Honda apresenta as novidades da linha 2025 da família New City

 

Foto: Divulgação 

No início de 2022 a família New City foi lançada, marcando uma renovação completa do Sedã de sucesso e a estreia em seu segmento o tão esperado New City Hatchback. Modernidade no design, alta tecnologia e itens de conforto e segurança inéditos – foram os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a trazer o Honda SENSING – elevaram o padrão de suas respectivas categorias, garantindo tanto ao New City Sedã como ao New City Hatchback um imediato consenso positivo.


A trajetória a partir de então foi um sucesso, realidade confirmada pelos inúmeros prêmios conquistados em três anos de mercado, com destaque para o recorrente reconhecimento como melhor opção de compra e de revenda, reforçando o DNA Honda de qualidade e durabilidade.


Para 2025, a nova geração de New City Sedã e New City Hatchback traz um significativo trabalho no design que determina marcante diferenciação entre as carrocerias. As modificações estéticas deram mais atitude esportiva ao New City Hatchback, enquanto a tônica do New City Sedã foi a sofisticação e elegância.


Em ambos, permanece o motor quatro cilindros aspirado de 1,5 litro 16V DOHC com injeção direta de combustível, robusto e de baixo consumo, acoplado ao aclamado câmbio CVT, Powertrain que proporciona dinâmica de excelência.


Outro substancial progresso dos New City 2025 diz respeito ao conteúdo, que desde a versão EX incorpora itens direcionados à conveniência, segurança e conforto, reforçando o posicionamento dos New City, como os mais completos dos segmentos em que atuam.


 


Design renovado: maior diferenciação entre modelos


Para a renovação dos modelos que já apresentavam um elogiado design, o estilo foi alvo de um atento trabalho, no qual um dos objetivos principais foi uma maior diferenciação estética entre os modelos, dando ao New City Sedã linhas mais sofisticadas e elegantes, enquanto no New City Hatchback a busca foi por destacar a natural esportividade da carroceria em suas linhas mais arrojadas e dinâmicas comunicando mais energia e jovialidade.


O design frontal do New City Sedã conta com novidades no para-choque, grade e no acabamento cromado na parte superior. O para-choque passa a ter linhas mais fluidas e limpas, enquanto a grade recebe mais elementos horizontais e fica mais ampla, uma vez que o acabamento cromado superior fica mais estreito. O para-choque traseiro também é novo. Os elementos refletivos passam a ser horizontais e aplicados em um novo acabamento na parte inferior do para-choque. O conjunto de todas estas mudanças resultaram em um design mais largo, elegante e sofisticado, e com um pequeno incremento no comprimento total de 25 mm.


No New City Hatchback a parte frontal traz também um novo para-choque, com linhas mais arrojadas, e uma grade de desenho mais esportivo, com acabamento Black Piano na junção com o capô. A esportividade também é encontrada em novas formas para o para-choque traseiro, com moldura inferior em preto, que explora a atitude energética e mais esportiva do modelo. As dimensões do Hatchback tiveram um pequeno incremento, de 2 mm no comprimento.


Elementos que tradicionalmente tem grande importância no design, as rodas do New City Sedã e New City Hatchback são novas e são comuns aos dois modelos. Na versão de entrada, a LX, as rodas de liga leve são aro 15” com acabamento diamantado e fundo cinza. Nas versões EX, EXL e Touring do New City Sedã as rodas são aro 16” com acabamento diamantado e fundo preto, as mesmas do New City Hatcback EX e EXL. A versão Touring do Hatchback tem uma opção exclusiva de rodas, com acabamento escurecido e fundo preto.


 


Interior com mais refinamento e itens de praticidade


Desde seu lançamento a família New City é reconhecida pelo amplo conteúdo. A lista de equipamentos disponíveis, sejam eles visando conforto, segurança ou conectividade, tornaram o New City Sedã e New City Hatchback referências de suas categorias. Visando manter esse reconhecimento, a linha 2025 traz importantes atualizações que, elevam ainda mais o padrão, posicionando-os em situação de destaque e indiscutível liderança contando com conteúdo de veículos premium.


A chegada do freio de estacionamento eletrônico (EPB) – exclusividade na categoria – demandou redesenho do console das versões EX, EXL e Touring do New City Sedã e New City Hatchback. O resultado é um console mais moderno, prático e elegante. Conjuntamente ao freio de estacionamento eletrônico outro prático dispositivo estreia nos New City 2025, o Brake Hold, que mantém o veículo parado até o condutor retomar a aceleração. O controle do freio de estacionamento e do Brake Hold estão situados no centro do console, em posição de fácil acesso. A chegada destes equipamentos trouxe também a adoção de freios traseiros a disco nas versões mencionadas.


O Wireless Charger, carregador sem-fio para smartphones, é outro item presente no novo console, eliminando assim a necessidade do uso de cabos. A central multimídia, por sua vez, oferece Android Auto e Apple CarPlay também sem-fio. As versões EX, EXL e Touring têm ainda portas USB para carregamento de energia: duas do tipo A no painel dianteiro e duas do tipo C para os ocupantes do banco de trás.


Uma central multimídia aperfeiçoada é equipamento padrão em todas as versões dos New City 2025. A tela LCD traz melhor definição das imagens, nova interface, gráficos melhorados, ampla gama de cores e três papéis de parede diferentes. A câmera de ré, que equipa todas as versões do Sedã e está disponível no Hatchback a partir da versão EX, também evoluiu, e agora oferece imagens com melhor resolução. Outro item de destaque é o LaneWatch, disponível nas versões EXL e Touring do New City Sedã e na versão Touring do New City Hatchback.


Importante frisar que todas as versões do New City 2025 oferecem uma excelente relação custo-benefício através de um substancial pacote de equipamentos. Desde a versão EX, por exemplo, o painel conta com quadro de instrumentos com tela TFT de 4,2” colorida – nas versões EXL e Touring, a tela TFT é de 7”, multiconfigurável. 


Cabe destacar que a versão EX teve sua relação custo-benefício consideravelmente melhorada com a chegada de um superpacote de equipamentos de alto valor agregado. São itens de série na versão EX: Honda SENSING onde o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) passa a contar com a função Low Speed Follow (LSF), freio de estacionamento eletrônico (EPB) com função Brake Hold e freio a disco na traseira, ar-condicionado digital com ajuste automático de temperatura e 2 portas USB Tipo C na traseira. Rodas de liga leve aro 16”, console central com saídas de ventilação para a traseira e faróis de neblina são outros destaques da versão EX.


O ar-condicionado digital Dual Zone, exclusivo das versões Touring – e exclusivo também dentro dos segmentos nos quais competem o New City Sedã e New City Hatchback –, possibilita a seleção de diferentes temperaturas para motorista e passageiro dianteiro, sendo um requinte encontrado somente em segmentos superiores.


Para aqueles que sempre buscam um algo a mais para personalizar o seu Honda, a rede de concessionárias vende e instala uma completa linha de acessórios homologados e com a mesma garantia dos automóveis: 3 anos.


