novamente na configuração furgão, para enfrentar os modelos da Stellantis.


O Kangoo


O Renault Kangoo chega em versão única, a Advanced, com preço de R$ 122.400 e duas opções de cores: branco Glacier e prata Étoile. Vale lembrar que o modelo é importado da Argentina, país que produz o Kangoo há 24 anos.

O Kangoo chama atenção pelo design mais moderno. Apesar de não ser a mesma geração vendida na Europa, o furgão tem uma aparência agradável. Ele perde o design quadrado e os faróis no formato de gota, ganhando uma carroceria mais arredondada.

Agora, adota faróis mais amplos, com luzes de rodagem diurna e lâmpadas halógenas, que são de série, o que melhora o visual do conjunto. A grade frontal tem um friso cromado que se estende por toda a sua largura. O para-choque tem um detalhe de acabamento acima do local do farol de neblina. Embora o modelo não venha com faróis de neblina, já há a pré-disposição para instalação.

Na lateral, o Kangoo não apresenta grandes novidades, já que é um furgão. O que se destaca são as rodas de ferro e a porta de correr lateral, além da proteção de plástico nas partes inferiores.

Foto: Divulgação 


Na traseira, as portas abrem até 180°, facilitando o acesso ao compartimento de carga. As lanternas são verticais e há proteção de plástico em toda a extensão das laterais.

O Renault Kangoo tem 1.866 mm de comprimento de área de carga, largura máxima de 1.441 mm e altura de 1.226 mm no compartimento de carga. Sua capacidade de carga é de até 750 kg e 3,3 metros cúbicos de área.


Motor


O motor é o 1.6 SCe Flex, com 115 cv e 15,7 kgfm de torque. Ele é combinado a um câmbio manual de cinco marchas. O motor traz duplo comando de válvulas variável na admissão e injetores posicionados no cabeçote, garantindo alta eficiência e bom desempenho mesmo em baixas rotações. O acionamento dos comandos é feito por corrente, o que proporciona alta durabilidade ao conjunto motriz e confiabilidade, características que fazem este motor ser um dos mais bem-sucedidos da marca.


Segurança

O Kangoo vem bem equipado para um furgão. Ele conta com assistente de partida em rampa (HSA), assistente de frenagem de emergência (AFU), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESP), além de freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD).


Conforto

O Kangoo oferece ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas, além de um sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Esses são os itens de série no modelo.


Ao volante


Passei um final de semana com o Renault Kangoo e confesso que fiquei surpreso. Peguei o carro na concessionária Orvel Renault da Serra e, ao sair de lá, fiz tudo o que faria com um carro de passeio. Fui ao médico, fui ao shopping, e me senti confortável em um carro de passeio, claro, com alguns limites de visão, mas nada que a câmera de ré não resolvesse nas manobras.

O Kangoo anda muito bem, tem boas acelerações, até mesmo chegou a cantar pneu em algumas situações. Isso é bom, pois demonstra que o modelo tem força, algo importante para um carro de trabalho.

Comparado à Fiorino, que já tive a oportunidade de dirigir, o modelo da Renault se mostrou superior em diversos aspectos, desde o desempenho até os itens de conforto. O Kangoo é mais prazeroso de dirigir, seus bancos, embora não tenham ajuste, são confortáveis e o volante tem uma boa pegada. A direção é bem leve, já que é eletro-hidráulica.

Em termos de carga, o Kangoo se sai melhor. Ele tem maior capacidade, e a facilidade de carregar ou descarregar pela porta lateral é um grande diferencial. O furgão conta ainda com vários ganchos de fixação de carga e a possibilidade de remover a divisão da cabine, o que é interessante para personalizações e outros tipos de projetos.


Serviço


Orvel Renault Serra

Rod. Governador Mário Covas, 135 – Planalto de Carapina – Serra/ES.





Por Gustavo Paixão 

Zeekr X é lançado no Brasil com bastante tecnologia e design moderno

Foto: Gustavo Paixão 


Anunciado por R$ 272 mil na versão de entrada, o Zeekr X é o segundo modelo da marca chinesa Zeekr, que faz parte do grupo Geely, dono de marcas como Volvo, MG e Lótus. O modelo é um SUV de luxo, e a Zeekr foca exclusivamente em veículos premium.

A marca chegou oficialmente ao Brasil no mês passado, quando também apresentou seu primeiro modelo, o 001. Agora, em novembro, foi a vez do Zeekr X, que compartilha a plataforma com o Volvo EX30. Para conhecer o modelo, nossa equipe foi até São Paulo a convite da marca, para visitar sua primeira concessionária e fazer o test drive no SUV.

