Stellantis anuncia R$ 3 bilhões em investimentos e confirma futuro modelo para o Polo Automotivo Stellantis de Porto Real

 

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Em encontro realizado hoje no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro, o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio De Janeiro, Vinicius Farah, representando o Governador do Estado, Cláudio Castro, e anunciou um aporte de R$ 3 bilhões em investimentos de 2025 a 2030, o maior investimento da região sul fluminense nos últimos anos.

Na ocasião, a Stellantis também confirmou a produção de um modelo inédito em Porto Real nos próximos anos. Além disso, o investimento apoiará a produção do Citroën Basalt, que chega ainda este ano para completar a família C-Cubed ao lado do Novo C3 e Novo Aircross.

Com o aporte, a companhia reafirma o seu compromisso com Porto Real através da ampliação da produção e projeta geração de novos empregos no Polo Automotivo nos próximos anos, reforçando toda a cadeia automotiva para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.

“O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real é estratégico para os planos da nossa empresa na região, contribuindo no desenvolvimento de uma mobilidade segura, sustentável e acessível. Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isso, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com os R$ 3 bilhões deste novo ciclo, somado aos aportes feitos no Polo Automotivo de Porto Real desde 2011, a planta automotiva sul fluminense terá recebido mais de R$ 13 bilhões em investimentos. O montante será destinado ao desenvolvimento de novos produtos, Pesquisa & Desenvolvimento e modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial.

O ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul é o maior da história da indústria automotiva na região. O montante impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

 Imprensa Stellantis 

RAM LANÇA SÉRIE ESPECIAL PARA OS AMANTES DO V8: A CLASSIC R/T

 

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Poucos elementos do universo automotivo são tão venerados quanto um motor V8. Motivos não faltam: o ronco encorpado e borbulhante que saem pelas bocas do escapamento, a potência caudalosa despejada nas rodas que tentam em vão não derrapar e toda cultura muscle car ao redor desse tipo de propulsor, formado por duas bancadas de quatro cilindros na diagonal.

Para celebrar o legado do icônico V8 HEMI®, a Ram anuncia 100 unidades de uma série mais que especial, a versão R/T para o modelo Classic. Mas antes de apresentar todos os detalhes dessa edição limitada, vamos mergulhar um pouco na linda história da marca e entender onde tudo começou, há mais de um século.

Vamos falar um pouco de Dodge: mais de 100 anos de história

A história de sucesso da marca Dodge teve início em 1914, quando os irmãos John e Horace Dodge produziam e vendiam peças automotivas às montadoras da região de Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. Conhecida pela qualidade e confiabilidade das suas peças, a marca que carrega o sobrenome dos irmãos lançou, naquele mesmo ano, seu primeiro carro, o Model 30. Já a produção de veículos comerciais começou em 1917, marcando o nascimento da primeira picape Dodge: a Série 1.

Em 1928, a Dodge foi vendida para o Grupo Chrysler e passou a ser uma divisão da companhia e, em 1932, era lançada a picape Dodge de meia tonelada, apresentando pela primeira vez o icônico símbolo do carneiro montanhês – Ram, em inglês – decorando o capô. Até a década seguinte a marca continuou a oferecer qualidade e veículos cada vez mais capazes, sendo, inclusive, a fornecedora de mais de 20 mil picapes exclusivas para o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. No pós-guerra, nasceu a Power Wagon, a primeira picape média com tração 4X4 para uso civil, que derivava do modelo criado para o combate. Hoje, a tração 4X4 é um atributo quase indispensável nas caminhonetes e está presente em toda a gama de picapes Ram.

As décadas seguintes foram definidas por grandes nomes e marcos. Na década de 1950, houve a primeira aparição do nome Ram e o primeiro motor V8 em uma picape Dodge, a “Red Ram”. Interessante mencionar que desde essa época o V8 da Dodge já era um HEMI®, nome dado a unidade de força cujas câmaras de combustão são hemisféricas. Em 1961, a nova linha de picapes Dodge trouxe a proposta de cabine dupla com quatro portas e um design semelhante ao Dodge Dart da época.

Agora, falando de outro hemisfério, mais especificamente no Brasil, nascia em 1969 a picape mais potente produzida no país, a Dodge D 100. Fabricada pela Chrysler no ABC Paulista, utilizava o mesmo motor do Dodge Dart, um V8 5.2 L de 198 cavalos. A D 100 foi produzida no país até 1975 e ainda há alguns exemplares rodando por aí – ou embelezando as garagens de alguns colecionadores.