 


Segurança e conectividade no estado da arte


Para a Honda, o aspecto da segurança é prioritário, e a comprovação deste princípio é que em todas as versões o New City Sedã e New City Hatcback dispõe de seis airbags, que proporciona alto nível de proteção para os ocupantes da cabine. Porém, a estrela tecnológica do quesito segurança é indiscutivelmente o Honda SENSING, antes exclusivo das versões Touring, e que nos novos New City teve sua aplicação estendida às versões EX e EXL, e ainda mais evoluído com a incorporação do LSF – Low Speed Follow ao ACC. Veja, abaixo, as funções do Honda SENSING:


ACC com LSF - Controle de cruzeiro adaptativo, mantém distância segura do veículo à frente, mesmo em baixa velocidade, podendo operar a parada total e posterior retomada automática do movimento

CMBS - Aciona os freios ao detectar uma possível colisão frontal

LKAS - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação

RDM - Detecta a saída da pista e ajusta a direção evitando a evasão

AHB – Comutação automática de farol baixo/farol alto, de acordo com a situação

 


O New City Sedã e New City Hatchback ainda trazem diversos dispositivos de segurança, comuns a todas as versões:


VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de estabilidade e tração

HSA (Hill Start Assist) - Assistente de partidas em rampa

ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência

TPMS (Tire Pressure Monitoring System) - Alerta de pressão dos pneus

EBA (Emergency Brake Assist) - Assistente de frenagem de emergência 

A plataforma de conectividade myHonda Connect também estará disponível no New City Sedã e New City Hatchback, nas versões EXL e Touring. Trata-se de um aplicativo que oferece informação, segurança e controle do veículo, conectando o motorista ao seu carro via smartphone. Com o myHonda Connect é possível ter acesso a um menu completo de serviços como consultar status do veículo, acionar controles remotos (dar a partida no motor e ligar o ar-condicionado à distância, travar e destravar as portas, localizar o veículo, verificar pressão dos pneus) entre muitas outras funcionalidades. 


 


Powertrain consagrado, entrega eficiente


O motor que equipa todos os New City Sedã e New City Hatchback permanece o quatro-cilindros em linha de 1,5 litro, flex, com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, injeção direta e duplo comando no cabeçote, que preserva características e qualidades que o consagraram perante a imprensa especializada e usuários. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), tal motor alcança a classificação A em consumo na sua categoria e em nível de emissões. 


O motor dos Honda New City é dotado do exclusivo sistema i-VTEC, que altera a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão, e sistema VTC – Variable Timing Control, que avança ou retarda a sincronia do comando de admissão. Em conjunto, tais tecnologias otimizam o funcionamento do motor, entregando melhor desempenho e grande economia de combustível. A potência máxima declarada é de 126 cv a 6.200 rpm, seja com etanol ou com gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). 


O câmbio CVT oferece os sistemas Step-shift e EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro é voltado para condução esportiva, e simula trocas de marcha em pontos fixos quando o acelerador é pressionado de forma intensa. Já o EDDB age em declives, aplicando freio-motor quando detecta a ação do condutor no pedal do freio, trazendo mais segurança e menor degradação do sistema de freio.


Segurança dinâmica e esmero construtivo


A estrutura das carrocerias do New City Sedã e New City Hatcback seguem um conceito tecnológico desenvolvido pela Honda denominado ACE – Advanced Compatibility Engineering, que tem como característica distribuir uniformemente a energia de eventuais colisões, direcionando-as de modo a salvaguardar a integridade da cabine e seus passageiros. 


A qualidade dinâmica dos New City decorre da rigidez estrutural e também do preciso ajuste de suspensões, MacPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira. 


Os Honda New City seguem um elevado padrão de excelência construtiva, uma vez que são produzidos em Itirapina (SP), local onde está instalada a planta reconhecida por suas instalações e processos com o mais alto grau de tecnologia e modernidade.


A trajetória do New City Sedã e New City Hatchback é pontuada por inúmeras premiações concedidas pela mídia especializada em reconhecimento ao alto nível de eficiência e superioridade dos modelos em suas respectivas categorias. Há ainda o destaque decorrente de aspectos comerciais, como o alto valor de revenda e liquidez, comprovação real da plena satisfação do consumidor não apenas com o produto em si, mas também com a experiência pós-venda e o alto padrão dos serviços oferecidos pela rede de concessionários Honda. 


As vendas da linha 2025 do New City iniciam em 9 de novembro, quando toda a rede de concessionárias Honda estará abastecida com o lançamento. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.


 


Versões, preços e cores


New City Sedã LX – R$ 117.500,00


New City Sedã EX – R$ 126.000,00


New City Sedã EXL – R$ 134.200,00


New City Sedã Touring – R$ 142.400,00


Cores – Branco Tafetá Sólido, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Cinza Basalto Metálico, Azul Cósmico Metálico, Branco Topázio Perolizado


 


New City Hatchback LX – R$ 117.500,00


New City Hatchback EX – R$ 125.000,00


New City Hatchback EXL – R$ 133.200,00


New City Hatchback Touring – R$ 141.400,00



Cores – Branco Tafetá Sólido, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Cinza Basalto Metálico, Cinza Grafeno Metálico, Azul Cósmico Metálico, Branco Topázio Perolizado, Vermelho Supernova Perolizado.






Imprensa Honda 


Lexus apresenta novo UX 300h no Brasil

Foto: Divulgação 


  A Lexus do Brasil anuncia hoje, 29, a chegada do novo UX 300h, que representa a evolução do crossover urbano com a 5ª geração do Lexus Hybrid System, que inclui sistema de transmissão transaxle atualizado e baterias de íons de lítio, novos equipamentos de série, e conjunto mecânico mais potente, com 198 cv. Oferecido em versão única, o modelo tem preço sugerido de R$299.990.

 

O lançamento reforça a estratégia e o pioneirismo da Lexus no mercado brasileiro, onde a marca foi a primeira do segmento premium a oferecer 100% do portfólio eletrificado, além de contribuir com o objetivo global da empresa para reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035.


⁠Crossover foi desenvolvido para aprimorar a experiência urbana



Sistema Híbrido de Quinta Geração

A 5ª geração do Lexus Hybrid System soma o motor 2.0 a gasolina com 152 cv de potência e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv a mais que o antecessor UX 250h –, o que garante desempenho mais responsivo ao crossover.

 


Além disso, o sistema híbrido fornece energia para recarregar a nova bateria leve e compacta com 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior metálico de níquel), instalada sob o banco traseiro para contribuir com a dinâmica ao volante, além de aumentar o conforto para os passageiros e a capacidade de armazenamento.


⁠Lexus Hybrid System de 5ª geração está mais potente e eficiente


Já a nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave.

 


Todas as mudanças reforçam o compromisso da Lexus com a sustentabilidade e com a experiência de condução de alto nível, inclusive com seletores de modos de condução que, além da opção Normal, oferece os modos ECO, que prioriza a economia de combustível, e Sport, que privilegia uma condução ainda mais dinâmica e ágil.

 


Design Exterior e Aerodinâmica

O novo Lexus UX 300h exibe a icônica spindle grille da marca, que forma conjunto com a assinatura luminosa de LED em "L" da Lexus nos faróis. Todas as superfícies da carroceria foram esculpidas para refletir a inspiração robusta e o perfil aerodinâmico, com paralamas alargados e rodas de 18” posicionadas nas extremidades da carroceria.


As molduras dos arcos das rodas foram desenvolvidas para direcionar o fluxo de ar, reduzindo a turbulência durante a condução. Esse mesmo cuidado foi tomado com as luzes traseiras Aero Stabilizing Blade Lights, que projetam uma assinatura noturna graças aos 120 LEDs, mas, também, canalizam o vento para contribuir com a estabilidade do crossover urbano. Já o spoiler traseiro, em conjunto com o assoalho plano, garante mais silêncio a bordo, além de contribuir para a redução do consumo de combustível.


