Hyundai IONIQ 5 começa a ser vendido no Brasil

 

Foto: Divulgação 

Pré-venda tem início hoje, dia 24, na página oficial da Hyundai, onde clientes poderão garantir prioridade na compra das primeiras unidades a serem entregues em novembro

Atualizado mundialmente em março deste ano, veículo 100% elétrico está maior e ganhou bateria de 84,0 kWh, com autonomia de 374 km, segundo INMETRO

Carroceria com design icônico inaugura segmento elétrico dos ‘Crossovers Utility Vehicles’ – CUV da Hyundai, com grande distância entre eixos e generoso espaço interno

Com desempenho de 61,6 kgfm de torque máximo e 325 cv de potência combinada máxima, conta com tração integral AWD (HTRAC)

É o único veículo da categoria comercializado no Brasil compatível com recarregadores ultrarrápidos de até 800V ou 350 kW (DC), o que possibilita recarga de 10% a 80% em apenas 18 minutos

Modelo mais premiado da Hyundai no mundo, o IONIQ 5 resgata a atitude ousada do Hyundai Pony, o primeiro carro produzido pela empresa, em 1974, e olha para o futuro com materiais sustentáveis e alta tecnologia embarcada

Projetos de reflorestamento apoiados pela Hyundai no Brasil passam a ser denominados “Floresta IONIQ”, em linha com estratégia global da marca

Comercializado em versão única, denominada Signature, seu preço inicial sugerido é de R$ 394.990,00

 




Para imagens em alta resolução, clique aqui


 


Set. 24, 2024 – A Hyundai Motor Brasil começa hoje, 24 de setembro, a pré-venda do Hyundai IONIQ 5 no Brasil. O modelo é a referência mundial da marca sul-coreana para redefinir a mobilidade 100% elétrica na vida contemporânea. Sua carroceria tem design icônico e inaugura no País o segmento dos CUVs – Crossovers Utility Vehicles da Hyundai. Chega trazendo na bagagem o maior número de premiações mundiais da Hyundai desde seu lançamento, tendo conquistado, por exemplo, os títulos de “Carro Mundial do Ano”, “Carro Elétrico Mundial do Ano” e “Melhor Design Mundial de Carro do Ano”.


 


O IONIQ 5 vem equipado com uma nova bateria de 84,0 kWh e dois motores elétricos integrados aos eixos dianteiro e traseiro, uma combinação que proporciona torque máximo de 61,6 kgfm e 325 cv de potência máxima. Sua velocidade máxima é de 185 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h leva apenas 5,3 segundos, aproveitando a melhor eficiência da entrega instantânea de torque dos motores elétricos para os dois eixos.


 


“Estamos trazendo para o Brasil o veículo que a Hyundai desenvolveu para redefinir a mobilidade elétrica. Não por acaso, tem em seu currículo os prêmios mais cobiçados do mundo. Ele oferece uma experiência totalmente nova de condução, em um design atemporal e com o maior uso de materiais sustentáveis. Vem com tração integral e uma aceleração de 0 a100 km/h em impressionantes 5,3 segundos. Junto com o SUV de luxo Palisade, o IONIQ 5 amplia no mais alto estilo nossa gama de produtos à venda no País”, comenta Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.


 


Pré-venda


 


A versão que começa a ser comercializada no Brasil é a Signature, com preço inicial sugerido de R$ 394.990,00. Os interessados em garantir as primeiras unidades podem preencher, a partir de hoje, o formulário da pré-venda no site da Hyundai. O valor da reserva será de R$ 5.000,00 e as quantidades disponíveis para este primeiro lote são reduzidas. Mais informações podem ser encontradas nos links da página de produto e do Click to Buy, e nas redes sociais da Hyundai no Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e Youtube.


 


Hyundai IONIQ 5, modelo que redefine o estilo de vida da mobilidade elétrica


 


O design do IONIQ 5 projeta-se em direção ao futuro, explorando uma nova liberdade de criação estética oferecida pela plataforma global de veículos elétricos da Hyundai. Ao evocar a atitude ousada do Hyundai Pony, o primeiro carro produzido pela empresa, em 1974, o IONIQ 5 cria um fio condutor que é capaz de unir “passado, presente e futuro” da Hyundai em um só produto.


 




 


Construído sobre a plataforma global de veículos elétricos a bateria do Grupo Hyundai Motor, chamada E-GMP (Electric-Global Modular Platform, em inglês), o IONIQ 5 oferece proporções únicas, com elevada distância entre eixos e amplo espaço interno. A bateria principal de alta tensão está alojada em uma estrutura sólida, que ao mesmo tempo garante baixo centro de gravidade para melhor estabilidade de condução e boa distância livre em relação ao solo, de 178 mm.


 


O assoalho da cabine é totalmente plano, o que se traduz em versatilidade para configurar o interior do veículo para melhor atender o desejo individual do cliente e criar um ambiente verdadeiramente personalizado. A inclinação dos assentos dianteiros, por exemplo, é quase que total.


 




 


Veículo com tração integral (AWD), conta com diferentes modos de condução e sistema HTRAC, que monitora 50 sensores do veículo numa frequência de mais de 100 vezes por segundo para calcular o torque necessário para cada roda. Ao detectar derrapagem, este sistema inteligente redireciona a potência entre os eixos dianteiro e traseiro e aplica uma pressão de frenagem sutil nas rodas esquerda e direita para ajudar a manter a tração.


 


O IONIQ 5 traz uma bateria de 84 kWh, que proporciona a liberdade de percorrer distâncias de até 374 km, segundo a medição do INMETRO, com uma única recarga. O nível de carga da bateria é visível no painel, mas também em um display intuitivo junto à tomada externa de energia. Para facilitar a recarga da bateria, o IONIQ 5 será vendido com dois recarregadores: um recarregador doméstico portátil em corrente alternada, com potência nominal máxima de 2,6 kW e plugue padrão brasileiro segundo as normas vigentes, e outro recarregador de parede em corrente alternada, com potência nominal máxima de 7,68 kW.


 




 


A compatibilidade da bateria com recarregamento em estações rápidas e ultrarrápidas de corrente contínua (DC) proporciona um menor tempo de recarga e pode colocar o cliente rapidamente de volta à estrada. O veículo é o único de sua categoria comercializado no Brasil a estar preparado para infraestruturas de recarregamento de até 800V ou 350 kW (DC), e pode recarregar sua bateria principal de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Nesta condição, e de acordo com o ciclo WLTP, os usuários só precisam recarregar a bateria do veículo por cinco minutos para obter 100 km de autonomia.


 


Também é possível alimentar dispositivos externos com a eletricidade armazenada na bateria do IONIQ 5. A função V2L (Vehicle to Load) transforma o veículo em um banco de energia portátil. O cliente poderá carregar sua bicicleta elétrica ou ligar qualquer eletrodoméstico residencial que necessita de uma tomada com corrente alternada.


 




 


Design ultramoderno e progressivo


 


A concepção do design moderno e funcional é inerente à proposta do IONIQ 5: suas rodas de liga leve de 20 polegadas diamantadas com insertos pintados em preto brilhante possuem geometria pensada para melhor aerodinâmica e eficiência energética. Elas são acopladas a pneus de banda larga de 255 mm e de perfil 45. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é do tipo independente multilink, que possuem freios a disco nas quatro rodas. Esse conjunto reforça a vocação do IONIQ 5 para uma condução mais esportiva.


 




 


O amplo painel com tela dupla e configurável integra um sistema de multimidia de 12,3” junto a um painel de instrumentos também de 12,3”. O sistema multimídia possui navegação rápida e intuitiva, com menus que proporcionam ajustes inovadores, como a cor da luz ambiente do interior do veículo, que pode ser configurada de acordo com o gosto do usuário em múltiplas combinações de espectro. Além disso, existe um prático e moderno Head-up Display (HUD) que projeta a velocidade instantânea de forma digital no para-brisas, bem à frente do ângulo de visão do condutor. Esta projeção possui ajustes de ângulo e inclinação para melhor adaptação ao perfil do condutor.


 




 


O teto solar panorâmico possui cortinas retráteis que se abrem em sentidos opostos, privilegiando o espaço para a cabeça dos ocupantes. O console central dianteiro vem com ajuste longitudinal para perfeita ergonomia do condutor e passageiros. Ambos os assentos dianteiros são ajustáveis eletricamente em 8 pontos e os assentos traseiros possuem ajuste longitudinal elétrico e de inclinação customizável. O condutor e o passageiro dianteiro ainda desfrutam da facilidade de memórias para a posição de seus assentos.