De volta ao continente norte-americano, em 1993, foi apresentada a segunda geração da picape Ram 1500, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend, no mesmo ano. E o design dessa geração da Ram 1500 foi apelidado de “big rig”, em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte- americanas, e cuja grade dianteira em cruz ganhou ainda mais destaque, elevando-se acima dos faróis.

Como força é um dos pilares característicos da Ram, a busca por picapes potentes sempre foi uma máxima da marca. De volta ao Brasil, em 1998, a então Chrysler inaugurava uma planta industrial na cidade de Campo Largo, Paraná, de onde saía uma das picapes mais potentes do mercado e a mais luxuosa, a famosa Dodge Dakota nas configurações básica, com um motor 2.5, e Sport, movida por um 3.9 L V6, ambos a gasolina. Mas nos anos 2000 era a lançada a versão mais apimentada do modelo, a R/T. Equipada com o motor V8 Magnum 5.2 L com 232 cv, era não só a picape mais potente, como o automóvel mais potente produzido no país à época.

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Ainda sobre a história dessa marca centenária, em 2009 a Ram deixou de ser a linha de picapes da Dodge e passou a ser uma marca independente. O objetivo da separação era a Ram se especializar no desenvolvimento e produção de veículos comerciais, principalmente picapes, enquanto a Dodge manter seu foco nos muscle cars e esportivos.

Ram Classic R/T: uma homenagem ao motor V8 HEMI®

E agora, como forma de homenagem ao icônico motor V8 HEMI®, cujas câmaras de combustão hemisféricas têm mais de 70 anos de tradição e uma enorme legião de fãs, a Ram Classic ganha a versão R/T – de “Road/Track” –, outro símbolo de extremo apelo emocional para os entusiastas. A sigla distingue a gama de carros de alto desempenho usada pela Dodge desde os anos 60.

A Ram Classic R/T valoriza seu caráter esportivo com elementos exclusivos desta última safra, a começar pelos faróis e lanternas com máscara negra. Na dianteira, a exclusiva grade com formato em cruz, característica das picapes Dodge desde o lançamento da segunda geração da Ram 1500 e elemento marcante do design “big rig”, e que traz o carneiro montanhês ao centro, no lugar do nome da marca.

Por trás, colmeias aspiram muito ar para alimentar o enorme motor e um logo R/T no canto inferior adiciona charme a frente imponente da muscle truck. Adesivos foscos que remetem aos Dodges Chargers R/T fabricados pela Chrysler no Brasil nas laterais da caçamba e no capô completam o look da picape de DNA norte americano. Uma soleira em aço inoxidável evoca ainda mais o luxo e esportividade no interior da picape.

Para sublinhar o caráter colecionável da Ram Classic R/T, serão comercializadas apenas 100 unidades – 50 na cor Preto Diamond e 50 no tom Vermelho Flame – que recebem um elegante logo no painel com a estampa do número 1/100, referente ao número limitado das quantidades comercializadas.

Além disso, os felizardos proprietários dessas unidades ainda serão presenteados com um kit super exclusivo, assim como a picape. O kit contém uma caixa metálica de ferramentas e uma pasta de couro com certificado de aquisição com o número do chassi da unidade e uma carta escrita por Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul, parabenizando pela compra.

No mais, a picape que é a caminhonete full-size mais acessível do Brasil, entrega muita força, capacidade e conforto para cinco ocupantes adultos, atributos que conquistaram quase 3 mil clientes somente em 2023. Tudo isso com o incomparável motor V8 HEMI® de 5,7 litros, que entrega incríveis 400 cv de potência e 556 Nm de torque, com tecnologia MDS, que desativa quatro dos oito cilindros para reduzir o consumo, e acoplado à caixa automática de oito velocidades TorqueFlite. O volume da caçamba de 1.424 litros e a capacidade de reboque de 3.534 kg demonstram mais uma vez toda a capacidade de uma picape Ram, além da tração 4X4 com reduzida.

Por dentro, muita funcionalidade e comodidade, com a central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e navegação embarcada, som premium Alpine de 10 alto-falantes com 506 watts de potência, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e com comandos elétricos, bancos traseiros rebatíveis e com diversos porta objetos, e muitas outras tecnologias embarcadas. Completam o visual esportivo da picape as rodas de 20 polegadas e o escapamento duplo.