Estrutura e Dinâmica de Condução

O crossover urbano foi desenvolvido sobre a plataforma de GA-C (Global Arquitecture – Compact), uma estrutura leve e rígida, com uso extensivo de aço de alta resistência, adesivos especiais e soldas a laser. Como resultado, o novo Lexus UX 300h combina esportividade ao conforto de uma condução mais luxuosa, suave e silenciosa.


Com portas, para-lamas e capô feitos de alumínio, bem como tampa traseira produzida com materiais compósitos, o modelo reduz o centro de gravidade para apenas 59,4 cm, o que garante uma sensação de agilidade ao dirigir que normalmente é associada aos hatches esportivos, mas sem renunciar à altura da carroceria e da visibilidade.

 


Todo sistema de suspensão – McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira, ambas montadas em subquadros – foram ajustadas especialmente para oferecer uma combinação de agilidade e conforto. Já o Active Cornering Assist (ACA), uma função integrada com o Vehicle Stability Control (VSC), auxilia o motorista a manter a trajetória desejada ao atuar sobre os freios para melhorar a estabilidade e a precisão nas curvas.

 


Interior centrado no motorista

O interior do novo Lexus UX 300h recebeu quadro de instrumentos digital com tela de 12,3” com três diferentes estilos de mostradores que alteram o layout de acordo com o modo de condução. E o acabamento também está mais refinado, com novo layout para os botões dos comandos nas portas e seletor de marchas eletrônico do tipo joystick.


⁠Cabine foi desenvolvida para ser intuitiva e manter os comandos ao alcance do condutor


Toda a cabine foi desenvolvida para evocar a sensação de luxo, mas com a posição elevada dos bancos e a versatilidade de um crossover. O acesso ao UX 300h é facilitado pelo posicionamento ideal do ponto de quadril, pelo formato único do assento e pela coluna dianteira estreita, projetada para melhorar a visibilidade do motorista.


A abordagem centrada no ser humano é evidente no design baixo e discreto do painel, com acabamento inspirado no papel japonês washi e pensado para criar uma sensação acolhedora, mas também nos bancos com acabamento NuLuxe® (disponíveis em três cores: creme, preto e caramelo); aquecimento, ventilação e ajuste elétrico em 8 direções para os assentos dianteiros, além de suporte lombar para o motorista.


Já a central multimídia tem uma interface touchscreen intuitiva com telas antirreflexo de alta definição com 12,3” e compatibilidade para Apple CarPlay® sem fio e Android Auto™. Além disso, há cinco portas USB para atender às necessidades de carregamento dos dispositivos e um carregador por indução para smartphones no console central.


Para garantir segurança e comodidade a todos, o Lexus UX 300h possui o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicletas. Completam a lista de equipamentos teto solar elétrico, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e tampa do porta-malas com abertura por sensor de movimento.


⁠Novo quadro de instrumentos digital de 12,3” é configurável com diferentes estilos de mostradores



Também há oito airbags: dois de joelho, para motorista e passageiro dianteiro; dois frontais; dois de cortina; e dois laterais, para motorista e o passageiro dianteiro.


Máxima segurança com Lexus Safety System+ 3.0

O novo UX 300h traz de série o Lexus Safety System+ 3.0, um conjunto de recursos essenciais de segurança ativa e conveniência para o veículo que inclui:


Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Detecção de Pedestres – esse recurso é projetado para ajudar a detectar um veículo, pedestre, ciclista ou motociclista e fornecer um aviso visual/sonoro de colisão frontal, se o motorista não reagir, o sistema aciona a frenagem automática de emergência em velocidades entre aproximadamente 05 e 180 km/h. O PCS usa uma câmera e radar de ondas milimétricas para melhorar o desempenho e a confiabilidade;


Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar em Todas as Velocidades (DRCC): sistema adaptativo destinado ao uso em rodovias que usa tecnologia de radar e câmera para ajudar a manter velocidade e distância predefinidas dos veículos à frente, mesmo em tráfego stop-and-go. Se o sistema detectar uma aproximação maior do que a programada, ele desacelera automaticamente até uma parada completa, se necessário. Quando a estrada à frente se desobstrui, o veículo retorna à sua velocidade. O novo modelo também tem sistema de Gestão de Velocidade em Curvas, que ajuda a conduzir nas curvas quando o controle de cruzeiro está ativado;


Assistente de Manutenção de Faixa (LTA): quando o Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar de Alcance Completo (DRCC) está ativado e as marcações de faixa são detectadas, o Assistente de Manutenção de Faixa (LTA) usa as linhas na estrada e/ou os veículos à frente para fornecer assistência ativa à condução e ajudar a manter o veículo centralizado na sua faixa;


Alerta de Saída de Faixa com Assistente de Direção (LDA c/ SA): quando as marcações de faixa branca/amarela ou certas linhas de borda de estrada são detectadas a velocidades superiores a 50 km/h, o Alerta de Saída de Faixa com Assistente de Direção (LDA c/ SA) é projetado para emitir um aviso visual/sonoro de saída de faixa se uma saída de faixa inadvertida for detectada. Se o motorista não tomar uma ação corretiva, o sistema também é projetado para fornecer uma leve correção de direção para ajudar a manter o veículo na faixa;


Farol Alto Automático (AHB): acendimento e desativação automáticos automático do farol com reconhecimento de tráfego para evitar o ofuscamento do motorista à frente e veículos na direção oposta;


Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo;


Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e, caso necessário, atua com frenagem automática em velocidades de até 20km/h.


LexusCare

Atualmente, a Lexus opera com dez concessionárias estrategicamente distribuídas em algumas das principais cidades do Brasil. São duas unidades em São Paulo (SP), e uma unidade em cada uma das seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e a recém-inaugurada concessionária em Brasília (DF). A marca se dedica a atender as necessidades dos clientes em todos os seus pontos de contato, com o objetivo de oferecer a melhor experiência premium do mercado.


A Lexus destaca-se como a única marca automotiva premium no país a oferecer uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas, além de oito anos para o sistema híbrido. Esses benefícios reforçam o compromisso da Lexus com a qualidade, segurança e confiança dos proprietários de seus veículos.

Os clientes da Lexus também têm à disposição o LexusCare, um pacote completo de serviços e benefícios padronizados, que é inédito no Brasil. Esse programa proporciona uma experiência excepcional e exclusiva no segmento premium, incluindo pacotes de revisão com os valores mais competitivos do mercado. Dessa forma, a Lexus garante que seus clientes tenham acesso a manutenção de alta qualidade a preços fixos.


⁠Programa LexusCare garante benefícios exclusivos para os proprietários do crossover


A Lexus orgulha-se de oferecer a assistência 24 horas mais abrangente do mercado de luxo. Independentemente de qualquer problema ou pane no veículo, os clientes podem contar com o suporte especializado do LexusCare a qualquer momento e em qualquer lugar. Se necessário, a Lexus disponibiliza um veículo reserva durante o período de manutenção, proporcionando maior comodidade e conforto aos proprietários.


A eficiência no atendimento também é um ponto forte da Lexus. Aproximadamente 90% dos pedidos de peças de reposição, especialmente as mais solicitadas em casos de colisão, são atendidos prontamente, e os demais pedidos são resolvidos em até 25 dias, o tempo mais curto entre as marcas premium. Além disso, os clientes da Lexus contam com o suporte da ampla rede Toyota em todo o território nacional, o que reforça ainda mais a tranquilidade e segurança oferecidas pela marca.