 




 


O sistema de som premium assinado pela BOSE® conta com 6 alto-falantes, mais um subwoofer incorporado ao espaço debaixo do assoalho do porta-malas. A alta fidelidade do som através da amplitude disponível de frequências sonoras entre graves e agudos é notável, aliada ao silêncio de rodagem nas mais variadas velocidades.


 


O IONIQ 5 oferece a versão mais avançada do Hyundai SmartSense, com câmera 360 graus e sistemas de assistência ao condutor, garantindo os mais altos níveis de segurança e conveniência na estrada. O veículo conta com Assistente de Frenagem Autônoma (FCA), Assistente de Permanência e Centralização de Faixa (LKA/LFA), Assistente de Ponto Cego (BCA), Assistente de Estacionamento Traseiro (PCA), SCC - Controle de Velocidade Adaptativo (direção semiautônoma), Assistente de Saída Segura (SEA), Farol Alto Adaptativo (HBA) e Assistente de Prevenção de Colisão de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA).


 


Além do tradicional acabamento ‘Brilhante’, as cores disponíveis para a carroceria possuem opção inédita de acabamento em verniz ‘Acetinado Fosco’, novidade na gama Hyundai para o Brasil, sendo o valor da pintura já incluído no preço do veículo. As combinações de tons externos e internos disponíveis são:


 


Champagne Gravity Matte (Fosco) com interior cinza off-white

Cinza Ecotronic Matte (Fosco) com interior cinza off-white

Cinza Ecotronic Matte (Fosco) com interior preto

Cinza Cyber Metálico (Brilhante) com interior preto

Preto Abyss Perolizado (Brilhante) com interior preto

 

Primeiro Hyundai Palisade vendido no ES é da Tai Motors

  

Foto: Gustavo Lopes 

A concessionária Tai Motors Hyundai vem se destacando no estado do Espírito Santo por liderar as vendas dos lançamentos da marca. A rede já foi reconhecida duas vezes como a primeira concessionária do Brasil a vender duas gerações do HB20. Agora, a receita se repete, mas, desta vez, o destaque fica apenas no estado. O SUV de 8 lugares, apresentado pela Hyundai em março deste ano, deve ser entregue neste sábado(21) pela Tai Motors ao seu novo dono, ganhando as ruas da cidade.

Palisade já está disponível na Tai Motors 

As revendas Tai Motors agora oferecem em seu portfólio o icônico SUV da Hyundai, o Palisade. A pré-venda começou na página oficial da montadora, garantindo prioridade aos interessados nas primeiras unidades, previstas para serem entregues em setembro.

O valor da reserva é de R$ 5.000, e as quantidades disponíveis para este primeiro lote são limitadas. O Palisade destaca-se por seu design arrojado, com dimensões e robustez de um verdadeiro SUV.

Segundo o diretor da Tai Motors, Paulo Henrique Daltin, o Palisade é o maior, mais sofisticado e tecnológico veículo da Hyundai. “O Palisade chega ao mercado para atender um público exigente, que busca um SUV de alto padrão, prezando por luxo, segurança, sofisticação, conforto, conveniência e tecnologia. Temos grandes expectativas em relação ao produto, que já é um sucesso de vendas em diversos mercados, como os Estados Unidos”, destacou.

Equipado com motor 3.8 GDI V6 e transmissão automática de oito velocidades, o Palisade entrega 295 cv de potência e 36,2 kgfm de torque. O sistema de tração integral HTRAC® AWD proporciona uma nova experiência Hyundai para todos a bordo.

O veículo se diferencia por seu design moderno e sofisticado, aliado à tecnologia avançada. Voltado para um público ainda mais seletivo, seu interior se destaca pelo cockpit refinado e luxuoso. O Palisade possui painel de instrumentos e sistema multimídia com duas telas de 12,3” cada, interligadas por uma estrutura flutuante.

Projetado para acomodar até oito pessoas com conforto, o Palisade oferece bancos com ajuste elétrico na segunda fileira, assim como na dianteira. Esses bancos deslizam para a frente com o toque de um botão, facilitando o acesso à terceira fileira.

O pacote de segurança avançada do Palisade inclui assistência ao condutor, proporcionando uma experiência de direção mais tranquila e segura, elevando o nível de conforto e dirigibilidade. Além disso, o Palisade é equipado com sete airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois de cortina resistentes a capotamento e um para os joelhos do motorista.

O Palisade tem preço inicial de R$ 449.990.



Por Gustavo Lopes e Inova Comunicação 


Honda XRE 190 2025: a versátil trail traz design atualizado e modernização técnica, resultando em maior eficiência, conforto e segurança

 

Foto: Divulgação 

A Honda XRE 190 sempre foi admirada por sua extrema versatilidade. Desde o lançamento, em meados de 2016, mais de 180 mil XRE 190 foram produzidas, atendendo usuários que fazem questão da agilidade e leveza – qualidades típicas da família Bros –, mas que desejam uma dose extra em termos de desempenho.

 


Em mais de oito anos de mercado a XRE 190 permaneceu praticamente fiel à sua fórmula original, cujo destaque é o motor monocilíndrico OHC derivado do que equipa a Honda CG 160, mas com a capacidade elevada a exatos 184,4 cm3, o que favoreceu um substancial ganho de potência e torque máximos sem prejuízo da durabilidade e economia de combustível.

 


O caráter original das XRE 190 foi mantido nesta nova geração, e qualidades amplamente conhecidas como a economia e facilidade de uso se somaram à importantes modernizações, que colocaram a XRE 190 2025 no mesmo patamar das NXR 160 Bros, Sahara 300 e XR 300L Tornado recém-lançadas.

 


Significativos aperfeiçoamentos visaram elevar o patamar da XRE 190 em termos estilísticos, técnicos e em itens voltados à praticidade, segurança e satisfação de seus usuários. O novo modelo terá seu ineditismo identificado por conta do visual imponente, com elementos de design característicos. Felizmente, a modernização não cancelou a tradicional personalidade da família XRE, modelos que representam a porta de entrada no mundo Adventure da Honda.

 

Alinhada às exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - PROMOT 5, ainda mais segura, confortável e esteticamente renovada, a Honda XRE 190 2025 está apta a continuar ocupando um lugar de destaque no lineup da marca, uma inteligente alternativa de motocicleta que entrega desempenho adequado, grande economia, versatilidade de uso e excelente relação custo-benefício.


O projeto da XRE 190 2025 teve como princípio a manutenção de elementos fundamentais – chassi e motor –, praticamente sem alteração. Tal opção derivou das pesquisas realizadas junto aos usuários do modelo, que comprovaram a plena satisfação com os aspectos dinâmicos, desempenho e maneabilidade.

 

Foto: Divulgação 


Deste modo, esta nova geração da XRE 190 apresenta um significativo aperfeiçoamento em itens de grande importância para todo tipo de usuário, sendo o principal deles o design. No arco de quase uma década, a XRE 190 pouco mudou visualmente falando, tendo sido a mais marcante novidade a introdução, a partir de 2020, da exclusiva versão SE – Special Edition –, cuja diferenciação se dava apenas no plano dos grafismos.

 


Agora, a nova XRE 190 2025 estreia uma grande evolução no plano estético, possível graças à inovação técnica que é o tanque metálico revestido por partes plásticas, que possibilitou aos designers ampla liberdade para criar formas impactantes. De fato, o tanque metálico revestido por superfícies plásticas é recurso do qual se beneficiaram as recentes Sahara 300, XR 300L Tornado e NXR 160 Bros, modelos que receberam um positivo consenso de clientes e profissionais da comunicação especializados em motocicletas.

 


A nova “cara” da XRE 190 2025 é fruto de um elaborado trabalho na região do tanque de combustível, laterais, rabeta e banco. O resultado é um conjunto de evidente harmonia e forte personalidade, que não está dissociado do bem-vindo “family feeling”, fio condutor estético que une as novas Honda 2025 deste segmento.

 


A XRE 190 2025 atrai pelo visual, mas também por precisas evoluções técnicas. Desde sempre a XRE 190 dispõe de frenagem ABS na roda dianteira, o que foi mantido nesta nova geração. Porém, a chegada de uma inédita suspensão dianteira, que passou dos 31 mmØ para 33 mmØ, garantirá não apenas mais robustez e eficiência da suspensão ao enfrentar terrenos ruins como uma positiva evolução na segurança da frenagem.

 


A adoção de um novo farol, lanterna traseira e piscas com iluminação em LED é outro importante progresso em termos de segurança aplicado à XRE 190 2025, assim como a chegada de um quadro de instrumentos ainda mais completo, tipo Blackout, com indicador de marcha engatada. Outra inovação na XRE 190 2025 é a tomada USB-C que permite a recarga de celulares, posicionada nas proximidades do painel de modo a facilitar o acesso e operação.