“Uma série mais que especial, na verdade, uma Série Inigualável! Essa edição exclusiva e limitada é a homenagem da Ram a essa picape incrível e a esse V8 que provoca tanta emoção aos amantes dos motores.”, explica Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul. “Serão apenas 100 unidades para deixar a Classic na história do mercado. E nada melhor do que uma série chamada R/T para proporcionar esse momento tão especial para a marca”, completou o executivo.

O colecionável modelo marca a despedida da Classic do mercado brasileiro e estará à disposição com preço público sugerido de R$ 359.990 a partir do dia 4 de junho às 10h00 até acabarem os 100 exemplares.

Sucesso de vendas no Brasil, a marca Ram seguirá com seus modelos importados 1500 (também equipado com o motor 5.7L V8 HEMI®), 2500 e 3500 e também com a picape produzida no Brasil, a Rampage. Além da Ram Classic R/T, limitada a 100 unidades, as últimas unidades da Classic Laramie e Laramie Night Edition seguirão disponíveis aos clientes enquanto houver estoque

Jetta GLI mostra porque ainda vive em versão única e ainda atrai entusiastas da marca



Em uma época em que os sedãs médios estão cada vez mais escassos, ter um sedã com alma esportiva é ainda mais exclusivo. A Volkswagen mantém o Jetta GLI em seu portfólio, cobrindo a lacuna dos entusiastas fãs do Golf GTI. Sim, o Jetta tem todo o espírito esportivo do hatch da marca alemã.

Fomos até São Paulo para testar o esportivo, que chama bastante atenção pelo design, motorização e seu bom acabamento. A unidade cedida pela Volkswagen do Brasil era preta, confesso que a minha preferida, já que contrasta bem com os elementos em vermelho presentes na versão GLI.

Jetta GLI é bem imponente, com 4,74 metros de comprimento e 1,79 metros de largura, o que faz com que o sedã se destaque por sua robustez combinada com os elementos esportivos presentes em cada detalhe.

Exterior

Na dianteira, o Jetta GLI conta com um longo capô com vários cortes, melhorando a aerodinâmica. A grade dianteira tem acabamento em preto brilhante, rodas de liga leve de 18 polegadas e saias laterais. Na traseira, a tampa do porta-malas tem uma saliência parecendo um aerofólio. As lanternas são em LED e têm um design único. A única identificação do modelo é a nomenclatura GLI, sem o nome Jetta no veículo. O para-choque traseiro tem uma grade vazada em forma de colmeia. O escapamento é duplo, com uma ponteira em cada lado.

Interior

O interior do Jetta impressiona pelo acabamento e nível de tecnologia. O painel tem acabamento macio ao toque, assim como as portas dianteiras. Já nas portas traseiras, o acabamento é de plástico. O GLI possui um quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas chamado “Active Info Display”, que exibe gráficos em 2D e 3D. Essa tecnologia permite ao condutor personalizar o painel com as informações mais importantes e interessantes para uma melhor condução.



A central multimídia é de 10,1 polegadas. O sistema Infotainment VW Play permite conectividade avançada com smartphones por meio do App-Connect. Essa central permite interatividade, com várias opções de informação, entretenimento e configuração do veículo, como o perfil de condução, além de um visual moderno e tecnológico. O interior ainda oferece uma opção de cores para iluminar o ambiente do carro.

Segurança

Jetta GLI conta com assistente ativo de mudança de faixa, assistente de condução ativa, detector de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e detector de pedestres.

Motorização

O GLI usa o motor 350 TSI de quatro cilindros, 2.0L, com turbocompressor e injeção direta, com comando de válvulas variável para admissão e escape, bem como elevação variável da válvula de escape. Ele gera 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, já a 1.500 rpm. A transmissão é um DSG automático de dupla embreagem de sete marchas.

Ao Volante

Que prazer é dirigir o Jetta GLI! A nostalgia ao guiar o sedã da marca é grande, principalmente para quem já teve a oportunidade de dirigir um Golf GTI. A pegada é bem esportiva, os bancos são mais baixos, então a sensação esportiva é grande. O volante tem uma ótima empunhadura e excelente revestimento.

A resposta é muito rápida, as saídas são bem ágeis, ou seja, você tem o carro bem na mão no momento que precisar. Infelizmente, poderia ter um ronco mais expressivo, pois ele utiliza som na cabine simulando o ronco do carro.

O teto solar traz mais esportividade ao sedã, pois nada é mais charmoso do que o Jetta ou Golf com teto aberto.