Novo 911 Carrera T terá opções Coupé e Cabriolet

 

Foto: Divulgação 

 A Porsche está ampliando a gama de modelos do novo 911 com a adição do leve e dinâmico 911 Carrera T. Medidas de redução de peso, ajuste dinâmico e uma transmissão manual de seis marchas tornam este um Carrera purista para um prazer de condução especial. Com seus vidros leves, isolamento reduzido e transmissão manual de seis marchas, a configuração mais leve da linha do novo 911 Carrera T, com assentos bucket completos, pesa apenas 1.478 quilos. Equipado dessa forma, o car-ro é mais de 40 kg mais leve que o atual 911 Carrera. Pela primeira vez, o 911 Carrera T também está disponível como Cabriolet.


A letra ‘T’ representa Touring, e na Porsche isso remonta à homologação do 911 T como um carro de turismo em 1968. O primeiro 911 T foi produzido até 1973. Desde 2017, o 911 Carrera T está de volta à gama de modelos, posicionado entre o Carrera e o Carrera S. Prazer puro de condução, pilotagem ágil, ronco emocional e foco no essencial são as características distintivas deste esportivo de tração traseira.


Trem de força: transmissão manual e boxer biturbo de seis cilindros

O 911 Carrera T é movido pelo motor boxer biturbo de seis cilindros e 3 litros do 911 Carrera. Ele entrega 290 kW (394 cv) e desenvolve um torque de até 450 Nm. Uma transmissão manual de seis marchas padrão transfere a potência para o eixo traseiro. Ao reduzir as marchas, uma função de aceleração intermediária (auto-blip) pode ser selecionada para compensar automaticamente e de forma específica as diferenças de velocidade entre o motor e a caixa de câmbio – evita a necessidade de realizar o “punta-taco”. Com o Pacote Sport Chrono padrão, o Carrera T Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (Cabriolet: 4,7 segundos). Sua velocidade máxima é de 295 km/h (Cabriolet: 293 km/h). De acordo com o aumento de potência em comparação ao antecessor, o Carrera possui um sistema de frenagem maior com um diâmetro de disco de freio de 350 milímetros e pinças fixas de seis pistões na frente. Em combinação com o isolamento reduzido do interior e a função auto-blip, o sistema de escape esportivo padrão proporciona uma sonoridade particularmente emocionante.


Chassi e ajuste: desenvolvimento exclusivo para este modelo

Como sempre, o Pacote Sport Chrono faz parte do equipamento padrão do 911 Carrera T. Além disso, pela primeira vez a Porsche está equipando o modelo com eixo traseiro direcional como item de série em combinação com uma relação de direção mais direta no eixo dianteiro, otimizando assim significativamente a dirigibilidade. A aceleração lateral é gerada mais rapidamente e a direção responde de forma mais direta, enquanto a estabilidade é simultaneamente aumentada. O ajuste da direção no eixo traseiro foi desenvolvido especificamente para o 911 Carrera T.


A suspensão esportiva adaptativa PASM, que é rebaixada em 10 mm, também é item de série e recebeu um ajuste esportivo específico para o modelo, tornando o Carrera T ainda melhor e mais ágil para dirigir. O eixo traseiro direcional e um equilíbrio aerodinâmico otimizado exclusivamente para o 911 Carrera T permitiram que as barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro fossem ajustadas para um caráter mais neutro.


Exterior e interior

Numerosos recursos distinguem o Carrera T de outros modelos da série. Um adesivo com o logotipo do padrão de troca de marchas em cada uma das janelas traseiras triangulares identifica-o como um representante purista e com câmbio manual da linha de modelos. As designações do modelo na parte traseira estão em uma cor contrastante, Cinza Vanádio. As inserções na grade da tampa traseira, o acabamento superior e inferior dos espelhos externos e as rodas de liga leve polidas são pintadas na cor metálica Cinza Vanádio correspondente. Outra característica do Carrera T é o lábio do spoiler aerodinamicamente otimizado, vindo do 911 Carrera GTS.


Para o Porsche Carrera T, a paleta de cores lendárias oferece as cores da carroceria Verde Sombra Metálico, Giz e Cinza Laje Neo, enquanto a paleta de cores Dreams inclui Vermelho Guardas, Azul Lugano, Azul Gentian Metálico e Amarelo Cartagena Metálico. A paleta Shades oferece uma escolha das mais discretas Preto Jet Metálico, Prata GT Metálico e Cinza Gelo Metálico. Contrastes incluem as cores sólidas Preto e Branco. Outras cores de carroceria estão disponíveis através dos programas Paint to Sample e Paint to Sample Plus. O teto do 911 T Cabriolet está opcionalmente disponível nas cores Preto, Vermelho, Azul e Marrom.


A Porsche deu ao interior do Carrera T um visual enfaticamente purista, típico do modelo T: esportivo e preto, com costura contrastante sob demand. O cronômetro do Pacote Sport Chrono é posicionado sob o painel. Vários detalhes especiais enfatizam a exclusividade do 911 Carrera T como um carro esportivo manual: a alavanca de câmbio encurtada é coroada com um pomo de câmbio de madeira laminada de nozes com poros abertos, que oferece uma experiência visual e tátil especial. Na frente da alavanca de câmbio, há um emblema com o logotipo ‘MT’ (Transmissão Manual). O logotipo do padrão de troca de marchas está impresso no lado do passageiro do painel.


A lista de equipamentos padrão também inclui o volante esportivo GT revestido em couro e aquecido, equipado com um botão de modo. Alternativamente, um volante Race-Tex também está disponível. As inserções decorativas no painel e na console central são Cinza Vanádio, com as inserções dos painéis das portas em alumínio escovado preto.


Condizente com o caráter esportivo de seu interior, o Carrera T tem assentos esportivos pretos, ajustáveis eletricamente em catorze vias, com centros de assento em Sport-Tex como padrão. O padrão de tecido xadrez do interior é reservado exclusivamente para o 911 Carrera T. O logotipo 911 é bordado nos apoios de cabeça. Os clientes podem solicitar os Assentos Esportivos Adaptativos Plus (ajustáveis em 18 direções) ou assentos bucket completos particularmente leves como opções.



Pacotes Carrera T para exterior e interior

A exclusividade do 911 Carrera T é ainda mais realçada pelos opcionais pacotes de design Carrera T para o exterior e o interior. Estes vêm na clássica cor Porsche Azul Gentian para criar um contraste de cores marcante. No exterior do carro, as inserções na tam-pa traseira, os adesivos Carrera T nas tampas dianteira e traseira e nas portas, os adesivos MT e as rodas de liga leve com frente polida brilhante vêm nesta cor. As partes superiores dos espelhos externos são na cor Preta. A costura contrastante em Azul Gentian, em vez da costura preta padrão, realça o interior, e os assentos tam-bém vêm com listras contrastantes em Azul Gentian. A mesma cor também adorna os cintos de segurança, o acabamento da console central e os painéis das portas, assim como as inserções contrastantes e os logotipos 911 bordados nos apoios de cabeça.


Disponível para pedidos

Os modelos 911 Carrera T já estão disponíveis para pré-vendas no Brasil, com entregas previstas para 2025. O 911 Carrera T tem preço público sugerido de R$ 929.000. A versão 911 Carrera T Cabriolet tem preço público sugerido de R$ 991.000.