 


Os atributos que levam à escolha da XRE 190, capaz de oferecer bom desempenho nas mais diferentes condições de utilização, são múltiplos. Todos convergem para a extrema facilidade de uso aliada à versatilidade. A XRE 190 2025 pode ser um veículo de lazer, de transporte, uma competente ferramenta de trabalho ou tudo isso junto: seja qual for o tipo de uso, a XRE 190 2025 excederá as expectativas.


 


 Características principais


Design & aspectos práticos

Assento mais amplo, em dois níveis

Sistema de iluminação Full LED

Painel Blackout com indicador de marcha

Porta USB-C

A mesma tecnologia adotada na Sahara, Tornado e Bros 2025 – o tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas – proporcionou o avanço estético da XRE 190 2025, que assim ganhou não apenas uma aparência mais atual e imponente, mas também a sempre bem-vinda facilidade de manutenção: em caso de pequenos acidentes, o reservatório de combustível estará protegido, e os eventuais consertos restritos à substituição ou mesmo reparação de elementos plásticos de custo mais acessível.

 


Amplas aletas laterais e um conjunto ótico frontal inédito se encarregam de dar à XRE 190 2025 uma personalidade própria, marcante, que é complementada pelo novo assento em dois níveis mais definidos, e com maior área para privilegiar o conforto. Completa o novo visual a elegante ponteira de escapamento e alças laterais que se unem na traseira, formando a superfície plana onde é possível instalar um top case. Novas também são as pedaleiras para garupa, agora em alumínio.

 


Outra novidade na XRE 190 é o painel de instrumentos no padrão Blackout, dotado do útil indicador de marcha engatada além de hodômetro total, parcial A e B e computador de bordo que indica nível do combustível, consumo médio e autonomia restante. A vantagem do display Blackout se revela especialmente em dias de luminosidade muito intensa, pois mesmo nestas condições a visualização de informações é facilitada pela possibilidade de regular a intensidade da iluminação em cinco níveis diferentes.

 


Importante inovação é a presença de uma tomada USB-C para a recarga de smartphones. A localização deste prático acessório é protegida, próxima ao painel de instrumentos, facilitando a operação de conexão do cabo sem que isto prejudique a condução da motocicleta durante o período de recarga.

 


A tecnologia LED aplicada a todo o sistema de iluminação proporcionou um evidente salto qualitativo no quesito segurança para a XRE 190 2025. Para além de uma melhor qualidade, a tecnologia LED contribui para um menor consumo de energia, que impacta positivamente na vida útil da bateria, assim como na de todo sistema de iluminação.

 


Importante mencionar que nenhuma das modificações introduzidas na XRE 190 2025 alterou uma característica muito apreciada do modelo, que é a contida altura do banco em relação ao solo de 836 mm, cifra que facilita manobras de estacionamento e a necessária praticidade em uso no dia a dia.


 

Foto: Divulgação 


Motor


Motor de 184,4 cm3, OHC de duas válvulas, arrefecido a ar

Tecnologia FlexOne

Câmbio de cinco marchas

O motor da XRE 190 é um monocilíndrico 4T arrefecido a ar, com comando único de válvulas no cabeçote (OHC - Overhead Camshaft) que atua em balancins roletados. É dotado do sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, que permite o uso tanto de etanol como de gasolina em quaisquer proporções. A potência máxima da XRE 190 é de 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm.


 


O motor da XRE 190 fez dela uma motocicleta especialmente apreciada por quem enfrenta trajetos rodoviários e/ou vias expressas com frequência, assim como os que costumeiramente transportam passageiros, ou circulam em localidades de topografia muito acidentada. Nestas condições, a pilotagem é notavelmente beneficiada pela potência e torque adequados.


 


O respeito ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - PROMOT 5, é outro importante progresso alcançado pela XRE 190 2025, que tem os índices de emissões de CO (monóxidos de carbono), HC (hidrocarbonetos) e os NOx (óxidos de nitrogênio) reduzidos para além do nível exigido pelas novas regras. Também as emissões evaporativas foram diminuídas através da adoção de um cânister, filtro de carvão ativado que absorve os vapores emanados pelo combustível. O índice de ruído máximo estabelecido pelo PROMOT 5 também foi respeitado com a nova ponteira de escape.


 


No que diz respeito ao sistema de transmissão, a XRE 190 2025 permanece com o câmbio de cinco velocidades sem nenhuma alteração em suas relações. O mesmo ocorre como o sistema de transmissão secundária. A embreagem se vale do tradicional sistema multidisco em banho de óleo.


 


Ciclística


Suspensão dianteira de 33 mmØ

Chassi tipo berço semiduplo de aço

Freios a disco, ABS de um canal

O chassi da XRE 190 2025 é do tipo berço semiduplo de aço, que oferece grande resistência e ótimas características dinâmicas. A grande novidade do modelo para 2025 é a suspensão dianteira de 33 mmØ que substitui a anterior, de 31 mmØ. A majoração dos tubos internos da suspensão dianteira implica em maior resistência a flexões que podem ocorrer sob uso extremo, especialmente em frenagem. Além desta vantagem, a nova suspensão oferece também maior precisão no funcionamento, o que melhora a maneabilidade, estabilidade e capacidade de resistir a impactos, limitando eventuais danos ao sistema ou, em caso extremo, a perda de controle por parte do condutor.

 


A suspensão traseira permanece sem modificações. A balança de suspensão de aço de perfil retangular está vinculada a um conjunto mola-amortecedor que proporciona um curso de 150 mm à roda, enquanto na suspensão dianteira o curso é de 180 mm. As rodas são raiadas com aros de aço, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT60.

 


O sistema de freios permanece imutado: na dianteira o disco de 240 mmØ conta com cáliper de pistão duplo com comando hidráulico e ABS – Antilock Braking System. Na traseira, o disco tem 220 mmØ e cáliper de pistão simples com comando hidráulico. O peso a seco da XRE 190 2025 é de 126 kg.

 


Preço, cores, garantia


O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 22.060,00 e R$ 22.496,00 para a versão Adventure. As cores disponíveis são Vermelho Perolizado, Azul Metálico Fosco e a versão Adventure na cor Cinza Perolizado com grafismos exclusivos.


 


A Honda XRE 190 2025 chegará na rede de concessionários Honda a partir de Outubro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

 



Imprensa Honda 

Avaliação: Renault Kardian é o melhor Renault dos últimos anos

 

Foto: Dayane Barreiros 


A Renault teve seu momento de glória no Brasil, lançando veículos que fizeram grande diferença no nosso mercado. Em uma época dominada por Gol, Corsa e Uno, surgiu um francês completo, barato e robusto: o Clio. O hatchback chegou marcando território, caiu no gosto do brasileiro e consolidou a presença da Renault por aqui, permanecendo no mercado por 20 anos.

Desde então, outros modelos tiveram bom desempenho, como Sandero, Logan, Kwid e Duster.

Em outubro de 2023, a Renault inicia uma nova fase no Brasil, abandonando os modelos Dacia e trazendo veículos genuínos Renault.

O primeiro veículo dessa nova fase foi o Renault Megane E-Tech, seguido pelo SUV urbano Kardian. Esse modelo representa os novos investimentos e veículos que completarão a gama da marca.

O Kardian

Nossa equipe teve duas oportunidades de conhecer o modelo: passamos um final de semana com um veículo cedido pela concessionária Orvel Renault e, em seguida, a Renault do Brasil nos enviou uma unidade para testes por um período maior. No total, tivemos 10 dias para avaliar o novo SUV da marca.

O Kardian chama a atenção pelo design robusto e moderno. O capô possui uma linha central mais alta, e os faróis são divididos em duas partes, algo comum em outras marcas. A parte superior abriga a luz de posição, conectando-se a uma faixa em preto brilhante e a um friso cromado na grade, que também é em preto brilhante, com desenhos geométricos. Os faróis, posicionados mais abaixo no para-choque, incluem luzes de neblina e um aplique em cinza.

Na traseira, as lanternas são em LED, escurecidas e com formato de C invertido, um design já visto nos Clio e Megane europeus, o que é bastante positivo. O para-choque traseiro também apresenta elementos em cinza.

Por dentro

O interior do Kardian impressiona, oferecendo bons itens de série e acabamento superior em comparação aos concorrentes. O painel de instrumentos é digital, com 7 polegadas, e o volante possui bom revestimento e empunhadura. O painel combina plásticos com revestimento em couro e detalhes em preto brilhante. A central multimídia de 8 polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o ar-condicionado é digital, com comandos físicos, um ponto positivo atualmente.