O chassi é de aço leve, a suspensão traseira multilinkpossui barra estabilizadora e amortecedores com ajuste esportivo. Com molas mais rígidas e uma postura mais baixa, a suspensão oferece dinâmica focada no desempenho, sem sacrificar o conforto.

Resumo

Jetta GLI é a única versão disponível do sedã e entrega uma experiência única, algo que dificilmente se encontra em outro sedã médio. Principalmente para quem sabe o que é dirigir os esportivos da Volkswagen. Então, como um bom entusiasta da marca, eu escolheria sim um JettaGLI. Até porque o consumo não foi um problema. Durante o período em São Paulo, com todo o seu trânsito, fiz uma média de 8 km/l, o que não é ruim para o carro. 

Test Drive: Peugeot 208 Style ainda é uma boa opção de compra




Desde que foi lançado, o Peugeot 208 Style com motor aspirado foi considerado um ótimo custo-benefício, pois oferecia muito por um preço de carro bem inferior. Naquela época, o Governo Federal havia lançado um programa que reduzia o valor de alguns veículos. Com isso, o 208 Style aspirado foi vendido abaixo dos R$ 100 mil. Agora, em 2024, testamos o 208 Style com sua nova motorização e nova transmissão automática.


Design


O 208 tem chamado bastante atenção em relação ao seu design; hoje, em comparação aos seus concorrentes, ele se destaca por ser bem atual e moderno. Com formas arredondadas e uma dianteira bem marcante, quem vê o 208 pelo retrovisor já sabe de qual modelo se trata. Os faróis em Full LED com o DRL que remete à presa de um leão são marcantes. A grade é grande e, na versão Style, é revestida com elementos cromados que conferem uma maior elegância ao modelo. Na traseira, as lanternas são em LED e há uma faixa preta brilhante nas versões mais caras. O aerofólio também é um destaque nessas versões. No caso da unidade testada, ela vinha com um pacote que deixava o hatch mais esportivo, incluindo elementos como "saias dianteira e traseira, spoiler lateral, luz com logo da marca projetada no chão, soleira, ponteira maior, luz ambiente branca que ilumina abaixo do painel e tapete no porta-malas".


Interior


O interior do 208 impressiona, é um nível muito mais elevado em comparação aos concorrentes. Apesar de ser em plástico, é de boa qualidade e texturizado. O painel de instrumentos é digital e 3D. O volante é pequeno, proporcionando mais segurança ao guiar. Há elementos em preto brilhante e alguns frisos cromados. Conta ainda com central multimídia de 10,3 polegadas, ar condicionado digital, carregador por indução e teto panorâmico. As rodas são de 17 polegadas.


Motorização


O 208 utiliza o mesmo conjunto mecânico do Pulse, ou seja, são até 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio é CVT, simulando 7 marchas.



Ao volante


O 208 é um carro para quem gosta de dirigir, tem uma excelente posição de condução, dificilmente não se encontrará uma posição confortável para dirigir. O painel de instrumentos é bem posicionado, com fácil visualização acima do volante. A suspensão do 208 foi muito bem calibrada, com ajustes adequados para o nosso mercado. O carro é bem ágil, tem boas retomadas de marcha e saídas rápidas, o que o torna um "foguetinho". Para resumir, acredito que o 208 Style com motor turbo ainda oferece muito pelo seu valor. Não que seja um valor baixo, mas pelo mercado atual, o 208 é sim uma ótima opção de compra.



Volvo Cars Brasil anuncia investimento em eletropostos, permitindo viagens de Vitória a Porto Seguro com carro elétrico


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O lançamento do Volvo EX30 foi marcado não só pelo design e sustentabilidade do novo SUV da marca, mas também pelo avanço e investimento que a marca sueca vem fazendo no mercado brasileiro. Desde 2017, a marca vem trabalhando na eletrificação de seus modelos. Mas para eletrificar um portfólio de veículos, é necessário ter suporte, e é isso que a Volvo vem desenvolvendo para liderar e consolidar no mercado.

São R$ 70 milhões de investimento anunciados para a eletrificação no Brasil, com 101 eletropostos espalhados pelo país. Até a data de hoje, esse corredor elétrico já avançou 50%, cobrindo 19.000 km de estradas e mais de 36 rotas. Atualmente, já é possível dirigir do Sul do Brasil até o Rio de Janeiro (aproximadamente 2.000 km) utilizando os eletropostos da Volvo.