Imprensa Porsche 

Testamos o Haval H6 GT, o SUV esportivo da GWM

Foto: Gustavo Paixão 

 

Quando a GWM chegou ao Brasil, muito se falou sobre seus SUVs, especialmente a boa dirigibilidade e inovação de seus modelos. Mas um se destacava: o Haval H6 GT, conhecido por sua carroceria coupé e maior potência, digno de um esportivo. Desde sua chegada, não havíamos testado o modelo, apesar de já termos experimentado outros, como o Ora GT e o Haval H6. Agora chegou nossa vez, e testamos o SUV esportivo em parceria com a concessionária GW Líder, que nos cedeu uma unidade. Então, vamos falar mais sobre esse teste.

O Haval H6 GT impressiona pela sua beleza, pois ele realmente chama a atenção com seu design exclusivo, que o diferencia do H6 "comum". Além da carroceria, vale destacar que o carro é mais largo que a versão tradicional, conferindo uma dianteira mais agressiva. No topo do para-choque, está o logo da marca “HAVAL”. Os faróis em LED têm formatos afilados, transmitindo imponência.

Nas laterais, destacam-se as rodas pintadas de preto com pinças vermelhas, reforçando o visual esportivo. Outro ponto é a caída no teto a partir da coluna C, que ajuda na aerodinâmica, juntamente com o spoiler. Na traseira, em vez das lanternas interligadas, há uma peça que imita carbono conectando-as.

A versão GT possui algumas diferenças em relação à PHEV, que é mais barata. O GT mede 4,72 m de comprimento (a PHEV tem 4,68 m), 1,94 m de largura (a PHEV tem 1,88 m), 1,73 m de altura, e oferece ótimos 2,74 m de distância entre eixos.

Por dentro, a diferença está no acabamento. O "piano black" do console central dá lugar a um material fosco macio com textura que imita fibra de carbono. As portas, apoio de braço e bancos são revestidos em suede, e o teto e as colunas ganham um tom escuro.

Segurança

O Haval H6 GT vem de fábrica com um pacote completo de segurança, incluindo head-up display, piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motocicletas, além de frenagem de emergência em cruzamentos. Ele também conta com alerta e frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, e câmera de reconhecimento biométrico que monitora a atenção do motorista e recupera preferências salvas ao identificar quem está ao volante.

Outros recursos incluem assistente de permanência e centralização de faixa, desvio inteligente (Smart Dodge) e smart cornering (ambos exclusivos da GWM), alerta de colisão traseira, alerta de perigo de abertura de portas, assistência de reversão automática, reconhecimento de placas de trânsito e assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90º.

A central multimídia tem 12,3 polegadas, com resolução Full HD, espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, e comandos de voz para funções como abrir o teto solar, ajustar a temperatura do ar-condicionado e o volume do som.

Motorização

O GT traz um motor 1.5 turbo a gasolina e dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando uma potência combinada de 393 cv e 77,7 kgfm de torque. O motor a combustão funciona como gerador na maior parte do tempo, mas entra em ação quando é exigida potência máxima, como em acelerações ou para manter altas velocidades. A transmissão é automatizada com duas marchas, aproveitando o motor elétrico para evitar relações curtas e tirando proveito do 1.5 turbo quando necessário. A bateria de 34 kW garante uma autonomia de até 170 km.

Ao volante

O Haval H6 GT se destaca por si só, com seu design esportivo e robusto, que intimida. Por onde passei, o carro atraía olhares. A unidade que a GW Líder nos cedeu era preta, o que dava ainda mais charme, combinado com as rodas também pretas.

Na cidade, o Haval H6 GT oferece muito conforto, graças a vários fatores, como a boa suspensão, bancos confortáveis e uma ótima posição para dirigir. Tudo isso eleva o prazer ao volante.

Quanto ao motor, não há o que criticar. O carro entrega muita potência e um ótimo torque, principalmente com o motor elétrico em ação, proporcionando uma experiência de direção que arranca sorrisos.

Serviço

A concessionária GW Líder está localizada na Av. Vitória, 1047ª – Romão, Vitória -ES

O Haval H6 GT está R$ 321.000 com 60% de entrada e taxa zero em 36x.





Por Gustavo Paixão 

MARCOPOLO RECEBE VICE-GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO EM SÃO MATEUS

 

Divulgação Marcopolo 

 A Marcopolo recebeu o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, para apresentar o primeiro Attivi Integral, ônibus elétrico com chassi e carroceria próprios da marca, finalizado na fábrica de São Mateus.


 


A visita destacou também os avanços para a ampliação da capacidade produtiva da operação no estado. A iniciativa representa um salto na produção de veículos fabricados por dia, que passará de 16 para até 26 unidades diárias, além da ampliação da contratação de profissionais em até 20%.


 


“Nosso objetivo é acompanhar os avanços da mobilidade com as melhores soluções para o transporte e os investimentos em São Mateus é um exemplo desse trabalho. A fábrica está em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais, por isso apostamos na ampliação da capacidade técnica e produtiva da companhia na região”, pontua Pablo Motta, CFO da Marcopolo.


 


Os investimentos da Marcopolo em São Mateus já resultam em marcos importantes para a empresa e também para o estado, como a primeira exportação feita a partir da unidade. Pela primeira vez, 50 ônibus urbanos montados no Espírito Santo serão enviados ao mercado internacional e circularão em Luanda, na Angola.


 


"A ampliação da operação da Marcopolo é uma conquista para o Espírito Santo. É gratificante quando as políticas públicas de incentivos contribuem para a consolidação e crescimento de empresas que têm a capacidade de gerar oportunidades às pessoas. Novas linhas de produção são mais postos de trabalho, mais empregos, mais renda e desenvolvimento na região e no estado. Agora o Espírito Santo produz ônibus 100% elétrico e exporta ônibus para outro continente. Tecnologia e qualidade de produtos capixabas para o Brasil e mundo", destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.






Secco Comunicação 

Novo BMW 330e ganha atualizações estéticas, funcionais e já está à venda no Brasil

 

Foto: Divulgação 

Seguindo a sequência de atualizações na linha do BMW Série 3, chegou a vez do BMW 330e M Sport ganhar atualizações. Versão híbrida do sedã premium mais vendido do Brasil, o modelo ganhou novidades relevantes no design, no sistema híbrido plug-in, e já está à venda no Brasil.

 


Externamente, a grande novidade fica para os novos designs das rodas de 19 polegadas, que ganham desenho aerodinamicamente desenvolvido e têm design inédito e exclusivo entre as versões do Série 3. Por dentro, o novo BMW 330e ganha um novo volante esportivo, com base achatada e marcação central de 12 horas, aumentando a sensação de esportividade do modelo. As saídas de ar d


 


o painel também foram redesenhadas e têm desenho mais clean e requintado.

 


O modelo é equipado também com o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada, composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia), que rodam o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.

 


O sistema híbrido plug-in do novo BMW 330e desenvolve potência combinada de 292 cavalos e torque combinado de 420 Nm, garantindo uma performance invejável: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e velocidade máxima de 230 km/h. Isso ocorre graças à combinação do propulsor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros de quatro cilindros, a combustão, com 184 cavalos de potência (5.000 rpm a 6.500 rpm) e 300 Nm de torque (1.500 rpm a 4.000 rpm); com o motor elétrico e uma bateria de íon-lítio de alta voltagem de 19,5 kWh, que entregam potência equivalente a 109 cavalos e 265 Nm de torque.