O console central é mais alto e conta com freio de estacionamento eletrônico na versão Premier Edition, e a manopla de câmbio apresenta um design moderno. A iluminação interna também merece destaque, com luzes nas portas.


Motorização

O Kardian estreia o motor 1.0 turbo de três cilindros, com 125 cv e 22,4 kgfm, o mesmo conjunto que equipa o Duster e o Captur. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, com seis velocidades.



Dimensões

As medidas do Kardian são 4,119 m de comprimento, 1,747 m de largura, 1,544 m de altura e 2,600 m de entre-eixos. Seu peso é de 1.186 kg.

Ao volante

O Kardian agrada em todos os aspectos: é bonito, potente, moderno e econômico, tudo o que o brasileiro aprecia. O SUV compacto da Renault é bem equipado, com frenagem autônoma de emergência, quatro câmeras para auxiliar no estacionamento, e alertas de colisão e ponto cego. Sentimos falta do alerta de saída de faixa para completar o pacote de segurança.

O Kardian tem boa dirigibilidade, é confortável, com suspensão bem calibrada e freios responsivos. O motor 1.0 turbo se mostra ágil, com boas saídas e retomadas, mesmo com o carro cheio.

Fizemos uma viagem de 84 km com o veículo cheio e ele se saiu bem, mantendo sua potência linear. O consumo foi em média de 10 km/l na cidade, utilizando o modo eco, e 11 km/l na estrada, ambos abastecidos com gasolina.

Resumindo, o Kardian é um excelente carro e, sim, é o melhor Renault vendido no Brasil nos últimos anos. Não que Sandero e Duster sejam ruins, mas são projetos já ultrapassados. A Renault fez bem em se afastar um pouco da Dacia e trazer um veículo genuinamente Renault.

O Kardian está disponível em três versões:

Evolution – R$ 115.990

Tecno – R$ 126.490

Premier Edition – R$ 136.990

Aqui no Espírito Santo, a concessionária Orvel Renault está oferecendo R$ 12 mil de bônus + taxa zero.



Por Gustavo Lopes 

HORSE faz parceria com Lecar para fornecer motor para carro brasileiro

 

Foto: Divulgação 

A HORSE, líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, assinou seu primeiro acordo para produzir motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid.


Previsto para ser lançado em 2026, o Lecar 459 Hybrid será o primeiro veículo da Lecar, nova montadora brasileira de veículos elétricos e híbridos, fundada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis.


A HORSE, inicialmente, fornecerá à Lecar 12.000 unidades anuais de seus motores 'HR10' de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.


As unidades HR10 servirão como motor a combustão no powertrain da tecnologia Range Extender do Lecar 459 Hybrid, aproveitando seu sucesso comprovado nas soluções para veículos comerciais leves.


“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da HORSE para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a HORSE, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão", destaca Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited.


Powertrain com o melhor dos dois mundos


Ao contrário dos PHEVs tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro – ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.


Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.


A bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV.


“A HORSE foi o parceiro natural para o novo carro híbrido de passeio da Lecar. Nosso motor HR10, fabricado em Curitiba, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve, o que o torna uma tecnologia comprovada no mercado. Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a HORSE, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado. Mais uma vez, demonstramos nossa liderança tecnológica e industrial, e estou extremamente orgulhoso das equipes da HORSE em todo o mundo, que contribuíram para esse sucesso de engenharia e comercial”, reforça Patrice Haettel, CEO da HORSE.


Tecnologia comprovada


Este acordo ocorre após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em agosto, quando a empresa comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste.


Produzido na planta da HORSE em Curitiba, o motor HR10 da HORSE, de 125 cv de potência e 220 Nm de torque, graças à injeção direta de combustível, comando duplo de válvulas e turbocompressor.


Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG – parceiro de componentes elétricos da HORSE para solução Range Extender.


“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro EV totalmente brasileiro. A HORSE é o parceiro ideal, além de ser um fornecedor de classe mundial, líder na indústria de motores a combustão. A HORSE está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, completa Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.



Printer Comunicação 

VW Amarok ganha visual mais moderno e mantém o bom conjunto mecânico

 

Foto: Gustavo Lopes 

A Volkswagen tem seu fã-clube garantido, com apaixonados por Fusca, Kombi, UP e, claro, pelos fãs da Amarok. Para eles, a picape é sinônimo de potência, robustez e beleza.


Não é à toa que a Amarok é considerada uma das melhores em conjunto mecânico, junto com a Ranger, que agora é V6. Embora a Volkswagen não tenha trazido a Amarok apresentada em outros mercados, a versão comercializada aqui foi lançada primeiro na Argentina e depois no Brasil durante o Festival do Peão de Barretos. Apesar de ser uma atualização mais simples, mas significativa, a picape tem agradado ao público, já contabilizando mais de 2.000 pedidos desde o início da pré-venda.


A produção da picape começou há mais de 15 anos na fábrica de General Pacheco, na Argentina, com mais de 740 mil unidades fabricadas, tornando-se o modelo mais produzido na história da unidade. Desse total, 65% foram exportadas para mais de 35 países, com mais de 183 mil unidades vendidas no Brasil.


Para conhecer mais sobre a linha 2025 da Amarok, fomos, a convite da concessionária Vitóriawagen Serra, o primeiro veículo de comunicação do Espírito Santo a testar o modelo no estado, antes do lançamento oficial nas concessionárias.


O que mudou?


A nova Amarok ganhou um visual mais moderno, com novos faróis em LED, uma nova grade com faixa em LED e o novo logo VW. O para-choque também foi redesenhado, com nova disposição dos faróis de neblina.


Na traseira, a picape ganhou novo para-choque, lanternas, o emblema da marca e o nome ‘Amarok’ posicionado na parte central da tampa traseira.


Em termos de dimensões, a picape cresceu 96 mm em comprimento em comparação ao modelo anterior.


Além disso, foram adicionadas duas novas cores: Branco Puro e Cinza Oliver, que se juntam às outras quatro disponíveis: Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium e Azul Atlantic.


No interior, as novidades incluem novos elementos de acabamento, como revestimentos de couro nas portas e no painel, além de um novo mostrador com informações sobre itens de segurança, localizado acima do painel.


Segurança


Agora, a Amarok conta com airbags de cabeça e um novo sistema de segurança que auxilia o condutor, alertando para situações de perigo, como saída de faixa e colisão frontal.


Tecnologia


Na linha 2025, a Amarok ganhou uma nova central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, além de novas entradas USB do tipo A e C.



Motorização


A picape tem 258 cv no motor 3.0 V6, o que a torna a picape diesel mais potente da categoria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas oito segundos. Sua tração é 4Motion e conta com assistente para partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e ABS Off-road, destacando-se no off-road.


Ao volante


Testei a nova Amarok durante um final de semana. Embora tenha sido pouco tempo, foi suficiente para confirmar a potência da picape da Volkswagen. Testei a primeira Amarok a chegar ao nosso mercado e posso afirmar que a evolução foi significativa. A reestilização era necessária e no momento certo, pois o visual anterior estava cansado. Com as mudanças, a picape ganhou um ar mais leve, sem perder a robustez.


A nova Amarok chamou a atenção por onde passei, especialmente porque ainda não havia sido lançada oficialmente.


Dirigir a Amarok é uma ótima sensação; é confortável, não pula e transmite segurança. As respostas são rápidas e surpreendentes.


Quem aprecia o som do motor a diesel vai adorar o ronco do V6 turbodiesel.


A versão que testei, cedida pela Vitóriawagen, foi a Extreme, a top de linha, com detalhes esportivos, como rodas aro 20 e um Santo Antônio exclusivo.


Vale destacar as duas novidades: os pacotes Hero e Dark, ambos atrelados à versão Extreme. O pacote Hero, disponível apenas na cor Cinza Oliver, sem custo adicional, vem com Santo Antônio em preto brilhante, maçanetas das portas e logotipos traseiros também em preto. Outros detalhes incluem capas dos parafusos das rodas e rodas de liga leve de 20 polegadas escurecidas. Já o pacote Dark, disponível para as cinco cores, exceto Cinza Oliver, traz detalhes em preto nos para-choques, emblemas traseiros e maçanetas, além das capas de parafusos e rodas de liga leve de 20 polegadas escurecidas.


Para finalizar, a Amarok custa R$ 350.000,00 na versão top de linha. Aqui no Espírito Santo, a concessionária Vitóriawagen oferece até R$ 30 mil de bônus na troca. Se optar por 60% de entrada, o restante pode ser parcelado em 24x sem juros, além de condições especiais para CNPJ e produtores rurais.