Guilherme Galhardo, Head de Eletrificação da Volvo, destacou ao Top Motors os principais objetivos da marca e suas dificuldades, como, por exemplo, encontrar parceiros para expandir esses pontos de recarga. “As maiores dificuldades são encontrar parceiros e infraestrutura energética disponível.

Foto: Divulgação / Guilherme Galhardo
Não é qualquer região e estabelecimento que têm essa energia à disposição para instalar os carregadores. Nosso principal objetivo é mostrar à população que o carro elétrico já é uma realidade e que você pode, sim, ter um veículo sustentável para fazer tudo o que precisa”, destaca Galhardo.



Foi anunciada também a inauguração de um eletroposto da Volvo em São Mateus, região norte do Espírito Santo. Com esse carregador, será possível ir de Vitória a Ilhéus e Porto Seguro, ambos na Bahia. Esse carregador deve ser inaugurado ainda este ano.

Em Vitória

Com isso, ao sair de Vitória, o cliente Volvo pode carregar seu carro na concessionária da marca.

“Hoje temos dois carregadores externos, um deles wallbox de carga lenta e outro de tomada convencional 220v aterrada que é liberado ao público. Mas em breve teremos um carregador rápido”, destaca Marcelo Alves, Gerente de Vendas da Volvo Vitória.


Foto: Arquivo pessoal / Marcelo Alves

Marcelo Alves ainda informou ao Top Motors sobre a expectativa do EX30 no ES. “Já fizemos algumas entregas e o carro tem atendido bem à nossa expectativa e à do público. O carro ficou sensacional e sem concorrentes.” Marcelo Alves ainda destacou que o EX30 já está disponível para test drive em Vitória. “Temos uma unidade da versão Ultra e em breve receberemos mais um test drive.”

Rede preparada para aumento de demanda

O momento é muito importante para a Volvo Car Brasil, e a coesão na expectativa pelo EX30 pode ser percebida ao conversarmos com as diferentes áreas da companhia. Todos garantem que a empresa tem trabalhado duro e unida para deixar tudo pronto para atender um volume bem maior de clientes, como conta Eduardo Oshima, Diretor de Pós-Venda.

Foto: Divulgação / Eduardo Oshima 

“Vemos no consumidor do EX30 um cliente novo para a Volvo, que chega com uma expectativa tanto do ponto de vista de produto quanto de serviços, até acima de quem já tem um carro nosso. Já nos adiantamos para que todas as nossas concessionárias estejam preparadas para satisfazer o que é esperado por esses novos clientes”, conta Oshima.

“Outro ponto importante é que, por ser um carro muito tecnológico e produzido desde o início para ser um modelo totalmente elétrico, a manutenção do EX30 se privilegia por ter menos componentes em comparação aos modelos a combustão. Além disso, conseguimos atualizar o sistema do carro remotamente, sem o cliente precisar ir até a concessionária.”


Por Gustavo Lopes


As primeiras unidades importadas do Jaecoo 7 já chegaram no Brasil

 

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A Omoda | Jaecoo já confirmou o lançamento do Jaecoo 7 no mercado brasileiro. O modelo terá uma versão equipada com híbrida plug-in.

As primeiras unidades importadas do Jaecoo 7 já chegaram no Brasil e fazem parte do plano da Omoda | Jaecoo em realizar testes e avaliações com consumidores e parceiros, como concessionários e jornalistas, a fim de assegurar que o produto final terá a aprovação do público local. Por isso, alguns acabamentos e materiais poderão ser adaptados após as clínicas. Após este processo, serão usadas as unidades para homologação.

No Brasil, o Jaecoo 7 está confirmado e será vendido em 50 lojas.

“O Jaecoo 7 chegará ao mercado para atender os consumidores que buscam por vida de alta qualidade, diferentes dos modelos tradicionais, mais sofisticado, mais off-road, mas sem abrir mão de qualidade, conforto, segurança, tecnologia e sustentabilidade”, afirma Mr. Alex Wang, diretor de Operações da O&J Brasil.


Operação global


Desde abril de 2023, quando o Jaecoo 7 foi lançado durante o Salão do Automóvel de Xangai, ele já entrou em 4 países, entre eles África do Sul, México, Cazaquistão. Para 2024, a meta da empresa é estar presente em mais de 30 países.

"Vamos trabalhar incansavelmente para atingir nossos objetivos e iniciar uma nova era no setor automotivo!", afirma Mr. Shawn Xu, CEO global da Omoda | Jaecoo.