 


De acordo com o Inmetro, o novo BMW 330e M Sport alcança médias de até 20,6 km/l na cidade e 24 km/l na estrada, sendo um dos carros híbrido plug-in mais econômicos e eficientes à venda no país. Em modo 100% elétrico, o modelo é capaz de atingir até 61 quilômetros de alcance. O modelo também vai acompanhado de um carregador portátil Flexible Fast Charger e um Cabo Auxiliar Azul de 16A para um carregamento de até 11kW.

 


No quesito conectividade, o novo BMW 330e conta com Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones com a preparação para Apple CarPlay e Android Auto.

 


Entre os equipamentos disponíveis, destaque para os faróis Full LED adaptativos; sistemas Parking Assistant Plus e Reversing Assist (refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo); ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro) e o Driving Assistant Professional (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções).

 


Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.

 


O novo BMW 330e já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em oito opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Portimão, Azul Arctic Racing, Cinza Skyscraper, Cinza Brooklyn e Vermelho Fire) e quatro opções de acabamento interno (Couro Vernasca Preto/Preto, Couro Vernasca Mocha/Preto, Couro Vernasca Preto com costura Azul e Couro Vernasca Oyster/Preto).


 


Preços de lançamento:


BMW 330e M Sport – R$ 437.950





Imprensa BMW Brasil 

Porsche apresenta o novo Panamera no Brasil

Foto: Divulgação 


 A terceira geração do sedã de luxo esportivo da Porsche apresenta uma lista generosa de novidades. O novo Panamera recebeu uma profunda evolução nos recursos digitais, além de novidades expressivas no powertrain: ele pode ser comercializado na versão 4 E-Hybrid de 470 cv ou na 4S E-Hybrid, que desenvolve 544 cv. Além de novíssimos recursos digitais disponíveis ao motorista, outro destaque surge na suspensão ativa Porsche Active Ride, que aprimora sensivelmente a pilotagem esportiva.

São Paulo. A Porsche Brasil está lançando o novo Panamera no mercado nacional. A terceira geração do icônico sedã esportivo de luxo recebeu aprimoramentos consistentes em diversas características, enfatizando sua proposta esportiva e eficiente, por intermédio de opções eletrificadas de propulsão, mas também por uma suspensão ativa (Porsche Active Ride) que revela uma sensível evolução de performance. Comercializado inicialmente no Brasil como MY 2025, ele terá duas versões:


Panamera 4 E-Hybrid – R$ 803.000

Panamera 4S E-Hybrid – R$ 922.000


Design remodelado para ganhar ainda mais personalidade


O novo Panamera mantém as linhas e proporções características da linha do modelo. Mede 5.052 mm de comprimento e tem 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura. Sua aparência fundamentalmente reformulada confere ao sedã esportivo uma aparência ainda mais expressiva e esportiva. Na frente, uma entrada de ar adicional acima da placa compensa o aumento da necessidade de captação de ar dos sistemas de propulsão. A dianteira é totalmente nova, inclusive, em que se destaca a entrada de ar central, que ficou mais larga e foi posicionada mais para baixo. Já nas extremidades, as entradas laterais também estão mais largas, com as luzes integradas.


A Porsche também equipou de série o Panamera com faróis de LED Matrix. O sistema de iluminação HD Matrix LED de alta resolução, que tem mais de 32.000 pixels por farol, está disponível como opcional. Oferece recursos de iluminação completamente novos, como iluminação dedicada de faixa. O alcance de iluminação é de até 600 metros.

Foto: Divulgação 


A linha da janela redesenhada na visão lateral reforça o caráter sedã do carro esportivo de quatro portas. Novas rodas também serão oferecidas para reforçar as possibilidades de personalização e individualização. As bordas externas da janela traseira estão niveladas com o contorno da carroceria, criando linhas harmoniosas na parte traseira do carro.


Na parte traseira, o destaque está na ausência de moldura na janela, com os “ombros” elevados, compondo uma silhueta que traz modernidade e realça a linguagem de design atemporal da marca. A nova lanterna tridimensional possui iluminação em dois níveis e novos recortes das extremidades laterais.


Luxuoso e esportivo por dentro


O conceito de cockpit Porsche Driver Experience apresenta o equilíbrio ideal entre elementos de controle digitais e analógicos e posiciona os elementos de entrada e saída essenciais para dirigir ao longo do eixo do motorista. O painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas traz modernidade e funcionalidade. A alavanca seletora de marchas, por sua vez, está diretamente à direita do volante. O seletor de modo para os programas de direção Normal, Sport e Sport Plus e as alavancas de controle de assistência também estão diretamente acessíveis ao motorista. Isso significa que eles não precisam tirar os olhos da estrada para ajustar os programas de direção e os sistemas de assistência.


Um display opcional para o passageiro o deixa integrado na experiência de condução. A tela de 10,9 polegadas exibe dados de desempenho do veículo com direto à customização dos dados, permitindo também a operação do sistema de infotainment Para evitar distrair quem está ao volante, o display do passageiro não pode ser visto do banco do motorista.


Um fator que sempre diferenciou a Porsche é que a marca ouve com muita atenção os desejos dos clientes. E um produto como o Panamera reflete esses anseios até os mínimos detalhes, traduzindo-se em uma infinidade de opções de individualização e refletindo a noção do luxo que está sempre em constante evolução.


Experiência digital e novos sistemas de assistência


O novo Panamera se tornará uma parte integrante do ecossistema digital do motorista. O Apple CarPlay® e o Android Auto permitem a conexão de dados de smartphone e veículo para melhorar a usabilidade. O modelo oferece equipamentos padrão estendidos em comparação com seu antecessor, com suspensão de ar de dois estágios e dois compartimentos, faróis de matriz de LED, um compartimento refrigerado para smartphone com função de carregamento indutivo e um filtro de poeira fino melhorado com função de recirculação de ar automática suportada por GPS.


Desempenho empolgante nas duas versões E-Hybrid


O Panamera 4 E-Hybrid é especialmente eficiente. Para gerar uma aceleração poderosa, a Porsche combinou um novo sistema E-Hybrid com um motor a gasolina V6 biturbo de 2.9 litros revisado (224 kW/304 cv). Com 140 kW (190 cv) e 450 Nm de torque, o novo motor elétrico oferece significativamente mais potência que seu antecessor. Ele também está integrado ao alojamento de forma eficiente e otimizado em termos de peso, e no circuito de refrigeração de óleo da transmissão PDK. O design interno do rotor (ele gira dentro do estator) reduz a inércia em massa em 50%, o que melhora a resposta do acelerador. Com uma recuperação de até 88 kW, esse motor também contribui para a autonomia elétrica significativamente maior dos modelos Panamera E-Hybrid. A potência do sistema combinado é de 346 kW (470 cv) e o torque máximo de 650 Nm. Com isso, essa versão 4 E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.


Já Panamera 4S E-Hybrid concentra-se mais na dinâmica de condução, bem como na entrega sustentada de potência na faixa superior de rotação. Seu motor seis cilindros biturbo de 2,9 litros oferece 260 kW (353 cv) e ele usa o mesmo motor elétrico da outra versão. Como resultado, a potência do sistema é de 400 kW (544 cv) e o torque máximo é de 750 Nm. Isso permite que o Panamera 4S E-Hybrid acelere de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e atinja uma velocidade máxima de 290 km/h.


Comparadas à geração anterior, ambas as versões do novo Panamera E-Hybrid oferecem maior autonomia elétrica, velocidade de carregamento mais rápida, melhor resposta do acelerador e melhor desempenho de condução em todas as circunstâncias. Com 25,9 kWh (bruto), a nova bateria de alta voltagem fornece cerca de 45% de maior capacidade em um espaço físico semelhante.