*Consultar condições*





Renault Master H2-Tech Prototype é nova referência a hidrogênio, com 700 km de autonomia* e recarga em cinco minutos

 

Foto: Divulgação 


O Novo Renault Master é o único veículo de sua categoria fabricado na França, com uma plataforma que permite diferentes motorizações (a combustão, elétrica e a hidrogênio) e todas as variantes de carrocerias fabricadas na mesma linha de montagem na fábrica de Batilly (nos arredores de Metz). A produção dos motores, caixa de câmbio e a montagem das baterias são realizadas na França e 84% dos fornecedores estão localizados na França.


Além das versões a combustão e elétricas já comercializadas, o novo Renault Master também estará disponível com a motorização a hidrogênio H2-Tech ao final de 2025.


Esta estreia mundial do Master H2-Tech Prototype anuncia as características da nova versão do furgão Master zero emissão desenvolvida pela HYVIA, a joint venture entre o Renault Group e a Plug dedicada à mobilidade a hidrogênio.


Pioneira e líder em veículos comerciais leves elétricos há 15 anos, a Renault adotou a mesma estratégia para desenvolver suas soluções a hidrogênio, oferecendo mais uma opção de motorização sem comprometer o uso, além de oferecer um ecossistema construído para e com os clientes pessoa jurídica.


Oferecendo a melhor autonomia de seu segmento, de 700 quilômetros WLTP*, bem como um tempo de recarga de 5 minutos, o Renault Master confirma sua posição de nova referência também movida a hidrogênio.


Sem abrir mão de nada, esta versão zero emissão é adaptada aos diferentes usos intensos dos clientes pessoa jurídica, com versões furgão, plataforma-cabine, chassi-cabine e customizável para as necessidades de uso mais exigentes, graças aos nossos encarroçadores autorizados Renault Pro+. 


O Novo Renault Master H2-Tech Prototype é uma grande inovação, cujo pioneirismo foi possível graças a toda a expertise em H2 desenvolvida pela HYVIA há mais de 3 anos, contando com o feedback dos clientes das duas primeiras versões H2-Tech, já disponíveis desde 2023.


Esta inovação oferece confiabilidade e performance, graças a uma a arquitetura a hidrogênio totalmente integrada na plataforma desde a concepção do veículo, preservando tanto o tamanho da área de carga como a carga útil.


A arquitetura Dual Power a bateria & célula de combustível de nova geração conta com uma eficiência energética para oferecer uma autonomia inédita de até 700 km WLTP*, além de um sistema multimídia integrado que permite uma gestão otimizada da autonomia e do consumo de H2. 


O futuro Renault Master H2-Tech será comercializado pela Renault e se beneficiará de uma rede de concessionárias especialistas na motorização H2-Tech treinados para atender as particularidades para da venda e do serviço pós-venda desta nova versão a hidrogênio. O veículo será totalmente integrado na gama veículos comerciais leves da Renault e contará com toda a expertise comercial da marca. 


O Renault Master H2-Tech sempre se beneficiará da expertise em H2 da HYVIA, com sua capacidade para iniciar, desenvolver e acompanhar os ecossistemas H2 com uma gama de modelos única e completa, que vai desde os furgões a hidrogênio, estações de recarga em H2, fornecimento de hidrogênio descarbonizado até soluções de financiamento.






Imprensa Renault 

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

Foto: Divulgação 


 Após estudo e aplicação de um projeto que analisou durante pouco mais de um ano o perfil dos clientes, suas expectativas e seus anseios, a Azul Linhas Aéreas lança hoje o seu mais novo serviço de Concierge, em parceria com a BYD – a líder nacional na comercialização de carros elétricos.


 


O anúncio foi feito ontem à noite (17), durante evento no hangar da companhia em Viracopos (Campinas – SP) e reuniu convidados e imprensa, os principais executivos da Azul e BYD, além de Alex Atala – que assinou o menu servido e também anunciou outra novidade. Por estar alinhado aos valores das duas companhias, especialmente no que se refere às experiências inovadoras, únicas e personalizadas oferecidas a cada Cliente, o mais influente e premiado chef do mundo é também o embaixador das duas marcas.


 


As novidades foram contadas em detalhes, enquanto os presentes puderam apreciar uma exibição e conhecer alguns dos principais veículos elétricos da BYD, entre eles o Yuan Plus EV, 100% elétrico e o primeiro Classe A construído sobre a e-Platform 3.0 da marca automotiva. É ele que será a estrela do Concierge da aérea, que promete outras vantagens e benefícios especiais como forma de reconhecer e valorizar os Clientes mais frequentes da Azul e os mais engajados e ativos com todos os produtos e serviços da companhia.


 


Ao todo, e em princípio, serão oito automóveis à disposição desses Clientes no principal hub da Azul, em Viracopos, para garantir ainda mais conforto na locomoção do desembarque remoto até o aeroporto. Mas não é só. Este serviço até então inédito nesta base, também será estendido para mais 2 bases até o final do ano (aeroportos de Congonhas - CGH, em São Paulo, e Brasília – BSB) e para mais 3 até o final de 2025 (em Confins-MG, Recife-REC e Santos Dumont – SDU -RJ).


Concierge para toda a jornada do Cliente


Mais do que ser recepcionado ao desembarcar, o serviço de Concierge mantém, aprimora e também lança outros confortos e benefícios alinhados a esse atendimento superexclusivo. E que devem acompanhar toda a jornada de viagem desses Clientes, antes, durante e após, independentemente se eles estejam online ou offline.


 


Isso vai desde um canal exclusivo, com atendimento das 5h00 às 22h00, até uma assistência presencial no aeroporto de um Tripulante-Concierge – em ambos os casos, para cuidar em nome do Cliente de todos os detalhes e providências, caso solicitados – da reserva de passagens ou remanejamento de local e horário de viagem aos serviços de bordo e processos envolvendo de check-in/check-out e bagagens, por exemplo.


 


Para John Rodgerson, CEO da Azul, é muita satisfação anunciar mais um serviço que fará diferença nas experiências de viagem dos Clientes. “O lançamento do Concierge, especialmente em parceria com a BYD, foi a nossa forma de, mais uma vez, reconhecer e valorizar todos aqueles que não apenas sempre apostaram em nossa marca, mas que também, pela fidelidade e paixão que demonstram, acreditam em nossos valores, e na importância que damos para inovação, personalidade e sustentabilidade agora e no futuro”, comemora.


 


John também reforça a importância de estender o serviço para mais bases da Azul. “Somos a única companhia que terá o serviço não apenas no eixo Rio-São Paulo. Até 2025, estaremos atendendo em 6 dos nossos principais aeroportos, incluindo Minas Gerais, Brasília e Pernambuco. E, como a companhia que mais atende destinos no país, temos ainda mais oportunidades de estender o Concierge”, conta.


 


“Uma das missões da BYD é acelerar a transição do país em direção a um futuro mais eletrificado. Essa é uma nova experiência de viagem sustentável que a BYD oferece, com mais exclusividade e conforto, para os clientes Azul, viabilizando o transporte em um veículo 100% elétrico com excelentes atributos que vão elevar a experiência do consumidor. É a mobilidade elétrica cada vez mais perto dos brasileiros com esse serviço exclusivo”, comenta Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.


 


BYD Yuan Plus EV SUV 100% elétrico


O BYD Yuan Plus EV é o primeiro modelo de classe A construído sobre a e-Platform 3.0 da marca, e trouxe conceitos relevantes para o segmento no mercado brasileiro: inteligência, eficiência, segurança e design. A BYD criou e integrou ainda mais os componentes principais do modelo em uma nova estrutura da carroceria, arquitetura digital e elétrica e o renovado sistema operacional do veículo.


 


O Yuan Plus EV traz a inovadora bateria Blade, que assegura uma autonomia de 420km (WLTP) e pode ser carregado de 30 a 80% em apenas 30 minutos com um carregador DC de 80kW. Ainda oferece potência máxima de 204CV e torque máximo de 310N.m. com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos

Chevrolet inicia pré-venda do Blazer EV

 

Foto: Divulgação 

 A pré-venda do Blazer EV começa a partir de 17 de setembro na página da Chevrolet na internet, e as entregas do primeiro SUV esportivo premium da marca iniciam em outubro. Os proprietários de veículos elétricos da GM membros do Clube MyEV têm a oportunidade de fazer a compra com um dia de antecedência.