Zeekr X

O Zeekr X apresenta linhas modernas e um design único, distinto do que vemos atualmente no mercado brasileiro. Embora compartilhe a mesma plataforma do Volvo EX30, o X tem acabamento superior, corrigindo alguns detalhes presentes no modelo sueco.

Com 4,43 metros de comprimento (20 cm a mais que o Volvo EX30), 2,03 metros de largura (+20 cm), 1,57 metros de altura (+3 cm) e 2,75 metros de distância entre-eixos (+10 cm), o Zeekr X é mais robusto e espaçoso. O porta-malas oferece uma capacidade de 362 litros.

O capô possui linhas retas, sem vincos profundos, e o conjunto óptico chama a atenção. Os faróis de LED são divididos em duas partes: as luzes de posição ficam na parte superior, com uma assinatura própria da marca, enquanto os faróis principais estão no para-choque, posicionados discretamente em uma faixa preta, dando um toque elegante ao design.

Nas laterais, as rodas de 20 polegadas e a linha de cintura mais alta, com uma subida acentuada nas janelas traseiras, reforçam o caráter esportivo. As maçanetas das portas são retráteis e se abrem automaticamente quando você se aproxima.

Na traseira, o SUV apresenta um leve caimento, mas sem ser um modelo cupê. As lanternas, também em LED, formam uma faixa que percorre quase toda a extensão do carro e se finaliza na logo da marca, que é tridimensional e iluminada, algo pouco comum.

Interior

O interior do Zeekr X é sinônimo de conforto, com materiais de excelente qualidade e acabamento refinado. Embora grande parte dos componentes internos seja compartilhada com o Volvo EX30, o acabamento é superior no modelo da Zeekr. O volante é o mesmo, mas com revestimento de melhor qualidade. O painel é minimalista, com tudo concentrado na central multimídia. Há revestimentos em couro sintético e materiais macios ao toque, além de uma faixa luminosa de LED que se movimenta conforme as ondas sonoras. As portas também apresentam projeções iluminadas.


Foto: Gustavo Paixão 


Diferente do EX30, o painel de instrumentos de 8,8 polegadas oferece mais informações, e o SUV conta ainda com head-up display. Os bancos são esportivos e oferecem ajustes elétricos, enquanto o console central, mais alto, possui bom acabamento e inclui um carregador por indução, que evita que o celular caia. O modelo também conta com teto solar panorâmico e sistema de som assinado pela Yamaha.

Segurança

O Zeekr X oferece sete airbags e um sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System) completo. Este sistema conta com 12 radares, 5 câmeras HD e 5 radares de ondas milimétricas, oferecendo funcionalidades como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e alerta de mudança de faixa.

Motorização

O Zeekr X vem com motor de 272 cv e 35 kgfm de torque na versão de entrada, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Já a versão topo de linha, a Flagship, conta com dois motores, um em cada eixo, totalizando 428 cv e 55 kgfm de torque. Nesse modelo, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,8 segundos.

Ambas as versões possuem uma bateria de 66 kWh. No ciclo chinês WLTC, a autonomia da versão com tração traseira é de 440 km, enquanto no ciclo brasileiro do Inmetro, mais conservador, a autonomia é reduzida para 332 km.

Em termos de recarga, na corrente alternada, o modelo de entrada aceita carregadores de até 11 kW, enquanto a versão topo de linha suporta até 22 kW. Na recarga rápida, ambos são compatíveis com eletropostos de até 150 kW, permitindo recarregar as baterias de 10% a 80% em menos de 25 minutos.

Ao volante

A marca convidou jornalistas de todo o Brasil para conhecer sua primeira concessionária e testar o Zeekr X. Eu estive lá, representando o Top Motors.

Começando pela concessionária, que tem um estilo boutique e chama bastante atenção, especialmente na loja de São Paulo, localizada na Avenida Europa, famosa pelos carros de luxo que circulam por lá. O ambiente é muito interessante, com uma atmosfera que lembra uma galeria de arte. A rede de concessionárias provavelmente seguirá o mesmo padrão, e a loja ainda conta com uma cafeteria no segundo andar, que será administrada pela Orfeu.

Sobre o carro, o Zeekr X é muito prazeroso de dirigir. A versão com 428 cv e mais de 55 kgfm de torque é extremamente ágil. Não há como evitar a comparação com o Volvo EX30, mas no caso do X, a suspensão está muito bem calibrada, absorvendo bem as imperfeições da via. Embora não tenha sido possível explorar o carro ao máximo devido ao trânsito, ficou claro que o Zeekr X é um excelente produto e tem grande potencial para competir no segmento de veículos premium.





Por Gustavo Paixão