Além de toda a esportividade que você espera de um Porsche, a autonomia no modo puramente elétrico subiu para 63 km, de acordo com os padrões do Inmetro. Isso significa que você pode se deslocar no seu trajeto cotidiano virtualmente sem utilizar combustível. Já o novo carregador On-Board-AC de 11 kW reduz o tempo de carregamento para 2h39. E vale lembrar: a Porsche inclui não apenas o carregador na oferta do produto, mas também o serviço de checagem prévia do seu domicilio e instalação do carregador. A garantia do veículo foi ampliada para 4 anos, aumentado sua conveniência.


Suspensão de última geração


Os novos modelos Panamera oferecem como item opcional o Porsche Active Ride. Este sistema supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros relevantes e oferece uma faixa sem precedentes entre conforto e dinâmica de direção. A base para isso está nos amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, sendo que cada um deles é conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente. Isso gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia.


O chassi mantém a carroceria do Panamera plana o tempo todo, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de direção mais esportiva, o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride garante uma conexão perfeita com a estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas em cada uma das rodas.


Se o modo correspondente estiver ativado, a suspensão pode compensar de forma contundente as tendências de rolagem e mergulho para reduzir as forças de aceleração atuando nos ocupantes. Nessa configuração, o novo Panamera inclina-se nas curvas como uma motocicleta. Ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao frear. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa Porsche levanta a carroceria para uma altura confortável de entrada ou saída.


As primeiras entregas começam a ser realizadas nos próximos dias nos Porsche Center de todo o país.




Imprensa Porsche 

BYD Shark é lançada oficialmente e surpreende por sua capacidade off-road

Foto: Gustavo Paixão 


Custando R$ 379.800,00, a BYD Shark foi lançada oficialmente no mercado brasileiro, fortalecendo o agronegócio. Pelo menos, esse é o apelo da marca durante o lançamento. A caminhonete da BYD é o primeiro híbrido do Brasil, marcando uma evolução no segmento, até então dominado por motores a diesel.

A Shark chama atenção pelo seu design moderno e arrojado, embora lembre bastante a Ford F-150. Apesar das semelhanças, a caminhonete apresenta pontos fortes característicos da BYD.


Na frente, os painéis destacam-se pelo tamanho, com design em formato de "C" e totalmente em LED, desde os painéis principais até as luzes de neblina. Ainda na frente, há uma faixa de LED que percorre toda a extensão da grade. O logotipo da BYD é imponente, ocupando uma boa parte da grade.


Na lateral, o que impressiona é o tamanho da caminhonete, com 3.260 mm de entre-eixos, garantindo maior conforto. Na traseira, a linha segue o mesmo conceito, com lanternas em LED e uma faixa central que ilumina toda a sua extensão.



Interior


O interior foge um pouco do padrão de design da marca. Apesar das duas telas, uma de 12,8 polegadas e outra de 10,25 no painel de instrumentos, o console se destaca pelos botões que lembram o cockpit de um avião. Além disso, conta com 8 alto-falantes para um bom sistema de som.




O acabamento é superior se comparado às picapes médias, que seriam suas concorrentes pelo tamanho. No entanto, pelo preço, a concorrência é com versões específicas, como a Hilux GR, que custa cerca de 370 mil reais.



Motorização


Combinando o sistema híbrido elétrico EHS com um motor 1.5L turbo, o Shark atinge uma potência combinada de 437 cavalos e um torque de 65 kgf.m, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, tornando- se a picape mais potente do Brasil. Além disso, o motor elétrico conta com uma bateria Blade de 29,6 kWh de capacidade, oferecendo uma autonomia no modo elétrico de até 100 km (NEDC), ideal para deslocamentos urbanos e em fazendas. Segundo os testes do INMETRO, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Shark apresenta uma autonomia na gasolina equivalente a até 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada.



Segurança


Além da bateria Blade, a caminhonete conta com um chassi de aço de alta resistência, utilizando a tecnologia CTC (Cell to Chassis), que garante maior proteção. A bateria funciona tanto como unidade de energia quanto como parte da estrutura do veículo. A Shark também oferece o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa ativa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta de abertura de portas, câmera 360 ° e alerta de tráfego cruzado.



Ao volante


A BYD preparou várias opções de testes para o Shark, incluindo uma pista on-road no autódromo internacional de Goiânia. Nesta pista, o caminhonete foi levado ao limite e saiu muito bem, com a suspensão independente surpreendente. O clima chuvoso ajudou a testar os controles de estabilidade.


Outro teste ocorreu em uma pista off-road, o mais esperado por muitos. Isso porque, recentemente, a Shark ganhou uma confirmação negativa após um vídeo mostrar um caminhonete patinando em terreno irregular durante um evento. As expectativas eram altas.

Confesso que estava cético quanto à sua capacidade off-road, achando que ela era uma picape mais "nutella". No entanto, a Shark surpreendeu, mostrando-se muito capaz de enfrentar terrenos difíceis e superando muitas picapes do mercado. O trajeto envolve muita lama e atoleiros, tornando a pista bastante escorregadia. Mesmo com os pneus cobertos de lama, ela conseguiu manter a aderência e superar os obstáculos.





Na verdade, a Shark impressionou com sua robustez e capacidade off-road, características que prometem fazer sucesso no agronegócio.


Resumo


A caminhonete tem quase tudo para dar certo no mercado, mas o preço pode ser um fator decisivo na hora da escolha. Para isso, a BYD Shark se destaca por suas boas capacidades, como a carga útil de 790 kg, a capacidade de reboque de até 2.500 kg e a de transporte de mercadorias, com 1.200 litros. Sua autonomia combinada é de 840 km.

Agora, resta esperar para ver como serão as vendas e como a marca vai posicionar o modelo no mercado.






Por Gustavo Lopes 

Avaliação: Spin 2025 fica mais moderna, mas mantém motor 1.8

 

Foto: Divulgação 


Lançado em 2012 para substituir a Chevrolet Zafira e Meriva, projetos europeus da Opel, a minivan agradou a muitos, principalmente aos taxistas. O modelo foi um sucesso, pois praticamente não tinha concorrentes. Na época, havia apenas a Fiat Doblò de 7 lugares.


Ainda em 2012, a marca lançou a versão aventureira, a Active. Nela, trazia apliques em plástico, adesivos e estepe externo. A intenção era atrair o público mais jovem, porém o seu design agradou a todos, ganhando o apelido de "capivara".


Em 2018, a GM lançou o facelift da Spin, que ganhou um design mais moderno e jovem. A dianteira contava com faróis mais modernos, novos desenhos na grade, lanternas e poucas mudanças no interior. A versão Active também foi alterada, perdendo o estepe externo.


Agora, em 2024, a marca apresentou a nova Spin, que ficou mais moderna, tecnológica e bem mais bonita.


A linha 2025 ganhou uma grande repaginada, com novo capô, novo conjunto óptico com faróis em LED e nova assinatura. A Spin agora adota a identidade visual que estreou na Montana, com faróis divididos por uma faixa do próprio para-choque. A traseira recebeu um novo desenho nas lanternas e uma nova barra cromada interligando as peças.


Ela ficou mais larga, aumentando as bitolas. Além disso, teve um aumento de 16 mm na altura, melhorando os ângulos de entrada e saída na busca pela classificação como SUV.