 


Todos que aderirem à ação de pré-venda do Blazer EV contam com os seguintes benefícios:


Escolha entre duas opções de carregadores residenciais rápidos, portátil de até 7 kWh ou wallcharger de até 22 kWh.

Um ano de crédito para recarga pública na rede EZVolt de até 1.200 kWh, o suficiente para rodar 5.600 km, em média.

Agendamento antecipado em até 24 horas para recarga nos aparelhos da EZVolt via aplicativo da Chevrolet.

Quatro anos de serviços OnStar além de myChevrolet App e 20 GB mensal para o Wi-Fi nativo do carro.

Dois anos de cobertura do Chevrolet Road Service e um ano de isenção de mensalidade do Sem Parar.

Três anos de revisões programadas gratuitas (ou até 30 mil quilômetros) com opção de serviço leva e traz.

Donos de Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV têm R$ 40 mil de valorização na troca pelo Blazer EV.

Condição especial para blindagem avançada com manutenção da garantia de fábrica do veículo.

 


Os interessados no Blazer EV podem conhecer mais sobre o veículo pelo EV Live, canal de atendimento virtual com especialistas em elétricos da Chevrolet para demonstração online do produto. As consultas são agendadas no próprio site da marca.


 


Outra novidade é que o SUV elétrico será ofertado também por meio de assinatura exclusiva para pessoa jurídica, com planos de 12, 24 e 36 meses, pela GM Fleet, marcando a estreia do serviço em abrangência nacional.


 


Além de tudo elétrico


O Blazer EV chega para reimaginar o conceito de automóvel e de experiência do usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o cockpit virtual com Google built-in. O modelo chega na configuração mais potente e completa disponível hoje globalmente, com acabamento RS, tração traseira, 347 cv de potência e bateria de 102 kWh.


 


É prazeroso e divertido de guiar, sem abrir mão do conforto, espaço interno e muita segurança. Além disso, oferece a maior autonomia da categoria: 481 km no ciclo do Inmetro, enquanto vai de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos. Rápido também é o tempo de recarga, cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.


 


Outro pilar de inovação está na conectividade. O painel é todo digital e configurável, composto por duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos. Além disso, permite conexão com um número superior de serviços e pode interagir com casas inteligentes.


 


O Blazer EV faz parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.






Imprensa Chevrolet 

Volkswagen mostra SUV inédito: um novo ícone pop está nascendo!

 

Foto: Divulgação 

A Volkswagen do Brasil, patrocinadora oficial do Rock in Rio, escolheu o maior festival de música do mundo para apresentar seu mais novo ícone pop. Trata-se de um produto completamente inovador, moderno, conectado e que irá inaugurar um segmento inédito para a Volkswagen no Brasil. O SUVW, confirmado para o mercado brasileiro em 2025, será mais um modelo anunciado da ofensiva de 16 produtos até 2028, e chegará para reforçar ainda mais a Família SUVW, formada pelo Novo T-Cross (o SUV mais vendido do Brasil), Nivus, Taos e Tiguan. Com sua Família SUVW, aliás, a Volkswagen é líder de vendas no segmento de SUVs, o mais representativo do mercado nacional.


“O Rock in Rio é o local certo para celebrarmos ícones. Hoje é dia de darmos início à revelação de um novo ícone pop da Volkswagen, que ganhará os palcos, ou melhor, as ruas do Brasil e do mundo em breve. Um carro 100% desenvolvido e produzido no Brasil, que nasce para ser mais um marco histórico nesse verdadeiro caso de amor entre a Volkswagen e os brasileiros”, antecipa Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.


Um teaser-tech. O projeto do teaser tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do SUV inédito. Além de uma camuflagem especial, o modelo está envolvido por uma redoma de LED glass, tecnologia que combina transparência e luminosidade com efeitos holográficos. Neste primeiro momento, o público conhecerá a assinatura dos faróis, lanternas e a silhueta lateral do SUV. A ideia é revelar o carro, pouco a pouco, até seu lançamento.


Interação com o público. A Volkswagen do Brasil brilhará muito em frente ao Palco Mundo. Na entrada de seu estande, o SUVW inédito da marca será o protagonista do espaço para dar um spoiler de como será o modelo, que estará protegido pelo LED glass. No entanto, os visitantes já poderão espiar alguns detalhes do carro. Ainda no estande, em uma ativação criativa, o público tentará adivinhar, em uma tela touch, um nome para batizar o novo SUVW com até cinco letras. E o mais importante e também divertido: só valem sugestões erradas.





Campanha com IA. Os perfis da VW nas redes sociais serão palco de uma campanha para que os VW Lovers liberem a criatividade e façam suas adivinhações de nomes para o SUVW inédito da marca. O mote segue o mesmo, com sugestões improváveis. Participar é fácil: basta acompanhar as postagens sobre a campanha a partir de 11 de setembro no Instagram e Facebook da Volkswagen e incluir comentário com a sugestão de um nome, com até cinco letras, para o novo SUVW. Com ajuda de IA (Inteligência Artificial), a Volkswagen vai transformar alguns nomes sugeridos em animações e marcar o autor. É uma interação divertida para curtir e compartilhar.


Saiba mais em: https://novosuv.vw.com.br/ 






Imprensa Volkswagen 

BYD inova mais uma vez e amplia garantia das baterias sua linha de empilhadeiras elétricas no Brasil

Foto: Divulgação 


 A BYD, greentech reconhecida mundialmente por produtos focados na mobilidade elétrica e soluções de energia, anuncia mais uma grande novidade no mercado brasileiro:

a ampliação do prazo de garantia de sua linha de empilhadeiras elétricas comercializadas no Brasil para 8 anos. A medida, válida para todos os produtos comercializados a partir deste mês (setembro), reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação no setor de logística e automação industrial, e também garante mais segurança e confiabilidade a clientes no país.

                                   Empilhadeira elétrica BYD ECB 20: recarga total em até duas horas

Com mais de 20 modelos oferecidos no Brasil, a BYD é a única marca do mercado a oferecer baterias de fosfato de ferro-lítio a toda sua linha de empilhadeiras. Sinônimo de inovação e segurança, as baterias oferecem uma combinação de durabilidade, eficiência e sustentabilidade, garantindo operação contínua com recargas rápidas, sem impacto ambiental e praticamente livre de manutenção. A linha de empilhadeiras da BYD atende com sucesso diversos setores. Representam a escolha ideal em aplicações que envolvam movimentação de cargas pesadas, com facilidade e agilidade.

Além de modernas e eficientes, a linha de de empilhadeiras BYD tem como uma das principais vantagens a capacidade de operar em ambientes internos, sem emitir gases ou ruídos nocivos. Essa característica benéfica e sustentável e vem ao encontro das empresas que necessitam de um controle rigoroso da qualidade do ar, ventilação e poluição sonora no estoque e manuseio de seus produtos. A BYD investe no setor de logística interna com o desenvolvimento da tecnologia que leva em seu desenvolvimento três fatores primordiais em consideração: utilizar baterias de longa duração, buscar economia de energia e proteger o meio ambiente.

                      As empilhadeiras da BYD podem operar em ambientes internos, sem emitir gases ou ruídos nocivos

As empilhadeiras 100% elétricas BYD garantem autonomia para três turnos, com recargas parciais (sem efeito memória) e total em até duas horas, e superam com grande vantagem as oito horas de espera da tradicional de chumbo-ácido. O uso de uma única bateria e o seu carregamento rápido reduzem significativamente ainda os custos operacionais e aumentam a produtividade da operação.

“As soluções logísticas da BYD trazem grande benefício não só na redução de custos em frotas. Nossas soluções revolucionaram o conceito de equipamentos de logística 100% elétricos. Atualmente temos mais de dois mil equipamentos em atuação, o maior parque de empilhadeiras elétricas com baterias de lítio do País. Nossa linha de produtos de qualidade, grande robustez e alta eficiência, representa uma garantia a mais para impulsionar a logística verde do mercado brasileiro", finaliza Everson Penteado, gerente comercial de empilhadeiras BYD no Brasil.




Imprensa BYD

BYD Yuan Pro Chega ao Mercado Brasileiro como o SUV Elétrico de Entrada da Marca Chinesa

Foto: Gustavo Lopes 

A BYD mantém seu ritmo agressivo de lançamentos no mercado brasileiro, com a promessa de um lançamento por mês em 2024. Em setembro, a marca lançou o Yuan Pro, seu SUV elétrico de entrada. O Yuan utiliza a mesma plataforma do Dolphi, sendo assim um SUV compacto e completando a gama de SUVs da BYD.