Imprensa Omoda | Jaecoo Brasil


Linha 2025 reforça presença do Nissan Versa no Brasil e ganha uma nova versão, a SR

 

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O sedã Nissan Versa segue acelerando no Brasil e chega ainda mais forte na linha 2025, que já está à venda. A marca japonesa está reforçando o posicionamento do seu carro, atuando cada vez com mais foco nas necessidades dos seus diferentes públicos e, por isso mesmo, consolida sua participação no segmento PcD e agrega um novo integrante a sua linha: a versão SR.

Com essa quarta opção na linha, a Nissan passa a oferecer ainda mais aos consumidores que procuram um veículo moderno, com design atual e que entrega um excelente pacote de equipamentos e tecnologias.

Além dos itens consagrados do Nissan Versa, como espaço interno, amplo porta-malas e a lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense, o Novo Nissan Versa SR traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes que buscam algo a mais em um sedã.

O Novo Nissan Versa SR traz, externamente, emblemas SR na grade frontal e traseira, retrovisores externos com indicador de direção pretos, grade frontal também na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas.

Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pela costura dupla em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium. Alumínio é usado no console central, volante, painel frontal e portas, que ainda têm cromados nas maçanetas internas. Além disso, há detalhes com aparência de fibra de carbono nas portas e no painel de instrumentos.

Somados aos itens exclusivos, a nova versão traz também todo o recheio de equipamentos que faz da linha Versa uma excelente compra no segmento. Afinal, o Versa SR vem de série com seis airbags; chave inteligente i-Key com função de abertura e fechamento de portas; sistema de áudio com quatro alto-falantes, Bluetooth, reconhecimento voz e tela sensível ao toque de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay; controlador automático de velocidade; carregador de celular sem fio; bancos com tecnologia Gravidade Zero (Zero Gravity); entradas de USB e USB Tipo C; Visão 360° (AVM) com Detector de Objetos em Movimento (MOD); Alerta de Colisão Frontal (FCW); Assistente Inteligente de Frenagem (FEB); Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros); Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert); Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA); travamento e abertura automática das portas por aproximação; painel de instrumentos Advance Drive Assist Display com tela colorida de 7 polegadas (TFT) com indicador de temperatura externa; vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, entre outros.



A melhor experiência do segmento

A linha 2025 do Nissan Versa continua entregando a melhor experiência do segmento. E o consumidor brasileiro percebeu isso. Tanto que as vendas do modelo têm crescido ano a ano desde o lançamento da geração atual, no final de 2020. No ano passado, por exemplo, o crescimento foi de 57% sobre todo o ano de 2022 – 138% quando comparados os ano-fiscais 2023 e 2022.

Da mesma maneira que amplia sua linha Versa para atender às necessidades mais específicas de seus diferentes públicos, a Nissan também segue reforçando o foco e a experiência dos seus clientes em termos de posicionamento e atendimento, o que se reflete, por exemplo, na evolução no segmento PcD. Nessa faixa do mercado, muito exigente e que valoriza os detalhes e equipamentos de cada carro, o Nissan Versa teve aumento de 270% nas vendas no ano passado.

A linha do Nissan Versa ainda conta com outros itens de auxílio à condução, além dos já citados anteriormente, como Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) e Monitoramento de Ponto Cego (BSW).

Com sua qualidade japonesa de construção, o Nissan Versa vai um passo além nas expectativas dos consumidores. Seu desenvolvimento seguiu os mesmos pilares adotados nas linhas de sedãs da Nissan, o que mantém a consistência da marca, adaptada ao posicionamento de cada modelo. Assim, o design do sedã compacto tem como base três pilares: Nissan Emotional Geometry Design, Premium Excitement e Nissan Intelligent Mobility.

Um conjunto que conquista cada vez mais brasileiros e que chega às concessionárias com preços competitivos de R$ 110.590 (Sense) a R$ 132.990 (Exclusive). A novidade SR, que amplia a gama do Nissan Versa e surge posicionada entre as versões Advance e a Exclusive, tem preço sugerido de R$ 123.990.

Hyundai Motor apresenta logística limpa e sustentável com foco no uso do hidrogênio na sociedade

  


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A Hyundai Motor Company compartilha sua visão para o setor de hidrogênio na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, onde apresenta soluções de logística limpa nos Estados Unidos, impulsionadas pelo caminhão elétrico movido por célula de combustível a hidrogênio da marca, o XCIENT Classe 8 Fuel Cell.