Por dentro


O interior chama bastante atenção, com um novo painel que traz a sensação de ser uma tela única. O painel de instrumentos é digital e integra a central multimídia em uma só peça. Além dessas mudanças, a Spin ganhou muitos porta-objetos espalhados pelo carro.

Foto: Divulgação 


A Spin vem em todas as versões com faróis de LED, 6 airbags, freios ABS, alerta de não afivelamento dos cintos, faróis e lanternas em LED, painel digital de 8 polegadas, câmera de ré, multimídia MyLink de 11 polegadas, OnStar com Wi-Fi e segunda fileira de bancos corrediça.


Motorização


Entre todas as novidades, o que não mudou foi o motor, que continua com o velho e confiável 1.8 de 111 cv e 17,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis velocidades.


Ao volante


A Spin que testamos foi a Premier, versão topo de linha. Nela, a lista de equipamentos é bem mais recheada, com terceira fileira de bancos, ar-condicionado digital, partida por botão, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, computador de bordo, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador por indução e detalhes cromados na carroceria.


A marca teve uma boa sacada ao tratar o modelo como SUV e não como minivan, já que esse mercado está desaparecendo. Hoje, sua única concorrente é o C3 Aircross.


Essas mudanças realmente fizeram muito bem ao carro, que ficou imponente, mais robusto e muito bonito de se ver. Apesar dos plásticos, ele traz texturas e cores diferentes ao interior, tornando-o mais sofisticado.


Quanto à mecânica, ele mantém o veterano motor 1.8 da marca, o que, na verdade, não é ruim. É um motor bastante robusto, de fácil manutenção e baixo custo de operação. Muitos esperavam que ele viesse com motor turbo, mas não foi dessa vez. Embora a manutenção do motor aspirado possa ser frustrante para alguns, ele cumpre seu propósito, pois a proposta da Spin não é ser um esportivo, mas sim oferecer conforto aos seus ocupantes.



Por Gustavo Lopes 

Volvo C40 Plus: Um bom rival dos chineses

 

Foto: Dayane Barreiros 

A Volvo, referência em eletrificação, tem trazido seus modelos ao mercado há algum tempo, incluindo veículos híbridos e os elétricos XC40 e C40, dois SUVs baseados na versão híbrida. Desde então, outros modelos foram lançados, como o EX30, o último modelo lançado no Brasil, e o futuro EX90. Mas desta vez, vamos falar do C40, modelo 100% elétrico da marca, que chama atenção pelo seu design cupê. Para conhecer melhor o modelo, passamos um final de semana com o veículo cedido pela concessionária Volvo Vitória.


O C40 é um SUV cupê baseado no XC40. Além da motorização, a diferença está na carroceria, que no C40 é do tipo cupê. O modelo elétrico da marca tem variações também em seu visual dianteiro, com faróis que usam uma identidade própria, diferente do XC40 elétrico. Os faróis full LED iluminam bem, e o layout clean agrada, mas é na traseira que o C40 se destaca, com dois spoilers no teto e um pequeno aerofólio que conferem personalidade ao carro.

Foto: Divulgação 


A lanterna traseira em LED se integra ao design, que inclui um teto que cai suavemente sobre a traseira, com um vidro panorâmico e uma antena do tipo barbatana de tubarão. O C40 utiliza rodas aro 20, com pneus traseiros maiores que os dianteiros.


Por dentro, o C40 impressiona pelo acabamento, sem partes de metal expostas, lembrando até os veículos dos anos 70. O forro das portas, console e carpete são todos revestidos em tecido, tornando a experiência de condução mais agradável. Há também uma versão com acabamento azul, que torna a experiência ainda mais nostálgica. O painel é o tradicional da marca, com excelente acabamento e materiais em aço escovado e preto brilhante. A central multimídia é vertical, uma marca registrada da Volvo, assim como o painel de instrumentos digital.


A central multimídia tem tela vertical e usa o sistema Google Android, já conectado à internet, que permite ao Google Maps fornecer previsões da bateria ao final de cada trecho, além de integração com o app Plug-In Share.

Foto: Divulgação 


O C40 é espaçoso, comportando até quatro pessoas com conforto, com dimensões de 4,44 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,87 m de largura. O porta-malas tem capacidade de 413 litros. O túnel central é bem alto, e o console central se estende para trás, ocupando um pouco do espaço do assento do meio.


Equipamentos


O carro conta com uma boa lista de equipamentos e tecnologia. Em relação à versão topo de linha, há pouquíssimas diferenças no conteúdo. O som premium da Harman Kardon, a câmera de 360 graus, os faróis com tecnologia de pixels e as rodas de 20″ são restritos à configuração mais cara. No restante, os pacotes são equivalentes. A central multimídia é de 9 polegadas e conta com funções nativas do Google, além de painel de instrumentos digital de 12,3″, carregador por indução, teto panorâmico e ar-condicionado de duas zonas. O veículo também possui sistemas de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de tráfego, alertas de ponto cego e de mudança de faixa com correção no volante.


Motorização


O Volvo C40 Plus utiliza um motor elétrico no eixo traseiro que entrega 238 cv e 42,8 mkgf, diferentemente da versão topo de linha, que possui dois motores, somando 408 cv e tração integral. Seu conjunto elétrico conta com uma bateria de 69 kWh que, segundo a Volvo, oferece autonomia de 475 km no ciclo global WLTP. Nas medições mais rigorosas do Inmetro, o utilitário pode rodar até 385 km com carga completa. Mas vale ressaltar que a medicação do Inmetro é sempre mais abaixo do real.


Ao volante


Passamos um final de semana com o C40 Plus, versão de entrada do modelo. Saímos da concessionária com cerca de 80% da carga da bateria e seguimos para o município de Ibiraçu, a aproximadamente 75 km de Vitória. Esse trajeto foi importante para avaliar o comportamento do SUV na estrada. Apesar de não ter o motor mais potente, o carro é ágil e responde bem, proporcionando segurança ao dirigir. O isolamento acústico é bom, e o som tem ótima qualidade.


Os bancos são confortáveis, especialmente em viagens mais longas, e os extensores dos bancos ajudam bastante.


De Ibiraçu, seguimos para Aracruz, mais 13 km de distância. Em Aracruz, sentimos mais o carro em trechos urbanos, e o conforto se manteve. No caminho de volta para Vitória, passamos por um trecho de estrada de terra devido a obras na via. Nesse ponto, a suspensão dianteira fez barulho, passando uma sensação de fragilidade, mas esse é um problema relativamente comum do modelo. Há vários relatos sobre esse problema em fóruns na internet. Mas nada que precise se preocupar. O que acontece é que o modelo vem importado para o Brasil, onde nosso terreno é bem inferior aos da Bélgica por exemplo, de onde vem o C40. 


Esse foi o único ponto negativo que destaco em relação ao SUV; no geral, a experiência foi muito boa.


Anteriormente, a marca oferecia o modelo em versão única, mas agora lançou a versão Plus como resposta aos concorrentes chineses que estão ganhando espaço no mercado. Mesmo com uma base de clientes fiéis, o mercado de veículos premium deve se adequar às novas demandas, permitindo que potenciais clientes considerem um veículo de marca premium.


Serviço


A Volvo Vitória está oferecendo um valor promocional para o C40, que está saindo por R$ 299.995, além de incluir um carregador portátil.


A Volvo Vitória está localizada na Av. Fernando Ferrari, 460 – Jardim da Penha, Vitória. (27) 3022-3399.





Por Gustavo Lopes