A missão do Yuan Pro é ser a primeira opção para quem busca um SUV compacto, mirando até mesmo em concorrentes a combustão como T-Cross, Kicks e Creta, com base no preço. Custando R$ 182.800,00, o novo SUV da marca apresenta um design moderno e jovial, o que foi destacado durante seu lançamento, caracterizando-o como um carro jovem em todas as dimensões.


O Yuan Pro



O Yuan Pro tem linhas modernas, fluidas e harmoniosas. Segundo a BYD, o design do modelo foi inspirado em formas geométricas e pedras preciosas. Na dianteira, destacam-se os faróis grandes em LED, com projetores e assinatura em LED. O aplique em preto brilhante substitui a grade tradicional e há um friso em aço escovado. O para-choque possui formas geométricas com vários vincos que complementam o design. Na traseira, o design segue a tradição da marca, com lanternas em LED que se estendem por toda a largura do carro. A lanterna lembra a do Dolphi, com uma assinatura bem característica.


Interior


O Yuan Pro possui um excelente acabamento, com materiais macios ao toque e couro claro, entre outros itens. Além dos materiais de acabamento, ele conta com uma tela giratória de 12,8” com borda estreita, painel de instrumentos LCD Full-View de 8,8”, controle automático de climatização de duas zonas, câmera panorâmica 3D de 360º, estação de carregamento móvel, carregamento sem fio para smartphones Apple e Android, conexão com internet, GPS integrado e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos e atualizações de sistema Over-The-Air, que podem ser feitas remotamente como em um smartphone. Também oferece compatibilidade com acesso por cartão NFC (Near Field Communication), permitindo destravar o carro com um cartão ou smartphone.


O Yuan Pro conta com a tecnologia e-platform 3.0, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos, que traz eficiência e segurança, além de diversas possibilidades de configuração de carroceria. Equipado com o que há de mais tecnológico na BYD, um dos destaques do SUV é o novo sistema 8 em 1, que conecta todos os componentes do powertrain—motor, carregador, conversor, inversor e controlador—de forma eficiente, proporcionando o melhor desempenho para um veículo elétrico.


Conjunto Mecânico


O Yuan Pro utiliza um motor 100% elétrico de 177 cv e 29 kgfm instantâneos, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Sua autonomia é de 380 km no ciclo NEDC. No Brasil, seguindo o método do Inmetro, a autonomia é de 390 km no ciclo urbano e 316 km no ciclo estrada, bem diferente da estimativa de 250 km do próprio Inmetro.


Ao Volante


A convite da BYD Brasil, fomos ao Haras Tuiuti para testar o novo SUV em uma pista de teste, local ideal para conhecer as características de um carro elétrico. Esses veículos são conhecidos por sua entrega rápida e espontânea. O Yuan Pro surpreendeu pela excelente estabilidade e desempenho durante o teste. Apesar de ser um SUV, o design aerodinâmico favorece a esportividade. Além do teste de pista, levei o modelo para uma estrada de terra, seu habitat natural, e fiquei bastante impressionado. Diferente dos primeiros carros chineses dos anos 2010, com suspensão e acabamento ruim, o Yuan tem uma suspensão bem trabalhada, é suave, firme e com bom isolamento acústico.


Resumindo, o Yuan Pro chega com um preço competitivo de R$ 182.800,00, que o coloca na faixa de preço de veículos a combustão da mesma categoria, como T-Cross, Creta e Tracker. Acredito que o Yuan fará mais sentido do que o Song Pro, pois sua categoria é mais pontual e objetiva. Nesta faixa de preço, ele não tem concorrentes diretos dentro da gama, mas poderá fazer com que os compradores considerem um SUV elétrico com mais tecnologia e acabamento premium em vez de um veículo a combustão.



Por Gustavo Lopes 

Ford confirma o lançamento da Nova Ranger Black e revela primeiras imagens

 

Foto: Divulgação 

A Ford confirmou hoje que a nova versão da Ranger anunciada com um teaser em julho é a Black. A revelação veio acompanhada também das primeiras imagens da picape urbana de visual sofisticado e imponente, diferenciada por vários itens de acabamento em tom escuro, como sugere o nome. O seu lançamento vai ocorrer em breve, ampliando o portfólio da nova geração da picape. 


O novo modelo chega num momento de crescimento da linha. Desde o lançamento da nova geração, a Ranger é a picape média que mais ganhou espaço no segmento, com um avanço de mais de 48% na participação de mercado. Entre outros destaques, ela registrou um novo recorde histórico de emplacamentos em junho, com mais de 3.000 unidades.


A Nova Ranger Black segue o mesmo conceito da versão homônima da geração anterior, que foi vendida de 2021 a 2023 com muito sucesso. Associada à cor preta que simboliza elegância, mistério e poder, ela agora volta ainda mais robusta e refinada, com um pacote projetado para atender quem não se contenta com o básico.


O seu estilo é marcado pela grade frontal, santantônio, rodas e retrovisores na cor grafite. Tem também faróis de LED, estribo fixo e pneus 255/65 R18 All Terrain. Detalhes do interior e equipamentos serão divulgados mais próximo do lançamento.


“A Nova Ranger Black combina a força e robustez que se espera de uma picape de verdade com o estilo e a sofisticação de um veículo de luxo”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. “É uma picape que redefine a experiência urbana com seu design imponente e tecnologia de ponta.”






Imprensa Ford 

Campanha do Polo Rock in Rio celebra parceria da Volkswagen com o festival

Foto: Divulgação 


 Patrocinadora oficial do Rock in Rio 2024, a Volkswagen do Brasil estreou a campanha publicitária do Polo Rock in Rio, a versão especial do carro de passeio mais vendido do País e automóvel oficial do maior festival de música e entretenimento do mundo. O filme da AlmapBBDO captura a energia vibrante do evento e destaca a parceria de 13 anos com a Volkswagen, que já patrocinou o Rock in Rio em outras quatro edições: 2011, 2013, 2015 e 2022.


 


O conceito da campanha celebra os 40 anos do Rock in Rio e os 71 anos da Volkswagen do Brasil, unindo a icônica música "Smoke On The Water", do Deep Purple, a ícones da marca ao longo das décadas. A trilha sonora, produzida pela Cabaret Studio, serve como fio condutor do enredo, acompanhando um personagem que, partindo de 1985, avança pelas décadas com diferentes modelos da Volkswagen, sempre rumo ao Rio de Janeiro. A jornada culmina no Rock in Rio 2024, destacando a forte presença da marca nas histórias dos brasileiros e na Cidade do Rock.


 


Clique aqui para assistir ao filme ou acesse o perfil da Volkswagen no YouTube.


 


“A campanha do Polo Rock in Rio traz a energia vibrante do maior festival de música e entretenimento do mundo para celebrar os 40 anos do evento, os 13 anos de parceria com a Volkswagen do Brasil e o lançamento da versão especial do carro de passeio mais vendido e amado do País. Eu adorei a conexão emocional que o filme traz com a Volkswagen, uma marca cada vez mais humana, conectada, que aproxima as pessoas e ajuda a realizar sonhos, como ir ao Rock in Rio, com o mote #VouDeVolks. Aqui na Volkswagen, temos a música como território estratégico e é nos grandes festivais que estamos unidos aos mais diversos públicos, compartilhando uma experiência inesquecível e paixões mundiais como música e carros”, diz Livia Kinoshita, diretora de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

 


“Acho que essa campanha é uma celebração de grandes ícones: dos festivais, como o Rock in Rio; da música, representada por Deep Purple e ‘Smoke On The Water’; e, obviamente, dos carros icônicos do passado e do presente da VW”, destaca Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO.

 


Unindo tecnologia e rock em 2024

 


A estratégia de divulgação inclui branded content com cobertura em tempo real do evento, influenciadores, peças publicitárias especiais e promoções nas redes sociais. A estratégia de mídia foi desenvolvida com base nas diferentes etapas de construção de mensagem para cada momento da campanha.

 


Para a linha de produto Polo Rock in Rio, a abordagem será 100% digital. Já na frente masterbrand, além da transmissão oficial pela Rede Globo, será implementado um reforço na TV aberta para ampliar a visibilidade. O digital utilizará redes sociais, programática e search, enquanto o OOH será empregado na rota aérea São Paulo – Rio de Janeiro e em ativos na Cidade do Rock e no festival.


Novo Polo Rock in Rio: a versão especial do carro de passeio líder de vendas no Brasil

 


O best-seller entre os carros de passeio no Brasil está pronto para o festival! Em homenagem aos 40 anos de história do Rock in Rio, a Volkswagen anuncia o Polo Rock in Rio. A versão exclusiva tem produção limitada e carrega itens inéditos.