 

A empresa exibe o caminhão XCIENT Fuel Cell e o sistema de célula de combustível a hidrogênio, juntamente com exposições digitais, que demonstram o conceito de aprimoramento do veículo e suas tecnologias na cadeia de valor de hidrogênio, no Centro de Convenções de Las Vegas.

 

Construindo o caminho para o hidrogênio na sociedade

 

Na conferência de imprensa da Hyundai Motor, Ken Ramirez, vice-presidente executivo e head de Negócios Globais de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor, destacou o compromisso da empresa em construir uma sociedade voltada para esse tipo de combustível verde. O executivo falou sobre o verdadeiro valor do hidrogênio e como o Grupo alavanca as capacidades intersetoriais de suas afiliadas, o que abrange toda a cadeia de valor – desde a produção e armazenamento até logística, transporte e diversas aplicações – para transmitir a visão da empresa para uma sociedade baseada no hidrogênio.

 

No início deste ano, a Hyundai Motor anunciou sua visão para a expansão da marca HTWO na cadeia de valor do hidrogênio, o que sinalizou que esta será a catalisadora para uma transição energética global. A empresa pretende concretizar a sua visão para uma sociedade baseada no hidrogénio, e alavancar as capacidades integradas do Grupo em várias indústrias.

 

"A expansão da nossa marca HTWO reflete o alcance único da Hyundai, que vai além da mobilidade e entra em uma cadeia de valor de hidrogênio integrada para liderar a transição energética global", disse Ramirez. "Somos como nenhuma outra empresa de energia, com raízes profundamente fundamentadas na mobilidade - e somos como nenhuma outra empresa de mobilidade com ramificações tão amplas na energia. Nossa missão sempre foi clara: aproveitar nossos pontos fortes nestes dois setores para concretizar nossa visão de uma sociedade baseada no hidrogênio."

 

Durante a apresentação, Jim Park, vice-presidente sênior e head de Desenvolvimento de Negócios de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor North America, detalhou o lançamento dos caminhões elétricos XCIENT Classe 8 Fuel Cell nas principais iniciativas de logística de hidrogênio dos Estados Unidos, incluindo os projetos NorCAL ZERO e de Logística Limpa, como mais uma prova do compromisso da empresa.

 

No ano passado, por meio do NorCAL ZERO, a Hyundai Motor implantou 30 caminhões XCIENT Fuel Cell nos portos de Oakland e de Richmond para transportar contêineres de carga e veículos, que ficou marcado como a maior implantação comercial de caminhões elétricos pesados Classe 8 movidos por célula de combustível de hidrogênio na América do Norte. Na Geórgia, a empresa desenvolve o Projeto de Logística Limpa na Metaplant America (HMGMA), do Grupo Hyundai Motor, para descarbonizar essa unidade de produção.

 

"Esta iniciativa histórica de descarbonização portuária na Califórnia é um excelente exemplo de como os caminhões a hidrogênio estão pavimentando o caminho para uma logística sustentável futura", disse Park. "Ao replicar o sucesso do NorCAL ZERO e adaptá-lo às necessidades específicas dos clientes, nós da Hyundai pretendemos criar uma rede mundial de operações limpas movidas a hidrogênio."

 

A Hyundai Motor trabalha ativamente para descarbonizar sua logística cativa por meio do Projeto Logística Limpa. Este ano, a empresa dará um passo significativo ao implantar caminhões XCIENT Fuel Cell em suas instalações na Geórgia. Esta ação dará início aos esforços da empresa para reduzir as emissões de suas operações logísticas internas.

 

HTWO Logistics trará soluções limpas para a HMGMA

 

Glenn Clift, diretor executivo da GLOVIS America, fornecedor líder de logística que compartilha a visão de hidrogênio da Hyundai Motor, também participou da coletiva de imprensa como palestrante convidado para apresentar a HTWO Logistics, uma parceria para benchmarking em soluções de logística sustentável que giram em torno da HMGMA.

 

"Nossa operação de logística limpa na Geórgia lida especificamente com a redução da emissão de carbono do transporte de entrada e saída de materiais em nossa nova fábrica", disse Clift. "Por meio da HTWO Logistics, faremos parceria com a Hyundai Motor no estabelecimento de uma cadeia de valor de produção de hidrogênio limpo, fornecimento, reabastecimento e usos de veículos com emissão zero para lidar com a logística, o que cria um ecossistema de mobilidade de hidrogênio dentro e ao redor da nova planta na Geórgia."

 

Por meio dessa parceria, as duas empresas alavancarão um conjunto abrangente de soluções para maximizar a redução das emissões de carbono. Ao obter insights valiosos deste projeto, as empresas pretendem replicar esse modelo de sucesso globalmente, e expandir ainda mais os negócios da HTWO.

 

Conceito de aprimoramento do caminhão XCIENT Fuel Cell

 

Em linha com a dedicação contínua da Hyundai Motor à inovação orientada para o cliente, a empresa mostrou digitalmente, em primeira mão, o conceito de evolução de seu caminhão XCIENT Fuel Cell.

 

Os vídeos em exibição no evento mostram um painel de instrumentos digital em Y de 12,3 polegadas, que oferece aos motoristas informações claras e concisas em um piscar de olhos, e um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque, também de 12,3 polegadas, com botões físicos integrados ao console central para conveniência do condutor.

 

O modelo de exibição também apresenta um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) da Hyundai Motor, projetados para melhorar a segurança do veículo e minimizar a fadiga do motorista. Estes aprimoramentos incluem: assistente de prevenção de colisão frontal (FCA), alerta de saída segura (LDW), alerta de colisão lateral (SOD) e piloto automático adaptativo (SCC).

 

A empresa também apresentou sua colaboração com a líder do setor de direção autônoma, Plus, para melhorar a segurança rodoviária e a eficiência do transporte de cargas. Ambas estão testando a tecnologia de direção autônoma de nível 4 no caminhão XCIENT Fuel Cell, da Hyundai Motor, nos Estados Unidos, o primeiro para um caminhão elétrico Classe 8 movido a célula de combustível no país.

 

O caminhão XCIENT Fuel Cell, da Hyundai Motor, equipado com a tecnologia de direção autônoma Plus SuperDrive™ Nível 4, está em exibição no estande da Plus na ACT Expo.

 

A visão da HTWO para o potencial do hidrogênio dentro e fora do setor

 

Amplamente considerado como um transportador de energia seguro, limpo e sustentável, o hidrogênio é visto como a solução perfeita para veículos comerciais e transporte logístico devido às suas diversas vantagens, incluindo produção, armazenamento, logística e infraestrutura de reabastecimento. O hidrogênio é um carregador de energia de alta densidade que permite aos veículos elétricos movidos a célula de combustível (FCEVs) fornecerem potência constante e adequada para condução de longa distância e transporte de cargas pesadas.

 

O caminhão XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor, alimentado por um sistema de célula de combustível a hidrogênio largamente testado em campo, já é um divisor de águas e lidera o mercado de FCEV, com unidades em operação em todo o mundo, incluindo na Europa, Coreia do Sul e América do Norte. A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da Hyundai Motor já abrange aplicações que ultrapassam a questão da mobilidade, incluindo energia estacionária, equipamentos industriais e, em breve, eletrolisadores.

 

Conforme anunciado na CES 2024, a HTWO evoluiu de um sistema de célula de combustível para uma marca completa da cadeia de valor do hidrogênio, que integra as capacidades do Grupo Hyundai em vários setores. Ao alavancar sua força nos setores de mobilidade e energia, o Grupo agora está posicionado de forma única para oferecer soluções holísticas que abrangem todos os estágios da cadeia de valor do hidrogênio. 

 

Movendo-se de forma destacada neste novo segmento, o Grupo Hyundai desenvolveu métodos pioneiros para converter resíduos orgânicos em hidrogênio como parte de seu projeto piloto em curso em Chungju, na Coreia do Sul. Ao extrair biogás de resíduos alimentares, o hidrogênio é criado por meio de um processo avançado. Este hidrogênio é então fornecido a uma estação de reabastecimento para veículos. O Grupo terá outra instalação na Coreia até o final deste ano, na qual o lodo de esgoto é convertido neste tipo de gás.

 

O Grupo Hyundai também está revisando um modelo de negócios de energia de hidrogênio para integrar toda a cadeia de valor, desde a produção de hidrogênio a partir do plástico, até a captura de carbono e sua utilização, armazenamento, transporte, fornecimento e possíveis aplicações.

 

Caminhão XCIENT Fuel Cell em exposição na ACT Expo 2024

 

O caminhão XCIENT Fuel Cell, com uma configuração de eixo motriz 6x4, está em exibição no estande da Hyundai Motor juntamente com um sistema de célula de combustível de hidrogênio. O veículo está ao lado de exposições digitais demonstrando as soluções HTWO Grid da empresa e o conceito de aprimoramento do próprio modelo. A empresa também está operando um programa de test-drive do XCIENT Fuel Cell na Expo.








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