 


O Polo Rock in Rio, produzido na planta de Taubaté (SP), é baseado no Polo Track equipado com o consagrado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Essa é a terceira edição especial já feita com o Polo no Brasil, começando com o Polo Beats em 2019, passando pelo Polo Track First Edition em 2023 - edição numerada para o lançamento do modelo no mercado nacional.

 


Para a versão especial do Rock in Rio Brasil, o Polo Track traz roupagem exclusiva focada no estilo e na música. No exterior, as três cores disponíveis - Branco Puro, Cinza Platinum e Vermelho Sunset - recebem acabamentos em Preto Ninja no teto, maçanetas, retrovisores, nas calotas exclusivas e faixa que cruza a tampa traseira do modelo.

 


Na traseira, o adesivo com nomenclatura Track dá espaço ao nome do festival, assim como o capô dianteiro, que recebe o logo aplicado do lado do direito. Nas laterais, adesivo com design exclusivo do Rock in Rio Brasil percorre a parte inferior das portas dianteiras e traseiras.

 


No interior, ouvir música é prioridade. No console, a central multimídia VW Play com tela de de 10 polegadas é de série com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som com seis alto-falantes para ouvir as principais playlists do festival.

 


Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do festival em baixo relevo para os quatro ocupantes. O painel também recebe emblema com acabamento em preto piano, inédito na linha Track.

 


Edições Especiais Rock in Rio Brasil

 


O Polo Track Rock in Rio não é o primeiro modelo a receber uma edição especial para a Cidade do Rock. Ao longo dos mais de 13 anos de parceria entre a marca alemã e o festival brasileiro, quatro modelos já receberam edições especiais.

 


Os primeiros foram Fox e Gol em 2011, na primeira edição patrocinada pela Volkswagen. Ambos com três opções de cores exclusivas - branco, azul e vermelho, - estavam equipados com rodas escurecidas, acabamentos em vermelho no interior, sistema de som e volante multifuncional.

 


Já em 2013, na segunda participação da Volkswagen, o Fox voltou como estrela do show, agora com revestimento de bancos exclusivos, soleiras exclusivas e retrovisores em acabamento fosco para contraste com a pintura.

 


Os headliners aumentaram em 2015, Saveiro, Gol e Fox receberam edições exclusivas do Rock in Rio. Pela primeira vez, a Saveiro, baseada na versão Highline Cabine Dupla, foi equipada com os revestimentos exclusivos do evento, faixa alusiva na lateral e lanternas escurecidas. No interior, sistema de som mais potente com volante multifuncional acompanhavam as pedaleiras esportivas e os detalhes em vermelho no painel.

 


 

VW lança página no Instagram para celebrar sua herança automobilística

Foto: Divulgação 




 Hoje, Dia Nacional da Kombi, a Volkswagen do Brasil dá um passo inovador no ambiente digital ao lançar a página @garagem.volkswagen no Instagram, um canal exclusivo dedicado aos milhões de fãs de carros clássicos com o objetivo de fortalecer a conexão emocional da marca com esse público no País e ao redor do mundo. Este projeto é realmente único, destacando a Volkswagen do Brasil como a primeira filial da marca fora da Alemanha a criar uma página dedicada exclusivamente ao seu heritage automobilístico. Essa iniciativa reforça o compromisso da Volkswagen com a preservação de sua história e com a celebração de sua tradição e pioneirismo no setor.


No perfil @garagem.volkswagen, uma Garagem que nunca fecha, os seguidores terão um canal aberto e ainda mais próximo com a marca e poderão explorar o rico acervo de modelos clássicos presentes na Garagem real da fabricante, além de conhecer marcos importantes da história da Volkswagen no Brasil, fundamental para o desenvolvimento tecnológico e de inovação na indústria automotiva nacional.

 

"A página no Instagram @garagem.volkswagen é mais do que um canal de comunicação. É um espaço onde celebraremos a rica herança que construímos em 71 anos no País, e onde nos conectaremos ainda mais emocionalmente com nossos fãs, que compartilham a mesma paixão pelos nossos clássicos. Este projeto é mais uma maneira de reafirmar o compromisso da Volkswagen com o Brasil, com a inovação e com a preservação de nossa história no setor", afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

 

No Instagram, o perfil @garagem.volkswagen exibirá os modelos da Garagem e suas curiosidades, também trará conteúdos exclusivos, incluindo os bastidores da produção de fotos e vídeos, episódios do Podcast Garagem Volkswagen, que será lançado em breve em plataformas de áudio e no canal oficial do Youtube da marca, além de histórias de proprietários e seus clássicos por todo o Brasil. A iniciativa reafirma o papel da Volkswagen como uma marca intrinsecamente ligada à história e à emoção, conectando-se com uma comunidade global de entusiastas de carros clássicos.

 

Ação Criativa de Lançamento: Kombi Camuflada

 

Dias antes do lançamento oficial do Instagram da Garagem Volkswagen, uma Kombi camuflada circulou por encontros de carros clássicos, pelas ruas de São Paulo e por lugares onde entusiastas e car spotting costumam ficar, chamando atenção nas redes sociais e na imprensa. Adesivada com QR Codes que levavam a um vídeo teaser (clique aqui para conferir) na página oficial já criada, a Kombi despertou a curiosidade, nostalgia e muita repercussão entre o público. Essa ação foi criada e idealizada pela agência de comunicação LLYC (Llorente & Cuenca), em conjunto com o time de Comunicação e Engenharia da Volkswagen e atraiu os primeiros seguidores para a página, marcando o início dessa nova era da Volkswagen no ambiente digital e no relacionamento com o seu público.

 

Clique aqui e confira o vídeo da ação de lançamento da Kombi camuflada.

 

A Kombi utilizada para essa ação é do modelo Standard, fabricada em 2013, modelo 2014, e pertence à Volkswagen do Brasil. O veículo será utilizado futuramente em outras ações de Comunicação da marca pelo País, inclusive junto aos eventos de clássicos organizados por clubes em território nacional.


Clique aqui para baixar o vídeo teaser de modelos Garagem Volkswagen (reel).

 

Evento de Lançamento na sede da Meta
 

O evento oficial de lançamento aconteceu na sede da Meta, em São Paulo, hoje (2 de setembro), Dia Nacional da Kombi. Estiveram presentes jornalistas, influenciadores digitais e membros de grupos de clássicos, além de executivos da Volkswagen do Brasil, como Claudio Rawicz, Gerente Executivo de Imprensa, Comunicação Digital & Clássicos, e André Drigo, Gerente Executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo, Engenharia de Protótipos e Clássicos.
 

"O lançamento da @garagem.volkswagen no Instagram nos permite explorar novas formas de engajamento com nossa comunidade de entusiastas de clássicos. Queremos que cada seguidor sinta que faz parte dessa jornada histórica, onde cada carro tem uma história única para contar. Este é, sem dúvida, um marco no nosso relacionamento e na comunicação com os fãs da marca", comenta Claudio Rawicz, Gerente Executivo de Comunicação, Imprensa e Clássicos da Volkswagen do Brasil.
 

"Este projeto é fruto de um trabalho apaixonado de restauração e preservação dos nossos modelos clássicos, que são símbolos de uma era de inovação e progresso na indústria automotiva. A Garagem Volkswagen reflete a dedicação que temos em manter viva a memória desses veículos, ao mesmo tempo em que olhamos para o futuro com o mesmo espírito pioneiro, buscando desenvolver veículos cada vez atraentes, tecnológicos e seguros, diz André Drigo, Gerente Executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo, Engenharia de Protótipos e Clássicos da Volkswagen do Brasil.
 

Compromisso com a Herança e Inovação
 

A Volkswagen do Brasil vê a @garagem.volkswagen como uma oportunidade única para destacar seu compromisso com a história e a herança automobilística, enquanto fortalece sua conexão emocional com fãs e entusiastas de carros clássicos. Este projeto inovador coloca a Volkswagen em uma posição de destaque perante a concorrência, sendo a única marca no Brasil com um canal oficial focado exclusivamente em clássicos. 

 

Certificado de Clássicos Volkswagen: preservando e valorizando a história
 

Ainda como parte dessa iniciativa, a Volkswagen do Brasil também destaca o Certificado de Clássicos Volkswagen. O documento reconhece e exalta as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional, enquanto também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca.
 

Trata-se de uma autêntica certidão de nascimento, emitida sempre no nome do atual proprietário do clássico. Além disso, cada certificado tem um número serial único, que garante a rastreabilidade e autenticidade, evitando, dessa forma, possíveis falsificações. 

 








Imprensa Volkswagen